Concurso Senado: entenda a situação do certame!

Concurso Senado Federal continua autorizado, apesar de comissão organizadora ter sido revogada. Veja!

Avatar


27 de agosto4 min. de leitura

Os concurseiros que estão se preparando para o Senado Federal podem estar confusos com toda a reviravolta que aconteceu na última quarta-feira, 26 de agosto, com a revogação da comissão organizadora do concurso.

Para auxiliar no entendimento da atual situação do certame, e passar uma visão sobre o que esperar para o futuro, entrevistamos Gabriel Dezen, Consultor Legislativo do Senado Federal e professor do Gran Cursos Online nas áreas de Direito Constitucional, Processo Legislativo, Técnica Legislativa, Regimento Comum, Regimento Interno do Senado Federal e Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Navegue no índice abaixo:

Concurso Senado Federal: situação atual

Com a publicação no Diário Oficial da União da revogação da comissão organizadora do concurso do Senado Federal, muitos de nossos alunos enviaram mensagens nos perguntando sobre a situação atual do certame e os impactos da decisão na realização do concurso. Confira abaixo a resposta para os principais questionamentos:

Qual é a atual situação do concurso? 

O concurso Senado Federal continua autorizado pelo ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 2 de 2019 e assinada pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro de 2019. Cabe salientar que a publicação do edital está ligada a definição de uma nova comissão para o concurso, o que deve levar um tempo.  Confira AQUI na íntegra o Ato da Comissão Diretora nº 02/2019.

A comissão organizadora do concurso foi revogada, e agora?

Sim. A comissão organizadora do concurso foi revogada e você pode checar nesta matéria todas as informações sobre a revogação da portaria nº 20/2019, publicada no Diário Oficial da União no dia 07 de outubro de 2019.

O importante é entender que, com a revogação da comissão organizadora, o novo concurso do Senado Federal agora está sob a responsabilidade da presidência da Casa.

O Cebraspe será realmente a banca organizadora do concurso Senado Federal?

Tudo indica que sim. O próprio Cebraspe anunciou em contato com a equipe de Comunicação do Gran Cursos Online que a Comissão Organizadora do concurso no Senado Federal informou às bancas concorrentes, em junho, de que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos foi o vencedor da disputa.

Em contato com a assessoria de Comunicação do Gran Cursos Online, a assessoria de imprensa do Senado Federal confirmou que o projeto básico do concurso foi finalizado e que a banca organizadora foi escolhida. Clique neste link para saber mais sobre a escolha do Cebraspe como banca organizadora.

Concurso Senado Federal: entrevista com o Consultor Legislativo do Senado e professor Gabriel Dezen

1. Qual o palpite do senhor para o futuro do concurso, agora que foi revogada a portaria que preza o trabalho da comissão organizadora do concurso do senado?

R.: Qualquer opinião minha sobre isso será meramente exploratória, sem grande utilidade, mas há elementos mais objetivos que devem ser considerados: o primeiro deles é que não há possibilidade de o Senado Federal não realizar esse concurso, pois a necessidade de pessoal para diversas áreas vitais é enorme e urgente. O segundo elemento é que com o que houve hoje, os nossos alunos ganharam mais tempo para uma preparação mais adequada e efetiva para um dos concursos mais disputados do País. O terceiro elemento, e que interessa muito, é que essa protelação certamente vai permitir ao Senado rever a quantidade de vagas e os cargos que iriam ser colocados em disputa, com grandes chances de haver aumento tanto nas vagas quanto nos cargos.  Como exemplo deste último aspecto devo citar que a previsão de uma única vaga para a área de Processo Legislativo é irreal, e que não haver vaga para Consultor Legislativo é situação que também deverá ser revista. 

2. Essa medida vai atrasar o andamento do certame?

R.: O argumento central da decisão do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, é o cenário de incertezas orçamentárias gerado pela epidemia de Covid-19, que certamente deve impactar a disponibilidade orçamentária da Casa. Creio que as incógnitas dessa situação não demorarão a ser superadas, sendo bastante realista pensar em edital já para 2021.

3. O senhor crê que o certame saia este ano ainda, como os responsáveis pelo concurso já haviam prometido?

R.: Não há como ter certeza, mas não me parece crível. O fato de o Senado ter insistido até ontem na realização do concurso, e ter recuado hoje, por questões ligadas ao orçamento, mostra que essa decisão foi tomada por ser absolutamente necessária. Não me parece razoável que a seriedade da causa do adiamento possa ser revertida nesses poucos meses que restam. É muito mais realista, a meu juízo, considerar o edital e as provas para 2021.

4.Qual a mensagem que o senhor deixa para os aspirantes a funcionários do Senado, empenhados em se preparar para a prova em 2020?

R.: Fácil.

1) agradeçam pelo acréscimo de tempo que esse adiamento proporciona, e que irá permitir uma preparação mais adequada e mais efetiva.
2) refaçam seus cronogramas de estudo, aumentando a carga horária de cada matéria prevista no projeto básico já divulgado.
3) mantenha-se absolutamente focado e concentrado na preparação, pois as decisões que você tomar nestes dias irão com certeza impactar suas chances no concurso.
4) a pior atitude é “dar um tempo”, pois isso vai dissolver toda a vantagem estratégica que o candidato construiu por ter estudado até hoje.
5) na reformulação do cronograma e da estratégia de estudo, reduzir um pouco a pressão, já que não há uma data prevista, para reduzir o stress e a tensão com a expectativa, mas em hipótese nenhuma parar ou reduzir muito os estudos.
6) usar um método de estudo moderno e eficiente. Sobre esse método, deve ser registrado que eu, em breve, ministrarei um pequeno curso pelo Gran Cursos Online sobre a forma correta de preparação em todas as fases e o uso eficiente das melhores ferramentes de aprendizagem.

5. Uma nota de divulgação enviada hoje cedo à imprensa explica os principais fatores para a revogação da portaria, entre eles, os riscos sanitários da pandemia, além da falta de recursos para tratar a situação atual. O senhor crê que existem outros fatores externos para tal medida? Tal como as mudanças em consequência da votação da Reforma Administrativa?

R.: A propagada reforma administrativa é hoje apenas um vulto de contorno indefinido, que nem no âmbito do Poder Executivo, que é autor da proposta, tem uma cara. Além disso, a negociação política e as batalhas ao longo do processo legislativo afastam qualquer prognóstico sobre o resultado. Além disso, com ou sem essa reforma, o Senado precisa, e precisa muito, de servidores em áreas vitais ao seu funcionamento. Por isso, não creio que tenha sido essa a razão. Parece-me mais convincente o argumento orçamentário, pois são grandes as incertezas no âmbito da União sobre os reais impactos orçamentários da epidemia, principalmente em função da atuação errática do Executivo. 

6. Sobre o anúncio da banca organizadora no mesmo dia da revogação da comissão organizadora o que devemos entender?

R: É bem claro que todos devem ficar otimistas sobre o concurso, pois já é um sinal que haverá uma nova movimentação sobre o certame. Seria mais preocupante se não houvesse nenhuma novidade, logo devemos aproveitar ao máximo esse “sinal” de que o edital está próximo e nossos alunos devem continuar se preparando, sem desanimar. 

Quer saber mais sobre o concurso Senado Federal? Clique AQUI!

Resumo do concurso Senado Federal

Concurso Senado Federal (concurso Senado)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Legislativo
Lotação Brasília
Número de vagas 40
Remuneração de R$ 18.591,18 a R$ 35.114,14
Situação AUTORIZADO
Links dos últimos editais  Consultor   –   Analista    –  Técnico    –  Policial 
Avatar


27 de agosto4 min. de leitura