Concurso Polícia Federal já tem cronograma? ENTENDA

Concurso Polícia Federal pode ter edital publicado até dezembro deste ano com provas em 2021

Avatar


06 de agosto2 min. de leitura

Os certames para a área da segurança pública estão com tudo no ano de 2020. Após anúncio do ministro da Justiça e Segurança Pública e confirmação pelo presidente da República do novo concurso público para o Departamento da Polícia Federal com 2.000 vagas, várias informações estão circulando na internet: cargos e vagas prováveis, cronograma e especulações para o concurso Polícia Federal. Afinal, é um dos órgãos nacionais mais respeitados e que muitos concursandos querem ingressar como servidores efetivos.

Confira o suposto cronograma:

Publicação do edital: dezembro de 2020
Provas objetivas e discursivas: abril de 2021
Teste de aptidão física: junho de 2021
1º Curso de Formação Profissional: janeiro de 2022
2º Curso de Formação Profissional: julho de 2022

O que se sabe até agora é que a possível distribuição das oportunidades serão para provimento nas ocupações de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, todos da carreira policial. Inclusive, a informação foi ratificada pelo deputado federal Sanderson.

De acordo com o professor do Gran Cursos Online, Felipe Leal, o pedido anterior da PF era de 1.508 vagas: “Sendo 1.000 para policiais e 508 para administrativos. O que mudou? Dobraram a vaga para policiais. Ou seja, ainda há sim o pedido de 508 vagas para carreira administrativa“, destaca.

Fenapef busca paridade de vagas

A Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF reforça sobre uma melhor distribuição nas oportunidades que podem vir a ser ofertadas. Em contato com a entidade há uma explicação sobre isso: “é preciso uma proporção interna, principalmente entre agentes e delegados. A ideia é que essa proporção seja entre um delegado para seis ou sete agentes (…) Faltam agentes, principalmente em áreas de fiscalização: fronteiras, portos e aeroportos – as áreas de soberania”.

A FENAPEF também alega preocupação quanto às vagas solicitadas para outras ocupações. “É importante reforçar o quantitativo de servidores da carreira administrativa (Plano Especial de Cargos) que são as carreiras de apoio. A ideia é ajustar essas reivindicações nas duas mil vagas que foram anunciadas. Esse fortalecimento é muito urgente”, destaca.

Concurso Polícia Federal

O último edital Polícia Federal para o quadro policial foi publicado e teve provas no ano de 2018 com 500 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE foi o organizador.

Já para a área administrativa, o certame anterior foi no ano de 2013 com 566 vagas de níveis médio e superior, sendo organizado pelo Cespe/UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.

LEIA: Todos os detalhes do concurso para apoio administrativo da PF

 

Clique AQUI e saiba tudo sobre o concurso Polícia Federal

 

Resumo do concurso

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Policial e Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 2.000 vagas previstas
Remuneração de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Previsão p/ publicação do edital até dezembro de 2020
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital Polícia Federal
Avatar


06 de agosto2 min. de leitura