Como se organizar para estudar para concurso? Saiba mais!

A organização é um dos primeiros passos para garantir o sucesso das suas rotinas de estudos. Confira as 5 principais dicas de como se organizar para estudar para concurso e o que fazer para driblar a falta de tempo!

Avatar


08 de janeiro7 min. de leitura

Há quem diga que ser concurseiro é quase uma profissão. Isso não é sem razão: afinal, são muitas horas e muita energia dedicadas aos estudos. Para uma grande parcela de pessoas, essa missão vem acompanhada de conciliações com trabalho, faculdade e afins. E, mesmo quem pode se dedicar integralmente às rotinas de preparação, pode sofrer com as dúvidas naturais de início de trajetória. Afinal, como se organizar para estudar para concurso? Contamos para você neste artigo! Continue a leitura!

5 dicas de como se organizar para estudar para concurso

Antes de chegar às vias de fato de como se organizar para estudar para concurso , é preciso esclarecer alguns aspectos da sua preparação como: plano de estudos, ambiente e materiais.

Pense em como se organizar para estudar para concurso como a formulação de um plano de ação: para atingir qualquer objetivo de maneira mais rápida e objetiva é preciso um planejamento e é isso que exploraremos nos próximos tópicos.

Navegue pelo índice abaixo para saber mais sobre os primeiros passos de como se organizar para estudar para concurso:

  1. Quando estudar? 
  2. Como estudar? 
  3. Onde estudar?
  4. Como selecionar materiais?
  5. Motivação e estudo

1. Como se organizar para estudar para concurso: contabilize suas horas

O primeiro passo de como se organizar para estudar para concurso é compreender como o seu dia funciona. Você pode fazer isso desenhando uma grade dividida por dias da semana e horários em uma folha de papel: preencha com as atividades que você realiza atualmente, antes da inserção dos estudos para concurso.

Depois de concluída, analise quanto tempo livre você tem disponível e em quais partes do dia. Lembre-se que não é obrigatório que você tenha o mesmo número de horas livres todos os dias na missão de como se organizar para estudar para concurso: os estudos para concurso poderão ser adequados à sua realidade.

Dito isso, como se organizar para estudar para concurso também vai depender do momento do seu certame pretendido: se o edital estiver muito perto da publicação ou já estiver publicado, deixar algumas atividades de fora por hora para otimizar seus estudos poderá ser necessário.

Mesmo que você seja um concurseiro iniciante, se o certame para o qual você estiver estudando já estiver no momento pós-edital, é preciso começar já com um número de horas diárias mais altas.

A falta de hábito pode acabar entrando na tarefa de como se organizar para estudar para concurso, mas o mais importante é não desanimar. Exatamente para prevenir situações desse tipo, é sempre melhor começar a estudar desde o período pré-edital.

Como se organizar para estudar para concurso: o que fazer quando você tem pouco tempo ?

Alguns concurseiros possuem rotinas verdadeiramente muito cheias, precisando conciliar longas horas de trabalho, faculdade e outras atividades com os concursos públicos.

Se, ao contabilizar o seu tempo disponível, você perceber que não tem o número de horas recomendadas, o primeiro passo é não deixar que isso o desmotive. Em seguida, veja maneiras de contornar o problema:

  • 1. Como se organizar para estudar para concurso: classifique as suas atividades

Compromissos como o seu horário de trabalho dificilmente podem ser alterados, então, são atividades fixas. Busque compreender a sua rotina e classificar cada atividade entre algo que não pode ser adiado e outros compromissos que podem ser deixados para outro momento.

Fazer renúncias é difícil, mas pense nisso como um processo temporário que logo será recompensado com a conquista do cargo público.

  • 2. Como se organizar para estudar para concurso: utilize as horas coringas ao seu favor

Desde esperar em uma fila longa até a viagem de ônibus de volta para a casa, é comum encontrarmos momentos táticos no nosso dia, nos quais os conteúdos podem fazer uma pequena aparição.

Recursos como videoaulas, audioaulas, flashcards, resumos e resolução de questões podem conectar esses momentos ao processo de preparação.

  • 3. Como se organizar para estudar para concurso: produza material de revisão

Além de assimilar mais rapidamente os conteúdos que você estudou na hora de fabricar os materiais, você também garante que não estudará aquele assunto integralmente de novo, ganhando tempo.

  • 4. Como se organizar para estudar para concurso: divida suas sessões de estudos

É comum que as pessoas queiram definir um período único de estudos, muitas vezes até por costume. No entanto, a divisão de sessões de estudos ao longo do dia é muito benéfica e pode trazer benefícios para a sua preparação.

  • 5. Como se organizar para estudar para concurso: use o final de semana ao seu favor:

 É possível tirar parte do peso da semana dedicando-se um pouco mais aos estudos aos finais de semana. Novamente, ao produzir bons materiais de revisão durante as rotinas de estudos mais longas, você poderá aproveitar as poucas horas disponíveis durante a semana especialmente para revisar e fortalecer seus conhecimentos.

2. Como se organizar para estudar para concurso: plano de estudos

Depois de definir o número de horas de estudo por dia é hora de adequá-las a um plano de estudos: ou seja, uma organização de tempo que leva em consideração o número de conteúdos previstos em edital e a sua relevância.

Nessa etapa você também poderá definir se prefere o cronograma, ciclo de estudos ou mesmo uma mistura dos dois, decisões essenciais no processo de como se organizar para estudar para concurso. Confira:

  • 1. Como se organizar para estudar para concurso: cronograma de estudos

Assemelha-se muito a uma grade escolar. Nela, você define um grupo fechado de matérias a serem estudadas em cada dia, em horários pré-definidos e específicos. O cronograma de estudos não apresenta muita flexibilidade, já que qualquer imprevisto nos seus planos pode atrasar consideravelmente toda a preparação. Analogamente, essa técnica pode trazer uma sensação maior de conforto e segurança para concurseiros ansiosos.

  • 2. Como se organizar para estudar para concurso: ciclo de estudos

Como o próprio nome já sugere, o ciclo de estudos estrutura os conteúdos de maneira rotativa, sem definição de matérias específicas por dia. Também não há necessidade de definir um horário específico. Você começa os estudos quando puder, marca onde parou e recomeça do mesmo lugar quando voltar. A maneira como é estruturado garante que o aluno nunca ficará muito tempo sem revisitar alguma matéria importante.

  • 3. Como se organizar para estudar para concurso: cronograma de estudos + ciclo de estudos

Com essa combinação, o aluno define horários fechados ao longo do dia para estudar, mas utiliza-se sempre do ciclo de estudos, sem precisar planejar quais matérias serão estudadas. Assim, caso qualquer imprevisto aconteça, ele pode retomar onde parou sem a necessidade de reorganizar todo o restante da sua semana.

Se você não souber qual desses planos de estudos é melhor para você, experimente! Parte do processo de crescer como um concurseiro e de como se organizar para estudar para concurso está na experimentação com métodos e técnicas de estudo.

Como se organizar para estudar para concurso: quanto tempo dedicar para cada conteúdo?

Essa é uma pergunta muito comum, especialmente para concurseiros que estão iniciando a sua trajetória agora e têm muitas dúvidas de como se organizar para estudar para concurso.

É sempre importante lembrar que a distribuição de horas na hora de como se organizar para estudar para concurso não será a mesma para todos os conteúdos previstos em edital. Na realidade, essa divisão leva em consideração:

  • 1. Como se organizar para estudar para concurso: a relevância desse conteúdo

É uma matéria que apresenta um grande quantitativo de questões? Ou então sempre foi cobrada em peso em provas anteriores? Esses são fatores que podem definir uma matéria que merece mais atenção na hora de como se organizar para estudar para concurso.

  • 2. Como se organizar para estudar para concurso: sua experiência pessoal com a matéria

Existe algum assunto que você tem mais dificuldade? Então, pode ser recomendado que ele receba uma quantidade maior de tempo para otimizar a preparação.

  • 3. Como se organizar para estudar para concurso: indicação de professores e especialistas

Professores que se dedicam ao ensino para concursos públicos estão em contato constante com as tendências para cada carreira e particularidades de editais. Assim, eles podem indicar os conteúdos que precisam de atenção especial.

    Para ajudá-lo na definição de cada um dos 3 pontos acima, você deverá utilizar ao seu favor: o edital de concurso, as provas já realizadas, o perfil da banca examinadora e a resolução de questões de concurso. 

    Se ainda for muito difícil fazer essas definições de como se organizar para estudar para concurso sozinho, o Gran disponibiliza alguns recursos e ferramentas que podem ajudá-lo nesta etapa. Confira:

    3. Como se organizar para estudar para concurso: ambiente de estudos

    Seu ambiente de estudos para concursos poderá influenciar consideravelmente nos seus rendimentos e na maneira de como se organizar para estudar para concurso: tanto para o bem, quanto para o mal.

    A recomendação geral é que você escolha um ambiente silencioso, fresco e sem distrações. Para algumas pessoas, isso quer dizer ir para uma biblioteca ou sala de estudos para avançar na matéria.

    Para quem prefere ou só pode estudar em casa, a recomendação de como se organizar para estudar para concurso é buscar uma mesa onde você possa estudar por várias horas seguidas de maneira confortável.

    Também é preciso tomar cuidado com o excesso de post-its e decorações que possam tirar o seu foco instantâneo da matéria que está sendo estudada: afinal, o nosso cérebro é facilmente estimulado. 

    Dito isso, nada de estudar com a televisão ligada! O objetivo é minimizar ao máximo o número de distrações para se concentrar nos estudos.

    Se você mora com outras pessoas, tente conversar com elas, explicar o que você está fazendo e pedir ajuda na hora de construir um ambiente livre de distrações para que você possa garantir uma preparação de qualidade e conquistar a aprovação em menos tempo.

    4. Como se organizar para estudar para concurso: material de estudos

    Contar com um material de qualidade, atualizado e objetivo é essencial na missão de como se organizar para estudar para concurso e garantir que cada um dos passos anteriormente realizados nessa lista seja mais eficiente. Assim, é importante que você se identifique com a maneira como os conteúdos são ministrados.

    Que tal testar a metodologia do Gran por meio de cursos e aulas gratuitas? Confira abaixo:

    Como se organizar para estudar para concurso: garanta todos os materiais e recursos essenciais para a aprovação com a Assinatura Ilimitada!

    Confira abaixo todos os recursos da preparação mais completa para concurso e exames, que pode ajudar você em como se organizar para estudar para concurso e muito mais!

    :caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
    :anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
    :fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
    :folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
    :calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
    :gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
    :balança: Legislação em Destaque;
    :robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
    :mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
    :página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
    :avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
    :seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
    :computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
    :professor_neutro: Salas particulares;
    :mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
    :círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

    Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

    Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

    5. Como se organizar para estudar para concurso: não dependa da motivação para produzir

    Não tem nada melhor do que investir em um projeto para o qual você se sente motivado: as tarefas se tornam mais fáceis e parece até que você rende mais, porque está 100% concentrado no seu objetivo.

    No entanto, quando o assunto é como se organizar para estudar para concurso e efetivamente colocar a mão na massa, é sempre importante lembrar que é uma trajetória extensa, construída pouco a pouco a cada dia.

    Ainda assim, é essencial que você mantenha a constância nos seus estudos na missão de como se organizar para estudar para concurso. Lembre-se que todos os dias são diferentes, tenha paciência consigo mesmo e faça o seu melhor: estudar é um hábito que, depois de adquirido, se tornará mais fácil de fazer mesmo nos dias mais difíceis.

    Como se organizar para estudar para concurso: videoaula

    Ficou alguma dúvida sobre como se organizar para estudar para concurso? Então confira a aula gratuita abaixo com o professor Alexandre Meirelles para aprender a como se organizar para estudar para concurso antes mesmo da publicação do edital:


    Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
    clique nos links abaixo:

    Concursos Abertos

    Concursos 2024

    Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
    clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

    Telegram

    Avatar


    08 de janeiro7 min. de leitura