Concurso Polícia Federal já tem cronograma? ENTENDA

Concurso Polícia Federal pode ter edital publicado até dezembro deste ano com provas em 2021

Os certames para a área da segurança pública estão com tudo no ano de 2020. Após anúncio do ministro da Justiça e Segurança Pública e confirmação pelo presidente da República do novo concurso público para o Departamento da Polícia Federal com 2.000 vagas, várias informações estão circulando na internet: cargos e vagas prováveis, cronograma e especulações para o concurso Polícia Federal. Afinal, é um dos órgãos nacionais mais respeitados e que muitos concursandos querem ingressar como servidores efetivos.

Confira o suposto cronograma:

Publicação do edital: dezembro de 2020
Provas objetivas e discursivas: abril de 2021
Teste de aptidão física: junho de 2021
1º Curso de Formação Profissional: janeiro de 2022
2º Curso de Formação Profissional: julho de 2022

O que se sabe até agora é que a possível distribuição das oportunidades serão para provimento nas ocupações de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado, todos da carreira policial. Inclusive, a informação foi ratificada pelo deputado federal Sanderson.

De acordo com o professor do Gran Cursos Online, Felipe Leal, o pedido anterior da PF era de 1.508 vagas: “Sendo 1.000 para policiais e 508 para administrativos. O que mudou? Dobraram a vaga para policiais. Ou seja, ainda há sim o pedido de 508 vagas para carreira administrativa“, destaca.

Fenapef busca paridade de vagas

A Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF reforça sobre uma melhor distribuição nas oportunidades que podem vir a ser ofertadas. Em contato com a entidade há uma explicação sobre isso: “é preciso uma proporção interna, principalmente entre agentes e delegados. A ideia é que essa proporção seja entre um delegado para seis ou sete agentes (…) Faltam agentes, principalmente em áreas de fiscalização: fronteiras, portos e aeroportos – as áreas de soberania”.

A FENAPEF também alega preocupação quanto às vagas solicitadas para outras ocupações. “É importante reforçar o quantitativo de servidores da carreira administrativa (Plano Especial de Cargos) que são as carreiras de apoio. A ideia é ajustar essas reivindicações nas duas mil vagas que foram anunciadas. Esse fortalecimento é muito urgente”, destaca.

Concurso Polícia Federal

O último edital Polícia Federal para o quadro policial foi publicado e teve provas no ano de 2018 com 500 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE foi o organizador.

Já para a área administrativa, o certame anterior foi no ano de 2013 com 566 vagas de níveis médio e superior, sendo organizado pelo Cespe/UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.

LEIA: Todos os detalhes do concurso para apoio administrativo da PF

 

Clique AQUI e saiba tudo sobre o concurso Polícia Federal

 

Resumo do concurso

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Policial e Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 2.000 vagas previstas
Remuneração de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Previsão p/ publicação do edital até dezembro de 2020
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital Polícia Federal
Quer conquistar a sua aprovação no concurso Polícia Federal?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Lanna Sant'Anna
Lanna Sant'Anna
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso Polícia Federal?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo