Concurso PF: as mudanças para as categorias com a nova IN

Concurso PF previsto para ainda em 2020. Saiba as mudanças indicadas na Instrução Normativa e quais profissionais serão beneficiados

Avatar


18 de Setembro de 2020

Os processos administrativos referentes ao porte e a posse de armas de fogo possuem novas instruções, isso porque a Polícia Federal publicou, em agosto de 2020, a Instrução Normativa (IN 174-DG/PF). Inclusive, a corporação em breve irá abrir um novo concurso PF com 2.000 vagas confirmadas. Se você tem interesse em participar, saiba os detalhes aqui.

De volta ao assunto, o texto da IN indica menos burocracia nos trâmites e também concede a autorização de aquisição de até quatro armas de uso permitido por pessoa e amplia o prazo de validade referente ao registro que passa para 10 anos.

Além disso, a facilidade é que o(a) interessado(a) fará todo o processo de aquisição, registro e porte de armas por meios eletrônicos, ou seja, a abertura e acompanhamento do pedido será pela internet.

Outro aspecto da IN é que está autorizada a realização de treinamentos mensais pela corporação para os cidadãos que possuem a arma de fogo.

Profissionais de diversas áreas serão beneficiados com essas mudanças. Os policiais penais que terão as mesmas prerrogativas dos policiais (federal, civis e militares) e o magistrados e membros do Ministério Público – esses serão avaliados por meio de testes de aptidão psicológica e capacidade técnica.

 

Posse e porte de arma: qual a diferença?

Posse de armas: para o cidadão comum. A pessoa pode comprar uma arma e registrá-la.

Porte de armas: restrito aos profissionais da área de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agente de segurança privada. Diferentemente da posse, aqui a pessoa pode portar a arma, ou seja, andar com ela. Também pode abranger outras categorias, desde que o profissional use a arma por efetiva necessidade no exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física.

O porte de arma de fogo é pessoal, intransferível e revogável a qualquer tempo, sendo válido apenas com relação à arma nele especificada e com a apresentação do documento de identificação do portador.

LEIA

Operação PF/PRF: canal no Telegram

Preparando-se para algum dos concursos: Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal? O Gran Cursos Online lançou um canal exclusivo com foco nos certames para os concurseiros. São disponibilizadas dicas diárias, aulas gratuitas com materiais, dicas de estudos e de preparação para o Teste de Aptidão Física – TAF.

Além disso, há também minissimulados exclusivos para você testar seus conhecimentos com correção comentada por escrito. Quer mais? Os integrantes terão acesso a todos os eventos, notícias e lives relacionadas aos concursos PF e PRF. Conte também com descontos especiais para os usuários!

Não perca tempo! Clique AQUI, acesse agora o canal Operação PF/PRF e faça parte!

 

Com informações da Comunicação Social da PF e do Governo Federal

 

Clique AQUI e saiba tudo sobre o concurso Polícia Federal

Confira todos os detalhes do concurso para apoio administrativo da PF

 

Resumo do concurso PF

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Policial e Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 2.000 vagas previstas (carreira policial)
+ 508 vagas solicitadas (carreira administrativa)
Remuneração iniciais de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Previsão p/ publicação do edital até dezembro de 2020
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital Polícia Federal
Avatar


18 de Setembro de 2020