Concursos PE: Novas alterações na lei para candidatas gestantes

Concursos PE: Projeto de Lei estabelece novas regras para proteção a candidatas gestantes e lactantes. Confira!

Avatar


12 de Abril de 2021

Foi alterado nesta segunda-feira (12/04), a Lei nº 14.538, de 14 de dezembro de 2011, que institui regras para a realização dos Concursos PE, originada de Projeto de Lei de autoria do Deputado Ricardo Costa, a fim de estabelecer regras de proteção a candidatas gestantes e lactantes.

Confira o documento completo aqui

De acordo com o documento, passa a vigorar acrescida dos seguintes dispositivos:

  • Fica proibido o tratamento discriminatório a candidatas gestantes nos concursos públicos de provas ou de provas e títulos.
  • As candidatas lactantes têm o direito de amamentar seus filhos durante a realização de provas ou avaliações, mediante prévia solicitação ao órgão ou entidade responsável pela organização do concurso público.
    § 1º Terá o direito previsto no caput, a candidata cujo filho tiver até 6 (seis) meses de idade no dia da realização da prova ou avaliação.
    § 2º A prova da idade da criança será feita mediante declaração no ato de inscrição para o concurso e apresentação da respectiva certidão de nascimento durante sua realização.
    § 3º Deferida a solicitação de que trata o caput, a candidata deverá, no dia da prova ou avaliação, indicar um acompanhante que será responsável pela guarda da criança durante o período necessário.
    § 4º O acompanhante terá acesso ao local das provas até o horário estabelecido para fechamento dos portões e ficará com a criança em sala reservada para essa finalidade, próxima ao local de aplicação das provas.
    § 5º Sempre que necessário, a candidata lactante terá o direito de proceder à amamentação pelo período de até 30 (trinta) minutos, por filho.
    § 6º Durante o período de amamentação, a candidata lactante será acompanhada por fiscal do sexo feminino.
    § 7º O tempo despendido durante a amamentação será acrescido, em igual período, ao tempo limite de realização da prova ou de avaliação.
    § 8º O direito à amamentação deverá ser expresso no edital do concurso, estabelecendo-se prazo para que a candidata lactante manifeste seu interesse em exercê-lo.
  • O direito previsto no art. 23-D aplica-se, no que couber, às candidatas lactantes durante a realização de etapas de cursos ou programas de formação.”
  • Art. 25-C:
    § 1º A candidata gestante não será eliminada ou excluída da prova de avaliação física unicamente por motivo de gravidez.
    § 2º A candidata que desejar a remarcação da prova de avaliação física deverá comprovar o estado de gravidez por meio de da apresentação de atestado ou declaração de profissional médico ou clínica competente.
    § 3º Em caso de solicitação de remarcação, a prova de avaliação física será realizada em data a ser designada pelo órgão ou entidade responsável pela organização do concurso público, com prazo não inferior a 120 (cento e vinte) dias e não superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, contados da data do término da gravidez.
    § 4º Sem prejuízo das sanções cíveis ou criminais cabíveis, a comprovação da falsidade do estado de gravidez
    sujeitará a candidata:
    I – à eliminação do concurso público;
    II – ao ressarcimento de todas as despesas havidas com a realização do exame de aptidão física remarcado pelo
    órgão ou entidade responsável pela organização do concurso público; e,
    III – à anulação do ato de provimento, se já empossada ou em exercício.”

A lei entra em vigor após 90 dias da sua publicação.

Fique por dentro de todos os Concursos PE 2021!

 

As informações sobre concursos não param, todos os dias alguma coisa nova acontece e você precisa saber! Enquanto você estuda, a gente te atualiza sobre tudo de importante que acontece no mundo dos concursos públicos em todo o país. Essa comodidade só o Gran Cursos Online oferece para você. Você foca em estudar e a gente foca em te ajudar a não perder nada!

 

Esteja sempre atualizado para os Concursos PE!

 

Curso Gratuito Imparável 2021

Você é imparável? Tem o desejo de vencer todas as dificuldades e realizar seus sonhos ? Possui disciplina e dedicação para estudar e alcançar seus objetivos? Se sim, então este curso é para você!

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país! O melhor de tudo isso é que estamos disponibilizando de forma gratuita todo esse conteúdo! Então você não tem motivos para deixar essa oportunidade passar. A sua aprovação só depende de você e estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2021

Conte com o Gran Cursos Online para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos! Venha fazer parte do preparatório para concursos públicos que muda vidas!

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

Avatar


12 de Abril de 2021

Tudo que sabemos sobre:

concursos 2021