Centro-Oeste

Concurso DF: confira as oportunidades que vão movimentar o segundo semestre de 2018!

Concurso DF: confira as oportunidades previstas para o Distrito Federal em 2018!

Concurso DF: confira as oportunidades previstas para o Distrito Federal em 2018!

O ano de 2018 chegou na metade e os concursos públicos estão a todo vapor. O segundo semestre promete ser promissor quando o assunto é oportunidade em concurso público. São várias as vagas que foram e ainda serão abertas.

Para quem é concurseiro(a), ter uma noção das previsões dos concursos é essencial para direcionar o rumo que os estudos terão até o final do ano. Ainda é um bom momento para avaliar, planejar e colocar no papel os próximos passos a serem dados até lá.

Agora é a hora de se manter otimista, avaliar o progresso nos estudos até agora e colocar no papel os planejamentos esperadas para o restante do ano.

Confira os órgãos que devem lançar editais nos próximos meses e continue 2018 com fôlego para os estudos! OU

Veja, abaixo, quais são as previsões dos órgãos que podem lançar editais nos próximos meses e a situação de cada concurso. Continue preparado em 2018! Confira:

Confira os concursos abertos, previstos e autorizados para o Distrito Federal em 2018 (Concurso DF 2018):

 

Câmara Legislativa do Distrito Federal 

Conforme anunciado pelo Blog Gran Cursos Online, o aguardado concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi publicado no final de maio. O certame visa o provimento de 86 oportunidades de nível superior e nível médio, nos cargos de cargos de Consultor Legislativo, Consultor Técnico-Legislativo, Procurador, Agente de Polícia Legislativa e Inspetor de Polícia e Técnico Legislativo.

O edital CLDF nº 01/2018 oferta 18 vagas na carreira de Consultor Legislativo. As oportunidades estão distribuídas nas áreas de Constituição e Justiça (6), Desenvolvimento Urbano (2), Direitos Humanos, Minorias, Cidadania e Sociedade (1), Educação, Cultura e Desporto (1), Finanças Públicas (1), Meio Ambiente (1), Regulação Econômica (2), Saúde (2), Tributação (1) e Redação Parlamentar (1).

O edital CLDF nº 02/2018 conta com 37 vagas para Consultor Técnico-Legislativo. As vagas estão divididas entre os cargos de Administrador (4), Arquiteto (1), Arquivista (1), Assistente Social (1), Bibliotecário (1), Contador (4), Economista (1), Enfermeiro (2), Engenheiro Civil (1), Engenheiro Eletricista (1), Médico Ambulatorial/Perito (2), Médico do Trabalho (1), Odontologista Perito (1), Pedagogo (1), Psicólogo (2), Revisor de Texto (1), Jornalista (1), Relações Públicas (2), Publicitário (1), Produtor de Multimídia (1), Analista de Sistemas (6) e Taquígrafo Especialista (1).

O edital CLDF nº 03/2018 oferta 27 vagas de nível médio para o cargo de Técnico-Legislativo, além de 4 oportunidades reservadas para candidatos com deficiência. As vagas estão divididas entre os cargos de Técnico Legislativo (20), Técnico de Arquivo e Biblioteca (01), Secretário (01), Fotógrafo (01), Técnico de Enfermagem (02) e Técnico em Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais (02).

No edital CLDF nº 04/2018 são ofertadas vagas para os cargos de Inspetor de Polícia Legislativa(1), de nível superior e Agente de Polícia Legislativa (3), de nível médio.

Já o edital CLDF nº 05/2018 abre cadastro de reserva para o cargo de Procurador Legislativo. Confira mais informações AQUI!

SEPLAG (PPGG DF)

A Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) publicará neste segundo semestre o edital do novo concurso para provimento de vagas na Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental. De acordo com a autorização publicada no Diário Oficial do DF do dia 4 de abril, o novo concurso ofertará 750 vagas, sendo 300 para gestores e 450 para analistas, boa parte para atuação nas administrações regionais. A comissão já está formada, em breve a banca organizadora será divulgada.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Seplag, a equipe do Gran Cursos Online Blog foi informada de que o processo relativo a abertura do concurso está em fase de instrução processual e que a publicação do edital acontecerá até outubro.

O concurso será uma excelente oportunidade para os concurseiros do Distrito Federal garantirem a estabilidade empregatícia e ingressarem em uma excelente carreira pública do DF. Como o certame atrairá uma grande concorrência, é importante que os concurseiros que desejam conquistar a sua vaga se dediquem desde já e façam um cronograma de estudos orientado até o dia da prova para se destacar da concorrência. Confira mais informações e o edital do concurso AQUI!

 

Polícia Civil do Distrito Federal

Polícia Civil do Distrito Federal deverá realizar ainda em 2018 um novo concurso público para provimento de vagas de agentes e escrivães da Corporação.

O pedido realizado ao Governo para o novo concurso da PCDF é para o preenchimento de 2.100 vagas, sendo 1.750 vagas para Agente e 350 para Escrivão. Com isso, os trâmites necessários para a realização do próximo concurso já estão em andamento.

Em abril deste ano, as solicitações deixaram a Casa Civil e retornaram para a Seplag onde passaram pelos departamentos de Gabinete e Governança, pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) e pela Coordenação de Carreiras e Provimento (COCAP), atualmente as solicitações encontram-se no Departamento de Protocolo da PCDF.

A realização do concurso foi anunciada em abril deste ano, mas o protocolo de solicitação data de 2016. E, por isso, já encontra-se nas etapas finais. A expectativa é de que a autorização seja publicada muito em breve.

Outro fato que torna a realização do concurso imprescindível e reforça a hipótese de que deverá ser lançado muito em breve, é o grande déficit das carreiras da Polícia Civil do DF. A corporação está atualmente com um expressivo déficit nas carreiras de agente e escrivão que vem se agravando nos últimos anos e promete se agravar ainda mais devido ao número de aposentadorias previstas.

Os preparativos para o novo concurso PC DF seguem no aguardo da deliberação do Governador do Distrito Federal, que já se mostrou favorável em conceder a autorização, pois reconhece que a Corporação precisa de novos servidores para não comprometer a segurança pública do DF.

Último concurso PCDF

O último concurso da PC/DF para as carreiras de Agente e Escrivão de Polícia foi divulgado para em 2013 e ofertou 300 vagas imediatas. Além das oportunidades imediatas, o concurso formou um cadastro reserva com 600 classificados, que já foi zerado, visto que todos os aprovados neste concurso foram nomeados, com exceção dos candidatos sub judice.

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva e discursiva, teste de capacidade física, exames biométricos, avaliação médica e psicológica, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação. Confira mais informações AQUI!

 

 Novacap 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi criada através de lei, em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova capital do Brasil.

Atualmente, funciona como empresa pública, tendo como sócios a União e o governo do Distrito Federal, respectivamente, com 48% e 52% das ações. É considerada o principal braço executor de obras do governo estadual, vinculada diretamente à Secretaria Estadual de Obras. O último concurso da Novacap ocorreu em 1996 e o órgão precisava com urgência da realização de um novo concurso para fortalecer e repor o quadro de funcionários.

O concurso da tradicional empresa pública do DF foi publicado neste primeiro semestre, mas passa por um imbróglio. Por decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a aplicação da prova do concurso foi suspensa. A decisão do TCDF se deu em razão da não participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Procuradoria-Geral do Distrito Federal(PGDF) na constituição da comissão de organização e exame, conforme estabelece o artigo  9º da Lei nº 5.369/2014.

A Corte determinou à Novacap o prazo de cinco dias para alterar os requisitos de escolaridade para o cargo de  técnico de nível superior – técnico em recursos humanos, para adequá-los ao plano de cargos vigente na Companhia  ou apresente fundamentos para a manutenção dos cursos de bacharelado em economia ou pedagogia.

Dentro deste prazo, a empresa deve também prestar esclarecimentos acerca da eventual participação da OAB, bem como da PGDF, no certame, relativamente ao emprego de advogado, em atenção ao artigo 9º da Lei nº 5.369/2014.

A data da prova foi divulgada recentemente e será aplicada no dia 9 de dezembro de 2018. Confira mais informações e o edital do concurso AQUI!

 

TCDF

Tribunal de Contas do DF deverá abrir concurso público em breve. O órgão protocolou solicitação para realização de concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Procurador do MPC; Auditor de Controle Externo; Analista de Controle Externo e Técnico de Controle Externo. O certame já está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (LDO 2019), com 1 vaga para Procurador, 36 para Analista e Auditor e 10 para Técnico. Diante da agilidade dos trâmites, o certame pode ter sua autorização publicada em breve.

O cargo de auditor é uma das funções típicas do estado e oferece vencimento de R$ 25 mil no topo da carreira, além de diversos outros benefícios, tornando a seleção uma das mais disputadas pelos candidatos que almejam ingressar na área. Os selecionados são contratados sob o regime estatutário, que dá direito à estabilidade.

O último concurso foi aberto em 2013 e as 19 vagas oferecidas foram preenchidas até o fim do ano passado, sendo a última aprovada nomeada em novembro de 2015. Confira mais informações AQUI!

 

TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios finalizou no dia 19 de abril, a validade do seu último concurso público, que foi lançado em 2015, sem possibilidade de prorrogação.

Como é tradição do órgão não ficar muito tempo sem um cadastro reserva apto para realizar contratações, é grande a expectativa de publicação de um novo edital para o Tribunal. Além disso, o TJDFT já informou ao Gran Cursos Online Blog que foi aberto processo administrativo para analisar a viabilidade de realização de novo concurso público para provimento de cargos vagos de Analista e Técnico Judiciário.

O último concurso do TJDFT  foi realizado em 2015 e na ocasião foram ofertadas 80 vagas. Para a função de analista judiciário, as vagas oferecidas foram nas seguintes áreas: especialidade em análise de sistemas (1); especialidade em biblioteconomia (1); especialidade em psicologia (1); suporte em tecnologia da informação(1); especialidade em medicina no ramo de clínica médica (1); especialidade em medicina no ramo de ginecologia-obstetrícia (1); especialidade em medicina no ramo de neurologia (1); especialidade em medicina no ramo de pediatria (1); especialidade em medicina no ramo de psiquiatria (1); especialidade em medicina no ramo dentístico (1); oficial de justiça avaliador federal (2); e área judiciária (31).

Já para os cargos de técnico judiciário, foram oferecidas vagas nas áreas: administrativa (35); apoio especializado com especialidade em enfermagem (1); e apoio especializado com especialidade em programação de sistemas (1).

O salário para cargo de técnico judiciário é R$ 5.425,79, já para analista judiciário a remuneração é R$ 8.863,84. Confira mais informações AQUI!

Codhab

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal  (CODHAB/DF) é uma empresa pública integrante da Administração Indireta do Governo do Distrito Federal e é vinculada à Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH).

O concurso da CODHAB já era aguardado pelos concurseiros há algum tempo, pois a empresa pública contava com previsão orçamentária para realização do concurso há algum tempo e outro motivo que reforça a necessidade da chegada de mais servidores é que no quadro da CODHAB existe um grande número de funcionários que não são servidores de carreira (comissionados).

A Câmara Legislativa do DF aprovou o  Projeto de Lei nº 1.568/2017, que obriga a Codhab a realizar concurso para substituir comissionados por servidores efetivos até 31 de dezembro de 2018.

O edital de abertura do concurso público foi publicado com oferta 59 vagas efetivas e as 177 vagas de cadastro reserva, destinadas a empregos de nível médio e nível superior no quadro de Pessoal da Codhab, as inscrições vão até o dia 16 de outubro de 2018, no site do Insituto Quadrix. Confira mais informações AQUI!

 

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal 

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira e que tem por finalidade zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e elevado conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

A autarquia realizará em 2018 um concurso público para selecionar profissionais para seu quadro funcional.

Os trâmites para a publicação do concurso já vêm sendo feitos e, em meados de novembro, foi publicado no Diário Oficial da União, que o Instituto Quadrix é a banca organizadora que ficará responsável pela execução do certame.

O número de vagas do próximo concurso ainda não foi definido, mas sabe-se que haverá chances para candidatos de níveis médio e superior, nas funções de assistente administrativo, assistente da tecnologia da informação, serviço administrativo, administrador, advogado, analista de sistema e médico fiscal. Os salários para os contratados variam de R$ 3.040,60 a R$ 6.404,64, para jornadas de 20h a 30h semanais, conforme o cargo.

O último concurso da instituição foi realizado em 2010 e ofertou 12 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. A maioria das chances ofertadas foi para o cargo de assistente administrativo, mas a seleção também trouxe oportunidades para as seguintes especialidades: administração, direito, análise de sistema e medicina.  Confira mais informações AQUI!

 

Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz DF)

Aguardado pelos concurseiros do DF há algum tempo, o novo concurso público da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz/DF)  está previsto para acontecer neste ano. Está programado para ser realizado no dia 25 de setembro, o pregão eletrônico que irá definir a banca organizadora da seleção de Auditor Fiscal da Receita

A Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag/DF) divulgou no dia 1º de novembro, por meio de publicação no diário oficial, a autorização para que a Sefaz/DF inicie os preparativos para a escolha da banca que será responsável pelo certame.

O anúncio do concurso público para Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal da Carreira de Auditoria Tributária do Distrito Federal foi feito pelas redes sociais pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, no dia 04 de abril de 2018. Serão ofertadas 120 vagas, sendo 40 imediatas e 80 para formação de cadastro de reserva.

A carreira de Auditor Fiscal do DF exige que os candidatos tenham diploma de nível superior em qualquer área de formação e oferece remuneração inicial de R$ 14.970, podendo chegar a R$22.196 para o servidor veterano, após aproximadamente 15 anos de exercício.

Com isto, e com previsão orçamentária para a realização do concurso, a expectativa que se tem é que o edital seja publicado nos primeiros meses de 2018, tão logo que a banca organizadora for contratada.

 Último concurso Sefaz DF

O último concurso da autarquia foi realizado há 16 anos, em 2001, com a oferta de 200 vagas para Fiscal da Receita da Carreira Auditoria Tributária do Distrito Federal. Na época a remuneração inicial era de R$ 3.553,07 e para assumir o posto  também era feita a exigência de diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior. Confira mais informações AQUI!

 

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10) começa a se movimentar no intuito de lançar um novo concurso público para preencher cargos da estrutura funcional do Tribunal.

Já tramita um processo administrativo que trata da possibilidade de abertura do novo concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (TRT 10). Segundo o órgão, há atualmente 48 cargos vagos, sendo três de analista judiciário (área judiciária), três de analista judiciário (área judiciária) na especialidade de Oficial de Justiça Avaliador Federal.

O que reforça a necessidade da realização de um novo concurso é que o órgão não conta com concurso público em validade desde o dia 5 de setembro de 2017, ou seja, também não há aprovados excedentes para suprir as carências de pessoal que o órgão enfrenta. Assim, a probabilidade de que um novo concurso se instaure ao longo de 2018 é quase certa, uma vez que a recomposição da força de trabalho é uma das metas do TRT 10.

Outros fatores que reforçam a realização do novo concurso e que contribuirão para o aumento de vagas no próximo edital são os Projetos de Lei 7.927/14 e 7.908/2014, que tratam da criação de vagas de Analista Judiciário e para profissionais das áreas de saúde no Tribunal.

No último concurso, realizado em 2012, foram oferecidas vagas para os cargos de analista judiciário nas seguintes áreas: judiciária; administrativa; especialidade em contabilidade; especialidade em arquitetura; especialidade em engenharia; especialidade em psicologia; especialidade em tecnologia da informação; e especialidade em execução de mandados.

Já para técnico judiciário, as vagas foram nas áreas: administrativa; especialidade em enfermagem; e especialidade em tecnologia da informação. Confira mais informações AQUI!

Sedest

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, atual Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) é responsável pela execução das políticas de Assistência Social, Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, gestão do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do Distrito Federal.

Há grande expectativa pela publicação do edital para o órgão agora no segundo semestre de 2018 visando o provimento de 314 vagas e formação de cadastro de reserva para a Carreira Pública de Assistência Social, técnicos e especialistas, nível médio e superior. A banca organizadora já está definida, e o Ibrae foi a empresa contratada.

Em recente publicação no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 17 de julho de 2018, A Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) anunciou a Portaria Conjunta N° 02 que estabelece as respectivas atribuições dos cargos de Especialista em Assistência Social e Técnico em Assistência Social.

O órgão firmou contrato com o MPDFT para divulgação do edital no prazo de 90 dias com 314 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Com isso, as expectativas para a divulgação do edital estão cada vez maiores.

Com o concurso confirmado e próximo de ser publicado, é altamente recomendado que os candidatos que pretendem ingressar no órgão iniciem imediatamente a preparação, fazendo um cronograma de estudos com base no edital anterior. O último concurso da Sedest/DF ocorreu em 2009, para o cargo de assistente intermediário em serviços sociais, com oferta de 106 vagas e exigência de ensino médio. A organizadora, na ocasião, foi a Fundação Universa. Confira mais informações AQUI!

 

Concursos federais

Uma ótima notícia para quem tem a pretensão de trabalhar no meio dos poderes executivo, federal ou judiciário é que são inúmeras vagas e concursos para essas áreas. No judiciário, os concursos para os tribunais é o que chamam bastante atenção. Nesta área, são prometidas mais de 5.000 vagas e a contratação de 976 servidores. Já o poder executivo federal poderá precisar da contratação de até 20.298 servidores para ocupar vagas já existentes.

Muitos concursos estão sendo analisados pelo Planejamento, alguns órgãos até precisam realizar novas seleções urgentemente, devido ao déficit de servidores aposentados. Por exemplo, a Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgãos que já solicitaram a realização de novos certames com urgência. Ainda existem muitos concursos autorizados, anunciados e previstos, como o da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público da União (MPU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), entre outros.

Quer saber mais sobre os concursos federais em 2018? Descubra através deste link!

Concursos Forças Armadas 

Em 2018, as Forças Armadas ofertarão diversas oportunidades para ingresso no Exército, Marinha e Aeronáutica. São milhares de vagas com exigência de nível médio ou superior, para homens e mulheres.

Com remuneração inicial de aproximadamente R$ 3 mil (nível médio) e R$ 10 mil (nível superior), após o curso de formação, os concursos militares são uma excelente oportunidade.

Um dos pontos positivos é que os concursos militares têm a etapa objetiva aplicada em todas as capitais do país e muitas vezes em outras cidades de grande porte, sendo acessível para a maioria dos brasileiros.

Dentre os concursos previstos para 2018 estão os concursos da Escola de Sargentos das Armas, Instituto Militar de Engenharia, Escola de Formação Complementar do Exército, Escola de Cadetes do Exército, Escola de Aprendizes Marinheiros, Escola Naval, Corpo Auxiliar de Praças, Corpo de Engenheiros, Corpo de Saúde e de Apoio à Saúde, Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica e Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica, mas acontecerão outros certames.

Confira mais detalhes sobre os concursos das Forças Armadas neste link.

 

​​​​​​[Concurso DF] Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!
 

Para o Topo