Aprovado no Concurso MEC em 2 meses: conheça Rafael Q.!

Para Rafael Q., o concurso MEC era um total desafio, completamente desassociado dos conhecimentos do seu cargo de formação e que tinha até então. Ainda assim, em 2 meses, ele conquistou a aprovação. Veja como!

Avatar


13 de Dezembro de 2023

Aprovado no Concurso MEC em 2 meses: conheça Rafael Q.!

Formado em Odontologia pela Universidade de Brasília, Rafael Q. logo percebeu que não gostaria de seguir pela iniciativa privada: “Ao refletir sobre como proceder na vida profissional, percebi que o serviço público está mais alinhado com o meu perfil”, complementou.

Assim, em 2022, Rafael Q. iniciou os estudos para concursos públicos, focado, na época na seleção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal para a área de Odontologia. A aprovação dentro do número de vagas imediatas, contudo, não chegou daquela vez.

A experiência, contudo, serviu para que Rafael Q. refletisse sobre os concursos da área de odontologia, concluindo que teria mais chances de garantir o cargo público mais rapidamente se aumentasse o seu escopo.

Foi neste contexto que a oportunidade de prestar o concurso do Ministério da Educação surgiu, por sugestão de seu pai. E, mesmo com a perspectiva de um edital de concurso já publicado, Rafael Q. abraçou o desafio.

Na época, Rafael Q. trabalhava em uma clínica odontológica e estava se dedicando ao mestrado. No entanto, comprometido com a missão de aprovação, ele deixou a clínica.

Conciliações ainda precisaram ser realizadas, contudo. Rafael Q. conta que a compreensão do seu orientador, Carlos Eduardo Palhares, que também é professor aqui no Gran, foi essencial para que o processo de redação do artigo científico para a conclusão da dissertação de mestrado e os estudos para o Concurso MEC pudessem fluir.

Rafael Q. também cita o importante apoio de sua família nessa jornada, que possibilitou que pausasse a sua atividade profissional para que pudesse se dedicar integralmente aos estudos e a compreensão da proprietária da clínica.

Determinado a vencer o desafio, Rafael Q. estava diante de uma série de conteúdos que nunca tinha visto antes. No entanto, não se intimidou.

Assim, o resultado para todo o seu empenho e dedicação, não tardou a chegar: com a publicação da lista de aprovados para o Concurso MEC, ele foi aprovado como Técnico em Assuntos Educacionais!

Veja como ele descreveu o momento:

“Os sentimentos predominantes foram motivação, incitando-me a perseverar na trilha dos estudos para futuro certames, e de felicidade, advinda do entendimento de que, com a devida dedicação e aprimoramento, posso ser capaz de chegar lá!”

Como o Gran participou desta vitória?

Rafael Q. contou com o Gran como parceiro de estudos desde a sua primeira tentativa de aprovação, no Concurso SES DF. Assim, também esteve presente na conquista do cargo no Ministério da Educação!

Além dos materiais direcionados e de qualidade, ele ainda indicou a metodologia, preparo dos professores e muitos outros recursos disponibilizados na plataforma.

O Gran desempenhou um papel fundamental nesta conquista. Sua plataforma ofereceu um material de estudo bem estruturado e direcionado, com módulos intensivos e completos, ministrados por professores qualificados. A metodologia de ensino em videoaulas facilitou minha compreensão e retenção do conteúdo. Os simulados e questões foram peças-chave no meu aprimoramento e na construção da confiança para o dia da prova. Destaco a importância dos materiais didáticos de qualidade, do acesso ilimitado às aulas para estudo no meu próprio ritmo e da constante atualização do conteúdo de acordo com os editais.”

Muito satisfeito com a aprovação no Concurso MEC, Rafael Q. pretende continuar estudando para concursos público, em busca do seu cargo dos sonhos. Com todo o seu empenho e dedicação, não há dúvidas de que muitas outras conquistas ainda o aguardam!

Saiba TUDO sobre o Concurso MEC!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Rafael Q. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada 8.0, você garanta a melhor preparação para concursos públicos e exames. Veja os diferenciais:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 38 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da sua jornada. Confira:

Dicas e táticas de estudos de Rafael Q.

Uma parte importante da preparação de Rafael Q., sem dúvidas, esteve na análise detalhada do edital. Assim, ele percebeu em quais assuntos deveria focar, dedicando-se às matérias específicas primeiramente e encaixando as básicas apenas depois de ter finalizado o que tinha mais incidência.

Quanto à utilização dos materiais, Rafael Q. primeiramente tinha o costume de imprimir os PDFs, lendo-os antes de assistir às videoaulas. Já durante as aulas, ele tinha o costume de fazer anotações e, assim, complementar o material.

Por fim, tinha o costume de resolver questões todas as vezes que finalizava uma aula, identificando os tópicos recorrentes e, a partir deles, elaborando mapas mentais, resumos e recursos mnemônicos.

Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Rafael Q. compartilhou algumas dicas. Veja quais foram:

  • Organização é a chave: estabeleça um plano de estudos estruturado, considerando o tempo disponível, suas metas e os tópicos a serem abordados. Isso proporciona clareza e direcionamento aos seus esforços.
  • Estabeleça metas realistas: defina metas alcançáveis a curto e longo prazo. Isso ajuda a manter a motivação e proporciona um senso de realização gradual ao atingir objetivos menores.
  • Variedade nos métodos de estudo: experimente diferentes abordagens de aprendizado, como leitura, videoaulas, resolução de questões e elaboração de resumos. Encontrar o método que se alinha melhor ao seu estilo de aprendizado é crucial.
  • Revisões periódicas ativas: revise periodicamente e de modo ativo os conceitos aprendidos para reforçar a memória. A repetição espaçada é uma tática eficaz para consolidar o conhecimento ao longo do tempo.
  • Cuidado com o equilíbrio: Mantenha um equilíbrio saudável entre os estudos e o descanso. O autocuidado é vital para o bom desempenho a longo prazo.
  • Lembre-se, cada pessoa é única, então adapte essas dicas de acordo com suas necessidades e estilo de aprendizado. Persistência, consistência e adaptação são essenciais nessa jornada de preparação para concursos.

Por fim, Rafael Q. ainda deixou a mensagem:

“Encare a jornada de preparação para um concurso público como uma escalada de uma montanha imponente. Estabelecer um objetivo claro, investir em preparação e manter a disciplina são como os primeiros passos na base da montanha. À medida que você se aproxima do topo, o ar torna-se rarefeito, espelhando os desafios intensificados do percurso. Cada um que alcançou o cume enfrentou momentos de cansaço, fadiga e dificuldades. A verdadeira essência está na persistência, que se revela essencial nos momentos mais desafiadores, guiando-o rumo ao topo.”

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


13 de Dezembro de 2023