Concurso Segurança DF: governo confirma reajuste das forças de segurança

Reajuste salarial confirmado pelo Governo Federal fortalece a atratividade dos Concursos de Segurança no DF e amplia a expectativa por novos editais.

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Boa noticia para quem deseja prestar os Concursos Segurança do DF! O Governo Federal assinou, nesta segunda-feira (01/12), uma Medida Provisória que garante reajustes salariais para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF. O aumento também vale para policiais e bombeiros dos antigos Territórios Federais.

A MP estabelece que os reajustes serão aplicados em duas etapas: a primeira em dezembro de 2025 e a segunda em janeiro de 2026. Os percentuais variam conforme o cargo, classe, posto ou patente, seguindo acordos firmados entre Governo Federal e categorias.

Como ficou o reajuste para as carreiras de segurança do DF?

No caso da PMDF e do CBMDF, o governo propôs reajuste linear de 24,32% dividido em duas partes iguais. A corporação e o governo distrital, porém, optaram por distribuir os índices entre as graduações, o que resultará em aumentos acumulados entre 19,60% e 28,40% em 2025 e 2026.

Para os policiais militares e bombeiros dos ex-Territórios, o aumento segue o percentual de 24,32%, também dividido entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

A Polícia Civil do DF terá índices maiores. A variação ficará entre 27,27%, para a categoria especial, e 24,43%, para a terceira categoria. Esse aumento também será aplicado em duas parcelas, uma em 2025 e outra em 2026.

Com a MP assinada, cresce o interesse por novos concursos da área de segurança no Distrito Federal. A atualização salarial fortalece a atratividade das carreiras e amplia a expectativa por movimentações nos próximos meses.

Concursos de Segurança DF: panorama atual

O anúncio do reajuste assinado agora pelo governo federal reforça o movimento iniciado no começo de outubro, quando o GDF apresentou uma proposta própria de aumento salarial para PCDF e PMDF. Naquele momento, os percentuais discutidos variavam entre 23% e 26% para a Polícia Civil e 23% para a Polícia Militar, divididos em duas parcelas.

Em setembro, o governador Ibaneis Rocha voltou a tratar das convocações da área de segurança. Na ocasião, ele reafirmou que pretende nomear novos policiais civis, militares e penais ainda em 2025, retomando a ideia já citada em abril de chamar todos os aprovados dos concursos em andamento.

Entre as projeções mencionadas estão 600 convocações para a PCDF, 150 para a Polícia Penal DF e 1.200 para a PMDF, grupo que já está em formação e deve ser efetivado até o fim do ano.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura