Uma excelente oportunidade será anunciada para quem tem o sonho de ingressar nas carreiras de segurança pública do Estado de Goiás (Concursos Polícias Civil, Militar e Bombeiros-GO 2016). Trata-se dos concursos concursos públicos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, que estão com preparativos a todo vapor e terão editais já a partir do final deste mês. O certame é uma excelente oportunidade para quem tem a vocação para a área e deseja a estabilidade que só o serviço público pode proporcionar.
A oferta será de 3.406 vagas, todas voltadas a quem possui nível superior. A maior oferta será para a Polícia Militar: 2.580, sendo 2,5 mil para praças e 80 para o quadro de oficiais, com edital em julho. Já para a Polícia Civil, a oferta é de 536 vagas distribuídas entre os cargos de agente (500) e delegado (36), com edital já programado para o fim deste mês, conforme anunciado pelo secretário de segurança pública de Goiás (veja entrevista abaixo – instante 11:04). O quadro de Oficiais do Corpo de Bombeiros receberá 40 novos homens, enquanto o de soldados mais 250. Os postos de agentes e soldados das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros será aberto a quem possui nível superior em qualquer área (veja o quadro abaixo).
Já as carreiras de oficiais ainda necessita de confirmação de requisitos, mas o provável é que seja aberta para áreas específicas, como saúde. O cargo de delegado é destinado aos bacharéis em direito. Ainda não está confirmada a exigência de prática jurídica ou atividade policial, que deverá figurar, como tem ocorrido na maiorias das seleções para a área. Além da escolaridade, ter o mínimo de dezoito e o máximo de trinta anos de idade até a data final das inscrições (soldado) e trinta e dois para oficiais, possuir estatura mínima de 1,65 (um metro e sessenta e cinco centímetros), se candidato do sexo masculino, e 1,60 (um metro e sessenta centímetros), se do sexo feminino.
Espera-se que o as normas do concurso da PM-GO e PC-CO e CBM-GO siga as mesma dos últimos certames. Para a PM, foram registrados 21.575 inscritos para um total de 1.100 postos de soldado. O processo de seleção foi feito por meio de exame objetivo, com 50 questões divididas entre Conhecimentos Gerais – Língua Portuguesa (10) e Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás (5) – e Conhecimentos Específicos (divididas entre Noções de Direito Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo, Penal Militar e Legislação Extravagante – apenas para soldados.
Houve também exame discursivo (redação com, no máximo, 30 linhas, no valor de 25 pontos). Após a etapa intelectual, os candidatos passaram por avaliação de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação da vida pregressa e investigação criminal. As provas foram aplicadas – duas vezes, devido a problemas ocorridos na primeira vez – nas cidades de Formosa, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Porangatu.
Na Polícia Civil foram registrados 48.973 inscritos para os cargos de delegado, agente e escrivão, tendo maior concorrência para a primeira opção (15 mil). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos, discursiva (apenas para delegado), avaliação médica, exame psicotécnico, teste de aptidão física e investigação social.
No Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 8 mil inscritos para um total de 1.200 vagas, sendo 1.000 de soldado e 200 de oficial. O processo de seleção foi feito por meio de exame objetivo, com 60 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de redação discursiva.
Conhecer um pouco de tudo e não tudo de um pouco, buscando fixar o conteúdo por meio da repetição do conteúdo estudado é uma dica importante para quem iniciar a preparação desde já. Conteúdos que não devem ser modificados são os de conhecimentos sobre o estado de goiás e legislação correlata. Um estudo horizontal é melhor que o vertical, ou seja, priorize, em regra, a repetição ao aprofundamento. Cerca de 70% das questões cobram um conhecimento mais superficial, então é importante que se priorize as os estudos pré-edital.
Detalhes:
- Concurso: PM, Bombeiros, Seduce e Polícia Civil de Goiás
- Banca organizadora: Em definição
- Cargo: Soldado; Oficial; Agente; Delegado
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 3.406
- Remuneração: Inicial de até R$ 10 mil após formado
- Situação: Edital iminente
Gostou desta oportunidade? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais. O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN, PRF, Polícia Federal e PMDF.
Preparatórios online com início imediato e visualizações ilimitadas!
Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga!
Antecipe sua preparação e saia na frente!
Comentários (7)