Eventos de BPMN

Os elementos que controlam as ocorrências

Fernando Escobar


3 de Dezembro de 2020 2 min. de leitura

Olá, Concurseir@!

No post de hoje, eu finalizo a série de BPMN. Comecei com conceitos (link). Passei pelos tipos de tarefas (link) e pelos gateways (link). Concluindo, neste post, eu vou descrever os elementos do tipo EVENTO.

Desde já, segundo a especificação BPMN, evento é descrito como algo que acontece durante o curso de um processo. Eventos afetam o fluxo do processo. Geralmente, tendo causa ou impacto. Para simplificar o entendimento: eventos são a ocorrência de fatos em um processo.

As Categorias de Eventos

Primeiramente, os eventos podem ser categorizadas em quatro grupos:

  • Catch – Eventos dessa categoria possuem uma causa. Também aguardam a ocorrência de fatos para que sejam acionados.
  • Throw – Eventos dessa categoria possuem um resultado. Também produzem fatos.
  • Interrupting – Eventos dessa categoria, quando ocorrem, paralisam a execução da atividade. Daí, segue um novo caminho.
  • Non-Interrupting – Eventos dessa categoria, quando ocorrem, a atividade não é interrompida.

Não só isso. Para você entender melhor as categorias interrupting e non-interrupting, é importante saber que eventos também podem ser anexados às “bordas da atividade”. Isso ocorre com o intuito de estabelecer controle, regras ou condições. Assim, estando “na borda”, na ocorrência de eventos interrupting, a atividade é imediatamente paralisada. Enquanto que, na ocorrência dos non-interrupting, outras atividades são disparadas, e a atividade em questão precisa ser terminada.

Os Tipos de Eventos

Além disso, em linhas gerais, temos três tipos distintos de eventos: de início, intermediários e de fim. Dessa forma, os tipos são ilustrados na imagem a seguir. Também são detalhados depois.

  • Início – Tipo que indica o início da execução do processo. Serão sempre do tipo catch. Dessa forma, sempre deverão aguardar a ocorrência de um acontecimento para realizar o disparo do processo.
  • Intermediário – Tipo que sinaliza um acontecimento durante a execução do processo. Pode ser do tipo catch – aguardam o acontecimento de um fato para continuidade do processo. Ou pode ser do tipo throw – produzem algo e dão continuidade ao processo.
  • Fim – Tipo que representa o término processo. Assim, esse tipo de evento sempre será do tipo throw.

Todavia, além das categorias e tipos, existem algumas classificações específicas de eventos. Em síntese, a imagem a seguir faz um “resumão iconográfico”. E recomendo que você MEMORIZE os ícones. Quando resolvermos questões, você vai reconhecer a importância disso.

Essa imagem foi tirada do pôster BPMN 2.0. Se quiser acesso gratuito, basta clicar em: http://www.bpmb.de/images/BPMN2_0_Poster_PT.pdf.

Algumas Questões

Por exemplo, veja algumas questões que cobram o conhecimento de eventos de BPMN:

Essa questão da EBSERH cobra, justamente, uma das “sub-tipologias” de eventos, do tipo Terminate / Terminal / Final. Lembrou que eu destaquei a importância de memorizar os ícones?

A princípio, essa questão do IBGE cobra o conhecimento das tarefas, que já abordamos em outro post (link). Além disso, também cobra sobre eventos do tipo temporizador e de sinal. Ainda bem que eu memorizei os ícones 🙂 !

Enfim, BPMN é um mundo…  muitos elementos, muitos tipos, muitos ícones…. Para apoiar você em sua preparação, aqui no Gran tem um curso de minha autoria, somente de BPMN, onde eu abordo TODOS os elementos da notação. Assim, você consegue aprofundar nesse tema, estando habilitad@ a GABARITAR nessas questões.

Bons estudos e sucesso!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Fernando Escobar

Analista de TI no TRF 1 e professor de Governança, Gestão de TI nas Organizações Públicas e Gestão de Projetos

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *