Plano de estudos pré-edital: entenda como se preparar!

Descubra os benefícios de um plano de estudos pré-edital e como montar o seu!

Avatar


28 de setembro6 min. de leitura

Você já deixou de estudar para algum concurso que queria muito porque o edital ainda não tinha sido publicado? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho: na realidade, grande parte dos concurseiros (especialmente os que começaram sua trajetória recentemente) acabam se motivando para estudar apenas para os certames com edital publicado e deixam de usufruir dos diversos benefícios de um plano de estudos pré-edital.

Acompanhe o artigo para conhecer esses benefícios, bem como maneiras simples de criar um plano de estudos pré-edital eficiente, capaz de te ajudar a garantir a aprovação no certame dos sonhos!

Plano de estudos pré-edital: vantagens

Pense na trajetória de aprovação em concursos públicos como uma maratona: uma preparação a longo prazo que se beneficia muito mais da constância do que de isolados episódios de esforço intenso. Afinal, a relação de conteúdos programáticos para grande maioria dos concursos públicos é muito extensa e o aprendizado e memorização (atribuições necessárias para se fazer uma boa prova) não acontecem da noite para o dia. Assim, o tempo é um dos recursos mais preciosos para todo concurseiro. 

Plano de estudos pré-edital: estude com mais tranquilidade

Ficamos diante da primeira grande vantagem do plano de estudos pré-edital, que será a capacidade de garantir mais tempo e tranquilidade para começar seus estudos. Dessa forma, você não precisará iniciar sua rotina de estudos com uma carga líquida de 6 a 8 horas por dia para obter seus objetivos. O processo se torna bem mais linear e você poderá aumentar seu tempo de estudos conforme for adquirindo o costume.

Plano de estudos pré-edital: mapeie seus pontos fracos e fortes

Você também poderá utilizar esse tempo adicional , disponível apenas durante o período de plano de estudos pré-edital,  para mapear pontos fracos e fortes, testar e encontrar o melhor método de estudo para você, conhecer mais sobre a estrutura de provas anteriores e se ambientar com a área em que você pretende ingressar.

Mantendo-se informado sobre a situação do edital, a publicação também raramente será recebida como uma surpresa e a conciliação com outras atividades do cotidiano também será mais intuitiva, planejada e simples. Além disso, você também estará mais preparado do que os milhares de concurseiros que serão motivados a estudar apenas após a publicação do edital.

Plano de estudos pré-edital: como montar o seu

Agora que você já conhece os principais benefícios de um plano de estudos pré-edital, acompanhe o passo a passo abaixo para formular o seu! Navegue pelo índice abaixo:

1° passo: Defina a direção para seu plano de estudos pré-edital
2° passo: contabilize seu tempo
3° passo: verticalize e hierarquize o conteúdo para o plano de estudos pré-edital
4° passo: certifique-se de que o conteúdo base do seu plano de estudos pré-edital está atualizado
5° passo: selecione materiais de qualidade para auxiliar seu plano de estudos pré-edital
6° passo: pesquise e teste técnicas de estudo e aprendizado
7° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: resolva muitas questões de concurso

1° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: defina a sua direção

A base para qualquer plano de estudos pré-edital bem sucedido é conhecer bem os seus objetivos. Logo, caso você não tenha um concurso específico em mente, uma boa estratégia é limitar a carreira ou cargo que você pretende seguir. Não cometa o erro de querer se preparar para todos os concursos ao mesmo tempo! Foi-se o tempo em que um concurseiro podia se preparar de maneira genérica e obter bons resultados: agora, com os processos de seleção cada vez mais específicos, é preciso focar!

Plano de estudos pré-edital: como definir uma direção?

As carreiras da área fiscal, por exemplo, possuem um grande foco nas matérias de Contabilidade, Raciocínio Lógico, Estatística e Matemática Básica. Já para outros Concursos em Tribunais, o foco está mais para as diversas áreas do Direito e Língua Portuguesa.

Com seu objetivo definido, será possível mapear com precisão a maioria das disciplinas a serem cobradas no certame e organizar o seu plano de estudos pré-edital . Se você já tem o certame que pretende prestar em mente , o processo se torna ainda mais simples, podendo se basear na consulta de editais anteriores. Já a pesquisa de conteúdos por área requer um pouco mais de pesquisa e pode se beneficiar muito de cursos específicos.

2° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: contabilize seu tempo

Com a relação de disciplinas em mãos, é hora de analisar a sua rotina e contabilizar o tempo disponível para seu plano de estudos pré-edital. Comece colocando no papel os compromissos inadiáveis, como trabalho e faculdade, por exemplo. Assim você poderá visualizar o “tempo livre” que poderá ser dedicado ao estudo ativo para concursos públicos. 

Quando falamos em estudo ativo, estamos falando do estudo em que você não apenas lê, como também pode fazer anotações, resumos, resolver questões: isto é, um tempo diversificado e completamente dedicado aos estudos, que terá o objetivo de avançar na matéria.

Plano de estudos pré-edital: o que são horas-coringa?

Para a contabilização do seu tempo também pode ser interessante contabilizar as horas-coringa; isto é pequenos momentos do seu dia em que o estudo pode ser inserido em porções menores, geralmente mais voltados para a revisão de conteúdos: é aquele tempo no ônibus, um intervalo ocioso ou a espera em uma fila do banco.

Como mencionamos anteriormente, a pressa não é necessária em plano de estudos pré-edital. Assim, você pode começar com uma rotina de 1 a 2 horas por dia e ir aumentando progressivamente com o passar das semanas. O importante é incluir um momento para o estudo diariamente na sua rotina.

3° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: verticalize e hierarquize o conteúdo

Essa etapa busca responder uma pergunta muito comum para a maioria dos concurseiros: Afinal, quanto tempo dedicar para cada matéria em um plano de estudos pré-edital? Essa pergunta poderá ser respondida a partir de algumas considerações:

  1. Peso e quantitativo de questões por matéria apontado em editais ou provas anteriores;
  2. Dificuldade ou afinidade por conteúdos.
  3. Importância apontada pelos professores;
  4. Quantidade de conteúdo

Assim, se a matéria Matemática foi mais cobrada em certames anteriores, ela deverá aparecer com mais frequência no plano de estudos pré-edital .

Como essa análise nem sempre é imediata ou intuitiva, o Gran Cursos Questões desenvolveu a ferramenta “Assuntos Frequentes”, que é capaz de mostrar estaticamente  os assuntos cobrados com frequência (baseado no órgão e cargo). Ao clicar em cada disciplina, você ainda recebe um detalhamento ainda maior em cada segmento.

Veja abaixo os Assuntos Frequentes para o cargo de Auditor Fiscal do Concurso Sefaz Ce:

Plano de estudos pré-edital

Clique aqui para utilizar a “Ferramenta Assuntos Frequentes” 

4° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: certifique-se de que o conteúdo está atualizado

Especialmente na formulação de um plano de estudo pré-edital, que se baseia muito na análise de editais mais antigos, pode ser que algumas legislações tenham sido atualizadas ou mesmo revogadas. Por isso, antes de estudar, pesquise um pouco mais sobre os conteúdos para garantir que você não precise “reestudar” algum conteúdo mais para frente.

Também pode ajudar assistir a vídeos e lives de orientação de professores e profissionais inseridos na área de concursos públicos: essas pessoas estão imersas no universo de concursos e podem fornecer dicas chave sobre uma série de conteúdos. No canal do Youtube do Gran, você encontra uma série de vídeos gratuitos com dicas, recomendações e as notícias mais atualizadas sobre o mundo dos concursos públicos.

Clique aqui para visitar o canal de Youtube do Gran! 

5° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: selecione materiais de qualidade

Os materiais de preparação para concursos públicos que complementarão seu plano de estudos pré-edital devem ser considerados com cuidado, já que eles serão a base dos seus conhecimentos para garantir a aprovação. Sempre que possível, busque materiais de plataformas confiáveis, que possuem o compromisso de manter seus conteúdos sempre atualizados e relevantes.

Plano de estudos pré-edital: posso diversificar as fontes de conteúdo?

Nada impede que você diversifique suas fontes. Porém, a utilização de apenas um tipo de material pode te ajudar a longo prazo, já que você já estará acostumado com a linguagem e métodos de aprendizado.

Aqui no Gran Cursos Online você encontra, além de uma coletânea de cursos especializados e assinatura ilimitada, uma grande coletânea de materiais gratuitos para te ajudar na sua preparação!

Clique aqui e confira os materiais gratuitos do Gran! 

 

6° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: pesquise e teste técnicas de estudo e aprendizado

No mundo de estudos para concursos, existem uma série de técnicas de conduzir e organizar seus estudos durante a execução do seu plano de estudos pré-edital. Contudo, neste grande universo ,a a grade horária e o ciclo de estudos são as duas formas de organização mais conhecidas e são definidas da seguinte forma:

  • Grade horária: baseia-se na divisão de horários por semana e atribuição de uma matéria diferente para cada período.
  • Ciclo de Estudos: baseia-se em um ciclo estratégico de estudos, que pode se repetir para algumas matérias e variar de acordo com a necessidade. Se a Língua Portuguesa é muito cobrada, por exemplo, ela pode estar sempre presente na sua rotina de estudos até que o conteúdo se esgote.

Clique aqui para ler mais sobre a Grade Horária e o Ciclo de Estudos 

Além destas, outras técnicas de aprendizado como o método Pomodoro e o Estudo mnemônico, por exemplo, podem te ajudar a garantir melhores resultados durante o estudo.

O momento do plano de estudos pré-edital permite que você explore diferentes técnicas, sempre avaliando os resultados para descobrir qual é o melhor para você. Lembre-se que não existe certo ou errado e sim o que funciona melhor para cada pessoa.

7° passo para montar seu plano de estudos pré-edital: resolva muitas questões de concurso

Um dos grandes benefícios de estudar com um plano de estudos pré-edital é garantir uma habilidade a mais, que outros candidatos não terão tempo para aprimorar, já que correrão contra o relógio para estudar todos os conteúdos. Essa habilidade é a tão sonhada facilidade em fazer provas de concurso.

Ao mesmo tempo que parece algo impossível de se conquistar, o segredo dessa habilidade está na prática. Assim, quanto mais simulados, questões e provas de concurso você resolve, mais você se acostuma e se treina para esse tipo de avaliação. Além disso, com a prática de resolução de concurso comentadas, você não apenas adiciona maior dinamismo às suas rotinas, como também pode contar com pequenos resumos em cada item, que podem ser consultados mais tarde.

No Gran Cursos Questões você encontra com facilidade milhares de questões de concurso comentadas por professores especialistas. Além disso, você também pode baixar provas de certames anteriores, consultar a ferramenta de “Assuntos Frequentes”, medir seus desempenho e formular um plano de estudos pré-edital especialmente voltado para questões.

Clique aqui para fazer seu cadastro gratuito na plataforma Gran Cursos Questões!

Plano de estudos pré-edital com Alexandre Meirelles

Para saber mais sobre a montagem de um bom plano de estudos pré-edital, confira abaixo um vídeo exclusivo com o professor Alexandre Meirelles, aqui da equipe Gran!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de setembro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões plano de estudos