Fernando Escobar

T.I em foco: ESCOPO

Olá, Concurseiro/a!

No post de hoje, vamos conversar sobre a área de conhecimento do ESCOPO. Você deve ter lido em meu artigo inicial (https://blog.grancursosonline.com.br/coluna-ti-em-foco-gerencia-de-projetos/) que, dentre todas as 10 áreas de conhecimento do PMBOK 6, a relacionada ao escopo é a mais cobrada.

Então, se ela é a mais cobrada pelas bancas, iniciaremos nossa revisão justamente por ela! Com isso, inicio a série de posts na qual irei abordar todas as 10 áreas de conhecimento do PMBOK 6 com um resumo, exemplos de questões e dicas de estudo.

Conforme o PMBOK 6, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho, e apenas o necessário, para que termine com sucesso. A atuação do gerente de projetos, em especial no gerenciamento do escopo do projeto, está relacionada principalmente com definir e controlar o que está e o que não está incluído no projeto.

E esse conceito simples já é embasamento para que você responda, com assertividade, algumas questões, conforme imagens a seguir:

Os processos da área de conhecimento do Escopo, conforme o PMBOK 6, são:

  • 5.1 Planejar o gerenciamento do escopo — O processo de criar um plano de gerenciamento do escopo, que documenta como os escopos do projeto e do produto serão definidos, validados e controlados.
  • 5.2 Coletar os requisitos — O processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de atender aos objetivos do projeto.
  • 5.3 Definir o escopo — O processo de desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.
  • 5.4 Criar a EAP — O processo de subdividir as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
  • 5.5 Validar o escopo — O processo de formalizar a aceitação das entregas concluídas do projeto.
  • 5.6 Controlar o escopo — O processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as mudanças feitas na linha de base do escopo.

É importante que você conheça, pelo menos de forma macro, essas definições gerais sobre cada processo, pois elas são cobradas com frequência, como você pode ver a seguir:

Dentre todos os processos desta área de conhecimento, o “queridinho” das bancas é o de “Criar a EAP”. Criar a EAP é o processo de decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue.

De acordo com o PMBOK 6, a EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir seus objetivos e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho estabelecido na atual especificação do escopo do projeto aprovado. O trabalho planejado é contido dentro do nível mais baixo de componentes da EAP, que são denominados pacotes de trabalho. 

No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.

 

Dentre as ferramentas e técnicas do processo “Criar a EAP”, o destaque vai para a Decomposição. Decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar. O nível de decomposição é orientado com frequência pelo grau de controle necessário para gerenciar o projeto de forma eficaz. O nível de detalhe dos pacotes de trabalho poderá variar com o tamanho e complexidade do projeto.

Figura 1 – Estrutura típica de uma EAP

Vamos olhar como uma questão envolvendo a EAP é apresentada a você:

Antes de terminar o texto, vou fazer um alerta a você! Nem tudo são “flores” no gerenciamento do escopo. As bancas têm ficado mais “seletivas” na hora de propor as questões referentes ao PMBOK. Estão começando a “pipocar” questões que chegam ao detalhe – de uma entrada, de uma ferramenta ou de uma saída. Para essas questões (veja exemplos a seguir), não tem jeito, somente este resumo não vai lhe atender. Você precisa LER o PMBOK ou ASSISTIR às nossas aulas gravadas aqui no Gran Cursos Online!

Contudo, não precisa desesperar! Nossas aulas aqui no Gran Cursos Online abordam TODOS os 13 capítulos, TODOS os 5 grupos de processos, TODAS as 10 áreas de conhecimento, com TODOS os seus 49 processos, conhecendo suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas – com insumos para você performar com sucesso nas questões simples e nas mais complexas!

No próximos post, vou continuar com a série das 10 áreas do conhecimento, abordando a área da Integração.

Bons estudos!

 

 

Fernando Escobar – Mestre em Computação Aplicada, na área de pesquisa de Gestão de Riscos, pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Possui MBA em Planejamento de Serviços de Governo Eletrônico (e-Gov) pela UNA-MG e formação de Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC/UNESP-SP. Foi servidor público federal do cargo de Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 2010 e 2016. Exerceu as funções de Coordenador (2013) e Coordenador-Geral de TI da ENAP entre 2014 e 2015; e de Assessor de Governança (2015) e Diretor de TI (2016) no Ministério do Desenvolvimento Social. Desde Agosto/2016 é Analista Judiciário – Especialidade Informática no TRF 1ª Região, lotado inicialmente no Núcleo de Governança de TI – NUGTI, responsável pelo gerenciamento de projetos estratégicos de TI, consolidação e acompanhamento do Plano Diretor de TI, além da proposição de políticas e normativos. Desde Maio/2018 é Supervisor da Seção de Gestão de Sistemas de Informação – SEGSI.

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo