Educação STEAM: o que é, como aplicar e quais os pilares?

Entenda mais sobre a educação STEAM e como funciona essa metodologia

Avatar


11 de Abril4 min. de leitura

Educação STEAM é uma abordagem que vem se destacando pela interdisciplinaridade de diferentes eixos temáticos no ensino. A seguir, vamos entender melhor as principais questões relacionadas a essa abordagem. 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

No dia 15/04 a pós-graduação da Gran Faculdade comemora 3 anos e nós estamos preparando uma live especial para celebrar essa data, além da oportunidade de mais de 100 mil vagas abertas no serviço público.

E não é só isso! Durante a live, anunciaremos descontos exclusivos e muitas outras surpresas!

Prepare-se: dia 15/04, às 10h.

Inscreva-se para saber todos os detalhes no formulário abaixo:

O que é educação STEAM?

A educação STEAM é uma abordagem educacional que integra as disciplinas de Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). 

O objetivo dessa metodologia é proporcionar uma educação mais holística e interdisciplinar, em que os alunos são incentivados a explorar conexões entre essas áreas e a aplicar conhecimentos em situações do mundo real. 

Dessa forma, a educação STEAM enfatiza o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração, entre outras habilidades.

O que significa STEAM em português?

STEAM é a sigla para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, ou, em sua tradução para o português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Essa é uma sigla que representa a integração dessas 5 áreas no contexto educacional, enfatizando a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento.

Qual é o objetivo do STEAM na prática educacional?

O objetivo do STEAM na prática educacional é proporcionar aos alunos uma educação mais abrangente e relevante. 

A integração entre essas áreas da educação STEAM é uma boa forma de desenvolver habilidades como:

  • Pensamento crítico;
  • Resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Colaboração.

Todos pilares essenciais para o sucesso em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Para levar o STEAM para a sala de aula, os educadores podem desenvolver projetos e atividades que integrem as disciplinas. Isso pode envolver a criação de planos de aula interdisciplinares, a utilização de recursos educacionais digitais e a realização de atividades práticas e experimentais. 

Além disso, os(as) educadores(as) também podem buscar parcerias com instituições locais e profissionais da área para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.

Como funciona a educação STEAM?

Sim, você já entendeu que a educação STEAM funciona por meio de projetos e atividades que integram as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Mas como funciona na prática?

Os alunos são desafiados a resolver problemas do mundo real, utilizando uma abordagem interdisciplinar e prática. Isso pode envolver desde a construção de robôs e experimentos científicos até a criação de obras de arte digital e projetos de design. 

Em síntese, o foco está em proporcionar uma aprendizagem mão na massa, na qual os alunos podem aplicar o conhecimento de maneira criativa e colaborativa. 

Como aplicar a metodologia STEAM?

Para aplicar a metodologia STEAM, os educadores podem desenvolver projetos e atividades que integrem as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Isso pode ser feito através de projetos de pesquisa, experimentos práticos, construção de modelos, programação de computadores, entre outras atividades. Os alunos devem ser incentivados a explorar conexões entre as diferentes disciplinas e a aplicar o conhecimento de maneira criativa para resolver problemas do mundo real. Além disso, é importante fornecer um ambiente de aprendizagem hands-on, onde os alunos possam experimentar e colaborar livremente.

Quais são os 5 pilares ou eixos da educação STEAM?

Os 5 pilares ou eixos da educação STEAM são:

  • Ciência (Science)
  • Tecnologia (Technology)
  • Engenharia (Engineering)
  • Artes (Arts)
  • Matemática (Mathematics)

Vamos entender um pouco mais sobre cada um a seguir:

Ciência na Educação STEAM

Quando falamos sobre Ciência na educação STEAM falamos, principalmente, sobre a exploração e compreensão do mundo natural por meio da observação, investigação e experimentação. 

A Ciência no STEAM não se restringe apenas à memorização de fatos ou teorias, mas sim ao desenvolvimento de habilidades científicas, como o pensamento crítico, a investigação sistemática e a análise de dados. 

Os alunos são incentivados a fazer perguntas, formular hipóteses e realizar experimentos para testar suas ideias, promovendo assim uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos científicos.

Tecnologia na Educação STEAM

Na educação STEAM, a Tecnologia enfatiza o uso criativo e crítico da tecnologia para resolver problemas e promover a inovação, não necessariamente por meio de dispositivos eletrônicos. 

Isso inclui desde o uso de softwares de design e programação até a exploração de novas tecnologias emergentes, como a realidade virtual e a inteligência artificial. 

Nesse pilar, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades tecnológicas, como programação, pensamento computacional e alfabetização digital, para se tornarem criadores ativos e críticos no mundo digital em constante evolução.

Engenharia na Educação STEAM

No método STEAM, a Engenharia não se limita apenas à construção de estruturas físicas ou ao desenvolvimento de produtos, mas também envolve a aplicação de princípios científicos e enfatiza a abordagem sistemática para projetar, criar e melhorar soluções que atendam às necessidades da sociedade. 

Os alunos na educação STEAM são encorajados a pensar de forma crítica e criativa, considerando fatores como sustentabilidade, eficiência e impacto social em seus projetos de engenharia.

Qual o conceito de artes no método STEAM?

No método STEAM, o conceito de artes vai além das disciplinas tradicionais de artes visuais e inclui todas as formas de expressão criativa, como música, dança, teatro, design e mídia digital. 

As artes desempenham um papel fundamental na educação STEAM, incentivando a criatividade, a expressão pessoal e a resolução de problemas. Elas também ajudam a promover uma abordagem mais humana, integrando elementos emocionais e estéticos ao processo de aprendizado.

Matemática na educação STEAM

No método STEAM, a Matemática desempenha um papel crucial como uma das disciplinas fundamentais, não sendo apenas um conjunto de fórmulas e cálculos, mas sim uma ferramenta para resolver problemas em diversas áreas do conhecimento. 

A Matemática no contexto do STEAM é aplicada de forma interdisciplinar, podendo ser usada para modelar fenômenos naturais, analisar dados, otimizar processos e criar padrões estéticos. 

Assim, os alunos são desafiados a desenvolver habilidades matemáticas, como raciocínio lógico, abstração e resolução de problemas.

O que é Cultura Maker e Steam?

A cultura Maker é um movimento que propõe que as pessoas aprendam por meio do aprendizado prático, especialmente por meio da criação de projetos físicos, promovendo a criatividade e a experimentação. 

Em síntese, a cultura Maker está intimamente relacionada à educação STEAM, pois enfatiza a importância da construção e da prototipagem como formas de aprendizado. 

Além disso, encoraja as pessoas a serem criadores ativos, explorando novas ideias e solucionando problemas de maneira prática e colaborativa.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade para sua carreira!

Na Gran Faculdade, todos os cursos de graduação EAD orientam sobre a cultura Maker e visam desenvolver profissionais qualificados para a teoria e prática profissional de suas carreiras. Por isso, constantemente são incentivados a colocarem a mão na massa. 

Confira as vantagens de ser aluno(a) Gran!

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Bacana, não é? Então, escolha seu curso e seu cupom de desconto, faça sua matrícula e comece a estudar hoje mesmo! 

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


11 de Abril4 min. de leitura