Filho de professores, Rafael A. foi incentivado, desde muito cedo, a valorizar os estudos. Dessa forma, ele sempre buscou ser um aluno aplicado, acreditando que a educação seria o melhor caminho para construir a sua vida no futuro.
Assim que terminou o ensino médio, Rafael A. ingressou no curso de Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Apesar de considerar inicialmente uma carreira na iniciativa privada e em sua área de atuação como o melhor caminho, aos poucos, conhecendo mais sobre a realidade e o mercado de trabalho, ele compartilhou como foi mudando de ideia.
Ele, afinal de contas, já tinha o desejo de constituir família e buscava uma oportunidade profissional que garantisse uma carga horária equilibrada e que, ao mesmo tempo, uma remuneração capaz de trazer estabilidade logo no início da carreira.
Foi então que Rafael A. começou a considerar o serviço público como o melhor caminho. Ele teve certeza dessa escolha depois de iniciar o período de estágio na Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), nos dois últimos anos da sua graduação.
“Fui muito bem recebido, pude aprender bastante; mas, principalmente, pude perceber que as pessoas eram, além de capacitadas tecnicamente, bem remuneradas, tendo uma boa qualidade de vida.”
Dessa forma, os estudos de Rafael A. tiveram no ano de 2018, que foi também quando ele conheceu o Gran!
Na época, o Concurso da CLDF foi o foco de preparação: era a primeira vez que Rafael A. estudava de maneira direcionada.
Os esforços resultaram na aprovação como Consultor Técnico Legislativo na área de Engenharia Civil em 17° lugar, uma excelente colocação! No entanto, como só havia uma vaga disponível, ele não chegou a ser nomeado.
No entanto, ter sido aprovado de primeira em um concurso de alto nível provou a Rafael A. que a carreira pública era um sonho possível!
“É claro que essa primeira aprovação, em um concurso excelente, em um período muito curto, me iludiu um pouco também. Depois disso, uma sequência de reprovações.”
No entanto, Rafael A. seguiu se dedicando aos estudos até que foi surpreendido com a notícia de que se tornaria pai! Por causa disso, ele chegou a se mudar para a casa dos sogros, buscando ficar mais perto da sua esposa (na época, namorada).
“Agora eu tinha uma pressão enorme interna em ter que passar em um concurso rápido, pois minha filha iria nascer. Eu morava com meus sogros e queria muito ter essa independência financeira e familiar.”
No novo contexto, Rafael A. se desdobrou para pegar o máximo de disciplinas na faculdade (para se formar mais rápido), realizar o TCC, estudar para concursos, estagiar e acompanhar as consultas da filha que chegaria em breve.
A primeira filha de Rafael A. nasceu em Agosto de 2019, enquanto ele se preparava para o Concurso SEFAZ DF. No entanto, apesar de ter se dedicado muito, ele não foi aprovado.
Logo em seguida, com a chegada da pandemia, a maioria dos concursos foi suspenso e Rafael A. sentiu-se ainda mais pressionado: afinal, ainda não tinha sido aprovado, estava sem emprego, com uma filha recém nascida e morando na casa dos sogros.
A jornada de aprovação de Rafael A. no Concurso TCDF
Além de seguir firme nos estudos durante aquele período desafiador, ele começou a buscar formas alternativas de prover para a família, fazendo trabalhos temporários na área da Engenharia e trabalhando como motorista de aplicativo.
O seu foco, então, era o concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal para o cargo de Auditor.
No final de 2020, Rafael A. conseguiu um emprego na iniciativa privada, no qual recebia um salário mínimo. Assim, a sua rotina era marcada por uma série de conciliações:
“A minha rotina era acordar muito cedo para estudar, ir para o trabalho, estudar no horário de almoço, trabalhar como motorista de aplicativo após o trabalho, chegar em casa e estudar mais um pouco. Foi muito cansativo, mas foi um esforço que precisei fazer para mudar a minha realidade!”
De fato, todo o esforço de Rafael A. não seria em vão! Realizando as provas do Concurso TCDF em fevereiro de 2021, ele conquistou a tão sonhada aprovação!
Em março de 2023, ele finalmente tomou posse no cargo de Auditor, fato que finalmente trouxe a tranquilidade, estabilidade e qualidade de vida para a sua família com a qual Rafael A. sonhou por tanto tempo!
“Depois da primeira aprovação, dá aquela sensação de que você é capaz, de que, de fato, se você se dedicar, você consegue. Após a aprovação no TCDF muita coisa mudou. Você que antes era visto como um “coitado” (por estar morando na casa dos outros, sem emprego, com uma filha) passa a ser visto como uma “referência”, alguém a se inspirar. Além dessa mudança de perspectiva, na minha família, conseguimos mudar para um lugar melhor. Nossa família também vem crescendo, com a graça de Deus, e podemos proporcionar uma boa escola, um bom plano de saúde. Talvez tivesse tudo para dar errado, mas deu tudo certo! O concurso público mudou a minha vida e da minha família e hoje vivo a vida que eu sempre quis: sendo bem remunerado, podendo ter tempo de qualidade com minha família e inspirando outras pessoas por meio dos estudos.”
Como o Gran participou desta vitória?
Desde que começou a se dedicar aos estudos para concursos públicos, Rafael A. contou com os materiais do Gran para conduzirem a sua trajetória.
Além de mencionar a didática dos professores para conduzir cada assunto, ele também destacou como foi essencial ter aprendido a estudar de maneira mais eficiente com as recomendações.
Outro ponto de destaque de estudar com o Gran, de acordo com Rafael A., foi o seguinte:
“A parte de tecnologia (aplicativo no celular, na TV, com possibilidade de baixar as aulas) para mim é um diferencial do Gran, porque eu costumo falar que com um fone de ouvido e um celular, você consegue estudar a qualquer momento, em qualquer lugar.”
Isso foi importante inclusive na época em que Rafael A. tinha uma rotina diária corrida, repleta de conciliações.
Sobre a experiência de estudar com o Gran, ele ainda destacou:
“Outro ponto que sempre achei interessante e acompanhei nessa minha trajetória é a preocupação com o concurseiro na parte psicológica/emocional. Então, as entrevistas com aprovados, os artigos que eram postados, a parte
de inteligência emocional feita por psicóloga, tudo isso acredito que contribuiu muito no meu processo.”
Saiba TUDO sobre o Concurso TCDF!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Destaques: |
Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Rafael A. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor e a mais completa preparação para concursos públicos do Brasil!
Tenha acesso a materiais formulados de acordo com a cobrança dos editais, atualizações constantes, o melhor time de professores e acesso a ferramentas tecnológicas EXCLUSIVAS capazes de otimizar os seus resultados!
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!
Dicas e táticas de estudos de Rafael A.
A preparação direcionada para o Concurso TCDF de Rafael A. durou cerca de um ano. Neste período, ele utilizou muito as videoaulas e as degravações disponíveis na plataforma do Gran.
Para os concurseiros que seguem na jornada de aprovação que mudará as suas vidas, Rafael A. deixou algumas dicas que o auxiliaram em seus próprio processo de estudos:
“Talvez a maior dica que eu possa dar seja: busque ter uma visão clara do progresso e desempenho ao longo da preparação. Tendo essa visão clara, primeiro, você saberá que está progredindo diariamente. Segundo, ainda que não passe em um primeiro momento em determinado concurso, sabendo desse progresso e desempenho, só precisará ajustar o planejamento para um próximo concurso, sem necessariamente “começar a estudar do zero”. Afinal, você já vai ter uma visualização clara do que já estudou ou não e qual foi o desempenho nas matérias.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa