Conheça Rafael M., aprovado no DETRAN DF e em outros 8 concursos!

Em sua conquista mais recente, Rafael M. foi aprovado em 3° lugar (PcD) para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito pelo Concurso DETRAN DF. Saiba mais sobre esta e sobre suas outras aprovações!

Por
5 min. de leitura

Em sua conquista mais recente, Rafael M. foi aprovado em 3° lugar (PcD) para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito pelo Concurso DETRAN DF. Saiba mais sobre esta e sobre suas outras aprovações!Para Rafael M., natural de Taguatinga/DF, mas residindo atualmente no Guará/DF, a carreira pública não era apenas uma opção profissional repleta de benefícios (estabilidade, remunerações mais altas, dentre outras), especialmente se comparada com a iniciativa privada.

Ele conta, na verdade, que o primeiro atrativo para esse caminho veio pelo fato das seleções serem baseadas no esforço e dedicação de cada um, sem o subjetivismo constantemente visto na iniciativa privada: “Concurso público é um instrumento pautado na meritocracia, regido por um regramento que visa a uma seleção justa e isonômica. Assim, inicialmente, motivou-me o fato de que, por meio do meu esforço e sem a interferência de favoritismos, seria possível alcançar a aprovação”, complementou.

Os estudos tiveram início no ano de 2017 e seguiram em regime de conciliação com outras atividades até o ano de 2020, quando Rafael M., tendo finalizado o Mestrado, decidiu se dedicar integralmente à preparação para concursos. Foi também nessa época que ele conheceu o Gran, adquirindo a “Assinatura Até Passar”.

A partir de então, Rafael M. se esforçava para preencher a maior parte do seu tempo com os estudos, com foco em um e até mesmo dois editais ao mesmo tempo: “Embora essa não seja uma tática recomendada pelos especialistas em provas de concursos, eu acreditei que era capaz de maximizar as minhas chances de sucesso ao aproveitar os estudos de uma prova para outra. Isso só foi possível porque eu já tinha uma base bem consolidada, além de saber identificar quais provas poderiam ou não ser conciliadas“, afirmou.

Rafael M. compartilhou ainda que, apesar de não precisar lidar com a conciliação dos estudos com atividades externas, foi necessária muita organização para se dedicar a múltiplas seleções ao mesmo tempo.A a pressão, autocobrança, desgaste físico e emocional, e a luta contra a procrastinação também foram desafios que precisou enfrentar durante o período.

Além disso, Rafael M. precisou lidar com os desafios advindos de ser uma pessoa com deficiência no Brasil. Ele afirma que o pouco tempo para ceder a documentação necessária em processos de inscrições para as seleções, bem como o despreparo de fiscais em algumas seleções que realizou foram pontos a mais que pesaram na sua trajetória de aprovação. Essa é uma reflexão importante sobre pontos que podem ser aprimorados pelas instituições organizadoras de certames.

Vencendo os desafios: rumo às 9 aprovações de Rafael M.!

Apesar de todos os obstáculos no caminho, Rafael M. nunca deixou que isso o desviasse dos seus objetivos. O resultado? Já em 2021 ele conquistou suas primeiras 3 aprovações: 2 pelo processo seletivo temporário do Ministério da Economia e uma pelo Conselho Regional de Serviço Social no Distrito Federal (1° lugar PcD – Agente Administrativo).

As conquistas continuaram e se ampliaram em 2022, com mais 4 aprovações: no Conselho Federal de Técnicos Industriais, para o cargo de Analista Técnico Júnior, em 4° lugar na ampla concorrência e 1° lugar nas cotas; na Procuradoria-Geral do Distrito Federal, para o cargo de Técnico Jurídico – Especialidade: Administração, em 7°  lugar nas cotas; na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário, para os cargos de Analista de Administração e Finanças, em 1° lugar nas cotas, e de Analista de Seguridade, em 1° lugar nas cotas.

Por fim, em 2023, Rafael M. conquistou a aprovação nos Concursos PPGG DF para o cargo de Analista (2° lugar PcD) e, mais recentemente, no Concurso DETRAN DF, para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito (3° lugar PcD).

“Quando vi meu nome na lista de aprovados, nas vagas imediatas e em uma ótima colocação (3° lugar), foi uma sensação indescritível! É como se um filme passasse na mente com as cenas dos momentos mais marcantes: a rotina de estudos, a ansiedade durante a preparação, a tensão no dia da prova, as expectativas nas demais etapas do concurso até chegar o resultado final. Foi uma grande sensação de dever cumprido! Sensação de alívio por ter alcançado a aprovação em um cargo tão recompensador. É difícil até descrever com palavras. Somente saberá realmente como é a sensação de ser aprovado quem passar pela mesma experiência. Portanto, recomendo que quem estiver estudando dê o seu melhor, porque vale muito a pena!”

Como o Gran participou dessa vitória?

Rafael M. contou com o Gran como principal parceiro de estudos em suas jornadas de aprovação, garantindo acesso não apenas a materiais direcionados e de qualidade, como também a outros recursos de complementação de estudos, tais como o Gran Questões e o Gran Audiobooks, por exemplo. Ele também destacou o preparo e didática dos professores, capazes de auxiliar na compreensão de conteúdos com os quais nunca tido contato antes.

“O Gran se destaca dos concorrentes pela gama de recursos que disponibiliza aos alunos. Eu sou um grande fã do Gran. Posso dizer que, dentre as empresas que ofertam cursos preparatórios para concursos, o Gran é a que mais se preocupa com a inclusão. Por meio de recursos tecnológicos como o modo escuro (alto contraste) do Gran Questões e do Gran Audiobooks, por exemplo, pessoas com deficiência visual podem ter acesso mais facilitado ao material de estudos. Já as legendas e degravações das videoaulas promovem acessibilidade aos estudantes com deficiência auditiva. Na minha opinião, esse é um público crescente e que está consumindo cada vez mais produtos e serviços de educação, principalmente os relacionados a concursos. Por isso, ao se esforçarem em colocar em prática o lema que pregam “Todo mundo pode”, os alunos e a própria empresa são mutuamente beneficiados.”

Apesar de estar muito satisfeito com a aprovação no Concurso DETRAN DF e à espera da nomeação, Rafael M. compartilha que não pretende se aposentar como concurseiro ainda: “Eu quero aproveitar a bagagem de conhecimento e experiência que acumulei durante a minha preparação para os concursos anteriores e, já que eu possuo a “Assinatura Até Passar”, posso continuar usando os materiais do Gran a fim de tentar outras aprovações”, afirmou.

Com todo o empenho e dedicação da Rafael M., não há dúvidas de que conquistará muitas outras vitórias em breve, acompanhado pelo Gran!

Saiba TUDO sobre o Concurso DETRAN DF! 

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Rafael M. e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Na Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 35 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Dicas e táticas de estudos de Rafael M.

Rafael M. conta que suas rotinas de estudos sempre costumavam ter início no período pré-edital, concentrando-se nas matérias básicas para concursos: Língua Portuguesa, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Administração Geral e Pública.

Era geralmente após a publicação dos documentos que o foco passava para as disciplinas específicas. Ele compartilhou que a leitura de lei seca e a resolução de questões foram fatores essenciais para garantir um diferencial na sua preparação.

Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Rafael M. ainda deixou a mensagem:

“A mensagem final que eu deixo a quem pretende prestar provas de concursos é que se dedique, que tenha disciplina, fé e que faça o que precisa ser feito. Embora alguns tenham que enfrentar mais obstáculos do que outros, todos nós temos nossas dificuldades. Não as use como desculpa para não entregar o seu melhor (claro, sem ser excessivamente exigente consigo, respeitando os próprios limites e circunstâncias individuais). Se você estiver determinado e mantiver a disciplina nos estudos, suas chances de sucesso serão altíssimas e, sem dúvida, logo você será o próximo a deixar um depoimento aqui.”

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura