Rafael O. conquistou o 1° lugar no TJ BA após 8 meses de estudo!

Ao longo do da sua trajetória de aprovação, Rafael O. construiu não apenas uma forte base de conhecimentos para concursos públicos, como também passou a dominar uma série de táticas capazes de otimizar os seus resultados nos estudos. Saiba mais!

Avatar


22 de Fevereiro4 min. de leitura

Rafael O. conquistou o 1° lugar no TJ BA após 8 meses de estudo!

Quando Rafael O. começou a estudar para concursos públicos, no final do ano de 2022, estava em busca de uma mudança definitiva de vida.

A esse ponto, já formado em Engenharia, ele já tinha compreendido que não tinha interesse em atuar na área. Além disso, após passar mais um ano empreendendo no comércio eletrônico, sem obter, contudo, o sucesso e a realização que gostava, Rafael O. foi motivado pela família a considerar o caminho da carreira pública.

Diante desta nova realidade, Rafael O. percebeu que poderia mais facilmente realizar um sonho que já tinha há longa data: trabalhar na carreira administrativa.

Assim, encerrando as atividades na loja online, ele iniciou a sua trajetória de aprovação, que duraria cerca de 8 meses.

Colocando a mão na massa: a rotina de Rafael O. nos estudos

A rotina de estudos de Rafael O. era dividida em turnos: o primeiro de 8h às 12h e, depois do almoço, de 13h30 às 18h. Priorizando a sua preparação para concursos, também precisou, contudo, realizar conciliações com as atividades de casa e com as idas à academia.

O concurso do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia não foi o único para o qual Rafael O. se preparou. De fato, seus estudos também compreenderam: Ministério Público de MG para o cargo de Serviços Diversos, do TJ ES para Analista Administrativo e TJ CE para Técnico Judiciário Administrativo.

Como estava crescendo não apenas do ponto do vista do conteúdo programático cobrado, mas também como concurseiro, conhecendo mais sobre o universo dos estudos e das provas, Rafael O. também precisou lidar com diversas reprovações em seu caminho.

“Eu fui reprovado no MP MG e TJ CE por razões simples que vejo hoje como ansiedade e falta de maturidade na resolução da prova. Essas duas dificuldades só o tempo é capaz de sanar.”

“O que precisa ser feito”

Mesmo diante das dificuldades do caminho e longe de pensar em desistir, Rafael O. focou no que, de acordo com as suas palavras: “precisa ser feito.”

“Acredito que fazer o que é necessário é o segredo para aprovação. Vejo que há pessoas que não sabem o que precisa ser feito e outras que sabem e não fazem.”

Ainda de acordo com Rafael O., o que precisa ser feito é buscar uma bom cronograma, além de apostar na disciplina e constância.

O resultado de todo o seu esforço e dedicação, assim, chegou em 2023: com a publicação dos aprovados no certame, Rafael O. pode comemorar a aprovação no cargo de Técnico Judiciário Administrativo, além de conquistar o 1° lugar para a Comarca em que se inscreveu e 6° lugar geral.

“Fiquei muito aliviado. Para mim, que estava desempregado e em busca de “começar a vida”, foi como conquistar a segurança de que agora está tudo bem. Nos dias seguintes, eu pedi minha namorada em casamento e hoje sou noivo.”

Como o Gran participou desta vitória?

Rafael O. conheceu e começou a estudar com o Gran a partir da imperdível promoção de Black Friday de novembro de 2022, que permitiu que adquirisse a Assinatura Ilimitada (preparação completa para concursos públicos), com preços que cabiam no seu planejamento financeiro.

A partir daí, ele encontrou tudo que necessitava para auxiliar na sua trajetória de aprovação para o Concurso TJ BA na plataforma.

Dentre os recursos, Rafael O. destacou: videoaulas, PDFs, salas particulares de redação, simulados, resolução de questões e de provas passadas e ferramentas de leitura da lei seca.

“O Gran foi o que viabilizou minha aprovação. Eu encontrei tudo que eu precisava para ser aprovado dentro da Assinatura Ilimitada. No começo eu usei bastante as videoaulas para aprender os conceitos iniciais. Depois de um tempo, eu sei mais os PDFs, pois senti que era mais aprofundado. Eu fiz cerca de 7000 questões na plataforma do Gran Questões, sem contar os simulados impressos e as questões de PDF. Assistia a aula da sala particular de redação toda quinta-feira, o que sem dúvida foi muito importante para conseguir uma boa nota de redação (9.50/10). Um recurso fundamental foi o Guia da Aprovação, o qual me ensinou exatamente o que fazer na preparação.”

Mesmo muito satisfeito com o resultado e aguardando a nomeação, Rafael O. segue estudando agora para conquistar o cargo de Analista Administrativo do TRT. Com todo o seu empenho e dedicação, com certeza é questão de tempo até que torne mais este objetivo uma realidade!

Saiba TUDO sobre o Concurso TJ BA!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Rafael O. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor preparação para concursos públicos e exames. Veja os diferenciais:

  • MAIA (a nova Inteligência Artificial do Gran), questões comentadas por IA, nova plataforma, PDFs sintéticos, novo cronograma de estudos e MUITO MAIS!
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a milhares de cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Plataforma com milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da sua jornada. Confira:

Dicas e táticas de estudos de Rafael O.

Em sua preparação, Rafael O. cresceu não apenas em quesito de conteúdo programático, como também como concurseiro, aprendendo diversas valiosas lições sobre o estudo.

Dentre elas, ele destacou a importância de realizar revisões e resolver simulados periodicamente. Essas duas atividades, apesar de serem deixadas de lado por muitos concurseiros, são essenciais para garantir uma assimilação verdadeiramente eficaz dos temas estudados.

Por fim, Rafael O. ainda deixou a mensagem para quem continua na luta pela aprovação:

A aprovação é uma soma de fatores. Estes fatores já são conhecidos, como o conhecimento básico (videoaula e PDF), o treino (resolver questões), a prática de escrita (fazer redações), a leitura (de lei seca) e a revisão (de todo o conteúdo e frequentemente). Para conseguir somar os fatores é preciso dominá-los e realmente desenvolver ao máximo cada um deles. Faça o que é preciso, invista em cada elemento básico para formar o conhecimento e as habilidades necessárias para vencer a banca. A maior disputa é contra a banca e não contra os concorrentes. Ao chegar em altos níveis de acertos, 90 a 95%, é inevitável ser aprovado.”


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


22 de Fevereiro4 min. de leitura