Concursos Segurança Pública: acesso de mulheres às vagas não pode ser restrito, de acordo com o STF.

Concursos Segurança Pública: De acordo com a decisão do STF, as candidatas mulheres não ficam mais limitadas ao número de vagas reservadas em Concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entenda!

Avatar


27 de Fevereiro1 min. de leitura

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Você já ouviu falar de vagas reservadas para mulheres em concursos públicos? A ideia de criar a reserva de oportunidades para mulheres surgiu especialmente para Concursos da Segurança Pública, considerando o percentual reduzido de força de trabalho feminina nas áreas policial e militar, por exemplo.

Um levantamento de dados realizado pelo IBGE em 2019 revelou que, na época, existiam cerca de Cerca de 32 mil mulheres na Polícia Civil e 45,8 mil mulheres na Polícia Militar. Em estatística, isso corresponde a 11% do efetivo da Polícia Militar e 27,6% na Polícia Civil.

Logo, a criação das leis, que vigoram em nível estadual, teriam como o objetivo reservar parte das oportunidades reservadas para mulheres, aumentando a sua participação em Concursos da Segurança Pública.

No entanto, o que foi observado na prática, de acordo com o MPF (Ministério Público Federal) foi uma restrição do acesso à participação feminina, especialmente em Concursos da Segurança Pública da área militar.

Assim, em outubro de 2023, o MPF acionou STF (Supremo Tribunal Federal) a fim de invalidar as normas de reserva de vagas que estavam vigentes nos Estados do Amazonas, Ceará, Goiás e Mato Grosso, identificadas como dispositivos legais que restringiam a disputada de vagas para candidatas do gênero feminino em Concursos da Segurança Pública.

Como resultado, agora, tais dispositivos legais foram declarados como inválidos, de acordo com a decisão do STF. Dessa forma, as candidatas passam a poder competir a todas as vagas ofertadas em seleções da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nas localidades citadas, sem ficarem limitadas por percentuais.

A notícia foi compartilhada nas redes sociais do MPF (Ministério Público Federal) nesta terça-feira (27/02).

➡️Acompanhe todas as notícias e oportunidades de Concursos Segurança Pública!

Concursos Segurança Pública: quais artigos não são mais válidos?

De acordo com a decisão do STF em relação ao julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), os seguintes artigos de dispositivos legais estaduais já não são válidos.

LocalidadeArtigos que não são mais válidos
AmazonasArt. 2º § 2º da Lei estadual 5.671/2021
Mato GrossoArt. 27 da Lei Complementar 529/2014 e o Art. 28 da Lei Complementar 530/2014.
CearáArt. 2º da Lei nº 16.826
Goiás Artigo 3° da Lei 21554/2022

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


27 de Fevereiro1 min. de leitura