Concurso INSS 2024: matérias cobradas em prova. Veja!

Concurso INSS: confira o que estudar para o próximo edital previsto para este ano. Saiba o que cai e prepare-se conosco!

Avatar


19 de abril4 min. de leitura

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

O concurso INSS é a novidade da vez! Afinal, foram solicitadas 1.574 vagas para o cargo de Perito Médico do Instituto Nacional do Seguro Social!

Além disso, a fase pré-edital de um concurso público é o melhor momento para iniciar os estudos. Então essa é a hora de começar a se preparar e se familiarizar com as matérias que costumam cair na prova do concurso INSS.

Pensando nisso, fizemos uma coletânea das principais matérias que caem no concurso INSS para o cargo de Perito Médico. Comece a sua preparação agora e garanta sua aprovação!

Fique por dentro das matérias que caem na prova do concurso INSS:

Concurso INSS: matérias que caem

De acordo com o edital passado do concurso INSS realizado em 2011, que ofereceu vagas de nível superior para o cargo de Perito Médico, confira abaixo as matérias:

Disciplinas
Língua Portuguesa
Ética no Serviço Público
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Medicina Geral
Legislação referente ao SUS
Medicina do Trabalho
Legislação do Trabalho
Legislação de Assistência Social
Legislação Previdenciária
Concurso INSS: disciplinas

As matérias mais cobradas para o cargo de Perito Médico são as de conhecimento específico. Em seguida a matéria de maior relevância para o cargo é: Língua Portuguesa.

Ao todo são 30 questões de conhecimentos gerais e 50 questões de conhecimentos específicos. Vale lembrar que o total de questões é distribuído entre as disciplinas.

Agora que você já possui essa informação fica muito mais fácil e eficaz organizar a rotina de estudos de forma mais coerente com o que vem sendo cobrado nas provas do concurso INSS.

A propósito, todo bom concurseiro sabe que não é recomendado dedicar o mesmo tempo de estudos para cada uma das disciplinas previstas no edital.

Concurso INSS: conteúdo programático do último edital

O último concurso INSS para o cargo de Perito Médico foi realizado em 2011, confira abaixo o conteúdo cobrado nas provas de conhecimento básicos:

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais.
  • Ética no Serviço Público: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº. 1.171/94 e Decreto nº 6.029/07.
  • Noções de Direito Constitucional: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. Da Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal).
  • Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. Agentes públicos espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº. 8.429/92 e alterações posteriores (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências).

Agora, confira o conteúdo cobrado nas provas de conhecimento específico para o cargo de Perito Médico:

  • Medicina Geral: Ética médico-profissional. Noções de epidemiologia: conceito, histórico e objetivos; relações de causa e efeito; índices e coeficientes sanitários; noções sobre a evolução natural das variadas doenças e os conceitos de epidemia, endemia, pandemia e prozodemia; epidemiologia atualmente no Brasil; epidemias e endemias atuais; doenças comunicáveis; investigação epidemiológica; níveis de prevenção e medidas profiláticas. Clínica médica e conduta médico-pericial. Noções gerais das áreas médicas: clínica médica; cirurgia; gineco-obstetrícia; psiquiatria; ortopedia; cardiologia. Conduta pericial. Legislação de Assistência Social: conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº. 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº. 1.744/95 e alterações posteriores).
  • Legislação referente ao SUS: Lei nº. 8.080/90 e alterações posteriores, Títulos I e II. Portaria nº. 3.908/98. Portaria MS nº. 1679, de 19/09/2002. Portaria MS nº. 656, de 20/09/2002. Portaria MS nº. 666, de 30/09/2002. Portaria MS nº. 777, de 28/04/2004.
  • Medicina do Trabalho: A Segurança e Saúde no Trabalho nos diplomas legais vigentes no país: Constituição da República Federativa do Brasil de Segurança e a Saúde no Trabalho nas seguintes Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho − OIT: Convenção nº. 81 − Inspeção do Trabalho (Decreto nº. 95.461, de 11/12/1987); Convenção nº. 139 − Prevenção e controle de riscos profissionais causados por substâncias ou agentes cancerígenos (Decreto nº. 157, de 02/06/1991); Convenção nº. 148 − Proteção dos Trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído, às vibrações no local de trabalho (Decreto nº. 93.413, de 15/10/1986); Convenção nº. 155 − Segurança de Saúde dos Trabalhadores (Decreto nº.
    1.254, de 29/09/1994); Convenção nº. 161 − Serviços de Saúde do Trabalho (Decreto nº. 127, de 22/05/1991). 3 Doenças ocupacionais, acidente do trabalho e conduta médico-pericial: conceito e epidemiologia; impacto do trabalho sobre a saúde e segurança dos trabalhadores; indicadores de saúde − doença dos trabalhadores; situação atual da saúde dos trabalhadores no Brasil; patologia do trabalho; conduta pericial; Normas Técnicas das LER/DORT.
  • Legislação do Trabalho: Consolidação das Leis do Trabalho − CLT – Títulos I e II. Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria MTb nº. 3.214, de 08/06/1978 e alterações posteriores. Normas Regulamentadoras Rurais, aprovadas pela Portaria MTb nº. 3.067, de 12/04/1988 e alterações.
  • Legislação de Assistência Social: Conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/93 e alterações e Decreto nº 6.214/07 e alterações).
  • Legislação Previdenciária: Seguridade Social: origem e evolução no Brasil; conceituação; organização e princípios constitucionais. Legislação Previdenciária: conteúdo; fontes e autonomia. (Lei nº 8.212, de 24/07/1991 – Títulos I a V, Título VI – Introdução e Capítulo I e Titulo VIII; Lei nº 8.213, de 24/07/1991, (na íntegra). Regulamento da Previdência Social: Decreto nº 3048, de 06/05/1999 e alterações. OS INSS/DSS nº 607, de 05/08/98; OS INSS/DSS nº 608, de 05/08/98; OS INSS/DSS nº 609, de 05/08/98; IN 45 de 06/10/2010. Lei 8.029 de 12/04/1990. Decreto nº 7.556, de 24/08/2011- Estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social. Funções institucionais do INSS; Aplicação das normas previdenciárias: vigência, hierarquia, interpretação e integração.

Concurso INSS: materiais gratuitos

O Gran preparou para você, que busca a aprovação no concurso INSS 2024, um material completo sobre a Legislação Previdenciária.

A matéria será cobrada em prova e faz parte dos conhecimentos específicos da área. Não perca tempo, prepare-se com os melhores professores e no melhor lugar! Basta clicar AQUI e acessar todo o nosso conteúdo sobre Legislações Específicas para o INSS.

Saiba tudo sobre o concurso INSS clicando AQUI!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Alô, concurseiros! Quer todo o suporte para estudar com confiança e facilidade? Conheça a nossa Assinatura Ilimitada 9.0. Confira as grandes novidades que aceleram a sua aprovação nos concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.

Confira os principais recursos da nossa Assinatura Ilimitada para acelerar a sua aprovação:

:caixa_de_entrada:  Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações:  Banco com mais de 2,6 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança:  Legislação em Destaque;
:robô_cabeça:  Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi:  Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada:  Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita: Garantia de atualização pós-edital;
:computador: Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro:  Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2:  Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido:  Entre outros.

Está esperando o quê para se tornar um GRAN Aluno e garantir a sua aprovação em 2024? Tenha acesso IMEDIATO à nossa plataforma. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Resumo do Concurso INSS

Concurso INSSInstituto Nacional do Seguro Social
Situação atualAnunciado
Banca organizadoraA definir
CargosPerito
EscolaridadeNível superior
CarreirasAdministrativa
LotaçãoNacional
Número de vagas1.574 vagas
Remuneraçãode R$ 6.498,84 a R$ 20.756,56
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso INSS

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


19 de abril4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado