Direito do Consumidor: resumo e os tópicos mais importantes que você precisa saber.
Para a prova da OAB, embora seja cobrado em torno de duas questões sobre esse assunto, é muito importante estudá-lo integralmente. Assim, é mais provável que você se destaque dos demais e conquiste a sua tão sonhada carteira vermelha.
Confira as principais matérias e leis da disciplina, além de um breve resumo sobre o Código de Defesa do Consumidor e do Procon!
Principais tópicos em Direito do Consumidor
Ao fazer uma análise das últimas provas da OAB, é possível notar os tópicos cobrados com mais frequência. São eles:
- Responsabilidade Civil;
- Princípios e Direitos Básicos;
- Defesa do Consumidor em Juízo;
- Oferta e Publicidade;
- Âmbito de aplicação;
- Práticas Abusivas;
- Banco de Dados e Cadastros;
- Compras pela Internet;
- Contrato de Adesão;
- Prescrição e Decadência.
Utilizar videoaulas e PDFs autossuficientes são ótimas formas de se preparar. Além disso, não se esqueça de fazer resumos, mapas mentais e revisões.
Direito do Consumidor: leis que você deve saber
Alguns exemplos de leis importantes são referentes à perda de nota fiscal, ofertas não cumpridas, garantia e desistência da compra.
Quem perde a nota fiscal pode solicitar a segunda via, com as mesmas informações da primeira, ao estabelecimento ou prestador de serviço. Já sobre as ofertas não cumpridas (ou propaganda enganosa), o consumidor pode optar pela troca ou até mesmo pelo cancelamento, além de ressarcimento por perdas e danos.
Em relação à garantia, a lei estabelece até 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável, ou 90 dias se for durável.
Por fim, se o consumidor comprar pela internet e desistir, este tem o ‘’direito de arrependimento’’. Desse modo, o reembolso deve ser total, inclusive de frete e outras taxas.
Código de Defesa do Consumidor: resumo da origem
Em março de 1991, entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, mais conhecida como CDC (Código de Defesa do Consumidor). Antes desse período, não existia uma regra que protegesse o consumidor. O CDC veio para fiscalizar as relações de consumo desde então.
Com o avanço da tecnologia e, consequentemente, das compras online, esta lei ganhou ainda mais força. Isso porque muitos golpes e ofertas falsas são feitas na internet.
Direito do Consumidor: Procon
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) é responsável por intermediar os conflitos entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços. Esta fundação funciona em três etapas: triagem, atendimento preliminar, carta de investigação preliminar e audiência de conciliação.
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