O governo de goiás anunciou nesta quinta-feira, dia 29 de junho, que o concurso da Polícia Militar (Concurso PM-GO 2016) sairá até o dia 18 de agosto. Em coletiva, o secretário de segurança pública e vice governador do estado anunciou também que o certame será regionalizado. A banca organizadora ainda não foi definida, mas a Segplan segue nos preparativos das seleções para o corpo de segurança pública – veja abaixo o cronograma anunciado pela SSP-GO.
Indagado sobre o motivo da regionalização do concurso, Eliton afirmou que é uma necessidade. ” É uma decisão estratégica da secretaria de segurança pública, especialmente do comanda da polícia miliar, que entende que é necessário fixar homens nas diversas regiões do estado. Nós tínhamos um modelo aonde eventualmente eram aprovados um volume significativo de policiais, mas acabava por ter dificuldade de nomear policias para regiões um pouco mais distantes da capital. Naturalmente, todos preferem ficar próximo ao centro, questão de comodidade” destacou.
Para concorrer, será necessário nível superior em qualquer área de atuação. A oferta será de 2,5 mil vagas. A carga mínima é de 40 horas semanais com dedicação integral. Será requerido que o candidato tenha nível superior em qualquer área, além de idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m no caso dos homens e 1,60m para as mulheres.
Haverá ainda oferta de 80 vagas para o curso de formação de Oficiais, que deverão ser abertas para áreas específicas, como saúde.
Espera-se que o as normas do concurso da PM-GO siga as mesma do último certame aberto em 2013. Na ocasião, foram registrados 21.575 inscritos para um total de 1.100 postos de soldado, todas já ocupadas. O processo de seleção foi feito por meio de exame objetivo, com 50 questões divididas entre Conhecimentos Gerais – Língua Portuguesa (10) e Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás (5) – e Conhecimentos Específicos (divididas entre Noções de Direito Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo, Penal Militar e Legislação Extravagante – apenas para soldados.
Houve também exame discursivo (redação com, no máximo, 30 linhas, no valor de 25 pontos). Após a etapa intelectual, os candidatos passaram por avaliação de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação da vida pregressa e investigação criminal. As provas foram aplicadas – duas vezes, devido a problemas ocorridos na primeira vez – nas cidades de Formosa, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Porangatu.
Detalhes:
- Concurso: Polícias Militar de Goiás (PM-GO)
- Banca organizadora: A saber
- Cargo: Soldado
- Escolaridade: Nível superior em qualquer área
- Número de vagas: 2,5 mil
- Remuneração: R$ 3.000,00 (com bonificações)
- Situação: AUTORIZADO
- Link do último edital: Polícia Militar de Goiás
Gostou desta oportunidade? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais. O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN, PRF, Polícia Federal e PMDF.
Preparatórios online com início imediato e visualizações ilimitadas!
Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga!
Antecipe sua preparação e saia na frente!
Comentários (13)