Vitória dupla no Concurso PC PB: conheça Jônata Matias!

Estudando como foco total no Concurso PC PB por 6 meses, Jônata Matias conquistou a aprovação para os cargos de Perito Criminal e Papiloscopista. Saiba mais sobre a sua história!

Avatar


22 de junho3 min. de leitura

Vitória dupla no Concurso PC PB: conheça Jônata Matias!Natural de Natal/RN, a trajetória de Jônata Matias de Araújo no mundo dos concursos teve início com estudos para a Polícia Rodoviária Federal. Na época, ele ainda não tinha uma direção muito bem definida sobre o tipo de cargo que gostaria de ocupar, mas sabia que seu lugar era na Carreira Policial. Foi assim que, juntando a experiência obtida para a PRF e para o posterior Concurso PC RN, descobriu o amor pela Medicina Legal e Criminalística: duas matérias base para o cargo de Perito Criminal. Foi nesse contexto que o Concurso PC PB surgiu.

A nova oportunidade de aprovação no cargo dos sonhos para Jônata Matias, no entanto, viria depois de mais uma reprovação, dessa vez para o Concurso ITEP RN. Longe de pensar em desistir, contudo, ele se empenhou ainda mais no Concurso PC PB, encaixando os estudos em sessões de 1 hora/ 50 minutos ao longo do dia.

“De manhã, eu fazia uma revisão do que tinha estudado no dia anterior. Durante a tarde, no trabalho, estudava mais 2 ou 3 blocos e à noite mais 2 ou 3.”

Trabalhando em um Call Center na época, Jônata Matias ainda precisava conciliar a preparação para o Concurso PC PB com os treinos. Ele compartilhou que uma das suas maiores dificuldades durante o período foi o peso da rotina de estudos, que acaba se acumulando ao longo do tempo. Contudo, para combater esse aspecto, ele pôde contar com eventuais válvulas de escape que vinham no contato com amigos, família e na realização de exercícios físicos.

A recompensa estava esperando por Jônata Matias ao final da estrada com a chegada da lista de aprovados do Concurso PC PB. Afinal, ele garantiu a aprovação não só em um, mas em dois cargos: Perito Criminal e Papiloscopista.

“A sensação é indescritível. Saí do local de prova sabendo que tinha dado o meu melhor, que tinha estudado da melhor forma possível e que era capaz, mas você aceita o resultado que vier. Se der ótimo, se não der, continua. Ver o resultado de todo o sacrifício no Diário Oficial traz mais um alívio. Alívio de que vou poder sossegar um pouco dos estudos, mas creio que a felicidade ainda maior virá com a nomeação.”

Como o Gran participou dessa história?

Jônata Matias conta que o Gran Cursos Online, além de fornecer PDFs e videoaulas que auxiliaram na complementação dos seus estudos, também surpreendeu em quesito de ferramentas e requisitos. Assim, foi mais fácil organizar suas rotinas de preparação para o Concurso PC PB e praticar com exercícios, provas passadas e simulados.

“O aplicativo Gran Gerenciador de Estudos ajudou muito, eu não conseguia mais estudar sem registrar o tempo nele. No trabalho estudava pelo celular, então usava muito o aplicativo de aulas do Gran. Quanto às questões também cheguei a utilizar o aplicativo de questões do Gran, além dos simulados.”

Aguardando a realização das próximas etapas do Concurso PC PB, Jônata Matias está ansioso e otimista quanto à possibilidade e nomeação. Sem dúvida, ele fez a sua parte, mostrando muita dedicação, força e foco!

Saiba TUDO sobre o Concurso PC PB! 

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Jônata Matias de Araújo e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Na Assinatura Ilimitada 7.0, você pode conferir:

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0

Dicas e técnicas de estudo de Jônata Martins

Além de serem bem distribuídas em um bom ciclo de estudos, as sessões de estudo de Jônata Martins para o Concurso PC PB também apresentavam um excelente equilíbrio entre novos conteúdos, prática e revisões.

No início de cada dia, por exemplo, ele conta que sempre realizava uma revisão dos assuntos estudados no dia anterior por meio de questões. Já a tarde e a noite eram reservadas ao aprendizado de novos conteúdos. Por fim, Jônata Matias finalizava a semana com um simulado e mais uma grande revisão geral.

Ele conta que um ponto muito importante na trajetória de aprender a estudar, é compreender o que funciona para você. Muitas dessas noções, contudo, só vêm com o tempo. É preciso ter paciência e abertura para experimentar e adotar novas técnicas.

Para os concurseiros que continuam na luta para a aprovação, Jônata Martins deixou a mensagem:

“Não desista. Muitas pessoas perdem motivação com a quantidade limitada de tempo para estudar, com a falta de certames, ou com a concorrência. Cada um possui a sua própria jornada, não importa se você estuda 1h, 5h ou 8h por dia; se estuda para concurso de prefeitura ou federal. O importante é estudar e ter em mente que é aquilo mesmo que você quer e que vai fazer pelos próximos anos. E, na dúvida de qual área ou carreira escolher, começa por qualquer uma, pega um concurso pequeno mesmo. Um dia você acaba se descobrindo ou descartando o que não combina com você, assim como eu. Descobri que gostava da área Pericial estudando para um concurso que nem era de Perícia.” 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de junho3 min. de leitura