Conheça o seu Professor: Katia Lima, Analista do TJDFT!

Aqui no Gran, a professora Katia Lima ministra aulas de Gestão de pessoas e Ética para concursos e em cursos de especialização. Saiba mais detalhes sobre a trajetória desta incrível profissional!

Por
6 min. de leitura

Foi quando ainda tinha apenas 8 anos de idade que a professora Katia Lima descobriu uma de suas grandes vocações profissionais: o desejo de ajudar pessoas que passavam por questões de saúde mental.

Na época, ela tinha uma amiga que enfrentava esses desafios, e foi o desejo de ajudá-la que deu origem ao sonho de se tornar psicóloga.

Esse desejo acompanhou Katia Lima ao longo de sua adolescência e até a vida adulta, culminando na graduação em Psicologia.

Hoje, além de já ter conquistado diversas especializações na área, Katia Lima também ocupa o cargo público de Analista Judiciário (Especialidade: Psicologia).

Assim que alcançou a aprovação dos seus sonhos, Katia Lima passou a seguir sua segunda grande vocação: a docência!

Desde 2009, ela tem auxiliado concurseiros e concurseiras de todo o país a conquistarem o cargo dos seus sonhos. Além disso, também ministra aulas em cursos de especialização.

Conheça mais sobre a história da professora Katia Lima, conferindo a entrevista que ela realizou com a equipe de Conteúdo & SEO para a série “Conheça o Seu Professor”! “

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Katia Lima

Em suas aulas, a professora Katia Lima consegue não apenas oferecer todo o aprofundamento e direcionamento essenciais para compreender as matérias a fundo, mas também compartilhar a experiência adquirida ao longo de seus muitos anos como professora e sua vivência como concurseira.

Ela, afinal, desde muito cedo foi motivada pela mãe a se tornar servidora pública. Iniciando seus estudos durante a época de faculdade, Katia Lima, assim como muitos concurseiros, precisou lidar com conciliações, cansaço do dia a dia, dúvidas e reprovações.

No entanto, ela sempre acreditou na recompensa e na transformação de vida que as nomeações trariam. Dessa forma, persistindo diante das dificuldades, ela conquistou (e continua conquistando!) cada vez mais!

Confira abaixo a entrevista completa realizada com a professora Katia Lima!

Questões pessoais – Professora Katia Lima

Nascida em uma comunidade bem simples, a professora Katia Lima compartilhou como as dificuldades sempre fizeram com que sonhasse com uma vida melhor e que acreditasse na educação para realizar esse sonho.

Com auxílio da sua força de vontade e dedicação, ela chegou a conciliar os estudos com 8 horas de trabalho diárias, somadas a 2 horas de deslocamento.

Já mãe de uma garotinha de 6 anos nessa época, precisou abdicar de vários momentos juntas para que pudesse garantir a aprovação que mudaria tudo.

Essa história, contudo, tem um final mais do que feliz! Afinal, hoje em dia, Katia Lima exerce um excelente cargo na iniciativa pública, além de ser palestrante e professora. Todas essas atividades a fazem ser plenamente realizada profissionalmente!

Descubra abaixo mais detalhes sobre a vida pessoal da professora, bem como curiosidades!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci em Belo Horizonte, mas cresci em uma cidade chamada Corinto, considerada o ‘centro geográfico de Minas Gerais’, embora dispute o título com Curvelo. É uma cidade bem pequena e acolhedora e, não, quem nasce em Corinto não é corintiano, e sim cruzeirense. (risos)

2. Quantos anos você tem?

Eu tenho 45 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Eu sempre gostei muito de escrever poemas e ainda hoje é um passatempo muito bom para mim. Desde 2023, meu novo passatempo é dança do ventre. Eu realmente descobri mais uma coisa que me deixa bastante feliz, alinha minhas emoções e me ajuda demais.

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Tenho uma filha de 22 anos, 1,86m de altura e uma filha de 9 anos. Quando saio com minha filha todos acham que somos irmãs! Meu prato preferido é arroz com pequi. Amo organização, mas sou super desorganizada. Pode isso?

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Katia Lima

Depois de conquistar a graduação em Psicologia, a professora Katia Lima continuou se especializando, buscando crescer em conhecimento cada vez mais. Hoje, além de 2 especializações, ela tem um Mestrado e foi recentemente admitida no Doutorado da UnB.

Conheça ainda mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional da professora abaixo!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Sou Analista Judiciário (Especialidade: Psicologia) e sou palestrante. As minhas manhãs começam levando minha filha de nove anos na escola e já aproveito para fazer musculação, habito saudável e sagrado que amo.

Em seguida, dedico a manhã para 20 minutos de meditação, preparação de aulas, palestras e cursos. É no período da manhã que agendo palestras e outras aulas. A minha tarde é dedicada ao cargo público.

Atualmente coordeno dois projetos que são a junção da psicologia clinica e do trabalho.

Sou responsável por acolher e escutar gestores e magistrados e também por trabalhar com equipes que estão enfrentando desafios relacionados ao trabalho (seja na organização ou nas relações de trabalho).

Eventualmente atendo servidores em caráter emergencial, é um lindo trabalho relacionado à qualidade de vida no trabalho.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Aos 8 anos de idade, eu tinha uma melhor amiga que sofria muito e ela sempre me dizia que ia se matar. Todos falavam que ela era “doida”, mas eu sempre senti muito amor e empatia por ela.

Conversando com minha mãe eu disse que queria ajudá-la e minha mãe disse que tinha que ser psicóloga ou psiquiatra para conseguir fazer isso. Naquele dia, eu decidi que seria psicóloga para ajudar pessoas que passavam por questões de saúde mental, assim como minha amiga. Meio triste, mas guiou meu destino.

Aos 14 anos, eu lia as obras de Freud e Karen Horney (sim, eu era uma adolescente super sociável, mas que lia Freud, Jung e outros psicanalistas).

Por condução do destino, não sou psicanalista, sou da abordagem Cognitiva Comportamental, tenho mestrado na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e continuo me interessando profundamente por pessoas.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou graduada em Psicologia, tenho pós-graduação em Gestão de Pessoas, outra pós em Psicologia Cognitivo Comportamental, formação em EMDR e mestrado em Psicologia Social e do Trabalho.No dia 12 de novembro de 2024, recebi a grata noticia de que fui aprovada no doutorado da UNB.

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

Acho que o maior desafio foi o acesso, tive uma infancia muito pobre, estudei em escolas muito ruins e tive que pensar em trabalhar muito antes do tempo. Mas eu diria que o maior desafio foi enfrentar o assédio moral no trabalho, que hoje é meu tema de estudo do doutorado.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Eu trabalho no lugar que sempre sonhei. Fui estagiária no TJDFT e prestei o concurso para Técnico Judiciário 3x e não passei. Sempre ficava arrasada e chorava muito, até que fui aprovada para Analista. Está vendo? Nem sempre a vida segue o fluxo que queremos: às vezes é bem melhor!

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Eu planejava meus estudos de acordo com minhas horas disponíveis semanais. Eram poucas horas, mas eu otimizava com bom planejamento, disciplina e não permitia comparações com a jornada de outras pessoas.

Eu tinha uma filha pequena, lidava com culpa, medo, solidão e fiz disso o combustível para me impulsionar a estudar com afinco. Ahhhh, fiz muitos exercícios também!

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Eu era muito boa em Português, Matemática, Biologia e Literatura.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Sempre fui nerd e boa em todas as matérias. Quanto ao frio na barriga, quem é nerd sempre tem… A autocobrança é extrema.

9. Você tem alguma mania durante os estudos?

Eu sempre estudei em voz alta, explicando a matéria para mim mesma.

10. Como você se tornou professor(a)?

Eu sempre amei dar aulas e fui agraciada com o dom de falar em público (que veio do meu pai, excelente orador).

Quando fui aprovada no TJDFT, resolvi bater à porta de vários cursinhos da época (2009), com um material resumo que escrevi e um sonho. Levei dois “nãos” bem sonoros e resolvi chegar mais confiante no próximo cursinho.

Por conjunção de coincidências, o professor de Gestão de Pessoas da época tinha recebido um abaixo-assinado para deixar a cadeira, então o coordenador resolveu me dar uma oportunidade. Era um dos maiores cursos da época.

Entrei na turma (tinha 75 alunos) e, de imediato, conquistei o coração dos alunos, mas até hoje lembro das pernas tremendo e do grande torcicolo que tive em seguida, de tanta tensão.

11. Há quanto tempo você dá aulas?

Para concursos, desde 2009. A sala de aula vai agregando experiência.

12. O que você mais gosta em ser professor?

Muitas coisas: o reconhecimento dos alunos, as portas que são abertas em outras áreas, saber que contribui para mudar vidas.

13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Gestão de pessoas e Ética;

14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Primeiro eu me pergunto se é falta de motivação ou cansaço. Se for o segundo, eu descanso. Tento identificar qual emoção está balizando a falta de motivação e procuro gerenciar. Geralmente tem um pensamento intrusivo do tipo: “você não vai dar conta/ não vale a pena/ É demais para mim…”

15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Eu fui aprovada no doutorado da UNB, nem eu estou acreditando nisso!

16. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Você merece estar no cargo dos seus sonhos! Gerencie a sua ansiedade e acredite mais em você.

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com a professora Katia Lima

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Katia Lima participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
6 min. de leitura