As normas do concurso deste ano para a carreira de diplomata(Concurso Diplomata 2015), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 8. De acordo com o documento, disponível ao final desta matéria, serão oferecidas 30 vagas para o cargo, que exige nível superior em qualquer área. Os candidatos serão avaliados da seguinte maneira: na primeira fase, haverá uma prova objetiva nas disciplinas de Língua Portuguesa, História do Brasil e Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e de Direito e Direito Internacional Público.
A segunda fase constará de uma avaliação discursiva de Português, enquanto que na terceira, serão propostas questões escritas de História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, além de um exame de múltipla escolha, versando sobre Língua Espanhola e Francesa. Ainda conforme consta o documento, a primeira prova será aplicada 39 após a publicação do edital – o que deve ocorrer nos próximos dias.
Último concurso
O último concurso para ingresso no Instituto Rio Branco aconteceu em 2014 e ofertou 18 vagas na carreira de Diplomata. Do total de vagas, 1 foi reservada aos candidatos com deficiência. Para participar do seletivo, os candidatos deveriam possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, emitido por instituição de ensino credenciada pelo MEC. A remuneração do cargo na época era de R$ 14.290,72.
O concurso foi realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). Veja abaixo o edital.
As diversas etapas de avaliação do certame foram: Prova objetiva, constituída de questões do tipo certo ou errado de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório e classificatório; Prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório; Provas escritas de História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal e prazo de validade do concurso foi de 30 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.
Detalhes:
- Banca organizadora: Instituto Rio Branco (IRBr)
- Cargos: Diplomata
- Escolaridade: Nível superior em qualquer área
- Número de vagas: 30
- Remuneração: Inicial de R$ 15 mil
- Situação: Autorizado
- Link do último edital
Cursos online com início imediato e visualizações ilimitadas
Depoimentos de alunos aprovados AQUI.
Participe da conversa