Concursos área de Controle: como ser aprovado? Confira!

Como iniciar os estudos para concursos da área de Controle? Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre as matérias básicas, dicas de estudo, oportunidades na área e como organizar sua preparação!

Avatar


23 de Março de 2023

Ser aprovado em concursos área de Controle é o objetivo de muitos concurseiros, especialmente aqueles de longa data. Afinal, os certames dessa espécie estão associados a uma das melhores faixa de remuneração, benefícios e autoridade profissional no setor público.

Um outro ponto muito atrativo da carreira de Controle é que a maioria dos cargos não requer uma formação específica, sendo uma oportunidade possível para todas graduações de nível superior.

Se você busca iniciar sua trajetória de aprovação em concursos  área de Controle, este artigo é para você! Acompanhe para conhecer  as matérias básicas, dicas, planos de estudo e conferir as oportunidades com editais publicados e previstos!

Navegue pelo índice abaixo: 

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Ser aprovado é questão de treino: Controle com Anderson Ferreira

Concursos área de controle: como são?

Os Concursos área de Controle são essencialmente divididos entre as seleções de Controle Externo e Interno.

O Controle Externo se refere aos Tribunais de Contas, isto é, uma fiscalização financeira, contábil, patrimonial, operacional e orçamentária mais geral dos entes federativos, sem filiação com outros órgãos ou com os três poderes, apesar de auxiliar nas atividades do Poder Legislativo.

Já o Controle Interno se refere à fiscalização interna dos órgãos, avaliando resultados, legalidade das ações e o cumprimento das metas previstas. Dessa forma, possui caráter apenas opinativo, podendo instruir o modo de atuação do órgão.

A Carreira de Controle é conhecida especialmente pela oferta dos cargos de Auditor e Analista, sendo ambos de nível superior. No entanto, também existem possibilidades de ingresso de nível médio para Assistentes e Auxiliares. Já para o nível fundamental, apesar de serem consideravelmente menos frequentes, podemos citar o cargo de Agente de Controle, encontrado nos Tribunais de Contas: TCE MG, TCE AC,  TCM BA,  TCE AL, CGE RJ e CGE PR.

Concurso área de controle: etapas

Os Concursos da Carreira de Controle podem compreender até 4 etapas. São elas:

  • Provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Provas discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório;
  • Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório

Como costumam ser as provas objetivas dos concursos da área de controle?

As provas objetivas da Carreira de Controle costumam ter uma extensão média, compreendendo entre 60 a 100 itens. Duas bancas organizadoras muito proeminentes na formulação de certames são o Cebraspe e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De modo geral, as questões costumam ser mais complexas, com textos longos, contextualização dos itens com a realidade do cargo e a apresentação de situações problema para avaliar a aplicação dos conhecimentos de maneira mais prática pelo candidato.

Como costumam ser as provas discursivas dos concursos da área de controle?

As provas discursivas costumam se basear em perguntas discursivas e na elaboração de um parecer técnico. Dessa forma, é uma etapa consideravelmente desafiadora para a maioria dos concurseiros.

Como costumam ser as provas de títulos dos concursos da área de controle?

A etapa de avaliação de títulos costuma ser uma das últimas do certame, possibilitando que os candidatos obtenham pontos adicionais, capazes de influenciar na sua classificação. De modo geral, essa etapa é realizada online, por meio do envio dos documentos digitalizados. Para a Avaliação de Títulos costumam ser considerados diplomas de pós-graduação (stricto ou lato-sensu) e constatação de experiência profissional na carreira pública ou privada.

Como costuma ser a etapa do Curso de Formação?

Algumas seleções da Carreira de Controle preveem a realização do Curso de Formação como última etapa, afim de capacitar os servidores especificamente para a realização das atividades. Na prática, trata-se de um curso essencialmente teórico finalizado por uma avaliação na qual é preciso obter uma pontuação mínima para ser efetivamente nomeado como servidor.

No Concurso CGDF, por exemplo, essa é uma etapa prevista. Veja o que diz o edital:

“O curso de formação profissional, de participação obrigatória, terá a carga horária de até 160 horas/aula. As aulas deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo, excepcionalmente, se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.”

Ao contrário do que acontece nas carreiras de segurança pública, não é comum que os cursos de formação da Carreira de Controle forneçam alojamento, alimentação ou quaisquer outros auxílios financeiros para os candidatos durante a sua realização. O exercício efetivo do cargo depende da sua conclusão.

Concursos área de controle: matérias básicas

Um ponto característico de concursos da área de controle é, sem dúvida,  a extensão e complexidade de editais. Veja abaixo a relação de disciplinas para alguns dos principais certames já realizados na área:

*Tabela organizada e exibida pelo professor Anderson Ferreira no vídeo “Concursos da área de Controle: Por onde devo começar?”, disponível no canal Youtube do Gran.

Deu pra perceber que se trata de uma relação extensa de conteúdos, não é mesmo? De fato, é comum que estejam previstas 12 a 17 disciplinas em certames dessa espécie. Exatamente por isso, a recomendação é iniciar os estudos específicos o mais rápido possível.

Ainda assim, os concursos área de controle possuem um “Núcleo duro” ou básico que sempre costuma aparecer nas avaliações. Então, se você ainda não tiver se decidido mas quiser apostar em uma preparação certeira, comece por aqui.

Núcleo Básico de disciplinas para os concursos área de controle

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Administrativo (especialmente licitações e contratos);
  • Direito Constitucional;
  • Contabilidade Geral (parte básica, noções gerais);
  • AFO + LRF;
  • Estatística;
  • Contabilidade Pública;
  • Auditoria Governamental;
  • Análise de Dados;
  • Administração Pública.

Se o seu objetivo é ser aprovado nos concursos da área de controle a recomendação é fortalecer e dominar esses conhecimentos: eles com certeza corresponderão a boa parte dos pontos da sua avaliação. De fato, de acordo com o professor Anderson Ferreira, ao dominar essas disciplinas você já terá  garantido 70% do conteúdo programático da maioria dos editais da área!

Concursos área de controle: dicas de estudo

Confira abaixo as principais dicas para conquistar sua vaga na carreira de controle!

Não espere o edital ser publicado

Essa dica é essencial para concursos área de controle considerando a quantidade de matérias previstas, complexidade dos assuntos e concorrência. Afinal, quanto mais cedo você iniciar sua preparação, mais tempo sua base terá para se fortalecer.

Além disso, os estudos poderão ser introduzidos na sua rotina de maneira mais gradual, evitando a sobrecarga. Lembre-se que o estudo para concursos se beneficia mais da constância do que da intensidade.

Resolva muitas questões!

A resolução de questões é uma técnica de estudo essencial para qualquer pessoa que pretende passar em concursos públicos. No caso de concursos área de controle a importância é ainda maior, especialmente considerando o perfil de cobrança observado mais frequentemente.

Consultando novamente a lista dos principais certames da área, você poderá perceber que o Cesbraspe é quem é  maispreponderante neste campo. Se você é concurseiro há algum tempo, sabe que o Cebraspe é uma banca temida pela complexidade de suas questões e enunciados extensos.

Calma! Não estamos dizendo para te desesperar. Por sorte, é possível conhecer e dominar o perfil da banca examinadora por meio da resolução de questões. Basta pensar nessa prática como um treino prático efetivo para o dia da sua prova.

Não é a toa que a maioria dos planos de estudos para concursos área de controle que você encontrará sempre dedicará uma parcela do tempo para a resolução de questões. Além de te possibilitar uma oportunidade de treinar de maneira prática, por meio da resolução de exercícios você também consegue:

  • Fixar conteúdos que acabou de aprender;
  • Revisar conteúdos de maneira mais rápida;
  • Gerar mais dinamismo nas suas rotinas de estudo;
  • Avaliar seu desempenho geral e específico.
  • Direcionar seus estudos a partir dos resultados.

Onde encontrar questões gratuitas para concursos área de Controle?

Na plataforma Gran  Questões você encontra um rico acervo de questões com gabarito comentado para os concursos área de controle. São milhares de exercícios para concursos que podem ser filtrados de acordo com a sua necessidade. Encontre questões por ano, certame, banca e muito mais!

Com o filtro de Assuntos Frequentes, você também poderá descobrir de forma automática e mais eficiente quais são os assuntos mais cobrados do concurso área de Controle que você pretende prestar! Além disso, a plataforma também monitora o seu desempenho de acordo com a resolução de questões, permitindo visualizar quais  pontos necessitam de mais atenção!

Acesse o Gran Questões e comece a resolver exercícios de concurso!

Atenção para a prova discursiva

A maioria dos concursos área de Controle também prevê avaliação discursiva. Por isso, é importante verificar as especificações e treinar a escrita para o modelo requisitado em edital! Em muitos casos, o modelo será um parecer técnico sobre algum dos conhecimentos específicos.

No último concurso CGU, por exemplo, o foco foram questões discursivas sobre um dos assuntos:

  • D4 – Administração Pública e/ou
  • D5 – Direito Constitucional e/ou
  • D6-Direito Administrativo e/ou
  • D7 – Administração Financeira e Orçamentária.

Se você tem dificuldade em avaliações dessa espécie, considere adquirir um curso preparatório como o Redação Sob Medida aqui do Gran! Nele você não só desfruta de dicas técnicas, como pode praticar a redação de textos e enviá-los para a correção pro professores.

Saiba mais dicas sobre como fazer uma boa prova discursiva!

Tenha um plano de estudos

Quanto maior a quantidade de matérias previstas em um edital, mais essencial é o plano de estudos. Esse recurso te ajudará a controlar o tempo de maneira mais confortável e obter ainda mais resultados na sua preparação.

Um bom plano de estudos deve levar em conta:

  • As matérias mais cobradas e de maior peso em certames anteriores;
  • A dificuldade que você tem em cada assunto;
  • As tendências apontadas por professores e especialistas para a área;
  • Qualquer mudança no cargo que possa influenciar o conteúdo programático.

Dessa forma, você não dedicará o mesmo tempo para cada matéria: a distribuição será estratégica e ponderada, levando em consideração as particularidades do certame que você pretende prestar. Veja um modelo de plano de estudos para a carreira de Controle no tópico a seguir!

Concursos área de controle: plano de estudos

O professor Anderson Ferreira aqui da equipe Gran estruturou uma plano de estudos que pode ser aplicado para a maioria dos concursos da área de controle.

O princípio se baseia em rotinas que se iniciem com 80% do tempo para conteúdos teóricos e 20% para resolução de questões. Com o tempo, a tendência é ir aumentando a frequência de questões até que seja o método primário de revisão e fortalecimento de conhecimentos.

Veja abaixo um exemplo de planilha de estudos básico para alunos iniciantes:

aluno-iniciante-concursos-area-de-controle

Vale lembrar que com o passar do tempo, algumas disciplinas serão adicionadas e outras temporariamente retiradas. Ademais, nenhum cronograma de estudos deve ser visto como norma absoluta. É comum que cada aluno tenha necessidades distintas. Por isso é tão importante realizar simulados e resolver questões para compreender as suas.

Para saber mais detalhes sobre os planos de estudos para os concurso da área de Controle, veja abaixo o vídeo com o professor Anderson Ferreira:

*O tópico sobre plano de estudos se inicia no minuto [43:31]

Guia de Aprovação para os cursos da área de controle

O professor Anderson Ferreira listou as matérias do “núcleo duro” da Carreira de Controle, isto é, que são básicas para a realização de qualquer certame. São elas:

  • Ciclo 1: Língua Portuguesa, Direito Administrativo (especialmente licitações e contratos), Direito Constitucional, Contabilidade Geral (parte básica, noções gerais), AFO + LRF e Estatística.
  • Ciclo 2: Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Análise de Dados e Administração Pública.

Há uma razão para que estejam nomeadas como ciclo 1 e ciclo 2: essa foi a ordem proposta pelo Guia de Aprovação para a Carreira de Controle do Gran, visando o melhor aproveitamento do seu tempo! Um ciclo só está completo depois que todas as aulas forem assistidas! E depois de terminar? Bem, você passará ao ciclo 2, revisitando as matérias do ciclo 1 por meio das revisões e resolução de questões.

Saiba mais sobre o Guia de Aprovação para a Carreira de Controle!

Concursos área de controle: oportunidades para 2023

Um dos passos essenciais para quem busca conquistar a aprovação em concursos da área de controle está em selecionar uma seleção para se dedicar de maneira direcionada. Afinal de contas, os certames têm se tornado cada vez mais específicos com o passar dos anos. O ano de 2023 apresenta muitas expectativas para os certames da área!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre os concursos da área de controle! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Março de 2023

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque