Estudar é o mesmo que colecionar um álbum da copa do mundo

Estamos em época de Copa do Mundo, e você já deve ter visto muitas crianças colecionando o álbum da Copa. Muitos adultos estão participando dessa experiência também (risos, inclusive eu). E você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com concurso?

Avatar


30 de Novembro de 2022

Antes de responder como estudar para concursos é o mesmo que colecionar um álbum de figurinhas, é preciso voltar algumas casas e explicar que vivemos numa sociedade de imediatismo.

A verdade é que estamos vivendo uma cultura do imediatismo. A expressão se tornou conhecida e bastante utilizada por causa do professor Douglas Rushkoff, da New School University de Manhattan.

Foi ele quem popularizou o termo quando o apresentou pela primeira vez em seu livro “Present shock: When everything happens now”, ou traduzindo: “Choque do presente: quando tudo acontece agora”, lançado em 2013.

Essa cultura do imediatismo chegou ao mundo dos concursos e pode fazer toda diferença na forma como você encara a sua preparação para o cargo dos seus sonhos.

Explico a seguir:

EFEITOS DO IMEDIATISMO NA JORNADA DOS CONCURSOS

O imediatismo e a ansiedade caminham de mãos dadas. Quanto mais fundo a pessoa estiver imersa na cultura do imediatismo, mais dificuldades ela terá para aceitar os obstáculos que a vida oferece em diversos ângulos possíveis.

O problema é que quem está mergulhado na cultura do imediatismo quer tudo para agora e, quando não consegue, sente um enorme peso sobre suas costas e quer resolver tudo muito rápido (como um imediatista mesmo).

De certa forma, a cultura do imediatismo nos promete soluções rápidas e fáceis, como se algumas tarefas da vida se resumissem a um download de um programa da internet em alta velocidade.

Não seria exagero até dizer que isso é uma questão de saúde pública, porque afeta o mental das pessoas nas relações e como elas lidam com frustrações e ansiedade.

Como isso pode afetar os concurseiros? A seguir!

 

ESTUDOS E ÁLBUM DA COPA

É aí que entra o início dessa conversa toda. Já percebeu como é o funcionamento de colecionar um álbum de figurinhas? É algo bem simples, mas que encanta todo mundo que é picado por esse bichinho.

A pessoa compra um álbum. Nele tem as posições marcadas das figurinhas, que vêm dentro de um envelope. Nesse envelope, vêm algumas figurinhas randômicas. Você vai comprando aos poucos os pacotinhos. Abre os pacotinhos. Confere o que recebeu. Cola as figurinhas. Reserva as que são repetidas. E assim vai construindo o seu álbum. Pouco a pouco. Saboreando cada momento.

Você pode se alegrar ou se decepcionar com o conteúdo daquele pacotinho. E é assim que se desenha a graça dos estudos e também a do colecionar um álbum de figurinhas.

O colecionador de figurinhas tem que ir conquistando uma a uma das figurinhas do seu álbum para completá-lo. O mesmo acontece com o concurseiro, que tem que conquistar um a um os conhecimentos exigidos em edital.

Muitos dos meus coachees me trazem a seguinte constatação nas reuniões online que realizamos: “Estou ansioso porque ainda tem muito para ver do edital e não consigo ver luz no fim do túnel disso tudo”.

Esse pensamento acontece por dois fatores:

a) imediatismo (cultura do imediatismo indicada anteriormente no texto); e

b) perspectiva errada sobre o conhecimento que está sendo adquirido.

O fator imediatismo é o permitir deixar que as barreiras que são colocadas pelo dia a dia de estudos pareçam maiores do que elas realmente são. Na cultura do imediatismo, pressupõe-se que todos os projetos de que uma pessoa participa devem ser de sucesso e de conquistas. A ideia de uma pessoa que não tem a visão adequada é a de que não pode haver espaço para frustração e maturação.

Errado! A caminhada de concurseiro é construída com superação das frustrações e muita maturidade conquistada ao se entender onde estão os erros da preparação.

O segundo fator é que as pessoas estão vendo o conhecimento que precisa ser adquirido para completar o edital de um concurso não como se fosse um álbum de figurinhas, mas como se fosse um download. A perspectiva que o conhecimento deve ser construído é mais adequada para um concurseiro. Explicarei melhor a seguir.

Adquirir, solidificar e aplicar o conhecimento dos estudos é uma conquista diária. É preciso muita motivação e disciplina. Sem elas, não há como construir os alicerces e as bases para você se desenvolver como concurseiro e se tornar competitivo.

Assim como um álbum de figurinhas não se constrói da noite para o dia, um concurseiro bem preparado vai aos poucos conquistando cada figurinha do seu aprendizado.

Fazendo a analogia para o caso: entenda as figurinhas como cada item do seu edital. No início é dureza mesmo. O colecionador do álbum da Copa cola suas primeiras figurinhas e vê um montão que ainda falta. Se ele pensar muito no que falta, acabará se frustrando e cairá na cultura do imediatismo. Nesse caso, ele se sente incapaz de dar conta.

Mas você já reparou nos que continuam em frente e vão se deliciando com o processo de abrir, colar e trocar figurinhas? Cada figurinha conquistada é comemorada! E o avanço no álbum acaba sendo natural. Assim também deve ser seu estudo. Cada item completo do seu edital deve ser comemorado. O imediatismo não pode ser maior do que sua sede por conhecimento e amadurecimento ao longo do processo. Curta o processo.

PENSAMENTO FINAL

O colecionador do álbum da Copa que entende todo o processo de completá-lo em dois ou três meses está para um concurseiro que se dedica diariamente à sua tarefa de aprender e consolidar seu conhecimento. Sem pressa, sem imediatismo, mas aproveitando cada passo que é dado para ser maior do que foi ontem.

Ambos colecionam seu amor por aquilo a que estão dedicados. Tudo sendo feito progressivamente e no tempo certo.

Completar o álbum e conquistar a vaga no concurso público dos sonhos é apenas uma questão de consequência para aqueles que se dedicam.

…..

.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil, mas cheio de oportunidades em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Para sanar qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo:

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

.

…..

Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho doze anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em estudos de caso e em peças técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

Avatar


30 de Novembro de 2022