Para Vitoria Martins Passarinho, o desejo de ingressar na carreira pública surgiu logo depois de finalizar a graduação em Engenharia Elétrica: ela não estava animada com as perspectivas de trabalhar na área, especialmente considerando o contexto de atuação no mercado de trabalho privado. Assim, seus estudos para concursos públicos tiveram início em 2020.
Dedicando-se exclusivamente, Vitoria Martins Passarinho estudava de 5 a 6 horas líquidas diárias por meio do método ciclo de estudos. Também era comum iniciar as suas preparações no período pré-edital, como aconteceu para o Concurso PC AM. Já para o Concurso CGU, ela precisou realizar uma rápida e bem sucedida troca de foco, assim que o edital foi publicado.
O caminho para a aprovação, contudo, nem sempre foi descomplicado: Vitoria Martins Passarinho contou que sentia dificuldade no início para se adequar a algumas disciplinas, como foi o caso das diferentes modalidades de Direito. Além disso, também expressou o peso da responsabilidade que o status de “concurseiro em tempo integral” pode causar.
“Outro fato também é o psicológico de “apenas” estudar, pois para muitos pode parecer uma grande vantagem. Contudo, se essa “vantagem” não for bem administrada, não há vantagem. Creio que a cobrança psicológica com essa situação pode ser maior, pois há a cobrança interna, já que você “só” estuda; há a expectativa das pessoas que estão ao seu redor que muitas vezes vão achar que você irá passar no primeiro concurso que fizer; e há o lado financeiro que é o que mais peso, pois concurseiro é lascado.”
Vencendo todas as dificuldades, Vitoria Martins comemorou 2 anos desde o início dos seus estudos conquistando não apenas a aprovação como Investigador de Polícia no Concurso PC AM, como também a aprovação em 1° lugar no Concurso CGU como Técnico Federal de Finanças e Controle na região de Rondônia, onde reside.
“Parece que ainda não é real. Mesmo estudando muito, a sensação que eu tinha era que isso só acontecia com os outros. Mas dessa vez eu que chorei muitoooooo, porque era o meu nome que estava na lista.”
Como o Gran participou dessa história?
O Gran Cursos Online esteve ao lado de Vitoria Martins desde o início da sua trajetória, quando começou a estudar para o Concurso PC AM. Ela destacou a importância das revisões 80/20, dos simulados e também da diversidade de materiais na plataforma, que auxiliaram a mudança de foco rápida e objetiva entre PC AM e Concurso CGU.
“O Gran Cursos Online foi fundamental para a consolidação da minha base de conhecimentos no estudo para concurso. Com as suas diversas ferramentas para facilitar o estudo, consegui mudar o foco da carreira policial quando saiu o edital da CGU e ser aprovada nas duas seleções!”
Muito satisfeita com as aprovações, Vitoria Martins Passarinho conta que ainda está avaliando o que pretende fazer no futuro. Seja qual for a sua escolha, com certeza será bem sucedida também nas novas etapas!
Saiba TUDO sobre o Concurso CGU
| Destaques: |
Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Vitoria Martins Passarinho e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Na Assinatura Ilimitada 7.0, você pode conferir:
- 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 28.940 cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
- Mais de 1 milhão de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0
Dicas e técnicas de estudo de Vitoria Martins
Em suas rotinas de preparação, Vitoria Martins conta que priorizou a leitura de PDFs, recorrendo às videoaulas apenas para disciplinas em que tinha mais dificuldade. Ela também se concentrou muito na resolução de questões de concurso e utilizou muitas ferramentas de estudo, como mapas mentais, revisão 80/20, leitura de lei seca e simulados.
Para os concurseiros que continuam na luta, Vitoria Martins Passarinho deixou a mensagem:
“Para mim a saúde mental é um dos aspectos mais relevantes para se conquistar qualquer coisa. Por isso, deve-se estar alinhada com outros pontos chaves, como o planejamento e a constância. Creio que essa é a base da aprovação, pois o estudo se torna menos desgastante e é possível lidar mais facilmente com as reprovações, que é a regra para a maioria das pessoas.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
![[Aniversário Gran] Assinatura Ilimitada – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/05101629/aniversario-gran-2025-cabecalho.webp)
![[Aniversário Gran] Assinatura Ilimitada – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/05102343/aniversario-gran-2025-post.webp)



Participe da conversa