Fundação Carlos Chagas (FCC): qual o perfil da banca? Confira!

A Fundação Carlos Chagas é uma das principais bancas examinadoras brasileiras. Saiba o que esperar e como enfrentar questões formuladas pela banca FCC!

Deixe seu like:

Avatar


19/08/2021 | 11:37Atualizado há 161 dias

A Fundação Carlos Chagas é uma das principais instituições responsáveis pela aplicação de concursos no Brasil. Com mais de 2.300 seleções realizadas, a banca FCC marca presença especialmente na área jurídica e de Tribunais. Ademais, certames municipais, estaduais e Federais de nível médio e superior costumam estar no escopo de atuação, tendo contemplado mais de 20 milhões de candidatos nos últimos anos.

Conhecer a banca examinadora é um passo essencial para garantir uma boa pontuação em qualquer concurso público. Por isso, se você vai prestar um concurso realizado pela banca FCC, este artigo é para você! Fique por dentro do histórico, perfil da banca e saiba como treinar para o dia da sua avaliação com ainda mais direcionamento!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada assunto com mais facilidade:

 

Fundação Carlos Chagas (FCC): histórico

A Fundação Carlos Chagas foi criada em 1964 como uma Instituição de Direito Privado e inicialmente era denominada CESCEM – Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas. Assim como o próprio nome sugere, as primeiras atividades da banca FCC eram voltadas para exames e vestibulares da área biomédica.

Não demoraria muito até que fosse renomeada e começasse sua trajetória no mundo dos concursos públicos: em 1968 começou a atuar nesse ramo avaliativo, onde permanece até hoje.

A Fundação Carlos Chagas também não deixou o seu histórico médico completamente para trás, já que também é responsável por  processos seletivos de Residência Médica, tal como o SUS/SP e Hospital Israelita Albert Einstein.

Fundação Carlos Chagas (FCC): qual é o perfil da banca?

A Fundação Carlos Chagas é conhecida por apresentar dificuldade média, compatível com o nível de cada prova. Os itens são de múltipla escolha e geralmente apresentam 5 alternativas para o julgamento do candidato. De modo geral, a banca FCC não é conhecida por recorrer à pegadinhas e os enunciados costumam ser diretos.

No passado, a Fundação Carlos Chagas também poderia ser considerada uma prova bem “decoreba”, especialmente nas questões de Direito FCC. Afinal, era comum que a maioria das questões envolvesse apenas a literalidade da lei. Contudo, em concursos mais recentes observa uma cobrança cada vez maior da jurisprudência,  o que motiva questões um pouco mais longas e complexas.

Apesar de ainda não ser comparável ao nível de complexidade do CESPE/ Cesbraspe, a Fundação Carlos Chagas vem refinando seus processos de seleção para julgar mais do que apenas o conhecimento do conteúdo. As novas seleções também buscam avaliar a capacidade de raciocínio e aplicação direta de conhecimentos em situações-exemplo.

Nas avaliações discursivas geralmente observa-se a cobrança de temas da atualidade e estudos de caso para analista e outros concursos de nível superior, que focam-se nos conhecimentos específicos.

Veja abaixo um resumo das principais características: 

  • Questões são de Múltipla escolha com 5 alternativas;
  • Dificuldade média, que acompanha o nível da prova;
  • Pegadinhas não são frequentes;
  • Questões costumam ser montemáticas, isto é, não misturam assuntos e disciplinas diferentes com frequência;

Fundação Carlos Chagas (FCC): como é a cobrança de disciplinas básicas?

Além da cobrança geral de conteúdos, a banca FCC também tem maneiras particulares de cobrar cada uma das matérias. Veja:

  • Língua Portuguesa: cada vez mais observam-se textos longos que dão enfoque para a interpretação de texto, pontuação e sintaxe. Na FCC também se observa uma cobrança gramatical um pouco mais avançada ainda que indiretamente. O enunciado poderá não se apoiar em termos como “oração subordinada”, por exemplo, mas abordará os conteúdos com foco na compreensão geral do candidato sobre os assuntos.
  • Informática: os textos também costumam ser longos e detalhados, apoiando-se em aplicações práticas do conteúdo. Assim, processos envolvendo internet e o pacote office costumam ser os mais cobrados de acordo com a análise dos últimos certames realizados.
  • Contabilidade: a banca apoia-se principalmente na formulação de questões envolvendo cálculo, abordando com mais frequências as temáticas de Investimentos, Demonstrações de Fluxo de Caixa e Operações com Mercadorias.
  • Direito: para questões de Direito FCC, ainda se observa uma preponderância da literalidade da lei. Contudo, cada vez mais são cobradas jurisprudência, doutrina e súmulas. Também é comum que deem predominância para:
    • Atos Administrativos, em Direito Administrativo;
    • Benefícios e financiamento, em Direito Previdenciário;
    • Crimes contra a administração pública, Teoria da Pena, Fato típico em Direito Penal;
    • Direitos e garantias fundamentais, Administração Pública e Poder Legislativo em Direito Constitucional.
  • Raciocínio Lógico: É comum que traga conhecimentos de matemática relacionados, podendo adicionar um nível de dificuldade para candidatos que não tenham tanta afinidade com a matéria.

Fundação Carlos Chagas (FCC): como enfrentar a banca?

Agora que você já conhece o perfil e histórico da banca FCC para a cobrança de cada uma das matérias, confira as principais estratégias para dominar a banca!

1. Resolva questões e provas passadas

Não tem saída: para dominar efetivamente uma banca examinadora resolver questões e provas passadas é essencial. Afinal, é apenas assim que você vai se acostumar na prática, treinando diretamente para o dia da prova.

Lembre-se que as bancas examinadoras são muito consistentes no seu estilo de cobrança. Ou seja, é muito pouco provável que uma seleção simplesmente será completamente diferentes das outras. Os concursos são, afinal de contas, formulados de acordo com um processo já definido.

Além disso, você sabia que é muito comum que as bancas repitam itens ou formulem questões muito parecidas com aquelas já realizadas? Isso acontece porque cada Instituição tem um banco de questões que serve como referência.

Assim, se você resolver muitas questões de concurso, além de se habituar com a forma de perguntar e o nível de cobrança, também pode esbarrar com um exercício muito similar que você já domina.

Onde encontrar questões e provas da banca FCC gratuitas?

A Fundação Carlos Chagas é uma das maiores bancas examinadoras do Brasil. Por isso, existe um rico acervo de questões e provas que pode ser utilizado por você durante os estudos.

No Gran Cursos Questões você encontra os dois recursos com muita facilidade e de maneira gratuita! Acesse a seção de provas ou questões e confira milhares de itens comentados por professores especialistas. Com os filtros detalhados e avançados, é possível encontrar com poucos cliques exatamente o que você está procurando.

Exemplo de questão comentada da Fundação Carlos Chagas

Questões comentadas são uma excelente forma de estudar para a banca FCC pois facilitam a compreensão contextualizada e didática. Veja abaixo um exemplo de item com gabarito comentado que pode se encontrado no Gran Cursos Questões:

2020 –  FCC – TJ MS – Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – Juiz Substituto

Em conhecido acórdão proferido em regime de repercussão geral, versando sobre a morte de detento em presídio – Recurso Extraordinário n° 841.526 (Tema 592) – o Supremo Tribunal Federal confirmou decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, calcada em doutrina que, no tocante ao regime de responsabilização estatal em condutas omissivas, distingue-a conforme a natureza da omissão. Segundo tal doutrina, em caso de omissão específica, deve ser aplicado o regime de responsabilização

(A). integral; em caso de omissão genérica, aplica-se o regime de responsabilização objetiva.
(B). objetiva; em caso de omissão genérica, aplica-se o regime de responsabilização subjetiva.
(C). subjetiva; em caso de omissão genérica, aplica-se o regime de responsabilização objetiva.
(D). objetiva; em caso de omissão genérica, não há possibilidade de responsabilização.
(E). subjetiva apenas em relação ao agente, exonerado o ente estatal de qualquer responsabilidade; em caso de omissão genérica, aplica-se o regime de responsabilização objetiva do ente estatal.

Resposta comentada 

Gabarito: Alternativa B.

O Supremo Tribunal Federal, na ocasião do julgamento do RE nº 841.526, reconhecida a repercussão geral, tratou da responsabilidade civil do Estado em caso de omissão. A Corte solucionou a questão a partir da contraposição entre omissão genérica, em que o Estado responde subjetivamente, sendo necessário demonstrar a culpa do serviço, e omissão específica, na qual a responsabilidade é objetiva, em virtude do descumprimento de um dever jurídico específico.

Portanto:

Omissão específica = Responsabilidade civil objetiva.
Omissão genérica = Responsabilidade civil subjetiva.

*Resposta pelo professor Renato Coelho Borelli da equipe Gran!

Continue resolvendo questões gratuitas e comentadas da banca FCC! 

2. Resolva a prova de trás para frente

As provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas (FCC) organizam os seus itens de uma maneira bem particular, concentrando as questões mais difíceis no início da prova. Resolver nessa ordem pode cansar e frustrar o candidato mais rapidamente, fazendo-o perder concentração e deixar de pontuar em itens mais simples. Por isso, a recomendação é começar de trás para frente, para garantir os itens mais diretos e simples!

3. Cuidado com o tempo!

As provas da Fundação Carlos Chagas geralmente apresentam de 80 a 100 questões. Com a complexidade e quantidade de textos aumentando com o passar dos anos, resolver todas as questões e ainda reservar um tempo para passar as respostas a limpo na folha pode ser desafiador para muitos concurseiros, especialmente os iniciantes.

Nesse sentindo, a resolução de questões também pode ajudar, mas dessa vez com o enfoque em simulados. Ao resolver simulados regularmente com a contabilização de tempo, você treina a sua velocidade de resolução de questões e diminui as chances de ser pego de surpresa no dia da prova.

Além disso, essa técnica também pode ajudar a controlar o nervosismo. Afinal, boa parte do sentimento de ansiedade vem da incerteza e enfrentar o desconhecido. Com a realização consistente de simulados, boa parte desse sentimento de surpresa pode ser eliminado, ajudando a construir também a sua confiança.

Onde encontrar simulados gratuitos para a banca FCC?

O Gran Cursos Online formula e realiza simulados periodicamente para diversos certames distintos. Formulados pela equipe pedagógica de professores e especialistas, os itens são baseados no perfil e grau de cobrança de cada banca. Confira aqui a programação semanal de simulados. 

IMPORTANTE: a página de simulados do Gran é atualizada semanalmente. Por isso, fique atento para as atualizações e não perca os eventos!

Você também pode resolver os simulados realizados na plataforma Gran Cursos Questões. As questões formuladas pela equipe Gran possuem a indicação de “Questão Inédita” e podem ser acessadas e resolvidas em conjunto por meio da aba de provas da plataforma. Você também pode formular seus próprios simulados na plataforma! Saiba mais aqui! 

Fundação Carlos Chagas: conteúdo em vídeo

Se você quer saber ainda mais sobre a Fundação Carlos Chagas, o Gran Cursos Online disponibilizou uma série de aulas gratuitas sobre o tema em seu canal de Youtube. Confira uma delas abaixo:

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

banca FCC gran cursos questões