Concurso PC PR: EDITAL RETIFICADO! Confira detalhes aqui!

Concurso PC PR: Professor Felipe Leal explica as retificações do edital que oferta 400 vagas!

Fique atento! O edital do concurso Polícia Civil do Estado do Paraná sofreu inúmeras retificações, referentes a requisitos, isenção da taxa de inscrição, modo de aplicação das provas, conteúdo programático, entre outros. Confira! (Concurso PC PR)

Com a ajuda do professor Felipe Leal, que explicou as retificações, nós escrevemos aqui para você não ter dúvidas!

Requisitos

Para os cargos de Investigador da Polícia e Papiloscopista, de acordo com o novo edital, é necessário curso de graduação de nível superior completo em qualquer área de conhecimento. No antigo edital, estava “curso superior completo em qualquer área”, ou seja, alterou apenas a forma escrita, o requisito continua o mesmo.

Foi excluído do edital o requisito para investidura nos cargos: não ter títulos protestados e não ter sofrido execução judicial, bem como não ter respondido a ações civis desabonadoras, observada a costumácia e as razções do inadimplemento da dívida.

Isenção

As solicitações de isenção da taxa deverão ser realizadas até as 12h do dia 13/05/2020.

Caso seja doador de sangue, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br), imprimir o extrato de dados ao final do processo de inscrição, anexar um documento original de doador de sangue ou fotocópia autenticada desse documento, expedido por Banco de Sangue ou Instituição de Saúde vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que comprove a doação de sangue por, no mínimo, duas vezes no período dos últimos 12 meses anteriores à data de publicação do edital, ou seja, no período de 08/04/2019 a 07/04/2020. Os documentos devem ser encaminhados por meio de formulário eletrônico.

Candidatos com deficiência

O candidato inscrito para concorrer às vagas destinadas à pessoa com destinadas à pessoa com deficiência deverá encaminhar laudo médico au NC/UFOR (…) O laudo médico comprovando a deficiência será aceito desde que, na data de início das inscrições, tenha prazo máximo de 12 meses de expedição. Antes, o prazo era de apenas seis meses.

O candidato aprovado e convocado à assunção do cargo, antes da posse, deverá ser submetido a avaliação por junta médica promovida por equipe multiprofissioal designada pelo Presidente da Comissão do Concurso Público para verificação da deficiência, sua extensão e bem ainda a compatibilidade com exercício do cargo.

Foi excluído do edital a exigência como parâmetro de aprovação a acuidade visual a seis metros de distância, cuja a avaliação será em cada olho, separadamente.

A junta médica analisará a qualificação do candidato como deficiente, a extensão da deficiência e a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência por ele apresentada.

Provas

Será objeto de avaliação apenas a Legislação e suas respectivas alterações publicadas até a data imediatamente anterior à publicação deste edital (07/04/2020).

Para a Prova de Conhecimentos Específicos, destinada para o cargo de Delegado de Polícia, será permitida a consulta à legislação, desde que editada em livro sem quaisquer anotações, comentários, apontamentos (admitindo, apenas, o uso de marca-texto, grifos ou sublinhados), jurisprudências, súmulas, orientações jurisprudenciais ou enunciados dos tribunais.

A lista classificatória dos candidatos convocados para a realização da Prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Delegado de Polícia será elaborada seguindo a ordem decrescente das notas obtidas na Prova Preambular Objetiva, e será divulgada a partir de 20/08/2020.

A lista com o nome dos candidatos classificados para a correção das questões discursivas para os cargos de Investigador de Polícia e Papiloscopista será elaborada seguindo a ordem decrescente das notas obtidas na soma da pontuação da Prova Preambular Objetiva e da Prova de Conhecimentos Específicos Objetiva, e será divulgada também a partir de 20/08/2020.

Todos os candidatos aos cargos de Investigador de Polícia e Papiloscopista realizarão as provas da 2ª Fase simultaneamente a 1ª fase, porém, apenas serão considerados classificados para a correção da questão discursiva os candidatos que alcançarem, no mínimo, 42 pontos na soma das notas das Provas Preambular Objetiva e de Conhecimentos Específicos Objetiva e que, seguindo a ordem decrescente das notas obtidas, figurem seguintes posições de classificação.

A Prova de Higidez Física terá caráter eliminatório e consiste na realização de exame médico clinico. Foi excluído o formato presencial no edital.

Os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia deverão observar os limites de mínimo e máximo de linhas propostos ao enunciado de cada questão discursiva, sob pena de sofrerem descontos na nota ou mesmo terem questão sumariamente zerada.

Os candidatos aos cargos de Investigador de Polícia e Papiloscopista deverão observar o limite mínimo de 20 e máximo de 25 linhas proposto para a questão discursiva, sob pena de sofrerem descontos na nota ou mesmo terem questão sumariamente zerada.

Os exames laboratoriais, os exames complementares e as avaliações deverão, obrigatoriamente, ser colocados em um envelope lacrado, devidamente identificado, que deverá ser entregue no seguinte endereço: Núcleo de Concursos da UFPR, Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, 1540 – Juvevê, CEP 80035-050, Curitiba PR. Especificar no envelope: Polícia Civil do Paraná – Edital N° 002/2020 – Prova de Higidez Física – CARGO. As datas serão divulgadas por meio de edital específico.

Os testes da Prova de Aptidão Física foram alterados, veja:

Concurso PC PR

Além disso, nova retificação na prova física diz que, caso o candidato não consiga atingir o índice estabelecido na tabela de desempenho mínimo na primeira tentativa, ele terá mais duas chances, devendo haver um intervalo de no mínimo um minuto entre uma tentativa e outra. Se o candidato não conseguir atingir o referido índice na tabela de desempenho mínimo até a terceira tentativa será considerado inapto e estará desclassificado do concurso.

Também há pequenas alterações no conteúdo programático e nas causas incapacitantes na Prova de Higidez Física. Clique aqui para ler todo o edital!

Saiba mais sobre o concurso da Polícia do PR aqui!

Veja o vídeo do professor Felipe Leal explicando a retificação do edital aqui embaixo!

Resumo do Concurso PC PR:

Concurso Polícia Civil do Estado do Paraná (Concurso PC PR)
Banca organizadora Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR-UFPR)
Inscrições de 04/05/2020 a 02/06/2020
Cargos Delegado, Papiloscopista e Investigador
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policial
Lotação Paraná
Número de vagas 400 vagas anunciadas
Remuneração de R$ 5.867,45 a R$ 18.280,05
Data da prova objetiva 26/07/2020 e 13/09/2020 (Delegado – Prova específica)
Links dos editais Clique aqui e leia o edital do concurso PC PR

Edital retificado! 

 

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo