Concurso PCDF: VEJA as provas anteriores aqui

Concurso PCDF: conheça todas as etapas das provas de forma detalhada com base nos últimos editais.

O concurso PCDF irá ofertar 2.100 vagas para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia e subsídio inicial de R$ 8.698,78, podendo chegar a R$ 13.751,51 no topo da carreira. Os certames estão sob a responsabilidade do Cebraspe.

Concurseiro, a prova do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, destinado ao provimento de 300 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, foi adiada em função das medidas de combate e controle ao novo coronavírus (Covid-19), e o edital PCDF Agente deve ser publicado em breve.

Esta é o momento de intensificar os estudos e seguir com o planejamento de forma antecipada, pois preparar-se com antecedência é fundamental para garantir um bom desempenho nas provas e alcançar a aprovação.

Os editais de concursos passados costumam ser ótimas ferramentas para auxiliar nos estudos, uma vez que eles servem de ponto de partida para a organização e planejamento dos estudos. É por meio da análise do edital que o candidato passa a ter noção de quais matérias serão cobradas, a quantidade e os tipos de questões e qual é o peso atribuído à cada matéria e questão.

Pensando nisso, detalhamos neste post as informações sobre as etapas de provas e os conteúdos programáticos dos últimos editais da PCDF para os cargos de Escrivão e Agente. Os certames são de 2013 e foram organizados pela banca CESPE/UnB, atual Cebraspe. Para facilitar, navegue na matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso PCDF: edital verticalizado

A equipe do Gran Cursos Online preparou o edital verticalizado do concurso PCDF. Clique nos links abaixo e faça o download gratuitamente:

Edital verticalizado 2019

Edital verticalizado 2013

Concurso PCDF: etapas do último concurso para os cargos de Escrivão e Agente

O concurso foi composto de duas etapas.

Na primeira etapa, os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, prova de capacidade física, exames biométricos e avaliação médica, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social, avaliação de títulos. Para o cargo de Escrivão, também, houve a prova prática de digitação.

Já a segunda etapa foi composta de curso de formação profissional.

Confira os detalhes no quadro abaixo:

Cargo: Escrivão

Concurso PCDF: quadro de questões para escrivão.

Concurso PCDF: quadro de questões para escrivão.

Cargo: Agente

Concurso PCDF: quadro de questões para agente.

Concurso PCDF: quadro de questões para agente.

A prova objetiva e a prova discursiva foram aplicadas no turno da tarde, com duração de 4 horas e 30 minutos e examinaram dos candidatos conhecimentos nas disciplinas de:

  • língua portuguesa
  • raciocínio lógico
  • atualidades
  • noções de informática
  • noções de administração
  • noções de direito constitucional
  • noções de direito administrativo
  • noções de direito penal
  • noções de direito processual penal
  • noções de legislação penal extravagante
  • legislação específica
  • estatística somente para o cargo de Escrivão

A prova objetiva foi constituída de itens que deviam ser julgados como certo ou errado e totalizou 120 pontos.

Foi considerado reprovado e eliminado do concurso público para o cargo de Escrivão o candidato que:

Obteve nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos; nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; e 36 pontos no conjunto de provas objetivas.

Já para o cargo de Agente foi considerado reprovado eliminado do concurso público, o candidato que:

Obteve nota inferior a 12 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos; nota inferior a 18 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; e 36 pontos no conjunto de provas objetivas.

Concurso PCDF: prova discursiva

A prova discursiva consistiu na elaboração de redação dissertativa, de até 30 linhas, com o valor de 20 pontos para o cargo de Escrivão e com o valor de 40 pontos para o cargo de Agente.

O critério para a correção das provas abarcou o domínio do conteúdo dos temas abordados e da escrita da língua portuguesa.

Concurso PCDF: prova de Capacidade Física

A prova de capacidade física submeteu os candidatos aos testes de barra, flexão abdominal, meio-sugado e corrida de doze minutos.

Confira como foi a prova para os candidatos que disputavam as vagas de Escrivão:

Para os homens foram solicitados os seguintes exercícios: no mínimo 3 repetições no teste dinâmico da barra, 36 abdominais, 20 repetições do teste meio-sugado e corrida de 2.400 metros em 12 minutos.

Já para as mulheres foram cobrados: o teste estático de barra, com o mínimo de 10 segundos, 27 abdominais, 15 repetições do teste meio-sugado e corrida de 2.000 metros em 12 minutos.

Já a prova de capacidade Física para o cargo de Agente ocorreu da seguinte maneira:

Para os homens foram solicitados os seguintes exercícios: no mínimo 3 repetições no teste dinâmico da barra, 38 abdominais, 22 repetições do teste meio-sugado e corrida de 2.400 metros em 12 minutos.

Já para as mulheres foram cobrados: o teste estático de barra, com o mínimo de 10 segundos, 29 abdominais, 17 repetições do teste meio-sugado e corrida de 2.000 metros em 12 minutos.

Os editais, também, trouxeram informações de como cada exercício devia ser executado.

concurso PCDF: Exames Biométricos e Avaliação Médica

Aqueles que foram aprovados na prova discursiva tiveram de realizar os exames biométricos e a avaliação médica.

Estes exames têm como objetivo verificar se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que serão submetidos durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

A fase foi composta de avaliação médica, exames laboratoriais, exames complementares e biométricos.

Veja quais foram alguns  dos exames solicitados aos candidatos para serem apresentados à junta médica:

  • exame de sangue específico para hemograma completo, glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol total e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, Machado Guerreiro, VDRL, sorologia para hepatite B e C, ABO-Rh;
  • exame de urina específico para EAS;
  • exame de fezes específico para parasitologia de fezes;
  • exame toxicológico de larga janela de detecção em amostra de cabelos ou pelos do candidato, específico para maconha e metabólicos do ∆ 9 THC, cocaína, anfetaminas (inclusive metabólico e seus derivados), e opiáceos, com resultado negativo para, no mínimo, 90 (noventa) dias de “janela”.

Prova Prática de Digitação do concurso da PCDF somente para o cargo de Escrivão

Também foram aplicadas provas práticas de digitação para todos os candidatos aprovados na prova discursiva para o cargo de Escrivão.

A prova prática teve o valor de 5 pontos e constou da digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres.

Foi computado como erro cada uma das seguintes ocorrências: qualquer omissão ou excesso de letras, sinais e acentos; letras, sinais e acentos errados; falta de espaço  entre palavras; duplicação de letras; espaço a mais entre palavras ou letra; falta ou uso indevido de maiúsculas; parágrafos desiguais, falta de parágrafos; e colocação de parágrafos onde não existe.

Avaliação Psicológica do concurso PCDF

A avaliação psicológica consisti na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas que visam verificar habilidades específicas como: características de personalidade, tipos de raciocínio, controle emocional, disciplina, organização persistência e flexibilidade, características essas que são importantes para o bom desempenho das atividades profissionais.

Esta avaliação também avalia características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

A avaliação Psicológica foi feita por banca examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

Para serem considerados aptos foi necessário que os candidatos apresentassem características de personalidade, capacidade intelectual e habilidades específicas de acordo com os requisitos psicológicos essenciais para o exercício do cargo que estava sendo pleiteado.

Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social do concurso PCDF

A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social servem para avaliar a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos.  A apuração é feita por meio de investigação no âmbito social, administrativo, civil e criminal.

A investigação foi iniciada a partir da inscrição do candidato no concurso público e finalizada com o ato de sua eliminação ou nomeação.

Por isso, durante todo o período do concurso, foi preciso de que o candidato mantivessem atualizados todos os seus dados em formulário que foi especificado no edital.

Avaliação de Títulos do concurso PCDF

Os aprovados na prova prática de digitação, aptos na prova de capacidade física e nos examines biométricos e avaliação médica, recomendados na avaliação psicológica e na sindicância de vida pregressa e investigação social foram convocados para a prova de títulos, cuja pontuação atribuída foi de 5 pontos.

Confira abaixo a lista de títulos com as suas respectivas pontuações.

Concurso PCDF: quadro de pontos para prova de títulos.

Concurso PCDF: quadro de pontos para prova de títulos.

Curso de Formação Profissional do concurso PCDF

O curso de Formação Profissional teve caráter eliminatório e classificatório, e carga horária de 448 horas aulas para o cargo de Escrivão e de 152 horas aulas para o cargo de Agente.

Aos candidatos convocados para a matrícula no Curso de Formação Profissional, foram solicitados o curriculum vitae em arquivo digital e em conformidade com o modelo Lattes/CNPq.

Foram eliminados do Curso de Formação Profissional aqueles que:

  • Deixaram de efetuar a matrícula no Curso de Formação Profissional no período estipulado em edital específico.
  • Deixaram de comparecer ou se afastaram por qualquer motivo do Curso de Formação Profissional.
  • Foram desligados do Curso de Formação Profissional, por descumprirem normas disciplinares contidas no Regimento Interno e Escolar da Academia da Polícia Civil da PCDF.
  • Não satisfizeram aos demais requisitos legais, regulamentares, regimentais e editalícios.
  • Obtiveram nota inferior a 60% da pontuação máxima definida para esta etapa.
  • Obtiveram o conceito inapto nas disciplinas práticas: Defesa Pessoal Aplicada a Ação Policial e Armamento e Tiro.
  • A pontuação final da prova de verificação de Aprendizagem do Curso de Formação Profissional foi de 10 pontos.

Materiais gratuitos PCDF

Coletânea de simulados

Clique aqui e faça o download das nossa coletânea de simulados. Ao todo, são 12 simulados com 1.440 questões inéditas.

Videoaulas gratuitas

No nosso canal do YouTube você  também encontra diversas aulas disponíveis com foco no concurso PCDF. Veja:

Orientações

 

Saiba tudo sobre o concurso PCDF aqui

Resumo do Concurso PCDF Escrivão

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF Escrivão)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção – Cebraspe
Cargos Escrivão de Polícia
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policiais
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 300 vagas
Remuneração R$ 8.698,78
Inscrições de 22/01/2020 a 11/02/2020
Taxa de inscrição R$ 199,00
Data da prova objetiva PROVAS ADIADAS
Link do edital Clique aqui para ver o edital

Resumo do concurso PCDF Agente

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso PCDF)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção – Cebraspe
Cargos Agente de Polícia
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policiais
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 1.800 para Agente de Polícia
Remuneração de R$ 8.698,78  até R$ 13.751,51
Situação Agente BANCA DEFINIDA
Previsão para publicação do edital 2020
Link do último edital PCDF Agente Clique aqui para ver o edital de Agente – 2013
Lorena Martins
Lorena Martins
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo