Concurso Sefaz SC: quais as atribuições de um Analista da Receita IV?

Concurso Sefaz SC já possui banca definida e deve oferecer 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual


23/09/2021 | 14:31 Atualizado há 125 dias

O concurso Sefaz SC irá publicar edital em breve! Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina deve contemplar 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual IV. O certame já possui banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Você está pensando em trabalhar na Sefaz SC? Conheça as atribuições do seu futuro cargo.

Destaques:

Concurso Sefaz SC: atribuições

As atribuições para o cargo de Analista da Receita Estadual IV são definidas da seguinte forma:

  • Pesquisar dados e proceder a estudos comparados, visando às projeções do serviço, bem como manter banco de dados específicos, relativos ao setor de trabalho;
  • Analisar atos e fatos técnicos e administrativos apresentando soluções e alternativas técnicas inerentes a sua área de atuação;
  • analisar, diagnosticar e avaliar programas, projetos e ações inerentes a sua área de atuação;
  • propor a edição de normas e atos de natureza técnica ou administrativa pertinente a sua formação, compatíveis com sua área de atuação;
  • manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas funções;
  • executar trabalho de natureza técnica e administrativa pertinente a sua formação, compatível com sua área de atuação;
  • acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;
  • uniformizar o fluxo de trabalho e examinar e adotar soluções de racionalização e controle dos serviços;
  • prestar assessoria e/ou consultoria relativas a assuntos de sua área de atuação;
  • realizar estudos para elaboração de normas destinadas a padronização, simplificação, especificação, compra, recebimento, guarda, estocagem, suprimento, alienação e inventários de material de consumo ou permanente;
  • estudar e acompanhar o orçamento e sua execução físico-financeira;
  • acompanhar o desenvolvimento da técnica de planejamento administrativo e financeiro a fim de promover o seu aperfeiçoamento;
  • 1estudar e acompanhar o exame crítico da conjuntura econômico-financeira a fim de adequar a ela a produtividade das fontes de receita;
  • elaborar normas e manuais visando à uniformização das atividades administrativas;
  • desenvolver projetos objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;
  • desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos sistemas administrativos;
  • elaborar fluxogramas, organogramas e demais esquemas ou gráficos das informações do sistema;
  • elaborar diretrizes para a organização e modernização das estruturas e dos procedimentos administrativos, objetivando aperfeiçoar a execução dos programas governamentais;
  • estudar e analisar os programas e projetos, em harmonia com as diretrizes e políticas estabelecidas;
  • fornecer subsídios técnicos para elaboração de anteprojetos de leis e decretos relacionados a assuntos de sua área de competência;
  • o aprovado no concurso Sefaz SC deverá fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;
  • emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência;
  • planejar e executar projetos arquitetônicos do órgão, atendendo a suas necessidades permanentes;
  • executar leiaute de distribuição espacial do mobiliário adequado à execução das atividades de cada setor;
  • projetar e executar programações visuais das instalações, visando oferecer um bom ambiente, influenciando na humanização e produtividade;
  • realizar exame técnico de processos relativos à execução de obras, compreendendo a verificação de projetos e das especificações quanto às normas e padronizações;
  • preparar previsões detalhadas das necessidades da construção, determinando e calculando materiais, mão-de-obra e seus respectivos custos, tempo de duração e outros elementos necessários;
  • participar da elaboração e execução de contratos e convênios que incluam projetos de construção, ampliação ou remoção de obras e instalações;
  • fazer avaliações e arbitramentos relativos à especialidade, quando solicitado;
  • planejar, coordenar, orientar, supervisionar, executar e avaliar programas e projetos na área de Serviço Social, aplicados a indivíduos, grupos e comunidades;
  • prestar assessoria e consultoria técnica em assunto de natureza social;
  • elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização;
  • participar, dentro de sua especialidade, de equipes multiprofissionais na elaboração, análise e implantação de programas e projetos;
  • administrar, organizar e dirigir bibliotecas e centros de documentação ou de informação;
  • planejar e executar a política de seleção e de aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico;
  • orientar, coordenar, supervisionar e executar os serviços de catalogação e classificação de documentos;
  • planejar e executar serviços de referência bibliográfica;
  • organizar e revisar fichários, catálogos e índices, por meio de processos manuais ou automatizados, possibilitando o armazenamento, a busca e a recuperação da informação;
  • compilar bibliografias gerais ou específicas utilizando processos manuais ou mecanizados;
  • executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse do usuário, elaborando publicações correntes ou promovendo sua distribuição e circulação;
  • manter intercâmbio com as demais bibliotecas e/ou centros de documentação ou de informação;
  • participar do processo de editoração de publicações oficiais, organizando e/ou normatizando-o;
  • elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • elaborar os balancetes mensais, orçamentários, financeiro e patrimonial com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • elaborar balanços gerais com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • o aprovado no concurso Sefaz SC deverá elaborar registros de operações contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • elaborar certificados de exatidão de balancetes ou balanços e de outras peças contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • controlar empenhos e anulação de empenhos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • orientar a organização do processo de tomada ou de prestação de contas, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades de administração orçamentária, financeira, contábil e de auditoria, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • opinar a respeito de consultas formuladas sobre matéria de natureza técnica, jurídico-contábil, financeira e orçamentária, propondo, se for o caso, as soluções cabíveis em tese, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • realizar trabalhos de análise contábil interna, inspecionando regularmente a escrituração dos livros fiscais, verificando se os registros efetuados correspondem aos documentos que lhes deram origem, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de veículos, máquinas, móveis, utensílios e instalações, ou participar desses trabalhos, adotando os índices indicados para cada exercício financeiro, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • emitir pareceres, laudos e informações sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • realizar estudos com base em diagnósticos de problemas econômicos visando à dinamização dos planos governamentais, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • realizar análises e verificações da situação econômica, financeira e administrativa do órgão, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • o aprovado no concurso Sefaz SC deverá auxiliar no controle dos pagamentos de notificações fiscais, bem como na inscrição em dívida ativa dos débitos vencidos e não pagos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • executar outras atribuições compatíveis com o cargo e com sua habilitação legal e profissional;
  • emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade e restituição de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD);
  • emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade, redução de alíquota e restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • emitir informações em processos relacionados à correção de documentos de arrecadação;
  • emitir informações acerca do crédito tributário inscrito em dívida ativa;
  • emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nos casos de alteração, inscrição, baixa, suspensão, cancelamento e reativação;
  • realizar pesquisas mercadológica, mobiliária e imobiliária como subsídio da formação de valores venais para compor a tabela para fins de cálculo da cobrança do ITCMD;
  • executar outras atividades correlatas e inerentes às atribuições regimentais da SEF; e
  • o aprovado no concurso Sefaz SC deverá auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

Leia mais sobre o concurso Sefaz SC clicando aqui

Materiais gratuitos para Concurso Sefaz SC

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Volte ao topo

Resumo do Concurso Sefaz SC

Concurso Sefaz SC Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Situação banca definida
Banca organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC)
Cargos Analista da Receita Estadual
Escolaridade Nível superior
Carreiras Administrativo
Lotação Estado de Santa Catarina
Número de vagas previsto 58 vagas
Remuneração acima de R$ 20 mil (portal de transparência)
Clique aqui para ver o último edital Sefaz SC

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

atribuições banca definida


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *