Concurso PM PB: como se preparar para as provas? Veja!

As provas objetivas do Concurso PM PB para o cargo de Oficial estão marcadas para o dia 31 de outubro de 2021. Confira dicas exclusivas de como otimizar seus estudos na reta final!

Avatar


23/09/2021 | 17:00 Atualizado há 23 dias

A data de realização da prova objetiva para a nova seleção da Polícia Militar da Paraíba está chegando! Por isso, a otimização de tempo, resolução de questões de concurso, simulados e revisões devem integrar cada vez mais a sua rotina de preparação no Concurso PM PB!

Acompanhe o artigo para ficar por dentro de dicas exclusivas para estes últimos meses de preparação até a prova e seja aprovado!

O Concurso PM PB oferece um total de 30 vagas de nível superior para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais/2022. As provas objetivas estão marcadas para o dia 31 de outubro de 2021 das 13h15min às 17h15min, segundo o horário de Brasília.

Saiba TUDO sobre o Concurso PM PB! 

Destaques:

Concurso PM PB: dicas para os últimos meses de preparação!

As provas objetivas do Concurso PM PB contarão com um total de 80 questões de múltipla escolha, formuladas pela banca FGV. Esta será a única avaliação da etapa de Exames Intelectuais, não havendo prova discursiva para essa seleção.

Navegue pelo índice abaixo para conferir as principais dicas de preparação para o Concurso PM PB:

  1. Analise seu plano de estudos 
  2. Aumente a resolução de simulados 
  3. Resolva mais questões de concurso 
  4. Revise 
  5. Comece a treinar para o TAF
  6. Conheça os assuntos que caem com mais frequência
  7. Respire fundo e foco nos estudos! 

1. Analise seu plano de estudos

Um ponto essencial para garantir estudos mais eficiente em qualquer rotina de preparação para concursos públicos é contar com um bom plano de estudos. Dito isso, também é importante que essa programação reflita a sua realidade e momento da trajetória.

Em julho de 2021, assim que o edital do Concurso PM PB Oficial foi lançado, o Gran Xpert Fernando Mesquita formulou um ciclo de estudos para a preparação. Veja:

Concurso PM PB: plano de estudos para oficial

Concurso PM PB: plano de estudos para Oficial

Neste ciclo de estudos para o Concurso PM PB, a expectativa era de 5 horas diárias de estudos, buscando contemplar todas as 16 disciplinas previstas.

Se você adotou este (ou outro plano de estudos para a sua preparação no Concurso PM PB) até agora, pode ser que seu estudo se beneficie de pequenas alterações para se adequar ao novo momento.

Como adequar o seu plano de estudos?

A distribuição de tempo de estudo para cada matéria não costuma ser a mesma em nenhum plano de estudos bem estruturado. Isso porque algumas matérias são mais cobradas, outras menos cobradas. Além disso, o seu domínio de cada assunto também deve ser levado em consideração na equação!

Faltando pouco mais de um mês para prova, você poderá adequar este plano de estudos para contemplar com mais frequência as matérias que tem mais dificuldade e que precisam de mais atenção antes do dia da avaliação. Isso quer dizer mudar um pouco a estrutura, sem alterar o raciocínio por trás (1h para cada matéria, sendo 50 de estudo e 10 de descanso).

É claro que não é tão simples ter uma noção sobre isso sem o auxílio de alguns recursos, já que o aprendizado e a sensação dele são muito subjetivos. Por sorte, você tem os simulados para te auxiliar! Saiba mais sobre nos próximos itens!

Volte ao topo

2. Aumente a resolução de simulados para o Concurso PM PB

A resolução de simulados é a maneira mais direta de treinar para o dia da sua prova objetiva do Concurso PM PB, especialmente se você contabilizar o tempo.

Nestes últimos meses, os simulados para concurso poderão ajudá-lo a identificar pontos mais críticos de conteúdo e também a adequar o seu plano de estudos, como falamos no item anterior.

Aqui no Gran Cursos Online, até agora, foram realizados 2 simulados para o Concurso PM PB, cargo de Oficial. Você poderá acessá-los a partir dos links abaixo:

Apesar de já terem sido realizados, você pode se inscrever a qualquer momento e ter acesso tanto ao caderno de provas quanto ao gabarito. Os simulados inéditos do Gran são formulados pela equipe pedagógica do Gran e levam em conta tanto o padrão de cobrança da banca examinadora, como os aspectos específicos da seleção!

Formule seus próprios simulados para o Concurso PM PB com o Gran Cursos Questões!

Anteriormente, o Concurso PM PB Oficial era realizado a partir do aproveitamento do Enem. Ou seja, não eram realizadas avaliações objetivas ou discursivas. Por isso, não há um banco de provas passadas para essa seleção.

Isso não quer dizer que você ficará sem fazer simulados por falta de materiais! No Gran Cursos Questões você pode formular seus próprios simulados, escolhendo o número de questões, tempo e tema. Além disso, ao concluir a avaliação, você poderá contar com uma análise de desempenho para ajudar no direcionamento dos seus estudos!

Veja o tutorial de como formular seus simulados! 

Volte ao topo

 

3. Resolva muitas questões

Agora é o momento de apostar com mais peso na resolução de questões de concurso! Tão importantes quanto os simulados, o estudo por questões avulsas tem a vantagem de ser mais dinâmico, podendo ser realizado até mesmo nas horas-coringa do seu dia.

De acordo com o GranXpert Fernando Mesquita, uma boa meta para resolução de questões para o Concurso PM PB é de 20 a 60 itens por dia. E você pode colher resultados ainda melhores se forem questões comentadas.

Como resolver questões para o Concurso PM PB?

Considerando que não há um banca de questões passadas para o Concurso PM PB, uma boa estratégia pode ser procurar por itens comentados de assuntos previstos em edital formulados pela Banca FGV.

Na plataforma Gran Cursos Questões você encontra milhares de exercícios para concurso grátis e comentados para resolver.  Para acessá-los, basta fazer o cadastro ou login gratuito na plataforma. Veja o exemplo abaixo:

2021. FGV – PC RN – Polícia Civil do Rio Grande do Norte – Escrivão de Polícia Civil Substituto

Cássio, com a intenção de matar Patrício, efetua disparo de arma de fogo em sua direção, que atinge seu braço e o faz cair no chão. Enquanto caminha na direção de Patrício para efetuar novo disparo, Cássio percebe a aproximação de policiais e se evade do local, deixando Patrício apenas com o ferimento no braço.

Considerando os fatos narrados, Cássio deverá responder pelo crime de:

(A). tentativa de homicídio;
(B). tentativa de homicídio, com diminuição da pena pela desistência voluntária;
(C). lesão corporal, pois houve desistência voluntária;
(D). tentativa de homicídio, com diminuição da pena pelo arrependimento eficaz;
(E). lesão corporal, pois houve arrependimento eficaz.

Resposta comentada 

RESPOSTA: A

Observe o CP:

Art. 14 – Diz-se o crime:
II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Ora, Cássio tinha a intenção de matar Patrício, mas o fato não se consumou em razão da aproximação dos policiais (circunstância alheia à vontade do agente). Nesse sentido, Cássio deverá responder por tentativa de homicídio.

*Resposta do professor João Pedro da Silva Rio Lima da equipe Gran.

Continue resolvendo questões comentadas da Banca FGV! 

Volte ao topo

 

4. Não estude de novo: revise!

Essa dica é importante especialmente para o Concurso PM PB, que tem um conteúdo programático extenso. O estudo pelo material base (videoaula + PDF) deverá acontecer apenas uma vez na sua preparação para otimizar o seu tempo.

Para estudar assuntos já aprendidos, você deverá recorrer ao seus materiais de revisão, que são anotações, flashcards e esquemas feitos durante o estudo. Além disso, uma boa maneira dinâmica de revisar um conteúdo antigo também pode acontecer meio da resolução de questões sobre o assunto!

Volte ao topo

 

5. Se não começou o treinamento para o TAF, comece o mais rápido possível!

Uma das etapas do Concurso PM PB é o teste de aptidão física. No programa estão previstas atividades de corrida, salto, suspensão em barra e abdominais. Muitas pessoas deixam a preparação para o TAF para depois, sem atentar-se ao fato de que a obtenção de condicionamento físico é um processo que não acontece do dia para a noite.

Na medida do possível, busque treinar para o TAF enquanto ainda se prepara para as provas objetivas. Além de garantir melhores resultados no dia da avaliação, também contribuirá para o seu estado geral de saúde e disposição para os estudos.

Volte ao topo

 

6. Conheça os assuntos que caem com mais frequência

A partir da análise do edital e de tendência para certames da área e da PM PB, os especialistas do Gran elaboraram uma estimativa da cobrança de cada matéria no próximo Concurso PM PB. Confira abaixo:

Concurso-PM-PB-

Concurso-PM-PB: quantitativo de questões (estimativa)

Conhecer essas informações é importante para saber quais assuntos priorizar, especialmente nos últimos meses de preparação. Você pode avaliar seu desempenho gerando simulados específicos sobre cada uma das matérias e construir seu percentual de acerto a partir daí! Para realizar todas essas tarefas conte com o Gran Cursos Questões! 

Volte ao topo

 

7. Não se desespere com o que já passou e foque nos estudos!

Quanto mais constante você conseguir ser nos seus estudos para o Concurso PM PB, melhor! Não se preocupe com o tempo que já passou e os dias que não saíram como esperado. Continue estudando e acreditando na sua aprovação e você com certeza será bem sucedido!

Volte ao topo

 

Concurso PM PB: resumo

Concurso Polícia Militar da Paraíba (concurso PMPB)
Situação edital publicado
Banca organizadora FGV
Cargos Oficial
Escolaridade Nível Superior
Carreiras policial
Lotação Paraíba
Número de vagas 30
Remuneração até 7.791,20
Inscrição 2 de agosto de 2021 a 30 de agosto de 2021
Link do edital  Clique aqui para ter acesso ao edital

Retificação de edital


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *