Dicas de Processo do Trabalho para o Exame de Ordem!

Avatar


21 de novembro1 min. de leitura

FullSizeRender(6)Caros alunos,
Todos os candidatos que querem aumentar as chances de acertar questões de Processo do Trabalho no Exame de Ordem devem estudar a matéria sobre recursos trabalhistas. Trata-se de matéria extremamente relevante e bastante cobrada, ainda que de forma bem simples. Assim, o candidato deve, ao menos, conhecer quais são os principais recursos, as hipóteses de cabimento, os prazos e as competências.
Vejam um exemplo na prova do XVII Exame de Ordem. A banca cobrou:

No bojo de uma execução trabalhista, a sociedade empresária executada apresentou uma exceção de pré-executividade, alegando não ter sido citada para a fase de conhecimento. Em razão disso, requereu a nulidade de todo o processo, desde a citação inicial. O juiz conferiu vista à parte contrária para manifestação e, em seguida, determinou a conclusão dos autos. Após analisar as razões da parte e as provas produzidas, convenceu-se de que a alegação da sociedade empresária era correta e, assim, anulou todo o feito desde o início. Diante desse quadro, assinale a afirmativa correta.

  1. A) Contra essa decisão caberá agravo de petição.
  2. B) Trata-se de decisão interlocutória e, portanto, não passível de recurso imediato.
  3. C) Caberá a interposição de recurso ordinário.
  4. D) Caberá a interposição de agravo de instrumento.

Ora, considerando que se trata de uma decisão proferida pelo juiz na execução, a resposta certa é a letra “A”, o que poderia ser verificado pela mera leitura do art. 897, “a” ,da CLT:
Art. 897 – Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias

  1. a) de petição, das decisões do Juiz ou Presidente, nas execuções;

Boa sorte a todos.
José Gervásio

_______________________________________________

José Gervásio é Ex-Procurador do Estado do Goiás. Ex-Procurador da Fazenda Nacional. Juiz do Trabalho. Ministra as matérias de Direto do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Administrativo.

 

Avatar


21 de novembro1 min. de leitura