Concurso PC SP: veja as 10 dicas proféticas para a prova!

Vai fazer a prova do Concurso PC SP neste domingo (22/05) para os cargos de Escrivão ou Investigador? Então não deixe de conferir as dicas dos professores da equipe Gran Cursos Online!

Avatar


17 de Maio de 2022

O Concurso PC SP para os cargos de Escrivão e Investigador acontecerá neste domingo (22/05) no período da manhã. A nova seleção da Polícia Civil do Estado de São Paulo oferta um total de 2.500 vagas de nível superior, sendo 1.600 para Investigador e 900 para Escrivão. A remuneração inicial dos dois cargos é de $ 3.931,18.

Com duração total de 4 horas e aplicação nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba, a etapa de avaliação de conhecimentos do Concurso PC SP (Investigador e Escrivão) compreenderá provas objetivas e discursivas.

Para ajudar você a garantir o melhor desempenho possível, a equipe de professores do Gran Cursos Online preparou 10 dicas  para as principais matérias do Concurso PC SP. Venha conferir!

Saiba TUDO sobre o Concurso PC SP! 

 

Concurso PC SP: dicas proféticas para a sua prova

A última semana de preparação para qualquer concurso público deve ser voltada essencialmente para as rotinas de revisão. Na  semana decisiva para o Concurso PC SP, veja abaixo quais pontos de conteúdo merecem mais atenção, de acordo com os professores do Gran Cursos Online!

1. Gramática e Texto para o Concurso PC SP  – Tereza Cavalcanti

Vamos lembrar algumas regrinhas de emprego e colocação de pronomes? Os pronomes “lhe”, “lhes” só podem ser usados, como complementos verbais, na função de objeto indireto. Então, está errada a frase “Eu lhe observei durante a reunião”, visto que “observar” exige objeto direto, que não pode ser representado por “lhe”. Os principais fatores de atração para a próclise são estes: palavras negativas, advérbios, conjunções subordinativas, a palavra “que”.

2. Legislação Especial para o Concurso PC SP – Diego Fontes

Os crimes de abuso são próprios, praticados por agentes públicos. É possível coautoria ou participação de particulares, caso haja conhecimento da condição de agente público do aliado. São dolosos, com especial fim de agir: prejudicar outrem; ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro; ou agir por mero capricho ou satisfação pessoal. São de ação penal pública incondicionada, cabendo ação penal privada subsidiária da pública no prazo de 6 meses da data em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia. É efeito AUTOMÁTICO da condenação tornar certa a reparação dos danos. Os efeitos não automáticos, que exigem reincidência específica, são: perda do cargo, do mandato ou da função pública e a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública pelo período de 1 a 5 anos.

3. Direitos Humanos para o Concurso PC SP – Alice Rocha

O crime de injúria racial, espécie do gênero racismo, é imprescritível. A prática de injúria racial, prevista no art. 140, § 3º, do Código Penal, traz em seu bojo o emprego de elementos associados aos que se definem como raça, cor, etnia, religião ou origem para se ofender ou insultar alguém. Sendo assim, art. 5º (…) XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei, pode ser incluído nesse mandado constitucional. STF. Plenário. HC 154248/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 28/10/2021 (Info 1036).

4. Código de Processo Penal para o Concurso PC SP – Danielle Rolim

Se o executor do mandado verificar, com segurança, que o réu entrou ou se encontra em alguma casa, intima o morador a entregá-lo. Se não for obedecido imediatamente, o executor convocará duas testemunhas e: 1) sendo dia, entrará à força na casa, arrombando as portas, se preciso; 2) sendo noite: a) intima o morador; b) se não for atendido, guarda todas as saídas e; c) logo que amanheça, arromba as portas e efetua a prisão. Aplica-se também à prisão em flagrante.

5. Constituição Federal para o Concurso PC SP – Gustavo Brígido

A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Às Polícias Civis, dirigidas por Delegados de Polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

6. Noções de Criminologia para o Concurso PC SP – Laécio Carneiro

A Criminologia é uma ciência empírica, indutiva e interdisciplinar. Tem como objetos o delito, o delinquente, a vítima e o controle social. Tem como objetivos a prevenção e o controle da criminalidade. A prevenção pode ser primária, secundária ou terciária. O controle pode ser informal ou formal. Nos dias atuais, a Criminologia explica o crime por teorias principalmente sociológicas, que podem ser classificadas como de consenso ou de conflito.

7. Noções de Lógica para o Concurso PC SP – Marcelo Leite

Enfim, chegou o grande dia! Vamos às dicas preciosas de Noções de Raciocínio Lógico que certamente estarão presentes no seu certame.

1) Tabela-Verdade, Negação e Equivalência Lógica.

2) Sequências Lógicas com números, letras ou figuras.

3) Verdades e Mentiras, Associação Lógica e Posições.

 

8. Código Penal para o Concurso PC SP  – Érico Palazzo

O emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido qualifica o crime de homicídio. Já o emprego de arma de fogo de uso permitido não gera qualquer consequência neste tipo penal. Por outro lado, no crime de roubo, o emprego de arma de fogo de uso permitido majora a pena em 2/3 e o emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido faz a pena ser aplicada em dobro.

 

9. Direito Administrativo para o Concurso PC SP  – Gustavo Scatolino

ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA OU DIRETA corresponde à atuação direta pelo próprio Estado através de seus órgãos. A criação de órgãos resulta da DESCONCENTRAÇÃO que é uma distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica. Na desconcentração tem-se o CONTROLE HIERÁRQUICO, pois os órgãos de menor hierarquia permanecem subordinados aos órgãos que lhe são superiores.

 

10. Noções de Informática para o Concurso PC SP  – Jeferson Bogo

As páginas da Deep Web (“Internet Profunda”) não são encontradas (indexadas) pelos sites de buscas da Surface Web (“A Internet da superfície – “Surface Web”), além disso a velocidade de acesso às páginas e conteúdo de um modo geral é mais lenta pela utilização da criptografia e triangulação de servidores, recurso que visa manter o anonimato na rede. Embora a Deep Web seja muito conhecida por hospedar conteúdo ilegal (que existe lá), armazena conteúdo “normal”. A Dark Web é conhecida por ser uma rede ainda mais protegida, mantendo a mesma estrutura técnica da Deep Web.

Concurso PC SP: questões e aulas gratuitas para a sua revisão!

Além das dicas proféticas, durante a última semana de preparação para o Concurso PC SP você também poderá conferir programação diária de aulas de revisão e resolução de questões sobre os principais tópicos no canal de Youtube do Gran Cursos Online!

Veja abaixo a aula gratuita para a matéria de Língua Portuguesa com o professor Elias Santana!

Confira toda a programação aqui! 

Para manter a prática em dia, você ainda pode contar com a plataforma Gran Cursos Questões! Resolva milhares de questões gratuitamente e pratique diretamente para a prova formulando simulados exclusivos! Dentre os diferenciais estão os exercícios comentados (por texto e vídeo), possibilitando uma revisão ainda mais eficiente.

Comece a resolver questões comentadas e gratuitas para o Concurso PC SP agora mesmo!

Concurso PC SP: resumo

Concurso Polícia Civil SP Polícia Civil do Estado de São Paulo
Situação atual Edital Publicado
Banca organizadora Fundação VUNESP
Cargos Escrivão e Investigador
Escolaridade Nível Superior
Carreira Segurança Pública
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 2.500 vagas
Remuneração R$ 3.931,18
Inscrições de 03 de março de 2022 a 1º de abril de 2022
Taxa de inscrição R$ 105,50
Data da prova objetiva 22 de maio de 2022
Confira os editais Escrivão / Investigador

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

 

Avatar


17 de Maio de 2022