Concurso Bombeiros-DF 2016: Conheça o organizador! Oferta de 779 vagas e até R$ 9 mil!

Avatar


12 de abril4 min. de leitura

Bombeiros-DF (1)

Idecan já elabora edital do CBM-DF para 779 vagas! Conheça o organizador!

Com edital batendo à porta, o concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do DF (Concurso Bombeiros-DF 2016) é uma grande aposta para milhares de concurseiros/as do DF e região. O edital é esperado para ainda este mês, com provas aplicadas no início do próximo semestre. No momento, o organizador, que será o Instituto de desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), já elabora o documento para oferta no quadro de pessoal de bombeiros militar do DF.

Ao todo, serão oferecidas 779 oportunidades para graduados em qualquer área (ou áreas específicas), distribuídas pelos postos de soldados (448 para qualificação bombeiro militar geral operacional; 112 para soldado condutor e operador de viaturas), 55 para soldado de manutenção (veículos e equipamentos/materiais) e cinco para soldado de manutenção (aeronaves equipamentos/materiais). As vagas de oficiais estão distribuídas em 115 para oficial bombeiro militar combatente, 20 para complementar, 20 para médicos e quatro para cirurgiões-dentistas.

A banca organizadora é mais acostumada a trabalhar com concursos pequenos, como os de prefeituras municipais. Em relação a concursos maiores, a nível estadual e nacional, a banca organizou recentemente os concursos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Embora se trate de uma banca que geralmente se adequa às particularidades do órgão que lhe contrata, ela tem como característica trazer provas que não se aprofundam muito nos assuntos, com questões cujos enunciados são ‘curtos e diretos’. É preciso ter cuidado e muita atenção na hora de realizar as provas.

Para o concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros do DF, é esperado que se cobrem conteúdos já cobrados em concursos anteriores, como Português, Matemática, Informática, Biologia, Física, Química e Conhecimentos Específicos. Além desses, no entanto, é possível que sejam cobrados conteúdos de Atualidades.

De acordo com alguns especialistas em concursos,  para ser aprovado em uma seleção pública, não basta só focar na teoria. O mais importante, é a criação de uma grande intimidade com o perfil da banca organizadora. Portanto,  conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, determinação férrea para estudar até o último momento e foco absoluto na meta final da aprovação. É preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento de quem elaborou as questões.

Conhecer o estilo da organizadora, isto é, a maneira como aborda e cobra o conteúdo, bem como seus critérios de correção, pode determinar o sucesso ou o fracasso dos candidatos.  Veja abaixo alguns detalhes importantes e comece desde já a sua preparação.

Dicas:

  • As questões das provas objetivas da banca são do tipo múltipla escolha, com 5 opções (A a E) e uma única resposta correta.
  • Sempre separe, pelo menos, 30 minutos finais do tempo de prova para marcar seu cartão-resposta;
  • Leia atentamente cada enunciado para não se confundir na hora da marcação.

Serviços: http://www.idecan.org.br/

Neste momento, é importante que o candidato esteja familiarizado com os métodos e modelos de cobrança em provas do Idecan. O instituto organizou recentemente o concurso da UFPB. Não é difícil baixar as provas em seu site, facilitando os estudos de quem se prepara.

Muitas nomeações – Concurseiros que estão se preparando para o concurso que será realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF podem ficar otimistas.  O motivo é bom. Trata-se do número de candidatos nomeados em suas últimas seleções fora do número inicial de vagas.  No último certame, realizado em 2011, por exemplo, somente para o cargo de soldado foram mais de 1.400 nomeações, de uma total de pouco mais de 1.500 candidatos aprovados. O detalhe é que o concurso contou com apenas com 224 vagas. Por tanto, podemos afirmar que tradição da corporação é chamar muitos candidatos aprovados em suas seleções. Mais um bom motivo para você que está se preparando para a seleção ficar firme e não desanimar na preparação. 

Suspensão não afetará o concurso – No que diz respeito ao recente Decreto nº 36.777, de 29 de setembro de 2015, que dispõe sobre a suspensão da realização de novos concursos públicos, em função dos limites impostos pela LRF, há respaldo pela exceção prevista no parágrafo único, do art. 1º. Cabe ressaltar, ainda, que a “nomeação em cargo de provimento efetivo, para os órgãos de segurança pública, que sejam integralmente custeados com recursos do fundo constitucional (PM, Polícia Civil e Bombeiros), não impacta diretamente a folha de pagamento do DF, já que suportada por dotação orçamentária própria da União,  a quem compete manter e organizar tais corporações, ex vi do art. 21, XIV, da CRFB.

Defasagem de pessoal – O gráfico abaixo demonstra como é crítica a situação. Em 2014 apenas 2 novos militares foram admitidos! Ainda não temos os dados consolidados de 2015, mas a tendência é que o número tenha sido tão baixo como o de 2014.

Captura de Tela 2016-03-30 às 13.36.10

Último concurso – No último concurso do Corpo de Bombeiros do DF, a organizadora foi o Cespe/UnB. A seleção contou com provas objetivas, exames de aptidão física, inspeção de saúde, avaliação psicológica e investigação social e funcional. A parte objetiva foi composta de120 tópicos, sendo 70 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos. Conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, ciências da natureza e matemática e noções de informática. Em conhecimentos específicos foram cobrados temas de emergência pré-hospitalar, lei orgânica do Distrito Federal e legislação do CBMDF.

Detalhes:

Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais.
O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN,
PRF, Polícia Federal e PMDF.

Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
Prepare-se com quem mais aprova há 25 anos e conquiste a sua vaga!

matricule-se 3

grupo bombeiros df 2015

carreiras policiaisPRF: Gran Cursos em primeiro lugar!

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2        CHEGUEI-LÁ     CHEGUEI-LÁ2       CHEGUEI-LÁ-Natálial    CHEGUEI-LÁ (7)

 

 

Avatar


12 de abril4 min. de leitura