Saiu o gabarito CFS extraoficial preparado pelos melhores professores do GRAN! A prova para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) foi realizada no domingo (4/6) e foi composta de 96 questões.
O concurso CFS 2024 está ofertando 242 vagas de nível médio para diversas áreas dentro da Força Aérea Brasileira.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova CFS:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso CFS
Destaques: |
Gabarito CFS: gabarito extraoficial
O gabarito CFS extraoficial está em elaboração! Os professores do Gran comentaram as questões da prova do concurso CFS 2024. Veja a seguir o que eles acharam da prova!
Veja aqui a prova utilizada para a correção!
Gabarito CFS: comentários
Para auxiliar os candidatos, o GRAN disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova de ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários. Caso queira verificar o nosso gabarito extraoficial completo, clique AQUI!
Navegue pelo índice abaixo de acordo com a disciplina:
Gabarito CFS: Língua Portuguesa
Confira os comentários e correções do professor Bruno Pilastre
QUESTÃO: 01
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
No quinto parágrafo, o autor percebe a ilha como uma representação desejada e reduzida do mundo (sem os inconvenientes dele). Não se perspectiva a ilha como uma ficção (alternativa A), uma realidade repleta de aventuras (B) ou semelhante à terra firme (C).
QUESTÃO: 02
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
No primeiro parágrafo, observamos que um dos motivos para desejar adquirir uma ilha é a “fuga relativa”, isto é, não se afastar demasiadamente dos homens nem se obrigar a praticá-los diuturnamente (sempre). Assim, a alternativa (D) traduz corretamente essa ideia. Não se deseja comprar a ilha para aspirar (inalar) fumaça e graça do porto (alternativa C), não se fala
em realidade opressora (alternativa A) e também não se trata de uma reflexão existencial sobre amor, solidão e paixão pela vida (não são, em essência, o tema central do texto).
QUESTÃO: 03
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
vamos à análise de I, II, III e IV, respectivamente:
I. Drummond não busca adentrar uma realidade idealizada;
II. quem faz essa afirmação é outro autor (um poeta);
III. segundo o autor (poeta Manuel Bandeira) (e o eu-lírico), Pasárgada é, sim, um local perfeito; IV. a noção de antítese se aplica à oposição entre terra firme e ilha. Estão corretas as afirmativas III e
IV. Com isso, temos apenas a afirmativa (D) como correta, o que nos leva a eliminar as demais: A, B e C.
QUESTÃO: 04
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A sequência correta é a seguinte: 3, 1, 4, 2 (alternativa D). Como as demais alternativas (A, B e C) mostram outras sequências, elas devem ser desconsideradas.
QUESTÃO: 05
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Não sei se o termo destacado na primeira frase é complemento nominal (parece-me complemento do verbo “dar”), mas a banca irá classificá-lo como complemento. O segundo termo (de aromas) é complemento do termo “cheia”, sendo, por isso, complemento nominal. Pronto, temos a alternativa (C) como correta.
QUESTÃO: 06
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Em (A), (C) e (D), há predicação nominal: desanimado, triste e ressecados. Em (B), os predicados são verbais (abriu e lavou).
QUESTÃO: 07
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
(A) é proibida a entrada. Pronto, temos a alternativa incorreta: A. Nas demais alternativas (B, C e D), as flexões respeitam o previsto pela norma gramatical.
QUESTÃO: 08
GABARITO: anulação
COMENTÁRIO:
Cabe recurso. Não há alternativa correta para a questão. Na derivação parassintética, prefixo e sufixos são afixados simultaneamente. Em (A), gabarito segundo a banca, o vocábulo “entorpecer” é formado pela junção de “en-” a “torpecer” (análise do dicionário Houaiss, 2009). Como a junção prefixo-sufixo não é simultânea, descartamos essa palavra (pois, segundo o Houaiss, existe “torpecido”). Nas demais alternativas, também não há palavra formada por derivação parassintética. Por essa razão, a questão deve ser anulada.
QUESTÃO: 09
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
(C) quando os núcleos do sujeito estão no infinitivo, o verbo fica no singular. No entanto, o gramático Cegalla possui perspectiva diferente e considera que o plural nesses casos é aceito. Como a banca adota o Cegalla como Bibliografia, considero que o gabarito será, de fato, a alternativa (C).
QUESTÃO: 10
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A banca quer o termo que exerce função de sujeito. Isso ocorre em (B): Ele trabalha entre a rosa e o trânsito. Nas outras alternativas (A, C e D), as funções são oblíquas.
QUESTÃO: 11
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Para (D), a banca considera a expressão “plástica impecável” como distinta de “estrutura corretíssima das organizações atléticas” – por isso, não é um aposto. O termo “um forte” é parte de um predicado nominal, o que leva à eliminação da alternativa (A). O termo “desengonçado” possui natureza adjetiva (e eliminamos a alternativa (B)). Para a banca, o termo “Hércules-Quasímodo” é equivalente a “o sertanejo”. Há, nessa estrutura, uma retomada (o termo “o sertanejo” está na primeira linha do texto), o que dificulta a leitura de uma estrutura apositiva (nos apostos, os termos tipicamente estão contíguos).
QUESTÃO: 12
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
(A) adjunto adverbial; (B) complemento verbal; (D) complemento preposicionado (não pode ser direto). Sobra a alternativa (C).
QUESTÃO: 13
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
o termo “hóspede” é comum de dois gêneros (o hóspede; a hóspede). “Juazeiro” não é biforme (só possui a forma terminada em “-o”). O termo “amizade” é abstrato. O substantivo “cabra” é sobrecomum (a cabra). Assim, temos a alternativa (C) como correta, levando-nos à eliminação das alternativas (A), (B) e (D).
QUESTÃO: 14
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Na frase em análise, há uma elipse do termo “filha” (entregou a chave à filha mais velha). Também há elipse de um termo em (C): minha roupa é igual à roupa do João. Esse foi o critério adotado pela banca.
QUESTÃO: 15
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A hipérbole ocorre em (A): a aula não ter fim (ser infinita) é um exagero que expressa o tédio sentido pelos alunos. Em (D), há uma espécie de exagero no pensamento de Margarida sobre o que seja um acontecimento inusitado, mas isso não configura uma hipérbole.
QUESTÃO: 16
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
No discurso indireto, tipicamente o tempo verbal “volta uma casa”. Se o tempo era futuro do presente, será futuro do pretérito: passaria (alternativa A). Como as outras alternativas (B, C e D) apresentam tempos verbais distintos, devem ser descartadas.
QUESTÃO: 17
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Em (B), a vírgula não pode ser aplicada entre “andaime” e “em que trabalhava”; em (C), a vírgula separa o sujeito do predicado; em (D), a vírgula deve separar o vocativo “Juliana”. Em (A), a pontuação não viola regras gramaticais (é apenas estilisticamente ruim).
QUESTÃO: 18
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Certamente não estamos diante de uma oração adjetiva. Também não é consecutiva, pois a oração não expressa um resultado/efeito/consequência. Na verdade, expressa a causa (o porquê/a razão de a Melissa ter ido ao encontro dela).
QUESTÃO: 19
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
O termo “amaríssimo” é o superlativo absoluto sintético de “amargo”.
QUESTÃO: 20
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Em (A), há uma subordinada adjetiva; em (C), não há coordenação. Em (D), há uma oração subordinada adverbial final (“para pousar”). Em (B), há apenas coordenação.
QUESTÃO: 21
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
I. a palavra “publico” existe (é a flexão do verbo “publicar”: eu publico um livro por ano);
II. as palavras “público” e “elétrico” são proparoxítonas;
III. há mudança de gênero (figura pública);
IV. a regra é a mesma: os funcionários públicos (acresce o “-s”).
Estão corretas as afirmativas em II e IV – e por isso a alternativa (C) está correta.
QUESTÃO: 22
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Como o verbo está sendo empregado como intransitivo (as crianças brincavam) e os termos em destaque estão a ele relacionados, temos adjuntos adverbiais.
QUESTÃO: 23
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Segundo Celso Luft (Dicionário Prático de Regência Nominal), as regências “aliado com”, “compatível com” e “passível de” estão adequadas. Não se prevê a regência “consulta em”.
QUESTÃO: 24
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Em (C), não temos uma causa, tendo em vista não haver a relação causa-efeito necessária (ter a informação não causa necessariamente a escolha segura das atividades).
Gabarito CFS: Língua Inglesa
Confira os comentários e correções do professor Eldon Mello
QUESTÃO: 25
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
As alternativas “A”, “B” e “D” claramente contradizem o texto. A letra “C” está correta, pois afirma que as condições do tempo são de fundamental importância para a aviação, parafraseando o início do primeiro parágrafo.
QUESTÃO: 26
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A alternativa “A” afirma que as condições climáticas afetam diretamente o trabalho do controlador de tráfego aéreo, conforme podemos inferir a partir do início do segundo parágrafo. A letra “B” também está correta. O controlador não pode reduzir o tempo entre aeronaves pousando. De fato, segundo o texto, ele tem que aumentar o espaço entre os aviões que estão pousando, ou seja, aumentando o tempo.
Acredito que a banca se confundiu na hora de fazer a alternativa ficar errada com o uso da negativa e a palavra “reduzir”, “reduce”. A letra “C” está claramente errada, pois acabamos de ver que as condições do tempo não afetam apenas as aeronaves em solo. A letra “D” está errada porque afirma que aeronaves taxiando não são afetadas pelo mau tempo, mas no segundo parágrafo temos que o clima ruim dificulta e torna mais devagar para taxiar entre a pista e o terminal.
QUESTÃO: 27
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A letra “A” está de acordo com o primeiro parágrafo do texto ao afirmar que acidente ocorreu quando a aeronave da KLM estava em movimento para decolagem enquanto a outra ainda estava na pista. A letra “B” está errada porque o último parágrafo diz que a causa primária do acidente foi o capitão da KLM que entendeu errado que tinha recebido permissão para decolar. A letra “C” está errada porque o acidente ocorreu no aeroporto de Los Rodeos. A letra “D” está errada porque diz que o acidente ocorreu enquanto os dois aviões taxiavam.
QUESTÃO: 28
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A letra “A” está errada porque no final do segundo parágrafo ficamos sabendo que havia uma névoa densa no campo de pouso que prejudicava a visibilidade tanto de pilotos como da torre de controle. A letra “B” está de acordo com o segundo parágrafo do texto, pois vários voos foram desviados para o aeroporto Los Rodeos, que acabou ficando congestionado. A letra “C” está errada porque afirma que havia mais de uma pista de taxiamento enquanto, na verdade, havia apenas uma. A letra “D” está errada porque erra o nome do aeroporto para onde o tráfego aéreo foi desviado. Como já mencionamos, o aeroporto de Los Rodeos.
QUESTÃO: 29
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Questão tranquila para quem acertou a anterior, pois gira em torno de saber que o tráfego aéreo foi desviado para o aeroporto de Los Rodeos
QUESTÃO: 30
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Questão tranquila para quem entendeu que todos no voo da KLM morreram e que 61 da Pan Am sobreviveram. Basta eliminar as alternativas incorretas.
QUESTÃO: 31
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
O tempo verbal em que temos o auxiliar “have” (ou “has”, para a terceira pessoa do singular, como é o caso em questão) e o verbo principal no particípio passado é o “Present Perfect”.
QUESTÃO: 32
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Questão tranquila se prestar atenção ao fato de que a resposta é a alternativa errada. Segundo o título do texto e o início de seu primeiro parágrafo, o passageiro não tinha experiência de voo.
QUESTÃO: 33
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Aproveitando o comentário da questão 31, a alternativa que atende aos requisitos do “present perfect” é a letra “C”.
QUESTÃO: 34
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
O verbo regular “steer”, passado “steered”, significa “guiar”.
QUESTÃO: 35
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A letra “A” está errada porque o texto não diz que uma aeronave pode levar o tempo que quiser para pousar. A letra “B” está de acordo com o início do texto ao afirmar que os problemas diários enfrentados pelo tráfego aéreo consistem no tráfego pesado e nas condições climáticas. A letra “C” está errada porque usa a expressão “most of”, “a maioria”, sendo que, na verdade, havendo atraso, todas as aeronaves têm que permanecer no ar até a situação se regularizar. A letra “D” está errada porque o texto não aborda os procedimentos a serem tomados em caso de acidentes.
QUESTÃO: 36
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A letra “A” é controversa porque “stopover” normalmente é usado para se referir a paradas longas, de mais de 24h, do contrário, chamamos de “layover”. Contudo, pesquisando aqui, parece que essa definição pode variar de acordo com a companhia aérea. Por exemplo, a Turkish Airlines distingue os termos não em função do tempo, mas se houve troca de aeronave e/ou embarque/desembarque de passageiros durante a parada. Assim, apesar de o texto não nos passar a informação do tempo da parada, como o texto afirma que houve troca de tripulação e o embarque de passageiros em Nova Iorque, parece válido considerar que ocorreu um “stopover”.
A letra “B” está errada porque diz que 14 passageiros desistiram, “gave up”, mas o texto diz que 14 passageiros embarcaram em Nova Iorque.
A letra “C” está errada porque diz que havia 380 passageiros originalmente no voo, mas sabemos que foram menos, devido aos 14 que embarcaram em NY — lembrando que o voo partiu de Los Angeles, conforme consta na primeira linha do texto.
Por fim, a letra “D” está errada porque afirma que o avião foi sequestrado no aeroporto de San Juan, mas o texto diz que o fato ocorreu no caminho entre o aeroporto JFK e o de San Juan
QUESTÃO: 37
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
“Alguns aviões conseguem voar por mais de 5 horas após um de seus motores apagar”.
QUESTÃO: 38
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Os itens I e II estão corretos. Os itens III e IV estão errados pelo mesmo motivo, ambas as construções exigem o uso da forma “ing” do verbo. Ou seja, “Many people go shopping on Black Friday” e “Doctors suggest avoiding fat and sugar”, respectivamente. Trata-se de casos especiais em que ao invés da forma infinitiva do verbo, tal qual usamos no português, exige-se a forma “ing”. Infelizmente, não há uma regra específica para esses casos, portanto, devemos aprender caso a caso. Então, fica o registro, ao adicionarmos um verbo após “go” e “avoid”, além de “enjoy”, do item II, devemos usar sempre a forma “ing”.
QUESTÃO: 39
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Um “phrasal verb” é um verbo seguido de uma partícula, normalmente uma preposição, mas também pode ser um advérbio às vezes. Contudo, para complicar, nem todo verbo seguido de preposição é um “phrasal verb”. Muitas vezes a preposição está lá apenas porque o verbo é intransitivo, como é o caso da letra “B”. Esse é mais um caso em que não existe uma regra clara que nos ajude a determinar o que é, ou não, um “phrasal verb”. Para saber mais a respeito dos “phrasal verbs”, não deixe de conferir nosso material!
QUESTÃO: 40
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Aqui temos uma questão que explora o conhecimento das orações condicionais. O segredo aqui é saber identificar os tempos verbais empregados no exemplo e buscar uma alternativa que empregue os mesmos tempos verbais. Assim, em “If I had studied more about grammar, I would have passed the test”, temos “past perfect” na primeira oração, pois tem o auxiliar “had” e o particípio passado “studied”; e “would” seguido de “present perfect”, do qual já falamos anteriormente. Portanto, a alternativa que emprega o mesmo padrão é a letra “D”.
QUESTÃO: 41
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A melhor alternativa aqui é a letra “D”, pois deixa claro que são satélites que ainda estão no espaço. A letra “B” poderia ser uma opção válida, mas não é a melhor, pois extrapola o texto ao dizer que são satélites já usados em experimentos. Da mesma forma, a letra “C” extrapola ao dizer que seriam apenas os satélites que pertencem à nave espacial.
QUESTÃO: 42
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A melhor alternativa aqui é a letra “D”. As letras “A” e “C” são fáceis de eliminar porque simplesmente não fazem sentido e a letra “B” também não se encaixa, pois o contexto não nos permite adicionar ideia de contraste entre as duas orações.
QUESTÃO: 43
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
A letra “A” está errada porque a estrutura “used to” seguida de infinitivo é usada para algo que se fazia, mas não se faz mais.
A letra “B” está errada porque contradiz o texto, uma vez que na segunda linha temos que os controladores de tráfego aéreo orientam aeronaves em solo, sim.
A letra “C” está correta porque um dos principais objetivos dos controladores de tráfego é prevenir colisões (linhas 5 e 6).
A letra “D” está errada por dizer que os controladores de tráfego não são responsáveis por informações além do tráfego em solo. Contudo, entre o final da linha 3 e o início da quinta, temos que os controladores de tráfego aéreo podem aconselhar aeronaves em espaço aéreo não-controlado.
QUESTÃO: 44
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Questão fácil de resolver por eliminação. O texto diz que a fraseologia padronizada empregada nas comunicações de rádio se destacou após o desastre em Tenerife.
A letra “B” está errada por dizer o oposto.
A letra “C” está errada por dizer que a fraseologia preveniu o desastre em Tenerife.
A letra “D” está errada por afirmar que é o último recurso empregado por pilotos, algo que sequer foi mencionado no texto.
QUESTÃO: 45
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
O sufixo “able” normalmente é empregado para formar adjetivos. Para ter certeza, basta verificar que a palavra “detachable” é colocada antes do substantivo “cabine”, “cabin” — ou seja, cabine destacável/removível.
QUESTÃO: 46
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A letra “B” é um exemplo do imperativo empregado na negativa, isto é, deve se iniciar com “don’t” antes do verbo no infinitivo.
QUESTÃO: 74
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
A forma “progressiva” ou “contínua” típica na língua inglesa é formada com o verbo “to be” seguido de verbo na forma “ing”.
QUESTÃO: 48
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
O item I está errado porque temos que conjugar o verbo para a terceira pessoa do singular, “She calls him every day”. Os itens II e III estão corretos e o item IV está errado porque o “present perfect” exige o emprego do particípio passado no verbo principal, “The student has refused to answer to his teacher’s questions”.
Gabarito CFS: Matemática
QUESTÃO: 49
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 50
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
O volume de um cone é igual ao produto da área da base vezes a altura dividida por 3. Então, temos que o volume do cone grande é:
Como o cone menor é uma figura semelhante ao cone grande, a razão entre os seus volumes é igual ao cubo entre as razões de seus segmentos. A razão entre os segmentos pode ser observada, por exemplo, pela razão entre as alturas:
Então, o volume do tronco de cone restante corresponde à diferença entre o volume do cone grande e do cone pequeno.
QUESTÃO: 51
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Por definição, a mediana é o valor que separa a metade mais baixa da metade mais alta. Os alunos que possuem altura maior que a mediana estão entre os 50% mais altos do time. Já os alunos que possuem altura menor que a mediana estão entre os 50% mais baixos do time.
QUESTÃO: 52
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Sabemos que a corda AB é o lado de eneágono (polígono de 9 lados). Por outro lado, o ângulo AOB é o ângulo central desse polígono. Como o eneágono tem 9 lados, esse ângulo central divide a circunferência em 9 partes. Portanto, esse ângulo central corresponde a 1/9 do ângulo de 360°.
𝐴𝑂𝐵 = 360°/9 = 40°
Além disso, os ângulos OAP e OBP são ângulos entre o raio da circunferência e a reta tangente. Matematicamente, a reta tangente é sempre perpendicular ao raio da circunferência no ponto de tangência. Então, ambos os ângulos OAP e OBP são iguais a 90°.
Por fim, podemos notar o quadrilátero OABP, cuja soma dos ângulos internos deve ser igual a 360°. Então, podemos escrever:
QUESTÃO: 53
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos considerar um ponto qualquer P(z,z) ao longo da reta pedida. A distância entre esse ponto e a reta A será:
Desse modo, a distância entre o ponto A e o ponto C será:
Então, vamos desenhar a situação pedida no problema.
QUESTÃO: 54
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Se uma função polinomial do primeiro grau é decrescente, podemos concluir que o coeficiente a < 0. Diante disso, vamos analisar as afirmações.
Se b = 3, o coeficiente “a” seria positivo. Portanto, nessa situação, a função seria crescente. Afirmação incorreta.
b) Se a > 0, a função seria crescente. Afirmação incorreta.
c) Como 1 < 3, em uma função decrescente, f(1) > f(3), o que contraria a hipótese da alternativa. Afirmação incorreta.
d) Como 6 > 3, em uma função decrescente, f(6) < f(3). E, de fato, nesse caso, f(6) = 1 seria uma situação possível. Afirmação correta.
QUESTÃO: 55
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Vamos fazer um desenho da situação:
QUESTÃO: 56
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Observe que as diagonais do hexágono dividem o ângulo de 360° no centro do hexágono em 6 partes iguais, formando assim 6 ângulos de 60°. Desse modo, cada um dos 6 triângulos formados pelas diagonais são triângulos equiláteros de lado l = 2 cm.
O raio de uma circunferência inscrita no triângulo equilátero é dada por:
QUESTÃO: 57
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A prova que eu recebi estava com a figura um pouco apagada, então, não tenho certeza absoluta se entendi corretamente a questão. Pelo que vi, tínhamos o segmento AD = BD = c e o segmento CB = b. No triângulo ABC, a hipotenusa mede 4 cm. Então, pelo teorema de Pitágoras, podemos escrever:
QUESTÃO: 58
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 59
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Primeiramente, precisamos escolher 6 algarismos diferentes nesse total de 9 algarismos. Portanto, o número de opções para isso é:
𝐶(9,6)
Além disso, precisamos permutar os seis elementos escolhidos, pois eles podem vir em qualquer ordem. Então, o total de opções seria:
𝑁 = 𝐶(9,6) ⋅ 𝑃6
QUESTÃO: 60
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 61
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 62
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Podemos calcular o ângulo formado entre os dois ponteiros observando que faltam apenas 2 passos para o ponteiro das horas (10) atingir o ponteiro dos minutos (12). Então, o ângulo entre eles é:
2/12 ⋅ 360° = 1/6 ⋅ 360° = 60°
Então, os ponteiros das horas e dos minutos formam o seguinte triângulo.
QUESTÃO: 63
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
O volume da esfera grande é:
Como cada nova esferinha tem volume igual a 8ϖ, podemos calcular o número de esferinhas que podem ser produzidas a partir da esfera original é:
QUESTÃO: 64
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Vamos desenhar a situação representada, chamando de M e N os pés das medianas e de 𝜃 o ângulo desejado.
Os ângulos nos pés das medianas M e N são iguais a 90°, porque, como o pentágono é regular, as medianas o dividem em duas partes exatamente iguais. Além disso, o ângulo em B é o ângulo interno de um pentágono, cujo valor pode ser calculado como:
Vamos colocar tudo na imagem.
QUESTÃO: 65
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
A média da turma pode ser obtida como a média aritmética ponderada entre as médias dos meninos e das meninas. Se a classe tem 30 meninas, podemos concluir que ela tem 10 meninos, pois o total de alunos é igual a 40. Então, considerando que a nota média dos 10 meninos foi igual a 7, temos:
Fazendo meio pelos extremos, temos:
QUESTÃO: 66
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 67
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Como a ordem das questões não importa, devemos usar o conceito de combinação. Como o professor tem 8 questões de Geometria e precisa escolher 3, o número de opções para Geometria é:
Além disso, como ele tem 6 questões de Trigonometria e precisa escolher 2, o número de opções para Trigonometria é:
Então, usando o princípio fundamental da contagem, podemos calcular o número total de provas possíveis de serem montadas considerando os dois tópicos é igual ao produto das duas etapas:
QUESTÃO: 68
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 69
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 70
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 71
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 72
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Observe que chegamos a um cilindro com uma base inclinada. O volume desse cilindro pode ser calculado mais facilmente pela sua altura média.
De um lado, a altura é igual a zero, pois o corte foi feito diretamente na base. Do outro lado, a altura é igual a 6 cm. Então, a altura média é igual a 3 cm. Portanto, o volume do sólido pintado é:
Gabarito CFS: Física
QUESTÃO: 73
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
O Trabalho é numericamente igual à área e a quantidade de calor total recebida é a que ocorre durante os processos de A para B e de B para C (setas vermelhas). Logo podemos concluir que o maior Trabalho e a maior quantidade de calor é a o do gráfico “a” , logo o ciclo termodinâmico deste gráfico terá o maior rendimento.
QUESTÃO: 74
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
É bem provável que a banca considerou (no final da resolução da questão) os catetos adjacentes para chegar ao resultado, e não os catetos opostos conforme a demonstrado na resolução abaixo. Portanto, o gabarito final deve ser considerado letra d.
Os vetores quantidades de movimento inicial e final (antes e depois do choque) são dados por:
Observe que na direção x, os vetores Qinicial(x) e Qfinal(x) se anulam, pois estão na horizontal e em sentidos opostos, sobrando, portanto, os vetores na direção y, sendo que os dois vetores Qfinal(y) e Qinicial(y) estarão apontando para cima que nada mais é do que o módulo do vetor Q.
QUESTÃO: 75
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 76
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 77
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
De acordo com a N.C, letra d, pois temos que a vírgula anda seis casas para a esquerda.
QUESTÃO: 78
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 79
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Lp1 e Lp2 estão ligadas em série, logo haverá queda de ddp, ou seja, elas ficarão submetidas a uma ddp menor do que 10 V, logo, dissiparão potências com valores menores que os especificados.
QUESTÃO: 80
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Campo magnético altera a trajetória de uma partícula carregada e que entra perpendicularmente a ele, já o campo magnético pode além de mudar a trajetória, acelerar ou retardar o seu movimento.
QUESTÃO: 81
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 82
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 83
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
a) Errada. O som sofre difração.
b) Errada. A polarização não ocorre com ondas longitudinais.
c) Errada. Pode ser aplicado para qualquer tipo de onda.
d) Correta.
QUESTÃO: 84
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Não haverá corrente induzida na bobina que está em circuito aberto. Logo, não haverá corrente induzida em B que altere a velocidade tangencial do ímã.
QUESTÃO: 85
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 86
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 87
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A lupa é uma lente convergente que aumenta o objeto quando ele está entre o foco e o centro óptico, formando uma imagem virtual, direita e maior. Se ela é substituída por uma lente divergente, a imagem formada sempre será virtual, direita e menor, independentemente de onde o objeto estiver colocado.
QUESTÃO: 88
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 89
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 90
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
A emissão de elétrons ocorre a partir de determinada frequência, que no gráfico acima está representada por F2, logo teremos emissão de elétrons em F3 e F4.
QUESTÃO: 91
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 92
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Reta decrescente, portanto, aceleração negativa. De 0 a 10 s, a velocidade é positiva e a aceleração negativa, De 10 s a 20 s, a velocidade e a aceleração são negativas.
QUESTÃO: 93
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
O modelo de átomo proposto por Rutherford, conhecido como modelo planetário, obedecia às leis de Newton e indicava que o átomo era constituído por cargas positivas dispostas em um núcleo muito pequeno e um imenso vazio. Sendo que a maior parte de sua massa, cerca de 99,9%, estava concentrada também no núcleo do átomo.
QUESTÃO: 94
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 95
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
QUESTÃO: 96
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Gabarito CFS: gabarito preliminar
A divulgação do gabarito preliminar ocorrerá via Internet no dia 6 de junho de 2023 (terça-feira), após a aplicação das provas. O gabarito preliminar estará disponível no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): http://ingresso.eear.aer.mil.br.
Gabarito CFS: recursos
Os recursos poderão ser interpostos via preenchimento e envio eletrônico da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ) à EEAR a partir do dia 6 de junho (após a divulgação do gabarito preliminar) até as 15h do dia 7 de junho de 2023.
Gabarito CFS: próximas etapas
Além da Prova Escrita (CFS), haverão outras cinco etapas para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Confira abaixo todas as etapas e suas respectivas datas:
- Inspeção de Saúde (INSPSAU): de 25 de julho a 11 de agosto de 2023.
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP): do dia 25 de julho até 11 de agosto de 2023.
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): de 19 a 22 de setembro de 2023.
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC): de 18 a 22 de outubro de 2023.
- Matrícula no Curso: dia 11 de janeiro de 2024.
Gabarito CFS: cronograma
- Divulgação, via Internet, dos gabaritos oficiais: 3 de julho de 2023
- Correção das provas: 11 de julho de 2023
- Divulgação por opções de especialidades da relação nominal de candidatos com os resultados provisórios obtidos nas provas escritas, com suas respectivas médias, bem como a quantidade de candidatos que serão convocados para a Primeira Concentração Intermediária: 11 de julho de 2023
- Preenchimento e envio eletrônico do formulário (ficha) de recurso para revisão de grau à EEAR (disponível até as 15 h do último dia – horário de Brasília): 11 a 12 de julho de 2023
- Divulgação dos resultados das análises das revisões dos graus atribuídos aos candidatos nas Provas Escritas: 20 de julho
- Divulgação, via Internet, da relação nominal de candidatos com os resultados finais obtidos nas Provas Escritas, com suas respectivas médias finais, contendo a classificação final daqueles que tiveram aproveitamento: 20 de julho de 2023
- Divulgação por opções de especialidade da relação nominal dos candidatos convocados para a Primeira Concentração Intermediária, bem como do horário e endereço do local onde ela será realizada: 20 de julho de 2023
- Primeira Concentração Intermediária: 24 de julho de 2023
Prova CFS: análise
Fez a prova do concurso CFS 2024 neste domingo (4/6)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
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Resumo do concurso CFS
Concurso CFS | Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – CFS |
---|---|
Situação atual | Em andamento |
Banca organizadora | Comissão Própria |
Cargos | Mecânico de Aeronaves, Material Bélico, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Equipamento de Voo, Suprimento, Guarda e Segurança, Controle de Tráfego Aéreo |
Escolaridade | Nível Médio |
Carreiras | Militares |
Lotação | Belém/PA, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo / SP, Canoas / RS, Brasília / DF e Manaus / AM |
Número de vagas | 242 vagas |
Remuneração | R$ 1.199,00 (durante a formação) e R$ 3.825,00 (após a formação) |
Inscrições | de 23 de fevereiro a 15 de março de 2023 |
Taxa de inscrição | R$ 80,00 |
Data da prova objetiva | 04 de junho de 2023 |
Clique aqui para ver o edital do Concurso Aeronáutica Sargento |
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