Concurso Guarda Municipal: como estudar com questões? VEJA

Descubra como se preparar para o Concurso Guarda Municipal e garanta o seu cargo como GCM (Guarda Civil Municipal)!

Avatar


5 de Julho de 2021

Você já ouviu falar sobre o cargo de Guarda Municipal? Também chamado de GCM (Guarda Civil Municipal) , faz parte das carreiras policiais e é essencial para garantir a segurança, não só da população, com também de bens, serviços, logradouros e instalações municipais. Além da enorme importância e relevância da função, também está associada à uma excelente faixa de remuneração, especialmente no âmbito de certames do nível médio! Acompanhe o artigo para saber mais sobre a carreira e como se preparar para o Concurso Guarda Municipal do seu município!

Saiba TUDO sobre os Concursos Guarda Municipal! 

Concurso Guarda Municipal: o que faz um GCM?

De modo geral, o GCM auxilia na manutenção da ordem e segurança pública de um município. De acordo com a  Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014 , são 5 as principais atribuições de uma Guarda Civil Municipal:

I – proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III – patrulhamento preventivo;
IV – compromisso com a evolução social da comunidade; e
V – uso progressivo da força.

Um GCM também pode participar de eventos educacionais e políticas públicas voltadas para a prevenção da violência, bem como participar da segurança de eventos organizados pelo município.

Concurso Guarda Municipal: como se tornar um GCM?

O ingresso na carreira de GCM pode ocorrer por meio de concurso público ou contratação por empresa terceirizada. Contudo, o mais comum é que a contratação do guarda municipal seja como servidor público. As etapas de seleção do certame costumam variar de localidade para localidade. Porém, de modo geral, o Concurso Guarda Municipal é composto por:

  • Prova objetiva; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF);

Após ser aprovado nas duas etapas, o candidato deverá prestar o Curso de Formação, onde o candidato receberá treinamento necessário para garantir o exercício eficiente da função após ser nomeado.

Concurso Guarda Municipal: quais sãos as matérias mais cobradas?

Os conteúdos programáticos para o Concurso Guarda Municipal podem variar de localidade para localidade. Porém, de modo geral, algumas matérias costumam estar presentes na maioria das seleções. São elas:

  • Lei 13.022, Estatuto das Guardas Municipais;
  • Direito Penal, Constitucional e Administrativo;
  • Lei de Drogas;
  • ECA, Estatuto do Idoso e política de desarmamento, por exemplo.
  • Língua Portuguesa, Informática e Matemática (como parte dos conhecimentos básicos).

Concurso Guarda Municipal: como se preparar?

Se você pretende prestar o Concurso Guarda Municipal, fique ligado nas dicas exclusivas que preparamos para você!

1. De olho no edital

O edital deve ser um guia para sua preparação em qualquer certame público, incluindo o Concurso Guarda Municipal. Por meio dele, você poderá identificar todas as informações essenciais para se preparar, tais como:

  • número de vagas;
  • conteúdos previstos;
  • etapas do certame;
  • lotações;
  • cronograma e datas essenciais;
  • pré-requisitos e documentação necessária.

A recomendação é ler com cuidado todo o edital, assim que ele for publicado, e transcrever as informações mais importantes para não esquecê-las! Caso o edital para o cargo de GCM do seu município ainda não tenha sido publicado, uma boa maneira de fazer essa filtragem é por meio da consulta de editais anteriores. Modificações poderão ocorrer, especialmente se faz muito tempo desde a última seleção, mas o documento poderá te fornecer uma base de como são feitas as seleções na sua localidade.

Estudar antes da publicação do edital é uma boa?

Sim! Caso você tenha interesse em prestar o Concurso Guarda Municipal, inicie seus estudos o mais rápido possível! Ao iniciar  sua preparação em um momento pré-edital, você garante mais tempo e tranquilidade para ajustar as suas rotinas e se preparar. Afinal, depois que um edital é publicado, você apenas terá alguns meses até a aplicação das provas.

Mantenha em mente que estudar é um hábito e quanto mais cedo  você começar a praticá-lo, mais frutos ele poderá render no futuro. Uma dica importante é manter-se atento para atualizações que eventualmente possam ter ocorrido em legislações e estatutos cobrados pelo Concurso Guarda Municipal. Pesquise antes de iniciar os seus estudos para garantir que não está absorvendo conteúdos ultrapassados!

2. Tenha um plano de estudos

Apesar do estudo não ser uma atividade fácil, ele pode se tornar mais simples e eficiente com um plano. Afinal, ao organizar o seu tempo e definir metas, você garante resultados; e isso será essencial para mantê-lo motivado na longa caminhada até o dia da prova. Não caia no erro de começar a estudar sem qualquer tipo de planejamento: as chances de não ser bem sucedido e acabar frustrado são bem maiores dessa forma.

Saiba como formular um bom plano de estudos!

3. Resolva muitas questões e simulados

Você sabia que a máxima “a prática leva à perfeição”, também pode ser aplicada em concursos públicos? Pois é! Muita gente não sabe, mas dá para virar especialista em pontuar bem nos certames; e a maneira de conseguir essa invejada habilidade é por meio da resolução de questões de concurso e simulados.

Afinal, existem muitos benefícios escondidos nessas práticas simples, como:

  • Conhecer o perfil da banca avaliadora;
  • Acostumar-se com o nível de cobrança dos itens;
  • Revisar e fixar conteúdos estudados;
  • Filtrar os assuntos mais cobrados;
  • Descobrir onde estão as suas principais dificuldades e trabalhar nelas;
  • Monitorar seu tempo de resolução da prova e melhorá-lo;
  • Trabalhar o nervosismo e ansiedade.

Além disso, muitas bancas examinadoras buscam seus itens de bancos de questões! Assim, pode até acontecer de você esbarrar em uma questão de concurso igual ou muito parecida que fez parte da sua rotina de estudos.

Como se preparar com questões e simulados para o Concurso Guarda Municipal?

Você já conhece a plataforma Gran Cursos Questões? Lá você encontra um rico acervo de questões de concurso comentadas por professores especialistas e simulados para o Concurso Guarda Municipal! O avançado sistema de filtros torna mais fácil qualquer busca que precisar fazer dentro do site e basta começar a resolver itens para conferir o seu índice de erros e acertos na página principal!

Veja abaixo um exemplo de questão para o Concurso Guarda Municipal que você encontra na plataforma:

2021 — Objetiva Concursos — Prefeitura de Cascavel — Guarda Municipal

De acordo com a Constituição Federal, é livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

(A). Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, exceto em questões judiciais ou administrativas.
(B). Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato.
(C). É facultativa a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.
(D). O aposentado filiado não tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.
(E). É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, mesmo se cometer falta grave nos termos da lei.

Resposta comentada 

Alternativa correta: “B”

Está correta, uma vez que, na forma do Art. 5°, XX, CF/88, ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

Alternativa A: Errada. Na forma do Art. 8°, III, CF/88: “Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
Alternativa C: Errada. É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, na forma do Art. 8°, VI, CF/88.
Alternativa D: Errada. Aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais, nos moldes do Art. 8°, VII, CF/88.
Alternativa E: Errada. Na forma do Art. 8°, VIII, é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

*Resposta pela professora Larissa de Oliveira Beserra da equipe Gran 

Comece a resolver AGORA questões para o Concurso Guarda Municipal!

4. Selecione bons materiais para sua preparação

A seleção de bons materiais é essencial para garantir um bom desempenho no Concurso Guarda Municipal. Afinal, fazer a escolha certa pode garantir maior entendimento da matéria, aproveitamento do tempo e eficiência das rotinas de estudo!

Aqui no Gran Cursos Online, disponibilizamos uma série de cursos especializados para o cargo de Guarda Municipal! Basta acessar nosso site e procurar pelo seu município ou localidade, acompanhado pelo cargo. Além disso, você também pode conferir uma série de materiais gratuitos, pensados para te auxiliar em todos os momentos de preparação para concursos públicos!

Clique aqui para acessar os materiais gratuitos do Gran 

5. Não deixe a preparação do TAF para última hora

Caso o TAF esteja previsto no edital de Concurso Guarda Municipal que você pretende prestar, é importante não deixar para iniciar o treinamento físico apenas após a aprovação nas avaliações objetivas. Isso é um erro que muitas pessoas cometem e que pode resultar em muitas reprovações. A atividade física deve ser praticada com antecedência para que seu corpo possa se acostumar! Por isso, comece seus treinamentos juntamente com os estudos, de forma mais leve e menos frequente e aumente as rotinas com o passar do tempo.

Concurso Guarda Municipal: diversifique seus estudos!

Que tal garantir uma preparação ainda mais completa com as aulas gratuitas do Gran para o Concurso Guarda Municipal? O vídeo abaixo faz parte da “Semana de aulões para Guardas Municipais. Confira:

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


5 de Julho de 2021

Tudo que sabemos sobre:

concurso guarda municipal