Conheça o Seu Professor: Cid Roberto, da área bancária!

Ministrando aulas de Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro aqui no Gran, o professor Cid Roberto trabalhou no Banco do Brasil por 30 anos, até a sua aposentadoria, em 2005. Conheça mais sobre a sua história!

Avatar


23 de Agosto de 2023

O seu sonho é ser aprovado na carreira bancária? Então, conhecimentos bancários e atualidades do mercado financeiro são duas matérias que não poderão faltar no seu cronograma de estudos. Como profissional extremamente capacitado na área, o Professor Cid Roberto é um dos principais docentes desse segmento no mundo dos concursos públicos!

Atuando nessa área desde 1968, o professor Cid Roberto já teve experiência no segmento bancário público e privado. Quanto às aulas, já é professor há 35 anos, tendo lecionado tanto em cursos preparatórios, como também em cursos de formação dentro do Banco do Brasil.

Entrevistamos o professor Cid Roberto para saber um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

Confira abaixo a entrevista completa com o Professor Cid Roberto!

Você sabia que o ingresso do professor Cid Roberto na carreira bancária pública foi motivada pela sua namorada da época (hoje esposa)? Pois é! Na época, ele afirmou que já tinha trabalhado na carreira privada bancária por 3 anos, mas que não tinha interesse em voltar.

No entanto, como a namorada estava estudando para o certame e afirmou que isso poderia ser uma forma de se verem mais, ele aceitou esse desafio. Sobre isso, ainda acrescentou com muito bom humor: “Eu costumo dizer que, quando a gente namora, para ficar junto com a namorada até concurso do BB a gente faz.” 

Abaixo você confere ainda mais curiosidades sobre a vida pessoal, profissional e trajetória acadêmica do professora Cid Roberto. Acompanhe!

Questões pessoais – Professor Cid Roberto

Conheça mais detalhes sobre o professor Cid Roberto, como seus passatempos, hobbies e outras curiosidades!

1. Qual é a sua naturalidade?

Rio de Janeiro/RJ.

2. Quantos anos você tem?

70 anos, com muito orgulho e muito feliz por continuar em atividade no Gran.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Estar com a família, esposa, filhos, noras e netos; viajar; estudar; caminhar e ler.

4. Você tem algum hobbie?

Não.

5. Há quanto tempo você dá aulas?

Cerca de 35 anos. Comecei como educador corporativo, enquanto funcionário da ativa do Banco do Brasil. Dei vários cursos de formação na área de operações bancárias, de crédito e financeira aos meus colegas do BB.

Questões sobre trabalho e estudos – Professor Cid Roberto

A primeira vez que o Professor Cid Roberto trabalhou na carreira bancária, ele ainda tinha 14 anos. Na época, tratava-se de um banco particular e ele permaneceu nessa posição por 3 anos. Depois disso, ele se interessou pela área de Engenharia Mecânica e a aprovação no Concurso Banco do Brasil não estava inicialmente nos seus planos: ” Eu cheguei até a  dizer que, se eu passasse, talvez nem assumisse”, completou.

Olhando para essa época agora, o Professor Cid Roberto compartilhou que foi muito feliz trabalhando no Banco do Brasil e que não se arrepende de ter, de fato, assumido a posição na época.

Hoje, apesar de aposentado, ele se mantém ativo, conquistando sempre novas qualificações e também auxiliando concurseiros de todo Brasil a conquistar a aprovação dos sonhos!

Saiba mais detalhes sobre a sua trajetória de estudos e profissional com as perguntas abaixo.

1. Qual o seu trabalho atual?

Desde a minha aposentadoria no Banco do Brasil, em 2005, dedico-me totalmente e somente à atividade de professor.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Tornei-me funcionário do Banco do Brasil, por concurso público, em 1975, por influência da minha namorada, hoje minha esposa já por 45 anos. Eu tinha trabalhado em banco particular como menor, na função de contínuo, dos 14 aos 17 anos.

Depois ingressei na Escola Técnica Federal, onde me formei em técnico de máquinas e motores em 1973. No ano seguinte, entrei na faculdade de Engenharia Mecânica, na qual eu pretendia me formar. No início de 1975, foi lançado edital de concurso para escriturário do Banco do Brasil.

A minha namorada disse que queria fazer aquele concurso e que achava interessante que eu o fizesse também. Eu falei que já tinha trabalhado em banco, que estava cursando Engenharia Mecânica e que eu não tinha interesse algum em voltar a trabalhar em banco. Então ela argumentou comigo que eu e ela trabalhávamos e estudávamos a semana toda e que só tínhamos o sábado e o domingo para estarmos juntos. Como a prova do BB era num domingo, envolvendo a parte da manhã, com as questões da teoria e à tarde, com a datilografia, se eu também me inscrevesse seria uma oportunidade para estarmos juntos naquele domingo praticamente o dia todo.

Eu costumo dizer que, quando a gente namora, para ficar junto com a namorada até concurso do BB a gente faz. Eu cheguei até a  dizer que, se eu passasse, talvez nem assumisse. Resultado: fui aprovado, ela não. Eu assumi e por lá fiquei 30 anos. Tive altos e baixos no BB, mas o saldo final foi positivo. Fui muito feliz naquela empresa.

3. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Desde jovem sempre tive esta vontade. A oportunidade surgiu em 1989 por meio de concurso interno no Banco do Brasil para selecionar instrutores para ministrarem cursos aos funcionários do BB. Sempre amei a sala de aula, tanto como aluno como professor.

Tanto isto é verdade que ingressei na Universidade de Brasília – UnB, como aluno no vestibular de 2007, onde cursei Administração. Quando me perguntavam qual o curso eu fazia eu dizia… Eu dizia Distração, mas que iria receber diploma de Administração.

4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Conhecimento Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro.

5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?

Os desafios foram e continuam sendo grandes. Sempre há a necessidade de permanente atualização e de adaptação aos novos tempos, às novas ferramentas. Nunca vi isso como dificuldades, mas sim como motivação para bem desempenhar as atividades que me foram e continuam sendo confiadas na minha profissão.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Empenho, persistência e dedicação.

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Graduação: Ciências Contábeis e Adminsitração. Possuo as seguintes especializações na área financeira: Curso de Especialização – Bank Management for Superior Results: The University of Texas (Austin) e DePaul University (Chicago) – 1997; Curso de Pós-Graduação – MBA – Executivo em Finanças: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Brasília – DF) – 1994; e Curso de Especialização – Engenharia Financeira, Produtos e Serviços: Citibank (Fort Lauderdale/Nova Iorque – Estados Unidos da América) – 1992

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

Nenhuma.

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Não me recordo.

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Aquelas que têm a ver com exatas.

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Não me lembro de algum momento a minha motivação ter falhado.

12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Sim! Amo a sala de aula!

Mensagem Final do professor Cid Roberto

Para todos os concurseiros que continuam sonhando com a aprovação dos sonhos, o professor Cid Roberto deixou uma mensagem final:

“Tudo o que consegui na vida, inclusive ser professor do Gran, foi graças ao meu empenho e dedicação nos estudos. Todas as funções e cargos que consegui e exerci foram obtidos por mérito, concurso público ou concurso interno no BB. Um poeta gaúcho, Mário Quintana, diz que “uma vida não basta ser vivida, tem que ser sonhada”. Isso não quer dizer que iremos realizar todos os nossos sonhos, mas enquanto estivermos sonhando estaremos motivados para realizarmos os nossos sonhos. O Banco do Brasil possibilitou que muitos dos meus sonhos pudessem ser concretizados. Eu digo aos meus alunos: estude e realize os seus sonhos.”

Estude com o Professor Cid Roberto!

Confira abaixo cursos e aulas gratuitas nas quais o professor Cid Roberto participou diretamente! Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Agosto de 2023

Tudo que sabemos sobre:

Conheça Seu Professor