“Ei, meu filho, já pensou que a gente saiu da Paraíba passando fome e vai voltar com você juiz?”. Com essa frase dita para ele, a mãe do professor Aragonê resumiu, em poucas palavras, a incrível trajetória de superação do conhecido e amado professor de Direito Constitucional aqui do Gran!
Nascido aqui em Brasília, mas filho de pais paraibanos, o professor Aragonê Fernandes vendia cachorro-quente na porta de um cursinho preparatório aos 16 anos quando decidiu começar a estudar para concursos públicos.
Na época, ele conta que visitou o Superior Tribunal de Justiça, local em que sua irmã tinha acabado de ser nomeada para o cargo de Técnico e disse para si mesmo: “Eu vou trabalhar aqui”.
E, de fato, superando cada uma das dificuldades, o professor Aragonê Fernandes foi subindo degrau por degrau, de Técnico do STJ até o cargo que ocupa atualmente: Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Além das conquistas no setor público, não há dúvidas de que o professor Aragonê Fernandes auxiliou milhares de concurseiros ao redor do país a também conquistar a mudança de vida com a qual tanto sonhavam!
Venha conhecer mais detalhes sobre a história do professor Aragonê Fernandes, assim como curiosidades sobre a sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Aragonê Fernandes
Com muito bom humor e um sorriso contagiante, o professor Aragonê Fernandes é conhecido por lemas famosos, tais como: “Bora sair da pobreza e largar a feiura”. Além disso, apelidou carinhosamente os seus alunos como gafanhotos!
Em suas aulas, ele é capaz de trazer conhecimento de maneira altamente didática, com uma dose refrescante de leveza.
Em sua trajetória pessoal, o professor Aragonê Fernandes sempre foi uma pessoa muito dedicada, além de ser comprometido com o bem estar de sua família.
Conversamos com o professor Aragonê Fernandes para descobrir mais. Confira abaixo!
Questões pessoais – Professor Aragonê Fernandes
O 4° de 5 irmãos, o professor Aragonê Fernandes estudou em escola pública toda a vida, cursando a Universidade Católica de Brasília, particular, depois que foi nomeado aos 17 anos como Técnico do STJ, como tinha prometido a si mesmo.
Depois de finalizar a faculdade de Direito, o novo sonho passou a ser conquistar o cargo de Analista.
Dedicando-se ao concurso TST por cerca de um ano, infelizmente, o professor Aragonê Fernandes foi eliminado na época por ter esquecido de tirar a chave do carro do bolso.
Aquele dia foi muito difícil e ele se recorda de ter chorado muito no caminho para casa.
No entanto, mais tarde, surgiu o Concurso do STF para Analista. Neste dia, com 2h40 de avaliação, as lágrimas também vieram, mas, dessa vez, por alegria: ele já sabia que tinha passado entre os 10 primeiros.
Dito e feito, o professor Aragonê Fernandes conquistou o cargo como Analista, apesar de ter continuado trabalhando no STJ por conta da conquista de um cargo em comissão.
Conheça mais sobre o professor abaixo!
1. Qual é a sua naturalidade?
Sou nascido em Brasília, mas filho de paraibanos. Daí o sotaque, o que faz as pessoas acharem que sou nordestino.
2. Quantos anos você tem?
Tenho 44 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Gosto de andar de bicicleta e de brincar com meus filhos.
4. Você tem algum hobbie?
Gosto muito de viajar e de sair para comer fora.
5. Há quanto tempo você dá aulas?
Desde o tempo em que fui monitor na faculdade. Sempre quis ser professor, e nos cursos preparatórios, ingressei em 2007.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Aragonê Fernandes
Depois de se tornar analista, o próximo desafio do professor Aragonê Fernandes veio na forma dos concursos para Defensor Público, Juiz e Procurador.
Preparando-se para cargos de nível altíssimo, algumas reprovações também vieram. O professor recorda que, em 2011, ele realizou 14 provas.
No entanto, assim como tinha sido no começo, ele sabia que seria por meio do estudo que toda a sua vida poderia se transformar. Dito e feito, logo conquistou aprovações para os 3 cargos que desejava, decidindo, eventualmente se tornar juiz do TJDFT, função que exerce até hoje!
Veja abaixo mais detalhes sobre a carreira acadêmica e profissional do professor!
1. Qual o seu trabalho atual?
Sou juiz de direito do TJDFT, além de professor de direito constitucional.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Estou no Judiciário desde o ano 2000. Ingressei como técnico, mesmo antes de entrar na faculdade. Depois de 8 anos, assumi como analista judiciário.
Passado um tempo, fui tentar vôos mais altos, tendo conseguido aprovação para defensor, promotor e juiz. Então, pendurei a chuteira, dedicando-me exclusivamente a ajudar outros candidatos.
3. Quando surgiu a vontade de ser professor?
Ela sempre estava ali presente. Curioso que depois de 10 anos em sala de aula presencial, resolvi parar. Foi, então, que o Gran apareceu em minha vida, com um convite para gravar. Eu queria ter os vídeos para mostrar para meus filhos. A ideia era gravar e dar o golpe. Parece que eu fui a vítima… rsrs…
4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Direito Constitucional. Houve um tempo em que lecionei regimento interno do STJ, mas hoje não mais. Lá no começo da carreira também já dei aula de Direito Civil e até de Tributário (coitado do povo… hahaha).
5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?
No começo, o que mais pegava era a condição financeira mesmo. Entrar na faculdade foi um parto. Também era complicado cada fechamento de semestre.
Depois de formar, estudei para analista, pois era uma forma de “pagar o diploma”. Afinal, eu entrei no tribunal (como técnico) antes de entrar na faculdade, o que me leva a dizer: foi o tribunal que me deu a faculdade e não o inverso.
Mais à frente, busquei a aprovação nas carreiras mais altas. Após colecionar várias reprovações, consegui ser aprovado para Defensor-RS, Promotor-DF e Juiz-DF.
Todas as provas têm sua dificuldade, mas o grande leque de disciplinas e a quantidade de fases nos concursos de juiz é sempre um desafio. Basta pensar que apenas a prova oral dura 2h15.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Muito estudo de jurisprudência em meio à leitura da lei seca. Sempre busquei curso preparatório, seja presencial ou online. Eu confiava na expertise do professor, para me indicar o que mais cai e a forma como seria cobrado.
7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Graduação em Direito e especialização em Direito Penal. Atuo nessa área há mais de 20 anos, e, curiosamente, nunca ministrei aulas nessa disciplina.
8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Não sei se posso chamar de mania, mas para me manter acordado eu tomava açaí (do “jeito Nutella”, com granola).
9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Até o nível de analista, raciocínio lógico era uma pedra no sapato. Dentro das disciplinas jurídicas, nunca gostei de tributário e de empresarial (continuo sem gostar até hoje… hahaha).
10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
A parte de Direito Público (constitucional e administrativo), além de direito penal e processo penal.
11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?
Eu queria muito comprar um carro na época, era tipo sonho de consumo. Eu usava a foto dele no protetor de tela do computador.
Uma vez, estava tão desanimado que resolvi fazer algo diferente: fui à concessionária e fiz um test drive. Funcionou! Voltei para a sala de estudos e devorei empresarial o restante do dia… rsrs.
12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Eu não acredito que a gente possa depositar toda a felicidade num cargo público. Isso precisa ser dito, para evitar frustrações.
Sou muito realizado na Magistratura. Há, como em tudo na vida, lados positivos e negativos. Recebo boa remuneração, mas são muitas as responsabilidades e as limitações. Num balanço, diria que sou muito feliz.
Mensagem Final do professor Aragonê Fernandes
Continue firme. Há dias em que rendemos pouco e está tudo bem. Vá depositando naquilo que eu chamo de “conta-corrente da vida”. Estude todos os dias, mesmo que um pouquinho. Mantenha-se firme na jornada, pois valerá a pena.
Hoje, posso dar uma vida tranquila, sem privações, para meus filhos. Também posso ajudar financeiramente meus pais, inclusive em relação a plano de saúde. Isso é um conforto importante.
Também posso fazer minhas viagens e me divertir, sem ficar aperreado se terei ou não emprego no mês seguinte. Muitos acreditam que a estabilidade é no cargo. Engano! É estabilidade na vida!
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Entrevista em vídeo com o professor Aragonê Fernandes!
Uma história tão incrível quanto a do professor Aragonê Fernandes merece ser contada mais uma vez! Confira abaixo o relato inspirador!
Estude com a professor Aragonê Fernandes
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professor Aragonê Fernandes participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!
Conecte-se com o professor Aragonê Fernandes
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa