Concursos militares: como se preparar? Saiba mais!

Garanta sua vaga nas Forças Armadas! Descubra como se preparar para concursos militares!

Avatar


06/07/2021 | 16:22 Atualizado há 80 dias

O Exército, Marinha e Aeronáutica constituem as Forças Armadas: instituições nacionais, regulares e permanentes no território brasileiro, voltadas para a garantia: a  soberania do país, a lei a e ordem em território nacional e os Direitos Constitucionais da população. Além de serem extremamente importantes para o país, as carreiras militares também estão associadas à altos níveis de remuneração, benefícios e estabilidade. Por isso, são muito procuradas pelo público concurseiro. Se você também tem interesse na carreira, este artigo é para você! Saiba como se preparar para os Concursos Militares e garanta a sua vaga!

Leia também:

 

Concursos militares: requisitos

Um ponto importante a ser observado quando o assunto são concursos militares diz respeito aos requisitos: afinal, eles costumam ser bem mais específicos para esse tipo de carreira. Veja abaixo uma relação de requisitos comum para a maioria dos cargos:

  • Altura mínima: costuma ser de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres;
  • Idade: especialmente nas oportunidades de nível médio, a idade máxima para ingresso fica em torno dos 23/24 anos. Contudo, é sempre importante consultar o edital de abertura do certame. Modificações podem acontecer, aumentando ou diminuindo o limite de idade. No mundo dos Concursos Militares, há uma série de oportunidades previstas anualmente. Por isso, não desanime se não encontrar de cara um concurso para sua idade. Na EsFCEx, por exemplo, a idade limite para ingresso já fica em torno dos 33 anos.
  • Ser brasileiro nato: se você for prestar concurso para Oficial; para os cargos de praça, inclui-se também a condição de brasileiros naturalizados.
  • Ser aprovado em todas as etapas do concurso: o ingresso na carreira militar da ativa só poderá ser realizado mediante a aprovação em todas as etapas da seleção pública. Além disso, após a realização das provas, os militares em treinamento também deverão obrigatoriamente participar do Curso de Formação.
  • Estar em dia com todas as suas obrigações perante o governo: sendo elas militares, eleitorais e judiciais, se for o caso;
  • Tatuagens: não apresentar tatuagens que façam alusões a ideologia terrorista ou extremista contrária à instituições democráticas.

Apesar dos requisitos acima serem comuns, pode ser que algum deles não seja cobrado no seu edital específico ou que sejam adicionados mais requisitos. Para concursos como EsPCEx, por exemplo, quem tem filhos ou está casado, não pode participar. Leia o edital com cuidado para não perder informações essenciais!

Concursos militares: como se preparar?

Agora que você já conhece os requisitos para prestar concursos militares, vamos apresentar para você as principais dicas de preparação e informações importantes para garantir a sua aprovação em cada uma das etapas.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar o tópico do seu interesse:

  1. Estrutura dos concursos
  2. Base para Concursos Militares
  3. Plano de estudos
  4. Preparação para o TAF
  5. Questões e provas passadas
  6. Revisão e simulados
  7. Não desista!

Veja TODAS as oportunidades previstas e abertas para Concursos Militares 2021

1. Conheça a estrutura dos concursos militares e se organize

De modo geral, os concursos militares compreendem:

  • Exame Intelectual (EI) : que pode ser realizado por meio da aplicação de provas objetivas e discursivas. Costuma ser eliminatório e classificatório.
  • Inspeção de Saúde (IS): é constituída por séries de avaliações médicas realizados por uma junta especial de profissionais, autorizados pela Banca Organizadora do certame. Além disso, nessa fase também é comum que sejam requisitados exames específicos aos candidatos, que deverão ficar por sua própria conta.
  • Exame de Aptidão Física/ Teste de Aptidão física (EAF/TAF): provas físicas que buscam avaliar a condição do candidato para realizar atividades requeridas tanto no Curso de Formação, como no exercício integral da função.
  • Investigação Social: de responsabilidade dos órgãos examinadores, também poderá ser requerido do candidato a apresentação de documentos específicos, quando solicitados.
  • Avaliação Psicológica: também realizada por uma junta de profissionais especializados, a avaliação psicológica busca avaliar se o candidato apresenta perfil compatível com a carreira militar.
  • Prova de Títulos: costuma integrar apenas as seleções de nível superior e possui apenas caráter classificatório, podendo ceder pontuação adicional aos candidatos.

Conhecer cada uma das etapas e conferir as datas com antecedência poderá te ajudar a se organizar com mais eficiência e não perder nenhum compromisso. Fique atento especialmente às etapas em que é necessário o envio de documentos: não há envio de e-mails para lembrar os candidatos sobre os prazos e será da sua responsabilidade garantir que todas as datas e consultas serão realizadas.

2. Construa uma boa base para concursos militares

Boa parte dos concursos militares possui cobrança significativa em matérias como:

  • Língua Portuguesa: centrada especialmente na compreensão e interpretação de texto, podendo aparecer regras morfológicas e sintáticas.
  • Língua Inglesa: centrada na compreensão, interpretação de texto, estruturação de frases e classes simples (adjetivos, pronomes e afins).
  • Matemática e Raciocínio Lógico: operações básicas, funções, PA e PG, geometria básica e analítica são muito cobradas.

Esse é o caso especialmente para os certames de nível médio, que apostam especialmente em conhecimentos da Língua Portuguesa e Matemática. Direito Constitucional também costuma estar presente nessas rotinas. Novamente, o edital também pode te auxiliar nesta etapa.

Conteúdos que podem te interessar:

 

3. Tenha um plano de estudos

Especialmente se você começou sua trajetória no mundo dos concursos militares agora, é importante ressaltar a importância de um plano de estudos. Afinal, será apenas por meio da organização que você conseguirá estudar boa parte dos conteúdos com qualidade e garantir uma boa pontuação.

Com a criação de um cronograma de estudos, você faz um compromisso consigo mesmo, definindo sempre quando e o que você vai estudar. Tudo isso ajuda não só na preparação, como no sentimento de nervosismo que pode te acompanhar durante a caminhada.

Se você não gosta (ou não pode) se comprometer com uma grade horária semanal para se preparar, o Ciclo de estudos pode ser uma boa opção para você! Nele, você não depende de horários e sim da rotatividade de matérias, que poderá ser retomada no momento em que você puder se dedicar aos estudos

Saiba mais sobre o Ciclo de Estudos e Cronograma para Concursos!

4. Não deixe a preparação do TAF para última hora

Afinal, quando é a hora certa para começar a treinar para o Exame de Aptidão Física? Se a sua resposta for: “apenas depois que eu for aprovado na prova objetiva”, saiba que esse tipo de planejamento pode prejudicar (e muito!) o seu desempenho.

Basta pensar que o condicionamento físico, que é avaliado no Teste de Aptidão Física, não é uma coisa que se obtêm do dia para a noite. Pode parecer simples ter de realizar uma corrida de 2.400 metros, mas para uma pessoa sedentária, fazer isso de uma vez pode não ser apenas desafiador como também perigoso. Distensões musculares, enjoo, falta de ar são apenas alguns exemplos do que pode acontecer. Algumas pessoas até mesmo acabam desmaiando!

Para prevenir tudo isso, inicie o seu treino devagar, de preferência juntamente com a sua preparação para a avaliação de conhecimentos. Pode parecer contra produtivo à primeira vista, afinal, sempre vem aquela pergunta: e se eu não passar nem na primeira etapa? Porém, é importante lembrar de três pontos essências:

  • Para ser aprovado, você precisa confiar em você mesmo e no seu potencial. Não parta do princípio de que não será aprovado, isso só vai te prejudicar.
  • O exercício físico poderá influenciar também na produtividade dos seus estudos para as provas objetivas e discursivas. Afinal, estudos já mostraram que além de fazer muito bem para saúde, os exercícios físicos também te ajudam a dormir melhor, se concentrar melhor e se sentir mais motivado para render mais em atividades intelectuais.
  • Mesmo que você não seja aprovado, sua preparação física não será em vão: basta pensar que concursos militares costumam acontecer anualmente. Nenhum treino é desperdiçado!

5. Resolva questões e provas passadas!

Se você é um concurseiro experiente, já deve estar cansado de ouvir que a resolução de questões de concurso é essencial para a sua aprovação. Porém, é importante sempre relembrar que, de fato, esse é o método que mais aprova em seleções públicas. E por quê? Bem, assim como para ser aprovado no TAF você precisa ter uma bom condicionamento físico, para se sair bem em provas de concursos públicos você precisa ter uma boa base de treinamento em realizar provas de concurso!

Os concursos militares são organizados geralmente por comissões internas e próprias, que não costumam mudar. Assim, a sua preparação por resolução de questões e provas é ainda mais certa! Ao fazer isso, você se acostuma com o estilo, nível de cobrança, possíveis pegadinhas e pode até mesmo esbarrar em níveis muito similares ou iguais.

Além disso, o emprego dessa técnica também pode conferir maior dinamismo às suas rotinas de estudo, tornando-as mais ativas. Sentar e ler um PDF, afinal de contas, apesar de ser uma atividade necessária, cansa muito rápido, não é mesmo? Ao resolver questões, você “acorda” o seu cérebro e garante mais atenção à tudo que está sendo estudado!

Se você optar pelo estudo com questões comentadas, você ainda desfruta da possibilidade de criar cadernos de revisão com os comentários das questões que você errou, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil fixar todos os conhecimentos e te poupa tempo de procurar a resposta certa nos materiais teóricos.

Onde resolver questões de concurso com gabarito comentado?

Se você está em busca de uma plataforma completa e diversificada para resolução de questões e provas de concursos, conte com o Gran Cursos Questões! Lá você encontra com facilidade milhares de itens comentados, provas anteriores, simulados e informações relevantes sobre o mundo dos concursos públicos!

Clique aqui para acessar o Gran Cursos Questões e faça o seu cadastro! 

6. Reserve um tempo no seu cronograma para revisar e resolver simulados

Para garantir o melhor aproveitamento da sua rotina de estudos, é sempre importante reservar um tempo para revisar! Apesar de ser vista por muitos como uma técnica que só deve ser realizada no mês final de preparação, existem muitos benefícios de se revisar com certa frequência. O mais importante deles, certamente, é absorver a matéria com mais facilidade e burlar a famosa Curva do Esquecimento!

Dessa maneira, evita-se aquela sensação de insegurança em relação às matérias antigas: se bem revisadas, elas precisão ser menos e menos relembradas, porque passarão a integrar a sua memória de longo prazo. Você sabia disso?

Para saber mais sobre a importância da revisão e a Curva do Esquecimento, clique aqui! 

Os simulados por outro lado, sem consulta e com a contabilização de tempo, poderão fornecer relatórios muito aproximados do seu desempenho e te preparar para o ritmo necessário no dia da prova. Além disso, acostumar-se com o modelo também pode te ajudar a controlar o nervosismo.

Muitas pessoas se beneficiam com a realização de um simulado por semana, mas você pode e deve construir suas rotinas de estudo de acordo com a sua necessidade! No Gran Cursos Online você pode contar com uma série de simulados exclusivos, para os mais variados cargos! Além disso, você também pode formular os seus próprios simulados na plataforma Gran Questões! São muitos recursos! Então só não vale ficar sem treinar, ok?

7. Não desista!

Essa dica pode parecer um pouco clichê, mas é essencial para garantir sua aprovação. Estudar não é uma tarefa fácil e em alguns momentos pode ser tão desafiadora que você pode considerar desistir. As dúvidas ficam ainda mais fortes quando você não consegue manter os cronogramas ou está desmotivado.

Contudo, mantenha em mente que você é capaz! A aprovação sempre chega para quem persiste e como prova disso, você pode conferir todos os depoimentos de alunos aprovados aqui do Gran! Algumas trajetórias são mais longas do que outras, mas nada disso importa quando se está perseguindo um sonho!

O Gran estará aqui para te ajudar como você precisar, seja por meio de conteúdos gratuitos, palavras de incentivo, cursos preparatórios, plataforma de questões e até mesmo mentoria especializada. Estamos todos apostando no seu sucesso! Aposte você também!

Concursos militares: vantagens

Como motivação adicional para motivar os seus estudos para concursos militares, veja as principais vantagens de ingressar na carreira militar:

  1. Oportunidades de nível médio, técnico e superior;
  2. Concursos realizados anualmente;
  3. Bolsa-auxílio durante o Curso de Formação;
  4. Plano de carreira bem definido e perspectiva de crescimento profissional;
  5. Excelente assistência médico-hospitalar;
  6. Aposentadoria Integral;
  7. 180 dias de licença maternidade;
  8. Altas remunerações iniciais e diversos benefícios;
  9. Estabilidade;
  10. Convênios com Instituições de Ensino particulares;
  11. Missões no Brasil e no Exterior;
  12. Transferências remuneradas.

Concursos militares: conteúdo em vídeo!

Saiba mais sobre a preparação para concursos militares com o professor especialista Diego Ribeiro no vídeo abaixo!

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Concursos Militares gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *