O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná aplicou no último domingo, 6 de julho, as provas do concurso Bombeiros PR! Os exames aconteceram no período da tarde, a partir das 13h.
A oferta é de 600 vagas para Soldado com inicial de até R$ 6,1 mil.
Se você participou das provas, não deixe de conferir o gabarito Bombeiros PR extraoficial elaborado pelo Gran! Acompanhe nesta matéria os comentários de nossos professores.
Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova Bombeiros PR:
- Gabarito Extraoficial
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Análise
- Resumo e edital do concurso Bombeiros PR

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros
Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.
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Gabarito Bombeiros PR: gabarito extraoficial
Confira aqui o gabarito extraoficial elaborado pelos professores Gran. Aproveite e continue a leitura para conferir comentários exclusivos com a correção das questões!
Gabarito Bombeiros PR: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Soldado comentadas por nossos professores especialistas. Clique AQUI para acessar a prova.
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Matemático
- Física
- Química
- História
- Geografia
- Primeiros Socorros
- Segurança contra Incêndio e Pânico
- Combate a Incêndio
- Legislação (Estatuto da Criança e Adolescente – ECA)
Gabarito Bombeiros PR: Língua Portuguesa
Comentário do professor Bruno Pilastre.
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: analisarei cada afirmativa isoladamente. Em (a), há erro ao se afirmar que o termo “a giz” seja regido. Não se trata de expressão regida, mas de termo adjunto. Em (b), de fato, o gênero do substantivo inviabiliza a ocorrência de crase (o giz). Em (c), a expressão “a giz” é adverbial, mas isso não inviabiliza a ocorrência de crase (que ocorre se o núcleo for feminino). A ocorrência da crase em (às ofertas) não é facultativa, pois o sentido sem a crase é outro (potencialmente um sujeito) – e por isso a alternativa (d) está incorreta. Por fim, a alternativa (e) está incorreta, pois não pode ocorrer crase sem o artigo, que deveria estar no plural (o núcleo é ofertas).
QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o primeiro “quando” denota simultaneidade, tendo em vista a equivalência temporal em relação a se exibir a etiqueta publicamente.
No segundo “quando”, observa-se a ocasião da morte de Francis.
Por isso, a única alternativa correta é a (c), pois não se trata de habitualidade, ação hipotética, ação prolongada, concomitância, ação improvável, condicionalidade, probabilidade ou ação incompleta.
QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o subtítulo é este: “A publicidade tomou conta do mundo e não há mais um centímetro de superfície que não venda alguma coisa.”
A primeira é tornar animado algo inanimado: a publicidade (algo inanimado) fez algo típico de entidades animadas (tomar conta do mundo). Isso caracteriza a prosopopeia. Além disso, observa-se a hipérbole (exagero) em “não há mais um centímetro de superfície que não venda alguma coisa”.
No subtítulo, não há figuras como a catacrese, o paradoxo, o eufemismo, a metáfora, a ironia, a comparação, a sinestesia ou o hipérbato.
QUESTÃO NÚMERO: 4GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o texto é majoritariamente descritivo e argumentativo.
Descarto a alternativa (A) por ser possível uma argumentação em primeira pessoa.
Não se trata também de injunção (e descartamos (c) e (e)), a qual é muito pontual no texto (apenas no trecho citado em (c)).
A descrição não reforça o propósito de apresentar as sequências narrativas do cotidiano de Paulo Francis. Na verdade, a descrição é estática.
Logo, eliminamos a alternativa (b).
Resta-nos a alternativa (d), a correta: de fato, as passagens descritivas contribuem para consolidar o caráter argumentativo que se destaca no texto.
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o termo “filial” aponta, de forma indireta, o “velho” Paulo Francis. Trata-se, então, de uma informação apresentada anteriormente.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o autor cita um caso particular, o de seu ex-colega de trabalho, Paulo Francis. Não se trata de uma responsabilização do couro como causa do avanço publicitário, uma equivalência entre propaganda em gravadas e calças jeans, um emprego de argumento técnico ou uma citação direta.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: considerando que o comando da questão fala em “caracterização”, o exagero é produzido pela presença de diferentes pronomes demonstrativos (isto | aquilo), os quais ampliam a abrangência da “lenda” Lenine. No entanto, considero ser possível a identificação, pela banca, da alternativa (d) como correta, pois a repetição é uma forma de produzir efeito de exagero. Nesse sentido, a repetição é um recurso mais expressivo em relação ao uso dos pronomes.
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a alternativa (e) parece-me a correta. Pode-se postular que o enunciador esteja se dirigindo especificamente a sujeitos que teriam partilhado a experiência descrita
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: certamente não se trata do primeiro tipo (vida obscura seguida de lenda/glorificação). Logo, descartamos (a) e (d). No texto, não se fala em “trabalho posterior de divulgação de sua imagem” – e por isso descartamos (b). As alternativas (c) e (e) são parecidas, mas elimino a opção (c) em razão do “inferior”. Creio que o foco seja justamente o apresentado em (e): o contraste “imaginação” x “concreto”.
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a coesão referencial ocorre em (a). Nas demais alternativas, há coesão sequencial e palavras denotativas.
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o diálogo não possui verbos “dicendi” (aqueles do discurso indireto, em que o enunciador apresenta a fala de personagens, como “ele disse que […]”), mas é possível, pelo discurso direto, expressar as matizes da linguagem de cada um (e, claro, identificá-los).
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a mesóclise ocorre pelo fato de o verbo estar no futuro do pretérito (diria).
Gabarito Bombeiros PR: Raciocínio Matemático
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Comentários
Para calcular a variância, primeiro precisamos calcular a média.

A variância populacional, por sua vez, corresponde à média dos
quadrados dos desvios. Vamos calculá-los individualmente.

QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Sendo “r” o raio da menor esfera, os raios das demais serão r+2 e r+4. Com base nisso, vamos analisar as afirmações.
I – O volume de uma esfera é proporcional ao cubo do raio. Então, podemos calcular a razão entre o volume da maior e o da menor esfera:

Veja que essa razão não é necessariamente igual a 2. Afirmação incorreta.
II – O volume de uma esfera é dado por:


QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Os recursos enviados pela base B1 correspondem aos elementos da
primeira linha. Então, podemos dizer:


QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:


QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Vamos analisar as afirmações:
a) O primeiro quartil (Q1) é igual a 15, pois corresponde à parte de
baixo da caixa do box plot. Já o terceiro quartil (Q3) é igual a 25. Afirmação
incorreta.
b) A mediana é a linha do box plot, que é igual a 20. Afirmação
incorreta.
c) O valor mínimo corresponde ao limite inferior do whisker, no caso,
é igual a 10. Afirmação incorreta.
d) O valor máximo é igual a 30, pois corresponde ao limite superior
do whisker. Afirmação incorreta.
e) De fato, não há nenhum outlier. Se eles existissem, eles seriam
colocados individualmente acima do whisker superior ou abaixo do whisker
inferior.
Vale notar que o desvio interquartílico é 10.
Então, os limites inferior e superior seriam: 𝐿𝐼 = 15 − 1,5.10 = 15 − 15 = 0
𝐿𝑆 = 25 + 1,5.10 = 25 + 15 = 40
Todos os dados estão contidos nessa faixa.
Afirmação correta
QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O total de elementos é: 𝑁 = 12 + 6 + 12 + 10 + 7 + 3 = 50
A frequência acumulada corresponde ao percentual de viaturas que
realizaram 3 atendimentos ou menos.
Então, devemos somar todas as viaturas que realizaram 3 atendimentos ou menos e dividir pelo total de viaturas.

QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:


QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Sendo x, y e z a quantidade de equipamentos doados para as viaturas,
queremos saber o número de soluções inteiras positivas da inequação:
𝑥 + 𝑦 + 𝑧 ≤ 8
Como x, y e z não podem ser iguais a zero, vamos trocar:
𝑥 = 𝑥$ + 1
𝑦 = 𝑦′ + 1
𝑧 = 𝑧′ + 1
Assim, teremos:
x’+1+y’+1+z’+1 = 8
x’+y’+z’=8-3
x’+y’+z’ = 5
O número de soluções da equação supracitada pode ser feita pelo modelo pau e bola, em que temos 5 bolas e 2 paus (que correspondem aos sinais de +).
⋅ ⋅|⋅|⋅ ⋅
Basta contarmos as permutações de 5 bolas e 2 paus, ou seja, de 7 elementos, com repetição de 5 e de 2.
formas = 7! / 5!2! = 7.6.5! / 5!2.1 = 7.31 = 21
QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Gabarito Bombeiros PR: Física
Comentários do professor Hérico Avohai.
QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Para que isso aconteça o volume do líquido deslocado deverá ser igual ao volume da jangada.
O volume da jangada é:
d=mJVJ
VJ=0,8 m3
Portanto, o empuxo máximo será o peso da jangada mais o peso da carga.
E=PJ+PC
ρgV=mJg+mCg
1000 . 10 . 0,8 =480 10+mC 10
8000 =4800+mC 10
mC=320 kg
QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A energia dissipada será a energia potencial menos a energia cinética.
Ed=Ep+EC
Ed=mgh+mv22
Ed=90 . 10 . 4,5+50 . 522
Ed=28925 J
QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Fazendo a proporção entre duas escalas termométricas, temos:
9 cm 40ºC
X 37ºC
3 cm 28ºC
9-3x-3=40-2837-28
6x-3=129
x = 7,5 cm
QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Quando uma garrafa está fechada e cheia de água, a água só escoará pelos orifícios se for possível substituir o volume da água que sai por ar, o que não ocorre com a tampa fechada.
Isso ocorre por causa da pressão atmosférica: ao tentar sair, a água gera vácuo e a pressão externa impede a saída se o ar não puder entrar.
QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Caminho 1: A → C → B (ACB)
Velocidade média de A a C = 100 km/h
Velocidade média de C a B = 50 km/h
Caminho 2: A → D → B (ADB)
Velocidade média de A a D = 60 km/h
Velocidade média de D a B = 84 km/h
Sabemos ainda:
O trecho AC é metade do trecho AD
Os trechos AD, DB e CB têm comprimentos iguais.
Trajeto ACB
Trajeto ADB
Agora compare as velocidades médias:
Trajeto ACB:
Trajeto ADB:
A velocidade média indo por D (70 km/h) é 10 km/h maior do que indo por C (60 km/h).
QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Condição de máxima transferência de potência:
A potência transferida é máxima quando a resistência equivalente da carga (Req) vista pela fonte for igual à resistência interna da fonte (r).
A Req do circuito em paralelo.
O resistor ajustável 𝑅′ está em paralelo com 2𝑟 = 12 kΩ.
A associação em paralelo de 𝑅′ com 2𝑟 deve resultar em uma resistência equivalente igual a r = 6 kΩ, logo:
Resolvendo para R’:
Agora calcule a corrente no resistor 2r = 12kΩ.
Temos agora:
A tensão da fonte: 12 V
A resistência equivalente da malha: 𝑟 + 𝑅eq = 6 + 6 = 12 kΩ
Logo a corrente total no circuito será:
Agora precisamos saber qual é a fração da corrente que passa pelo resistor de 12 kΩ (2r). Como 𝑅′ = 12 kΩ, os dois resistores em paralelo têm valores iguais.
Logo, a corrente se divide igualmente.
QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Aplicando a lei da associação de polias e a 2ª lei de Newton.
Fr = ma
2³F – P = ma
2³F – 600 = 60 . 0,2
2³F – 600 = 12
8F = 612
F = 612/8
F = 76,5 N
QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Resumo do problema:
O medicamento precisa ficar a 263 K = –10 °C
Colocamos na caixa:
1,26 kg de gelo a –30 °C
Queremos saber qual massa de água a 20 °C devemos colocar, de forma que após a troca de calor, a caixa fique a –10 °C
O sistema é adiabático → não há perda de calor para o ambiente
Toda a água cede calor até virar gelo a –10 °C
Todo o gelo recebe calor e vai de –30 °C até –10 °C
1 – Quantidade de calor recebido pelo gelo.
2 – Calor cedido pela água
A água vai de:
20 °C → 0 °C (esfriando líquido)
0 °C → gelo a 0 °C (mudança de fase)
0 °C → –10 °C (esfriando gelo)
Etapa 1: calor sensível (20 °C → 0 °C)
Etapa 2: calor latente (água → gelo)
Etapa 3: calor sensível (gelo: 0 °C → –10 °C)
Total de calor cedido:
Equilíbrio térmico:
Gabarito Bombeiros PR: Química
Comentário da professora Marina Baccarin.
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A primeira parte está correta: A linha de equilíbrio sólido-líquido no diagrama de fases da água realmente tem uma inclinação negativa (ela “cai” para a esquerda). Isso é uma anomalia, pois a maioria das substâncias tem uma inclinação positiva.
Entretanto, a razão para essa inclinação negativa é que o gelo é menos denso que a água líquida. Lembre-se: o gelo flutua na água!
A explicação correta seria que pelo Princípio de Le Châtelier, um aumento na pressão favorece o estado que ocupa o menor volume (ou seja, o estado mais denso). No caso da água, o estado líquido é mais denso que o sólido.
Portanto, ao aumentar a pressão sobre o gelo, a tendência é que ele derreta e se transforme em água líquida. É por isso que a linha de fusão se inclina para a esquerda (negativamente).
QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: d
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada uma das alternativas:
I) INCORRETA. As forças de London (ou dipolo induzido-dipolo induzido) ocorrem em todas as moléculas, sejam elas polares ou apolares. Elas são a única força em moléculas apolares, mas coexistem com outras forças em moléculas polares.
II) CORRETA. O oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, então cada ligação C=O é polar, com um vetor de momento dipolar apontando do carbono para o oxigênio. A molécula de CO₂ tem a forma O=C=O. É perfeitamente simétrica.
Assim, temos dois vetores de mesma intensidade apontando em direções opostas. Eles se anulam mutuamente. O momento dipolar resultante da molécula é zero, tornando-a apolar.
III) CORRETA. Esta afirmativa se baseia na Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (VSEPR). O átomo central de oxigênio tem 4 pares de elétrons ao seu redor: 2 pares ligantes (com os hidrogênios) e 2 pares não ligantes (isolados).
A repulsão entre os pares de elétrons determina a geometria. A regra é: repulsão par não ligante-par não ligante > repulsão par não ligante-par ligante > repulsão par ligante-par ligante.
Esses pares não ligantes, por serem mais volumosos e exercerem maior repulsão, “empurram” as ligações O-H para mais perto uma da outra, resultando em uma geometria angular.
IV) CORRETA. A ligação de hidrogênio é a força intermolecular mais forte. Para que ela ocorra, o hidrogênio deve estar covalentemente ligado a um dos três átomos mais eletronegativos (F, O ou N) e ser atraído por um par de elétrons de um átomo de F, O ou N de uma molécula vizinha.
V) INCORRETA. Em uma molécula com geometria trigonal planar ideal (como o BF₃), onde o átomo central está ligado a três átomos idênticos e não possui pares de elétrons não ligantes, a repulsão entre os ligantes é igual em todas as direções. Para maximizar a distância entre eles, os ângulos de ligação são de exatamente 120 graus, não inferiores.
QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO:
H₂SO₄ e HNO₃ são exemplos de ácidos e não bases, segundo as definições de Bronsted-Lowry, pois aceitam prótons em solução aquosa e apresentam pH superior a 7.
Teoria de Brønsted-Lowry: Segundo essa teoria, um ácido é uma espécie que doa um próton (H⁺), e uma base é uma espécie que aceita um próton.
Soluções ácidas têm um pH inferior a 7. Um pH superior a 7 é característico de soluções básicas (alcalinas).
QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada uma das alternativas:
I) CORRETA. Esta é a definição clássica da ligação iônica. Um átomo muito eletronegativo (como o Cloro) “arranca” um ou mais elétrons de um átomo pouco eletronegativo (como o Sódio). O átomo que perde elétrons vira um cátion (íon positivo, Na⁺) e o que ganha vira um ânion (íon negativo, Cl⁻). A ligação é a forte atração eletrostática entre esses íons de cargas opostas.
II) CORRETA. O modelo do “mar de elétrons” (ou nuvem eletrônica) descreve perfeitamente a ligação metálica. Os cátions dos metais ficam organizados em uma rede cristalina, enquanto seus elétrons de valência se movem livremente por toda essa estrutura. Essa mobilidade dos elétrons explica por que os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor. A maleabilidade (capacidade de formar lâminas) existe porque, ao martelar o metal, as camadas de íons podem deslizar umas sobre as outras sem quebrar a ligação, pois a “nuvem” de elétrons se reajusta.
III) INCORRETA. A ligação covalente ocorre quando há compartilhamento de elétrons, o que é comum entre ametais. Ela pode ocorrer entre átomos idênticos (como no O₂ ou Cl₂, formando moléculas apolares), mas também ocorre entre átomos diferentes (como no H₂O ou HCl).
IV) INCORRETA. O NaCl apresenta ligação iônica. A combinação de um metal (Sódio) com um ametal (Cloro) geralmente resulta em uma ligação iônica, devido à grande diferença de eletronegatividade entre eles, levando à transferência de elétrons, e não ao compartilhamento.
V) CORRETA. Uma molécula pode ter ligações polares (entre átomos de eletronegatividades diferentes), mas ser apolar no conjunto. O exemplo clássico é o dióxido de carbono (CO₂). A ligação C=O é polar. Porém, a molécula é linear (O=C=O).
Nesse caso temos um vetor de momento dipolar apontando do Carbono para cada Oxigênio. Como os vetores são de mesma intensidade e em sentidos opostos, eles se cancelam. O resultado é um momento dipolar resultante igual a zero, e a molécula é apolar.
VI) INCORRETA. A polaridade de uma molécula depende de dois fatores: a polaridade das ligações (diferença de eletronegatividade) e a geometria molecular (o arranjo espacial dos átomos).
Portanto, os itens corretos são I, II e V.
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO:
Vamos montar uma regra de três simples para calcular a massa de O2 que foi produzida, levando em consideração a proporção 2:5 de KMnO4:O2.
2KMnO4 —— 5O2
2. 158 g —— 5 . 32g
6,32 g —— X
316 X = 1011,2
X = 3,2 g
Agora vamos calcular a quantidade de mol nesta quantidade de massa de O2:
1 mol —- 32 g
Y —- 3,2 g
Y = 0,1 mol
Por fim, calculamos o volume de O2 presente nesta quantidade de matéria:
22,4 L —– 1mol
Z —– 0,1 mol
Z = 2,24 L
QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada uma das alternativas:
a) INCORRETA. O processo descrito é a fusão nuclear (como ocorre no Sol). A fissão nuclear, que é usada nos reatores atuais, é a quebra de um núcleo pesado (como o Urânio-235) em núcleos menores.
b) INCORRETA. A partícula alfa é muito mais massiva que a partícula beta (um elétron). A alfa tem massa igual a 4, enquanto a beta é considerada zero. Ainda, a partícula beta tem, de fato, um poder de penetração superior à alfa. Justamente por isso, ela não é bloqueada por uma simples folha de papel, que é suficiente para barrar a partícula alfa. A beta precisa de uma chapa fina de metal (como alumínio) para ser detida.
c) CORRETA.
d) INCORRETA. A fusão nuclear não é espontânea; ela exige condições extremas de temperatura e pressão para acontecer. Ainda, a fusão de núcleos leves produz núcleos mais estáveis, e é essa diferença de estabilidade que libera a energia. E, por fim, as usinas como as de Angra dos Reis utilizam fissão nuclear, não fusão. A energia de fusão controlada ainda é um desafio tecnológico em desenvolvimento.
e) INCORRETA. Na emissão alfa, o núcleo perde uma partícula alfa (que tem 2 prótons e 2 nêutrons). Portanto, o número atômico (número de prótons) diminui em 2 unidades, e o número de massa diminui em 4 unidades.
QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada uma das alternativas:
a) CORRETA. O Cálcio está no 4º período e o Magnésio no 3º período, ambos no grupo 2. Ao descer em um grupo, o número de camadas eletrônicas aumenta. O efeito do aumento de camadas se sobrepõem ao aumento da carga nuclear, resultando em um raio atômico maior.
b) INCORRETA. A eletronegatividade, capacidade de atrair elétrons, decresce ao descer em um grupo da tabela periódica. O Lítio está acima do Potássio no grupo 1, portanto, o Lítio é mais eletronegativo que o Potássio. O motivo é que, com o aumento do raio atômico (aumenta a quantidade de camadas eletrônicas), o núcleo tem menor capacidade de atrair elétrons de uma ligação, pois eles estão mais distantes e mais blindados pelas camadas internas.
c) CORRETA. Sódio e Alumínio estão no mesmo período. A eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita no período. Portanto, o Sódio, que está no grupo 1, é menos eletronegativo que o Alumínio (grupo 13). Ainda, o Sódio tem maior raio e menor energia de ionização, características de um elemento com baixa eletronegatividade.
d) CORRETA. A afinidade eletrônica (energia liberada ao ganhar um elétron) geralmente se torna mais negativa (maior liberação de energia) da esquerda para a direita em um período. O Cloro (grupo 17) está mais à direita que o Enxofre (grupo 16) e precisa de apenas um elétron para completar seu octeto, tendo uma afinidade muito alta por elétrons.
e) CORRETA. A energia de ionização (energia para remover um elétron) aumenta da esquerda para a direita em um período. O Flúor está à direita do Oxigênio. O Flúor tem maior carga nuclear (9 prótons) que o Oxigênio (8 prótons) com o mesmo número de camadas, o que aumenta a atração sobre os elétrons e torna mais difícil removê-los.
QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO: Na molécula temos as funções éter, álcool e amina.
A função éter possui um átomo de oxigênio (-O-) entre dois átomos de carbono. Na molécula ela foi destacada de verde.
A função álcool possui um ou mais grupos hidroxila (-OH) ligados diretamente a um carbono saturado (que só faz ligações simples). Na molécula ela foi destacada de vermelho.
A função amina são compostos derivados da amônia (NH₃), onde um ou mais hidrogênios são substituídos por grupos de carbono. O átomo central é o nitrogênio (N). Na molécula ela foi destacada de azul.
Gabarito Bombeiros PR: História
Comentário do professor Cleber Monteiro.
QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A alternativa A está correta, pois destaca os principais motivos que levaram a elite paranaense a desejar a separação de São Paulo: a dependência administrativa era vista como prejudicial aos seus interesses econômicos; a alta tributação imposta por São Paulo dificultava o desenvolvimento do comércio local, justamente num período em que a economia paranaense começava a crescer com a exploração da erva-mate e da madeira. Essa insatisfação com os entraves administrativos e fiscais aumentou o desejo de autonomia e contribuiu diretamente para o processo de emancipação do Paraná.
QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A borracha foi um ciclo econômico importante na região Norte do Brasil, especialmente no Acre e Amazonas, não no Paraná.
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O item está correto porque destaca a rivalidade existente entre Curitiba e Paranaguá durante o processo de emancipação do Paraná. Na época, Paranaguá era o principal porto da região e desejava manter sua posição de destaque político e econômico. Já Curitiba, que ficava no interior, crescia com as atividades tropeiras e buscava protagonismo. A disputa girava em torno de quem seria o centro administrativo da nova província, e essa tensão entre as duas cidades influenciou diretamente os rumos da emancipação paranaense.
QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A ausência de regularização fundiária é um problema vivenciado por muitas comunidades quilombolas, o que facilita ações de grilagem, invasão de terras e disputas judiciais.
QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A atividade tropeira foi fundamental para a ocupação do interior do Paraná, com a formação de caminhos, vilas e rotas comerciais, conectando diversas regiões. Isso influenciou não só a economia, mas também a cultura e identidade paranaense.
QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Apesar de o Brasil ser, de fato, o maior produtor mundial de erva-mate, o item IV erra ao afirmar que Santa Catarina ultrapassou o Paraná em 2020. O Paraná manteve a liderança na produção naquele ano enquanto Santa Catarina produziu significativamente menos.
Gabarito Bombeiros PR: Geografia
Comentários do professor Júlio Santos.
QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A) Os andirobeiros são populações extrativistas tradicionais que vivem, principalmente, na região amazônica, com destaque para o estado do Pará, especialmente no Marajó, no Baixo Amazonas e em áreas de várzea e terra firme próximas aos grandes rios. Seu nome vem da atividade central que desenvolvem: o extrativismo da andiroba, uma árvore nativa da Amazônia cuja semente é usada para a produção de óleo medicinal e cosmético.
B) Os marroquianos são populações tradicionais extrativistas que vivem principalmente na região do Marajó, no estado do Pará, sobretudo nas ilhas próximas ao município de Curralinho. Seu nome vem da atividade central que desenvolvem: o extrativismo da marroca, um tipo de ostras de água doce que cresce em troncos submersos e galhadas nos rios da região.
C) Os faxinalenses são populações tradicionais que vivem em comunidades chamadas faxinais, presentes principalmente no estado do Paraná, sobretudo na região centro-sul, nos Campos Gerais e no Vale do Ribeira. Essas comunidades têm uma forma de organização social e produtiva única, baseada na convivência coletiva com o ambiente e na prática da agricultura de subsistência combinada ao uso comum de áreas de floresta e campos para criação de animais soltos, como porcos e bois.
D) Os pantaneiros são as populações tradicionais que vivem no Pantanal, um dos maiores ecossistemas de áreas alagadas do planeta, localizado principalmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com pequenas porções também em Goiás e no Paraguai. Essas populações desenvolveram, ao longo de gerações, um modo de vida profundamente adaptado ao regime das cheias e secas que marcam o ritmo natural da região. Os pantaneiros são, em sua maioria, pecuaristas tradicionais, que criam gado solto em campos naturais, aproveitando o pasto nativo do Pantanal.
E) As quebradeiras de coco babaçu são mulheres pertencentes a comunidades tradicionais que vivem, sobretudo, nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, em uma região conhecida como Mata dos Cocais. Elas se dedicam ao extrativismo do coco babaçu, uma palmeira nativa da região, cuja amêndoa é utilizada para a produção de óleo, sabão, carvão, farinha e outros produtos alimentícios e medicinais.
QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A) A maior porcentagem das reservas comprovadas de petróleo do mundo está concentrada principalmente no Oriente Médio, que responde por cerca de 48% do total global. Países como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes Unidos lideram essa concentração, sendo historicamente os principais produtores e exportadores mundiais. Em segundo lugar está a América do Sul, com destaque para a Venezuela, que sozinha concentra aproximadamente 17% das reservas mundiais, contribuindo para que o continente detenha cerca de 20% do total.
No caso da Antártida, apesar de existirem estimativas geológicas sugerindo a presença de entre 20 e 50 bilhões de barris de petróleo sob seu solo e plataforma continental, o continente não participa oficialmente da contabilidade global de reservas.
B) A maior biodiversidade de fungos do planeta está concentrada em regiões de clima tropical e subtropical, especialmente nas florestas tropicais úmidas, como a Amazônia, a Floresta Atlântica no Brasil, as florestas do Sudeste Asiático e a bacia do Congo, na África. Esses ambientes oferecem condições ideais — alta umidade, temperatura amena e grande variedade de plantas — que favorecem a diversidade e o crescimento dos fungos, que desempenham papéis essenciais na decomposição da matéria orgânica e no equilíbrio dos ecossistemas.
Por outro lado, a Antártida apresenta uma diversidade muito baixa de fungos, devido às condições extremas de frio intenso, baixa disponibilidade de nutrientes e longos períodos de escuridão.
C) A Antártida concentra cerca de 61% a 70% da água doce do planeta, dependendo da fonte considerada, na forma de gelo acumulado ao longo de milênios. Essa água está armazenada na imensa calota polar que cobre praticamente todo o continente antártico, com espessuras que chegam a mais de 4 mil metros em alguns pontos.
D) O continente Antártico é o mais ao sul do planeta e se caracteriza por sua vasta extensão territorial coberta quase que inteiramente por gelo. Ele ocupa uma área aproximada de 14 milhões de quilômetros quadrados, o que o torna o terceiro menor continente do mundo em extensão, superando a Austrália e a Europa.
E) O clima da Antártida é caracterizado por ser o mais frio, seco e ventoso do planeta, configurando-se como um clima polar extremo. As temperaturas médias anuais são muito baixas, frequentemente abaixo de zero, podendo chegar a valores inferiores a -60 °C no interior do continente durante o inverno.
Nas regiões costeiras, as temperaturas são um pouco menos rigorosas, variando entre -10 °C e -30 °C no inverno e podendo subir até cerca de 0 °C no verão.
QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A América Anglo-Saxônica é uma região composta por países do continente americano cuja língua principal é o inglês, resultado da colonização feita por povos de origem anglo-saxônica, principalmente britânicos. Os países que compõem essa região são, principalmente, os Estados Unidos e o Canadá. Esses dois países se destacam por sua herança cultural, histórica e política ligada ao mundo anglo-saxão.
Os Estados Unidos são a maior potência econômica e política da região, com uma grande influência global. O Canadá, embora menos populoso, é conhecido por sua diversidade cultural e por ser oficialmente bilíngue (inglês e francês), mas sua parte anglófona é dominante na maior parte do território.
QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A chegada dos imigrantes no ciclo do café foi um fenômeno marcante na história econômica e social do Brasil durante o século XIX e início do século XX. Com a expansão das plantações de café, especialmente no estado de São Paulo, a demanda por mão de obra cresceu de forma expressiva.
Inicialmente, a produção cafeeira contava principalmente com o trabalho escravo, mas com a aproximação da abolição da escravidão em 1888, os proprietários rurais passaram a buscar alternativas para suprir essa carência de trabalhadores. Foi nesse contexto que o Brasil passou a incentivar a vinda de imigrantes europeus, principalmente italianos, mas também espanhóis, portugueses, alemães e japoneses, para trabalhar nas lavouras de café.
Esses imigrantes chegaram ao país em grandes contingentes, atraídos pelas promessas de emprego, terras e melhores condições de vida. Muitos deles desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro e Santos, sendo encaminhados para as fazendas, onde passavam por condições de trabalho bastante duras, especialmente nos primeiros anos, até se adaptarem ao novo ambiente.
QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O território brasileiro possui 26 estados e o distrito federal organizado segundo a proposta do IBGE de 1988 em cinco macrorregiões: norte, nordeste, sul, sudeste, centro-oeste. A região norte com a presença de 7 estados (Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins), o nordeste com 9 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), o sudeste com 4 estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), o sul com 3 estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e o centro-oeste com 3 estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul). O Brasil é dividido em estados, municípios e distritos.
QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial implantado pela Coroa portuguesa no início do século XVI, a partir de 1534, com o objetivo de colonizar e explorar as terras do Brasil de forma mais eficiente e econômica.
Nesse sistema, o território brasileiro foi dividido em grandes faixas de terra, chamadas capitanias, que foram concedidas a particulares, geralmente nobres ou pessoas de confiança do rei, denominados donatários. Cada donatário recebia poderes quase absolutos sobre a sua capitania, ficando responsável por sua administração, defesa, colonização, distribuição de terras e desenvolvimento econômico. Em troca, ele devia investir na colonização, enviar colonos, fundar vilas e garantir a proteção contra invasões estrangeiras e ataques indígenas.
Esse modelo buscava descentralizar o poder e reduzir os custos do reino na administração do território recém-descoberto.
Gabarito Bombeiros PR: Primeiros Socorros
Comentário da professora Fernanda Feitosa.
QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Sobre perfusão tecidual e choque (PHTLS):
A alternativa descreve corretamente o choque, como uma condição clínica decorrente de perfusão tecidual inadequada, levando à disfunção celular e ao metabolismo anaeróbico. No PHTLS, isso define a fisiopatologia inicial do choque, antes da falência orgânica.
QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Classificação das queimaduras – profundidade (SBC):
As queimaduras são classificadas em quatro graus, de acordo com a profundidade da lesão nos tecidos: primeiro grau, segundo grau (superficial e profundo), terceiro grau e quarto grau. As queimaduras de primeiro grau são superficiais e afetam apenas a camada externa da pele (epiderme). As de segundo grau atingem a epiderme e parte da derme, podendo formar bolhas. As queimaduras de terceiro grau afetam todas as camadas da pele, incluindo a derme e o tecido subcutâneo. As de quarto grau são as mais graves, atingindo também músculos e ossos, e podem levar à carbonização.
Classificação detalhada:
- Queimadura de Primeiro Grau:
- Atinge apenas a epiderme (camada mais superficial da pele).
- Queimadura de Segundo Grau:
- Atinge a epiderme e parte da derme.
- Queimadura de Terceiro Grau:
- Atinge todas as camadas da pele e pode atingir tecidos mais profundos, como músculos e ossos.
- Queimadura de Quarto Grau:
- As mais graves, atingem todas as camadas da pele, músculos, ossos e podem levar à carbonização.
- PODE HAVER RECURSO
QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Mecanismos de trauma – avaliação cinemática (PHTLS)
No trauma em acidentes de trânsito, os três impactos são:
- Veículo com objeto (poste/árvore);
- Corpo com o interior do veículo;
- Órgãos internos com estruturas internas (ex: cérebro com o crânio).
A alternativa B descreve essa sequência com MAIS clareza, MAS A D PODE SER DISCUTIDA.
QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Troca gasosa e distúrbios – hipóxia:
A descrição remete à diminuição da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO₂), ou seja, hipoxemia, que pode causar hipóxia se não tratada.
- Hipóxia: deficiência de oxigênio no tecido;
- Hipoxemia: deficiência de oxigênio no sangue.
QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Classificação da hemorragia no PHTLS (perda de sangue)
Classificação baseada na perda de sangue total (em adultos):
- Classe I: <750 mL (≤15%)
- Classe II: 750-1500 mL (15-30%)
- Classe III: 1500-2000 mL (30-40%)
- Classe IV: >2000 mL (>40%)
A alternativa A apresenta corretamente os volumes aproximados de perda sanguínea.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Os três planos anatômicos principais são:
- Sagital: divide o corpo em lado direito e esquerdo;
- Frontal (ou coronal): divide o corpo em anterior e posterior;
- Transversal (ou axial): divide em superior e inferior.
A alternativa E nomeia corretamente os três planos.
Gabarito Bombeiros PR: Segurança contra Incêndio e Pânico
QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A questão trata da metodologia de cálculo da multa prevista no Decreto Estadual nº 11.868/2018, que regulamenta a Lei nº 19.449/2018.
Segundo o art. 12 do decreto, o valor da multa é definido por dois fatores:
1. Um relativo à individualização do risco, conforme pontuação dos parâmetros de risco da atividade ou empreendimento;
2. Outro relativo à quantidade e gravidade das infrações constatadas.
Já o art. 13 do mesmo decreto detalha que a gravidade da infração administrativa é classificada em cinco níveis:
Levíssima
Leve
Média
Grave
Gravíssima
Essas categorias são determinadas pela pontuação obtida conforme a natureza da infração (deficiente, inoperante ou inexistente).
Portanto, a alternativa que apresenta corretamente a classificação da gravidade das infrações é a letra b.
Gabarito: b) Levíssima; leve; média; grave; gravíssima
Dispositivo legal:
Art. 13 do Decreto Estadual nº 11.868/2018 (Paraná):
A classificação por gravidade da infração administrativa será determinada pela pontuação total atribuída aos parâmetros definidos no art. 11, conforme a seguinte correspondência:
I – Levíssima: até 2 pontos;
I – Leve: superior a 2 e até 4 pontos;
III – Média: superior a 4 e até 8 pontos;
IV – Grave: superior a 8 e até 16 pontos;
V – Gravíssima: superior a 16 pontos ou quando houver medida acautelatória
determinada.
QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A classificação de risco da edificação define quais medidas de segurança contra incêndio serão exigidas. Para isso, são considerados seis critérios principais: ocupação, altura, capacidade de público, área, carga de incêndio e riscos especiais.
Esses critérios são usados em conjunto pelas normas técnicas do Corpo de Bombeiros do Paraná para dimensionar as exigências mínimas de segurança.
Gabarito: E
Dispositivo legal:
Art. 25 do CSCIP/PR menciona: “A classificação de risco da edificação e área de risco é definida de acordo com a sua ocupação, altura e carga de incêndio.”
Os demais critérios (área, capacidade de público e riscos especiais) são utilizados conforme previsto nas NPTs complementares
QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Em uma ocupação, é possível se estabelecer a carga de incêndio dentro da edificação quanto ao risco leve, moderado e elevado. Assinale a alternativa correta quanto a carga, em MJ/m², para cada risco citado acima.
a) Até 200MJ/m², acima de 200 até 1000MJ/m², acima de 1000MJ/m²
b) Até 250MJ/m², acima de 250 até 1100MJ/m², acima de 1100MJ/m²
c) Até 400MJ/m², acima de 450 até 1350MJ/m², acima de 1350MJ/m²
d) Até 350MJ/m², acima de 350 até 1300MJ/m², acima de 1300MJ/m²
e) Até 300MJ/m², acima de 300 até 1200MJ/m², acima de 1200MJ/m
A carga de incêndio é o valor que representa a quantidade de material combustível presente em uma edificação, expresso em megajoules por metro quadrado (MJ/m²). Ela é usada para classificar o risco da ocupação em leve, moderado ou elevado.
Segundo o CSCIP/PR, a classificação é:
Risco leve: até 300 MJ/m²
Risco moderado: acima de 300 até 1.200 MJ/m²
Risco elevado: acima de 1.200 MJ/m²
Gabarito: E
Dispositivo legal:
CSCIP/PR (versão final – agosto de 2023), Tabela 3 – Classificação das edificações e áreas de risco quanto à carga de incêndio, inserida no Capítulo III.
QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A classificação das edificações quanto à altura é usada para definir as medidas de segurança contra incêndio e está dividida em seis tipos: I, II, III, IV, V e VI.
Gabarito: B
Dispositivo legal:
Art. 25, inciso II, c/c Tabela 2 do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMPR.
QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
As competências do poder de polícia administrativa exercido pelo CBMPR incluem exclusivamente ações de fiscalização, requisição e análise documental, emissão de documentos, aplicação de sanções administrativas e medidas acautelatórias. As alternativas extrapolam as competências ao mencionar, por exemplo, aplicação de indenizatórias e aplicação de sanções penais.
Gabarito: A
Dispositivo legal:
Art. 7º do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMPR.
QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A alternativa a corresponde exatamente ao que dispõe o §4º do art. 15 do Decreto Estadual nº 11.868/2018. São requisitos mínimos para a proteção da vida dos ocupantes, nos termos da normatização do Corpo de Bombeiros Militar: saídas de emergência, sinalização de emergência e controle de materiais de acabamento e revestimento, sendo esses exigidos especialmente para casas de shows, casas noturnas, boates e assemelhados.
Gabarito: A
Dispositivo legal:
Decreto Estadual nº 11.868/2018, art. 15, §4º, alíneas b, c e d.
QUESTÃO NÚMERO: 62
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A alternativa a corresponde exatamente ao que dispõe o §4º do art. 15 do Decreto Estadual nº 11.868/2018. São requisitos mínimos para a proteção da vida dos ocupantes, nos termos da normatização do Corpo de Bombeiros Militar: saídas de emergência, sinalização de emergência e controle de materiais de acabamento e revestimento, sendo esses exigidos especialmente para casas de shows, casas noturnas, boates e assemelhados.
Gabarito: A
Dispositivo legal:
Decreto Estadual nº 11.868/2018, art. 15, §4º, alíneas b, c e d
Gabarito Bombeiros PR: Combate a Incêndio
Comentário do professor Péricles Mendonça.
QUESTÃO NÚMERO: 63
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O CO2 Atua principalmente por abafamento, já que vai retirar o oxigênio presente na combustão e também por resfriamento. Possui uma grande vantagem de não deixar resíduos, sendo recomendada sua utilização em materiais sensíveis.
QUESTÃO NÚMERO: 64
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Triângulo do Fogo
Representa os três elementos essenciais para que o fogo exista:
Calor – energia térmica necessária para iniciar e manter a combustão;
Combustível – material que pode arder (sólido, líquido ou gasoso);
Comburente – geralmente o oxigênio do ar, que alimenta a reação.
Tetraedro do Fogo
Inclui os três elementos do triângulo do fogo, mais: Reação química em cadeia – é o processo que mantém o fogo, propagando a combustão de forma contínua.
QUESTÃO NÚMERO: 65
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Classe A
Envolve materiais sólidos combustíveis comuns como: papel, madeira, tecidos, borracha.
A água é o agente extintor mais indicado para a Classe A
QUESTÃO NÚMERO: 66
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
O fogo ou combustão é definido como:
Uma reação química de oxidação rápida, autossustentável, que libera luz, calor, fumaça e outros gases.
Preenchendo as lacunas:
- Oxidação: a reação do combustível com o oxigênio (comburente);
- Autossustentável: após iniciada, a reação continua sozinha enquanto houver combustível e comburente;
- Luz: é um dos produtos visíveis da combustão (chama).
QUESTÃO NÚMERO: 67
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Óleo de motor → Classe B
Equipamentos elétricos energizados → Classe C
QUESTÃO NÚMERO: 68
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Fase inicial do incêndio:
· É a fase em que o fogo ainda está começando;
· Caracteriza-se por:
- Poucas chamas,
- Temperatura do ambiente ainda baixa,
- O fogo é localizado e ainda controlável.
Formas de propagação do calor:
1. Condução – transmissão do calor através de materiais sólidos (como metais);
2. Convecção – movimentação do calor por meio de gases e líquidos (como o ar quente que sobe);
3. Irradiação – transmissão do calor em forma de ondas eletromagnéticas (como o calor que sentimos ao nos aproximar do fogo).
Gabarito Bombeiros PR: Legislação (Estatuto da Criança e Adolescente – ECA)
Comentário da professora Islene Castelo Branco.
QUESTÃO NÚMERO: 69
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A questão exigiu conhecimentos a respeito dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), solicitando que fosse assinalada a alternativa incorreta.
Análise das alternativas:
- Certa. Alternativa de acordo com o art. 33 do ECA.
- Certa. Alternativa de acordo com o art. 39, §1º do ECA.
- Certa. Alternativa de acordo com o art. 36 do ECA.
- Errada. Alternativa em desacordo com o art. 75, p.u., do ECA, segundo o qual: “As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável”. O item erra ao afirmar que, mesmo acompanhadas, as crianças menores de dez anos não poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição.
- Certa. Alternativa de acordo com o art. 53 do ECA.
Portanto, a letra “d” está correta.
QUESTÃO NÚMERO: 70
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A questão exigiu conhecimentos a respeito das regras de viagem para crianças e adolescentes, com foco nas exceções à necessidade de autorização judicial, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O enunciado solicita a alternativa que preenche corretamente a lacuna, ou seja, aquela que indica uma situação em que a autorização judicial não será exigida.
Análise das alternativas:
Certa. Alternativa de acordo com o art. 83, §1º, I do ECA. A alternativa reproduz fielmente a redação legal.
Errada. Alternativa em desacordo com o art. 83, §1º, II, “a” do ECA. Este artigo estabelece que a autorização judicial não será exigida quando a criança ou adolescente estiver acompanhado de ascendente ou colateral maior até o terceiro grau. O item erra ao mencionar “quarto grau” e também ao especificar “menor de 14 anos”, que não é um critério aplicável para esta exceção.
Errada. Alternativa em desacordo com o art. 83, §1º, II, “b” do ECA. O item erra ao afirmar que a autorização não é necessária “ainda que não expressamente autorizada”, o que contradiz a exigência legal de que a pessoa maior que acompanha a criança ou adolescente deve ser expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável por meio de documento com firma reconhecida.
Errada. Alternativa em desacordo com o art. 83, §1º, I do ECA. O dispositivo legal trata de “comarca contígua”, e não de “estados contíguos”. A exceção para comarcas contíguas não se estende automaticamente a estados inteiros. Além disso, a idade de “menor de 14 (quatorze) anos” não é um requisito para esta exceção.
Errada. Alternativa em desacordo com o art. 84, II do ECA. O item erra ao afirmar “independentemente da autorização do outro”, pois para viagens ao exterior com apenas um dos pais, é necessária a expressa autorização do outro genitor, por escrito, com firma reconhecida, para que não seja exigida a autorização judicial.
Gabarito Bombeiros PR: gabarito preliminar
De acordo com o edital, o gabarito preliminar estará disponível no site da banca IBFC em até 24 horas após a realização das provas.
Gabarito Bombeiros PR: recursos
Os recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva poderão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a divulgação.
Gabarito Bombeiros PR: próximas etapas
Além das provas objetiva e discursiva, o concurso Bombeiros PR ainda terá as seguintes etapas, ainda sem data definida:
- Exame de Capacidade Física (ECAFI), de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Exame de Sanidade Física (ESAFI), de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter eliminatório.
Prova Bombeiros PR: análise
Fez a prova do Bombeiros PR neste domingo (06/07)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
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Destaques: |
Resumo do Concurso Bombeiros PR
Concurso Bombeiros PR | Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná |
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Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | IBFC |
Cargos | Soldado |
Escolaridade | Nível Superior |
Carreiras | Segurança pública e Policiais |
Lotação | Paraná |
Número de vagas | 600 vagas |
Remuneração | R$ 2.530,12 a R$ 6.101,87 + R$ 834,74 alimentação |
Inscrições | 14/04/25 a 13/05/25 (prorrogadas até 19/05/25) |
Taxa de inscrição | R$ 130,00 |
Data da prova objetiva | 06/07/2025 |
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