Concurso Hemocentro-DF: Dicas de preparação para o cargo de Enfermeiro!

Avatar


26 de julho3 min. de leitura

Concurso Hemocentro

Fundação Hemocentro de Brasília (Concurso Hemocentro-DF) conta com dotação para prover 70 vagas em concurso para níveis médio e superior! Veja dicas para uma boa preparação!

 

Olá, pessoal!

O concurso do Hemocentro de Brasília já está autorizado e você precisa intensificar sua preparação em busca da realização do seu sonho: ser servidor público. No último certame, obtive o 2º lugar na vaga de enfermeiro e vou aqui discorrer a minha estratégia de preparação.

O primeiro passo é analisar o edital anterior da banca CETRO. Os conteúdos mais importantes do seu edital estão relacionados com as seguintes disciplinas: Português, Hemoterapia, Enfermagem e Lei Orgânica do DF.

Na última prova, a parte de português veio muito bem elaborada e aprofundada, por isso intensifique os estudos com relação a essa matéria. Os principais assuntos, dentro dessa temática, são: crase, concordância verbal, conjunções, orações subordinadas, interpretação de texto, dentre outros.

Com relação a hemoterapia, recentemente houve a publicação da Portaria GM/MS n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, que define o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.  Além disso, o candidato deverá detalhar a Lei n. 10.205/2001 que regulamenta o § 4º do art. 199 da Constituição, para dispor sobre a execução das atividades de coleta, de processamento, de estocagem, de distribuição e de aplicação do sangue, seus componentes e derivados.

Na nossa norma jurídica, temos uma hierarquia de importância. Quanto à Hemoterapia, a CF/88 é a mais relevante norma, pois traz informação sucinta e delega a responsabilidade para a lei detalhar essa temática, determinando que não poderá haver comercialização de componentes sanguíneos. Acompanhe comigo a leitura desse artigo:

Art. 199, § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

Em atendimento à CF/88, a Lei n. 10.205/2001 detalha a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, traça diretrizes, o campo de atuação dessa política e o modo de financiamento desse componente.

A Portaria n. 158 aprofunda essa temática com os assuntos: doação e coleta de sangue e hemoderivados; controle da qualidade dos componentes sanguíneos; triagem; reações transfusionais, dentre outros.

A equipe de enfermagem em hemoterapia tem participação ativa, pois tem como atribuição a triagem clínica dos doadores, participa da administração dos centros de hemoterapia e, também, administra o sangue e seus derivados. Portanto, nossa equipe precisa conhecer com profundidade as regras e as normas de hemoterapia com a finalidade de prestar assistência com qualidade e também de gabaritar a sua prova nesse tema.

Ainda no assunto hemoterapia, o COFEN editou a Resolução n. 511/2016 que aprovou a Norma Técnica que dispõe sobre a atuação de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em Hemoterapia. Essa norma também está bem atualizada e com certeza será objeto da sua prova.

A temática de hemoterapia é a base do concurso do Hemocentro-DF e de todos os centros hemoterápicos em outros estados no Brasil como, por exemplo do concurso da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) – cargo específico de Enfermagem em Hemoterapia. Porém, pela importância do tema e relação com o trabalho da equipe de enfermagem, nas provas que não são específicas da área, cobra-se esse assunto.

A Lei Orgânica do DF faz parte do arsenal de conteúdos que com certeza fará parte do seu edital. Faça um resumo dessa norma com relação às partes cobradas no edital anterior e, claro, bastantes questões para sedimentar esse aspecto.

Por último, quero ressaltar a importância da preparação em questões discursivas e redação em concursos. Na minha trajetória em concursos, a prova discursiva foi decisiva para aprovação entre os primeiros lugares nos concursos: Ministério da Justiça (1ºlugar); Fiscal Sanitário da Prefeitura de Salvador (1° lugar); Superior Tribunal Militar (2° lugar). No concurso do Hemocentro-DF, obtive a nota 98, o que garantiu o 2ª lugar nessa prova. Portanto, comece imediatamente sua preparação em provas discursivas. 

Nossa equipe do Gran Cursos Online lançou cursos para o concurso do Hemocentro-DF e também será lançado cursos de correções de provas discursivas com participação da equipe de enfermagem e de português. Queremos caminhar junto com você e participar ativamente na realização dos seus sonhos.


Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.


Detalhes do concurso FHB:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: A definir
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos:  Técnico; Analista
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Níveis médio e superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Estados: DF
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: A definir
  • bullet1.gif (844 bytes)Remunerações: Inicial de até R$ 6 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Situação: Autorizado
  • bullet1.gif (844 bytes)Previsão p/ publicação do edital:  2016/2017
  • bullet1.gif (844 bytes)Link do ultimo edital 

Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 25 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

BLOG

garantia GCO

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Apostila digital a partir de R$ 14,90

hemocentro-apostila-2015    hemocentro-apostila-analista

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

MARGARIDA    CHEGUEI-LÁ (3)

Avatar


26 de julho3 min. de leitura