Concurso SEDF 2016: Dicas da ex-aluna que chegou lá! O próximo pode ser você!

Avatar


09 de julho3 min. de leitura

Danielle-Macedo-1 Danielle Macedo, 27 anos, foi aprovada no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A candidata concorreu com 36 mil candidatos ao cargo de Professor da SEDF. Leia abaixo a sua história de sucesso.

Estudando para continuar no contrato temporário da APAE onde trabalhava com alunos especiais, Danielle se viu surpreendida pelo edital do concurso público para vagas em um cargo estatutário.

Trabalhando e fazendo faculdade, Danielle teve que conciliar os estudos a sua rotina agitada, “essa é uma grande questão, muitas vezes agente associa (a aprovação) a quantidade de horas de estudo, ‘Quanto mais eu estudar, mais chances eu tenho de passar’, e nem sempre é. No meu caso o grande facilitador foi descobrir a estratégia certa com a qual eu associava o conhecimento. Eu estudava 4 horas por dia só, trabalhava de 8h-17h30, ia para o cursinho 19h, quando chegava em casa eu reescrevia a matéria e fazia esquemas”, relembrou.

E contou sobre suas estratégias de estudo “Eu chegava e até uma hora da manhã reescrevendo a matéria, aquele era o meu tempo de estudar, depois disso eu ia descansar, ia dormir. Final de semana eu tinha cursinho e tinha que ter o tempo de estudo e quando era possível tinha a minha vida social, não dá pra se abster de tudo. Um diferencial foi a minha estratégia, eu descobri muito precocemente com qual facilidade eu iria me apropriar daquele conteúdo que estava sendo lançado pelo professor. A estratégia correta pra mim, não há uma receitinha certa, você precisa descobrir qual é a sua estratégia. O ponto forte pra mim foi isso e acreditar que eu era capaz, enquanto algumas pessoas chegavam pra mim e diziam ‘não, não vai dar pra você, existem pessoas que estão mais preparadas’, eu acreditava que eram 36 mil concorrentes e eu só precisava de uma vaga… Era o meu foco, era a minha determinação, era o que eu queria e era para o que eu estava me dedicando”.

O concurso para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, ao contrário do que muitos concurseiros(as) acreditam, exige dos candidatos um alto nível de conhecimento, não apenas das disciplinas específicas, mas também das disciplinas básicas cobradas na maioria dos certames “Tem que ter muita determinação, tem que ter muito foco, não é um concurso fácil como muitas pessoas às vezes pensam, que um concurso da Secretaria é mais fácil do que os outros, não é. Caí todas as vertentes, todos os conteúdos que em qualquer concurso cairia”, afirmou Danielle.

Sobre os estudos no Gran Cursos Online, Danielle reconheceu a importância de estudar com a orientação dos profissionais que já conhecem o caminho da aprovação. “Estudar sozinho é possível, mas é muito mais complicado. Quando você busca um profissional ele já te dá o entendimento da matéria. Eu não tinha tempo, eu estava correndo contra o tempo e o caminho mais viável foi buscar ajuda com profissionais.”

O otimismo durante a preparação também foi essencial para a aprovação, mesmo com a grande concorrência nossa aluna não deixou de acreditar em seu potencial e na excelência de sua preparação para as provas que estavam por vir “O otimismo tem que ser do começo ao fim. Eu acreditava que eu tinha um compromisso comigo, que eu precisava vencer esse compromisso e isso fez muita diferença, eu acreditar que eu tinha que alcançar aquele objetivo”, e complementou ‘enquanto as pessoas chegavam e diziam ‘não, não vai dar pra você, existem outras pessoas que estão mais preparadas’, eu acreditava que eram 36 mil concorrentes, mas eu só precisava de uma vaga. Era meu foco, era minha determinação, era o que eu queria, e era para o que eu estava me dedicando”.

Danielle apontou algumas das características que os futuros professores devem possuir “Tem que ter uma mente aberta para entrar na Secretaria de Educação, a gente atende o público da escola pública, as condições de ensino são mais defasadas, então a gente tem que fazer valer com os recursos que nós temos. Então tem que ter mente aberta, disposição, coragem e principalmente gostar do que faz, acho que isso é crucial. O ponto forte é acreditar em você e seguir em frente”.

E deixou um recado para aqueles que se dedicam a aprovação “É possível sim, a gente não tem que se ater a quantidade de concorrentes, nem a área, nem as dificuldades que a área apresenta. Acreditar no que você quer, acreditar no que você imagina para o seu futuro, ter compromisso com você mesmo, determinar e dizer ‘eu quero, eu posso e eu vou conseguir’ e depois ter a sua realização. E se você não tiver sua realização na área da Educação você tem ali o consolo de dizer ‘hoje eu tenho condições hábeis, para amanhã investir em outro concurso, eu tenho tempo pra me dedicar (a carga horária na SEDF é mais tranquila)”, eu tenho hoje as condições de investir, se por um acaso eu decidir que essa não é minha área e essa sensação de saber que se você conquistou uma vez, você vai conquistar duas, três, quantas vezes você julgar necessário. O ponto forte é acreditar em você” e complementou “Faça a diferença. Acredite que você vai entrar, que você vai contribuir, que você vai colaborar e que você vai fazer a diferença, deixando o sistema de educação um pouco melhor para quem realmente precisa.”

Com a nomeação, Danielle pretende aproveitar uma pausa para vivenciar um pouco da estabilidade que conquistou com a aprovação e faz planos para ingressar no mestrado.

Confira o depoimento em vídeo abaixo:

 Estudando para o concurso da SEDF? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

BLOG

garantia GCO

Apostila digital para o concurso da SEDF por apenas r$ 21,90

liv-blog-sedf-analista-min

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

CHEGUEI-LÁ (2)  MARGARIDA  CHEGUEI-LÁ2  CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar


09 de julho3 min. de leitura