Concurso TRF4: conheça as atividades dos Técnicos e Analistas!

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Concurso TRF4: leia sobre a síntese das atribuições dos principais cargos!

Concurso TRF4: atribuições dos Técnicos e Analistas Judiciários!

Concurso TRF4: atribuições dos Técnicos e Analistas Judiciários!

Concurseiro que sonha em conquistar uma vaga em algum Tribunal do Brasil, fique atento!

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região divulgou o edital TRF4.

A Fundação Carlos Chagas – FCC é a banca organizadora do concurso TRF4 e receberá as inscrições dos interessados em seu site, no período de 03 de junho a 26 de junho de 2019.

O valor da taxa é de R$ 61,00 para nível médio e R$ 71,00 para nívei superior.

Os novos servidores irão atuar nas seções judiciárias dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Gran Cursos Online irá te mostrar quais são as principais atividades de cada carreira do Poder Judiciário para você sonhar e conquistar a sua ocupação em terras da região Sul.

Clique no índice abaixo e escolha qual carreira deseja conhecer mais informações sobre:

Técnico do TRF4: o que faz?

Para Técnico Judiciário as oportunidades são nas áreas de atividade com as seguintes atribuições:

  • Administrativa: lançar e/ou consultar dados nos sistemas informatizados, executar o andamento processual, auxiliar no processamento de feitos e instrução processual, bem como na classificação e autuação de processos. Além disso, prestar atendimento ao público interno e externo.
  • Administrativa – Segurança Judiciária: controlar a saída de itinerário e retorno de veículos oficiais em serviço. Também prover segurança às dependências do Tribunal.

O Técnico Judiciário – Apoio Especializado com as formações e respectivas atividades:

  • Enfermagem: executar programas de promoção de saúde e do bem-estar para os servidores. Ademais, auxiliar o atendimento nas situações de urgência e emergência, procedendo aos primeiros socorros e providenciando o atendimento de outras áreas.
  • Tecnologia da Informação: executar atividades de diagnóstico, suporte técnico e manutenção preventiva, corretiva e evolutiva nos componentes necessários ao fornecimento dos serviços de TI e em atividades inerentes à área de TI.

Analista do TRF4: o que faz?

Já o Analista Judiciário poderá atuar nas áreas e será responsável pelas seguintes ações:

  • Administrativa: elaborar, acompanhar, fiscalizar e controlar a execução de atos administrativos pertinentes a área de atuação, na prevenção de irregularidades e/ou ilegalidades. Atendimento ao público interno e externo e receber, redigir, conferir e organizar, arquivar ou organizar documentos utilizando técnicas e procedimentos apropriados. Há também outras atividades.
  • Administrativa – Contabilidade: executar a análise contábil das contas anuais do Tribunal, dos balancentes e das demonstrações contábeis. Ainda, examinar propostas orçamentárias, elaborar e instruir processos de prestação e tomada de contas e outras tarefas.
  • Administrativa – Segurança Judiciária: assegurar o cumprimento das normas e regulamentações internas. Também promover a integridade física das dependências do Tribunal e das áreas circunvizinhas. Fiscalizar e controlar entrada, movimentação e saída de pessoas e de matérias nas dependências do órgão.

O profissional Analista Judiciário pode trabalhar nas áreas com as respectivas atividades designadas:

  • Judiciária: receber e analisar petições, processos e outros documentos. Também responsável por classificar, autuar processos e verificar prazos processuais. Conferir atos e andamentos processuais também faz parte da rotina do servidor.
  • Judiciária – Oficial de Justiça Avaliador Federal: proceder às citações, notificações, intimações e demais ordens judiciais, legalmente previstas. Também receber, das unidades processantes, os mandados para cumprimento. Ainda, lavrar certidão das diligências realizadas. E realizar outras atividades inerentes à execução de mandados.

Um servidor Analista Judiciário – Apoio Especializado nas formações terão as seguintes ações a desempenhar:

  • Análise de Informática: elaborar informações, laudos, pareceres e outros documentos de apoio técnico e administrativo às unidades organizacionais. Ainda, interagir com os usuários a respeito dos serviços de T.I. Também prospectar novas tecnologias pertinentes à área de atuação.
  • Análise de Sistemas da Informação: planejar, implementar, monitorar, avaliar e melhorar atividades de gerenciamento de serviços de TI e de segurança da informação. Também prestar suporte e assessoramento às demais unidades quando solicitado.
  • Arquitetura: elaborar projetos e especificações de mobiliários diversos e ainda propor reformas nos ambientes internos do órgão. Atuar na emissão de parecer técnico em projetos executados por terceiros. Também elaborar e acompanhar o desenvolvimento de projetos de paisagismos e outras atividades.
  • Arquivologia: receber, conferir, separar e guardar os documentos e processos encaminhados para o arquivo, promover a divulgação do acervo. Além disso, planejar e implementar a automação aplicada ao Arquivo.
  • Biblioteconomia: pesquisar, selecionar e adquirir material bibliográfico e de outros suportes, nacionais e estrangeiros. Manter atualizados os bancos, redes e sistemas cooperativos dos quais a Biblioteca fizer parte. Também armazenar e conservar o acervo bibliográfico.
  • Comunicação Social: analisar e aprovar textos, imagens e reportagens jornalísticos, visando fornecer aos veículos de comunicação externos e internos informações e esclarecimentos de interesse do órgão. Determinar e aprovar pautas para cobertura jornalística ou institucional e elaborar o briefing quando necessário. Solicitar, aprovar e coordenar, realizar e divulgar coberturas jornalísticas de interesse do Tribunal e outras ações.
  • Enfermagem: prestar cuidados na área aos Ministros, aos servidores, ativos e inativos, aos seus dependentes e aos pensionistas do Tribunal. Executar tratamentos médicos prescritos de competência do enfermeiro. Realizar exames complementares antes e após consultas médicas.
  • Engenharia Civil: acompanhar, fiscalizar e gerenciar contratos de obras e serviços de Engenharia civil, bem como de manutenção predial. Elaborar orçamentos relativos a obras e serviços da área.
  • Engenharia Elétrica: fiscalizar e supervisionar as atividades do sistemas de automação e controle predial. Analisar e testar as notas fiscais e/ou providenciar a contratação de especialista para a implantação de sistemas de telecomunicações e radiodifusão.
  • Engenharia Mecânica: especificar materiais para fins de aquisição, execução de obras e serviços da área. Analisar e atestar notas fiscais relativas aos serviços executados pelas empresas contratadas.
  • Estatística: projetar séries estatísticas. Além disso, orientar e supervisionar o tratamento, a análise, a consolidação e a interpretação de dados oriundos de pesquisar os estudos, e as formas de apresentá-los por meio de tabelas, gráficos e outros.
  • Fisioterapia: avaliar, programar, definir e executar tratamento fisioterápico. Também realizar testes musculares, articulares e funcionais pertinentes à área de atuação.
  • Medicina: realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares, encaminhar pacientes para tratamentos especializados e ainda, avaliar atestados médicos e outras ações.
  • Nutrição: elaborar cardápios de acordo com as necessidades nutricionais. Prestar atendimento clínico na área de atuação, aos ministros, servidores, ativos, inativos, dependentes e pensionistas. Ademais, outras ações.
  • Odontologia: prestar atendimento na área em casos urgentes, radiografar pacientes. Além disso, avaliar, diagnosticar e tratar afecções bucais e dentárias.
  • Pedagogia: desenvolver ações, em conjunto com outros setores, para a promoção de educação e desenvolvimento profissional dos servidores. Além de outras atividades.
  • Psicologia: elaborar e realizar avaliações psicológicas pré-admissionais, também prestar apoio psicológico para casos individuais ou em grupo e outras ações.
  • Revisão de Textos: efetuar a revisão linguística de textos diversos da unidade de lotação, verificando sua integralidade e atentando, entre outros fatores, para as expressões, a sintaxe, a ortografia e a pontuação, a fim de assegurar-lhes correção, clareza, concisão e harmonia. Atuar na padronização de documentos do órgão e outras atividades.
  • Serviço Social: atuar em equipe multidisciplinar no estudo, acompanhamento e intervenção em situações de relações interpessoais conflituosas no trabalho, de inadaptação e de readaptação. Também atuar em programas e projetos quando designado pelo superior imediato.
  • Suporte em Tecnologia da Informação: planejar, definir, desenvolver, configurar, testar e implantar componentes de infraestrutura necessários para o fornecimento serviços de TI e outras ações quando solicitado.
  • Taquigrafia: efetuar apanhamento taquigráfico dos relatórios, votos, debates e demais pronunciamentos orais nas sessões de julgamento e de eventos do órgão, utilizando técnicas de taquigrafia.

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Detalhes do concurso TRF4

  • ConcursoTribunal Regional Federal da 4ª Região (concurso TRF4)
  • Banca organizadoraFCC – Fundação Carlos Chagas
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Número de vagas: CR
  • Remuneração: até R$ 12,4 mil
  • Período de inscrição03/06/2019 a 26/06/2019
  • Taxa de inscrição: R$ 61,00 e 71,00
  • Data da prova: 04 de agosto de 2019

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