Concurso IBGE Censo 2019: edital com vagas para recenseador!

IBGE oferta 27 vagas remanescentes para conclusão do Censo Experimental 2019! Confira!

Atenção! Para quem ainda tem esperança em participar do Censo Experimental 2019, a sua chance chegou! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) publicou nesta quarta, 16 de outubro, um novo edital para provimento de 27 vagas remanescentes para o cargo de Recenseador.

As inscrições começam hoje mesmo e devem ser efetuadas presencialmente no Posto de Inscrição do IBGE localizado na Rua Rio de Janeiro, sala 314, n° 307 – Centro – Poços de Caldas – MG, no horário de 08 horas às 17 horas.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso IBGE: remuneração e benefícios

De acordo com o edital, o novo processo seletivo simplifico é a continuidade do Processo Seletivo nº 01/2019, divulgado no dia 25 de maio no Diário Oficial da União. O certame visa suprir as vagas em função de candidatos aprovados em número insuficiente e/ou listagem de candidatos aprovados esgotada.

Como no último edital para o Censo Experimental 2019, a remuneração será feita por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador. Além disso, o contratado, no momento da rescisão, fará jus a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e a remuneração da produção.

A carga horária recomendável para a função será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Se aprovado, o candidato começará a fase de treinamento ainda em 01 de novembro de 2019.

Concurso IBGE: cargo, vagas e lotação

São ofertadas 27 oportunidades para a função de Recenseador, sendo 20 para ampla concorrência, 5 para PPP e 2 para Pessoas com Deficiência. As vagas serão lotadas na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.

Entre os requisitos e atribuições do cargo estão:

  • Requisitos: ter idade mínima de 18 anos completos, na data de convocação para o treinamento, possuir nível fundamental completo e não ter sido contratado pelo IBGE nos últimos 24 meses para serviço temporário.
  • Atribuições: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante, e auxiliar os Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de entrevistados em atendê-los à entrevista; consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas; zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos; devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos; entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo  com as instruções recebidas; manter o supervisor informado sobre a coleta de dados no setor censitário, quando impossibilitado de comparecer ao Posto de Coleta; manter produção e padrão de qualidade adequados, cumprindo os índices de produtividade mensais estabelecidos pela Unidade Estadual; participar de treinamentos; preservar o sigilo das informações; reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, acompanhado pelo Agente Censitário Municipal ou pelo Agente Censitário Supervisor quando necessário, registrando as falhas e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites; respeitar todo arcabouço legal e ético inerente à função bem como denunciar todo e qualquer tipo de fraude; retornar aos domicílios recenseados para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pela supervisão; manter-se atualizado acerca dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; transmitir regularmente os dados das entrevistas coletadas e manter a versão de software atualizada no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.

Concurso IBGE: avaliação de títulos

O concurso será composto somente de Análise de Títulos que terá caráter classificatório. Além disso, os candidatos serão convocados para o Treinamento que visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos e terá caráter eliminatório e classificatório, uma vez que a efetivação os contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do curso presencial.

Confira abaixo a pontuação necessária para a prova de títulos:

Concurso IBGE: pontuação para Avaliação de Títulos

Concurso IBGE: pontuação para Avaliação de Títulos

Os contratos terão duração de 2 (dois) meses, observados os seguintes tópicos:

  • Os contratos terão vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 (trinta) dias.
  • As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da operação e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.
  • O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos e produtividade.

Concurso IBGE: Censo Demográfico 2020

De acordo com a Portaria Nº 207, de 2 de maio de 2019 e divulgada no Diário Oficial da União em 06 de maio de 2019, o IBGE está autorizado a contratar para o Censo Demográfico 2020 o quantitativo máximo de 234.416 profissionais temporários.

Segundo a Portaria, os cargos e vagas que serão abertos são:

FUNÇÃOVAGAS
Coordenador Censitário de Subárea 1600
Coordenador Censitário de Subárea 2850
Agente Censitário Operacional1.760
Supervisor (call center) 4
Agente Censitário Municipal6.100
Agente Censitário Supervisor23.578
Codificador Censitário120
Recenseador196.000
Supervisor PA1.304
Recenseador PA4.100

Agora, em 25 de setembro, foi divulgado o primeiro processo seletivo simplificado com vagas autorizadas pela Portaria. Conforme informado no edital, foram abertas 2.658 vagas para os cargos de Agente e Coordenador Censitário com remunerações iniciais de até R$ 3.100,00.

Clique aqui para saber de todas as informações sobre o concurso IBGE

Resumo do concurso IBGE Censo Experimental 2019

Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE)
Banca organizadora Comissão própria
Cargos Recenseador
Escolaridade Nível fundamental completo
Carreiras Administrativa
Lotação Poços de Caldas/MG
Número de vagas 27 vagas
Remuneração por produção
Inscrições de 16/10/2019 a 22/10/2019
Taxa de inscrição gratuito
Prova Avaliação de títulos
Link do edital
Quer conquistar a sua aprovação no concurso IBGE?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Raphaella Torres
Raphaella Torres
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso IBGE?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo