Concurso IBGE Censo 2019: edital com vagas para recenseador!

IBGE oferta 27 vagas remanescentes para conclusão do Censo Experimental 2019! Confira!

Avatar


16 de outubro3 min. de leitura

Atenção! Para quem ainda tem esperança em participar do Censo Experimental 2019, a sua chance chegou! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) publicou nesta quarta, 16 de outubro, um novo edital para provimento de 27 vagas remanescentes para o cargo de Recenseador.

As inscrições começam hoje mesmo e devem ser efetuadas presencialmente no Posto de Inscrição do IBGE localizado na Rua Rio de Janeiro, sala 314, n° 307 – Centro – Poços de Caldas – MG, no horário de 08 horas às 17 horas.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso IBGE: remuneração e benefícios

De acordo com o edital, o novo processo seletivo simplifico é a continuidade do Processo Seletivo nº 01/2019, divulgado no dia 25 de maio no Diário Oficial da União. O certame visa suprir as vagas em função de candidatos aprovados em número insuficiente e/ou listagem de candidatos aprovados esgotada.

Como no último edital para o Censo Experimental 2019, a remuneração será feita por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador. Além disso, o contratado, no momento da rescisão, fará jus a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e a remuneração da produção.

A carga horária recomendável para a função será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Se aprovado, o candidato começará a fase de treinamento ainda em 01 de novembro de 2019.

Concurso IBGE: cargo, vagas e lotação

São ofertadas 27 oportunidades para a função de Recenseador, sendo 20 para ampla concorrência, 5 para PPP e 2 para Pessoas com Deficiência. As vagas serão lotadas na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.

Entre os requisitos e atribuições do cargo estão:

  • Requisitos: ter idade mínima de 18 anos completos, na data de convocação para o treinamento, possuir nível fundamental completo e não ter sido contratado pelo IBGE nos últimos 24 meses para serviço temporário.
  • Atribuições: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante, e auxiliar os Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de entrevistados em atendê-los à entrevista; consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas; zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos; devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos; entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo  com as instruções recebidas; manter o supervisor informado sobre a coleta de dados no setor censitário, quando impossibilitado de comparecer ao Posto de Coleta; manter produção e padrão de qualidade adequados, cumprindo os índices de produtividade mensais estabelecidos pela Unidade Estadual; participar de treinamentos; preservar o sigilo das informações; reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, acompanhado pelo Agente Censitário Municipal ou pelo Agente Censitário Supervisor quando necessário, registrando as falhas e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites; respeitar todo arcabouço legal e ético inerente à função bem como denunciar todo e qualquer tipo de fraude; retornar aos domicílios recenseados para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pela supervisão; manter-se atualizado acerca dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; transmitir regularmente os dados das entrevistas coletadas e manter a versão de software atualizada no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.

Concurso IBGE: avaliação de títulos

O concurso será composto somente de Análise de Títulos que terá caráter classificatório. Além disso, os candidatos serão convocados para o Treinamento que visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos e terá caráter eliminatório e classificatório, uma vez que a efetivação os contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do curso presencial.

Confira abaixo a pontuação necessária para a prova de títulos:

Concurso IBGE: pontuação para Avaliação de Títulos

Concurso IBGE: pontuação para Avaliação de Títulos

Os contratos terão duração de 2 (dois) meses, observados os seguintes tópicos:

  • Os contratos terão vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 (trinta) dias.
  • As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da operação e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.
  • O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos e produtividade.

Concurso IBGE: Censo Demográfico 2020

De acordo com a Portaria Nº 207, de 2 de maio de 2019 e divulgada no Diário Oficial da União em 06 de maio de 2019, o IBGE está autorizado a contratar para o Censo Demográfico 2020 o quantitativo máximo de 234.416 profissionais temporários.

Segundo a Portaria, os cargos e vagas que serão abertos são:

[table id=190 /]

Agora, em 25 de setembro, foi divulgado o primeiro processo seletivo simplificado com vagas autorizadas pela Portaria. Conforme informado no edital, foram abertas 2.658 vagas para os cargos de Agente e Coordenador Censitário com remunerações iniciais de até R$ 3.100,00.

Clique aqui para saber de todas as informações sobre o concurso IBGE

Resumo do concurso IBGE Censo Experimental 2019

Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE)
Banca organizadora Comissão própria
Cargos Recenseador
Escolaridade Nível fundamental completo
Carreiras Administrativa
Lotação Poços de Caldas/MG
Número de vagas 27 vagas
Remuneração por produção
Inscrições de 16/10/2019 a 22/10/2019
Taxa de inscrição gratuito
Prova Avaliação de títulos
Link do edital
Avatar


16 de outubro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso ibge edital IBGE