Com a curva do número de casos diminuindo, algumas bancas organizadoras já iniciaram o processo de retomada para os seus concursos durante a pandemia. Uma das instituições é a Fundação Getulio Vargas (FGV), empresa responsável por organizar, entre outros, o Exame de Ordem, que já foi adiado diversas vezem em função da pandemia.
De acordo com a empresa, diversas ações vêm sendo tomadas para um melhor cuidado tanto de seus colaboradores, quanto dos candidatos. “A Fundação Getulio Vargas segue acompanhando atentamente as recomendações das autoridades de saúde e atos normativos nacionais de prevenção à Covid-19”, explicou em nota.
A FGV destaca ainda que todos os locais de aplicação contarão com dispensadores com álcool em gel e papel toalha em todas as salas, na coordenação e nos banheiros, além de um quantitativo de máscaras reserva para candidatos e colaboradores. Confira outros pontos para a manter o distanciamento nos locais de prova:
- Rotas e marcações no chão, a fim de garantir o distanciamento seguro;
- Salas amplas, mantendo-se o distanciamento mínimo entre as carteiras e devidos cuidados de ventilação; e
- Equipes específicas para higienização dos ambientes do local de prova
A empresa ainda ressalta que haverá treinamento específico com os seus colaboradores para que os novos procedimentos possam ser corretamente adotados e cumpridos. Durante a aplicação das provas, a equipe de colaboradores só poderá atuar utilizando máscaras, trocando-as de duas em duas horas em caso de comunicação frequente, além de higienização constante.
Já no caso dos candidatos, existem algumas diretrizes que deverão ser observadas pelos colaboradores e seguidas pelos concurseiros:
- Ingresso ao local de prova apenas com máscara e distribuição para quem não a possua;
- Proibição de aglomerações nos corredores das unidades de prova;
- Vistoria dos lanches apenas visualmente;
- Permissão de álcool em gel próprio, desde que acondicionado em um envelope transparente.
Concursos na Pandemia: FGV presa pela quarentena
Uma das principais dúvidas dos candidatos é quanto à possibilidade de ingresso de um aluno com sintomas da Covid-19. A FGV recomenda que esses alunos com sintomas não compareçam no ambiente de prova, principalmente por recomendação dos órgãos de saúde.
“Devemos considerar que não é indicado que um candidato com suspeita da Covid-19 compareça à um local de aplicação. Para esses casos, a regra é clara: quarentena. Ou seja, não há que se falar em circulação, seja ela em ambientes de prova ou demais locais públicos”, explicou o órgão.
Caso exista a presença de algum aluno apresentando esses sintomas, desrespeitando os cuidados coletivos que serão encaminhados ao candidato na semana anterior a prova, a FGV garante que será rigorosa com a situação. “Situações inesperadas serão tratadas com o devido rigor estabelecido pelos órgãos de saúde, preservando a saúde de todos”, complementou.
Considerando o exposto, será que existe alguma esperança de retomada do concurso para aluno oficial da PMSP antes de Novembro? Se a inscrição voltar antes do meu aniversário, tenho chances rsrs…