A dieta da FCC. Por: Elias Santana

Avatar


07 de setembro3 min. de leitura

A dieta da FCC

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Resolver questões de análise de textos (30 minutos) Conjugar dois verbos (30 minutos) Treinar redação discursiva (1 hora) Estudar gramática (2 horas) Dia livre

(1 hora)

Reescrever a redação discursiva (30 minutos) Leitura livre (1 hora)

Sabemos que, para ter bom rendimento em qualquer área da vida, é necessário haver muita disciplina. Sabendo disso, resolvi elaborar para você um cronograma semanal simples para que você estude para qualquer concurso da FCC (esse esquema também serve para Vunesp, ESAF e FGV). Vamos analisar cada dia:

SEGUNDA: Você escolherá uma prova recente da FCC e resolverá as questões de análise de textos que foram cobradas. Normalmente, a banca não ultrapassa quatro questões por prova – por isso, apenas 30 minutos. Texto é uma matéria com pouca teoria; o fundamental, portanto, é praticar.

TERÇA: Você conjugará dois verbos (um regular e outro irregular), para se acostumar com o assunto. Para cada semana, escolha um regular de conjugação diferente – na primeira semana, 1ª conjugação (verbos terminados em –AR); na segunda, 2ª conjugação (terminados em –ER); na terceira, 3ª conjugação (terminados em –IR). Já os irregulares serão estudados na seguinte ordem: ser, estar, ter, haver, ir, vir, pôr, ver, verbos terminados em –IAR (mediar), –UAR (apaziguar), trazer, dizer, querer, pedir, caber e abolir. Veja como será o funcionamento:

1ª semana CANTAR e SER
2ª semana VENDER e ESTAR
3ª semana PARTIR e TER

Obs.: os verbos sublinhados merecem mais atenção.

QUARTA: Dia de praticar redação discursiva. Pegue alguma prova recentemente aplicada pela FCC, veja o tema que foi cobrado e pratique. É importante também que você também conheça pelo seu edital qual será a redação cobrada (tema contemporâneo, tema técnico, estudo de caso). Peça que um amigo de estudos leia o seu texto e faça considerações.

QUINTA: É o dia de estudar gramática (teoria e exercícios). Veja quais são os assuntos mais cobrados pela FCC (recomendo que você leia o artigo “Os sete passos para gabaritar gramática na FCC”) e estude de maneira profunda. Inicialmente, você gastará mais tempo com teoria do que com exercícios. O ideal é que você consiga inverter isso, conforme a proximidade da prova.

SEXTA: É seu dia livre, mas não dos estudos. Recomendo que, neste dia, você resolva questões e veja videoaulas de outras bancas. E você sempre buscará responder: o que há de semelhanças e divergências entre essas bancas? Essa comparação é um excelente método de aprendizado!

SÁBADO: Você se lembra de que seu amigo fez considerações sobre a sua redação discursiva? Então é dia de coloca-las em prática! Reescreva o seu texto, mesmo que ele já esteja muito bom!

DOMINGO: Dia de relaxar. Escolha alguma leitura que seja agradável para você (revista, jornal, blog, quadrinhos). Só não deixe de ler!

Observação: você precisa contar o tempo efetivamente estudado! Se você parar para beber água, por exemplo, desconte o tempo gasto. Você deve fazer uma contagem de horas líquidas!

Se você preferir, pode alterar toda a grade horária. Faço apenas duas ressalvas: não misture redação discursiva com gramática e texto e dê um intervalo entre a escritura e a reescritura.

Além disso, todo esse cronograma proposto por mim é perfeitamente adequável à metodologia de Ciclos de Estudos, proposta pelo Alexandre Meirelles – que é, para mim, uma das melhores formas de gerenciar o conteúdo de um edital. Se você ainda não conhece os Ciclos, clique AQUI, AQUI e AQUI.

Esse é um esquema básico. Se você puder ampliar a carga horária, amplie, mas não se esqueça de há outras matérias para serem estudadas. Eu só estou pedindo que você dedique 6 horas e 30 minutos da sua semana à língua portuguesa (considerando texto, gramática e redação discursiva). Sabe o que isso significa? Aproximadamente 3,9% da sua semana, para que você garanta no mínimo 14% das questões da sua prova, uma respeitável redação discursiva e um bom salário para a vida inteira. Estou pedindo muito?

Nessas horas, vejo o quanto Renato Russo é atemporal: “disciplina é liberdade”.


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Você encontra essa coluna também no jornal Brasília Capital deste sábado, 09 de setembro.

O jornal Brasília Capital é um semanário que circula aos sábados há sete anos em 800 pontos de distribuição em Brasília, Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Noroeste. O veículo preza por informações de qualidade, com credibilidade e exclusividade. Além da edição impressa, o Brasília Capital conta com o site bsbcapital.com.br, o Facebook e o Twitter para informar os leitores.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


07 de setembro3 min. de leitura