Concurso público: como se preparar na reta final?

Revisões, questões e simulados são três dos maiores aliados quando o assunto é reta final para provas de concurso público. Saiba mais!

Avatar


02/03/2022 | 17:04 Atualizado há 161 dias

Quando a data de aplicação da prova do concurso público que você vai prestar se aproxima, é normal ficar nervoso mesmo se você já estiver se dedicando aos estudos por um tempo. Afinal, a sensação mais comum é de que não deu tempo para estudar tudo. Isso é esperado, já que a maioria dos concursos públicos conta com editais muito extensos, praticamente impossíveis de cobrir completamente em apenas alguns meses.

Também há casos de pessoas que só descobrem o edital do concurso público dos sonhos em cima da hora, às vezes no final do período de inscrições: então, o que fazer? Como otimizar o máximo do seu tempo nessa reta final e buscar a aprovação?

Neste artigo traremos soluções para esses dois casos de preparação de reta final para concursos públicos. Acompanhe!

Destaques:

 

Concurso público: o que é a reta final de preparação?

De modo geral, o conceito de reta final de preparação para concursos público se inicia faltando cerca de um mês para a prova. A partir desse marco temporal (e cada vez mais), suas rotinas de estudo deverão se focar especialmente no estudo prático e revisão de conhecimentos.

É claro que existe a possibilidade de continuar aprendendo novos conteúdos um mês antes da prova. De acordo com o professor Alexandre Meirelles, contudo, a recomendação é deixar de estudar novos conteúdos no período de 5 a 3 dias antes da prova. Assim, você garante tempo para realizar uma revisão final de pontos mais importantes, fórmulas e esquemas  mais “decorebas”, sem esquecer de reservar um tempo também para o descanso.

Preparação de reta final para concurso público: como fazer?

Confira abaixo o passo a passo de como adequar a sua preparação de concurso público para o momento de reta final.

1. Reta final de concurso público: adeque o cronograma de estudos

O cronograma/ciclo de estudos que o acompanhou até aqui muito provavelmente precisará ser alterado para garantir maior otimização dos estudos. A recomendação, na realidade, é realizar um novo “planejamento de guerra”, levando em consideração as particularidades desse último mês de preparação para o concurso.

Na prática isso quer dizer contabilizar todos os dias e horas líquidas de estudos que você terá até a prova. Também é o momento de deixar de lado todos os compromissos que podem ser adiados e garantir o maior número de horas para encerrar seus estudos com chave de ouro.

Com as suas horas líquidas de estudos em mãos, faça uma nova divisão de conteúdos que deverá ser baseada em:

  • Conteúdos em que você ainda tem dificuldade;
  • Matérias com maior peso;

Assim, se você contabilizou 50 horas de estudos restantes, vale a pena enumerar as disciplinas por grau de prioridade e avaliar uma distribuição de tempo proporcional: não de acordo com o tempo para cada disciplina e sim com a importância do conteúdo para a sua preparação! Dessas 50 horas, 10 poderiam ser reservadas a matéria de Língua Portuguesa, 8 horas para Matemática e assim por diante.

2. Reta final de concurso público: resolva muitas questões e simulados

Se a resolução de questões era importante no início da sua preparação, agora ela é ainda mais essencial. Essa técnica vai ajudá-lo a assimilar todos os conteúdos estudos nos últimos meses, ainda acostumando-o ao ritmo e perfil da banca avaliadora.

De fato, para os conteúdos que você já domina, já não é tão interessante assistir a videoaulas e ler conteúdo teórico: apenas a finalização com questões pode ser o suficiente. Dessa forma você só recorre ao material de revisão se uma dúvida pontual aparecer na resolução de itens.

Por outro lado, os simulados e provas passadas irão “amarrar” todos os conhecimentos juntos, permitindo que você aperfeiçoe ainda mais o seu tempo de resolução da prova de concurso público.

Onde resolver questões de concurso e simulados grátis?

No Gran Cursos Questões você encontra um rico acervo de questões, provas e simulados gratuitos! Ao realizar o seu cadastro, você pode criar cadernos de questões de preparação para a sua reta final e acessar itens com gabarito comentando, otimizando a sua preparação de reta final para o seu concurso público dos sonhos. Além disso, os painéis de desempenho também ajudarão na visualização de progresso para cada matéria.  O Gran Cursos Questões pode ser acessado tanto em desktop como no seu celular, acompanhando-0 em todos os lugares!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

3. Reta final de concurso público: utilize seus materiais de revisão

Ao longo de uma rotina dinâmica de estudos para concursos públicos, há a possibilidade de produzir resumos, esquemas e flashcards. Todos esses recursos auxiliam no momento em que são produzidos (você transforma o estudo passivo em ativo) e também previnem que você precise recorrer ao material integral novamente.

Caso você não tenha produzido esses tipos de materiais, o Gran Cursos Online disponibiliza recursos de revisão na sua plataforma de estudos. A ferramenta de mapas mentais, por exemplo, pode ser uma grande aliada na sua preparação de reta final para concurso público.

4. Reta final de concurso público: revise os principais acontecimentos dos últimos meses

A matéria de atualidades é constantemente cobrada em questões de concursos e também na redação de provas discursivas. Por isso, é importante garantir que você está por dentro dos principais acontecimentos que podem aparecer na sua prova de concurso público. Se algo muito importante aconteceu apenas algum tempo antes da prova (num intervalo de até um mês antes das avaliações), ainda pode ser que o evento seja incluído.

Para otimizar sua preparação em atualidades, o Gran oferece uma série de aulas gratuitas mensais com os principais acontecimentos relevantes para concurso público!

Confira um episódio de “Gabaritando Atualidades” 

5. Reta final de concurso público: não se desespere!

Se faltam apenas algumas semanas para o concurso público e você percebe que não conseguirá estudar todos os conteúdos, não se desespere! Busque organizar suas rotinas da melhor maneira possível, priorizando sempre as matérias mais importantes. Lembre-se: não é preciso dominar todo o conteúdo para ser aprovado. De fato, o estudo para concursos públicos se beneficia bem mais da diversidade e constância do que o aprofundamento em cada matéria.

Mantenha o seu foco na aprovação, buscando evitar comparações com outras pessoas: cada pessoa tem a sua realidade e você deve focar sempre em fazer o seu melhor. Caso você de fato não seja aprovado dessa vez, todos os conhecimentos obtidos permanecerão com você e poderão ser utilizados para buscar uma nova aprovação em outro concurso público.

Preparação de reta final para concurso público: o que fazer se você iniciou seus estudos em cima da hora?

Caso você não tenha trazido um histórico de meses de preparação consigo para o momento de reta final do concurso público, a organização e administração de tempo deverá ser ainda mais minuciosa no seu caso. Afinal, o tempo disponível não será o suficiente para “zerar o edital” ou mesmo estudar a grande maioria das matérias.

O primeiro passo é buscar orientações sobre as matérias mais cobradas pela banca examinadora: você pode fazer isso por meio de eventos gratuitos no canal de Youtube do Gran ou pelo filtro de Assuntos Frequentes do Gran Questões. Depois de tomar nota desses conteúdos, eles deverão ser o principal foco da sua preparação.

Todas as dicas apresentadas anteriormente também valem para você. Ou seja: apostar em questões, simulados, resumos, esquemas e flashcards. A principal dica também permanece: mantenha a calma e tente aproveitar o seu tempo disponível da melhor maneira possível.

Concurso público: conheça as maratonas de reta final e Semana Decisiva

Você sabia que é possível participar gratuitamente de aulas de revisão para o concurso público dos seus sonhos no canal de Youtube do Gran Cursos Online? Basta acompanhar a programação para ter acesso a um rico calendário de eventos, incluindo a preparação para a reta final dos principais concursos públicos.

As maratonas de resolução de questões podem acontecer desde o momento pré-edital. Já a programação de Semana Decisiva (focada nos pontos mais importantes de cada uma das matérias), tem início cerca de uma semana antes da aplicação das provas do concurso público.

Veja abaixo um exemplo de aula de revisão para a matéria de AFO do Concurso CGU:

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.