Concurso EBSERH: gabarito extraoficial área administrativa!

Concurso EBSERH: Confira os comentários de nossos especialistas sobre a prova de conhecimentos básicos na área administrativa!

Avatar


18 de Dezembro de 2023

As provas objetivas do Concurso EBSERH ocorreram neste domingo, dia 17 de dezembro de 2023. Veja aqui o gabarito EBSERH extraoficial para a área Administrativa.

O certame da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares oferta 695 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em diversas áreas de conhecimento.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova:

Gabarito EBSERH extraoficial

O gabarito concurso Ebserh extraoficial está em elaboração.

Gabarito EBSERH: comentários

O Gran disponibilizará, para os candidatos, o gabarito extraoficial das questões da prova da área Administrativa, comentadas por nossos professores especialistas.

Para a correção, os professores utilizaram esta prova AQUI.

Confira também as correções em vídeos para cargos específicos aqui!

Este conteúdo será atualizado segundo o recebimento dos comentários.

Gabarito EBSERH: Língua Portuguesa

Qestões comentadas pelo professor Bruno Pilastre

QUESTÃO NÚMERO 1

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: o título (Automóvel: Sociedade Anônima) cumpre um papel irônico, pois destaca o fato de que outros lucram com o automóvel, mas não o proprietário. Ao longo do texto, é justamente isso o que se observa. Não são adequadas as leituras em (A), (B), (C) ou (E), pois não se trata de uma referência à documentação, à listagem de interesses, ao suposto fato de o proprietário ser ignorado ou o resultado de uma conquista anônima.

QUESTÃO NÚMERO 2

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: o verbo está flexionado no modo imperativo (o pronome “você” leva o verbo à flexão de terceira pessoa do singular). Assim, a oração não assume um caráter hipotético, questionador, habitual ou negativo.

QUESTÃO NÚMERO 3

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: o conectivo “pois” (ou “porque”) pode ser empregado. Por isso, o valor é do tipo explicativo (a segunda oração explica a assertiva anterior). Não se deve, então, empregar um conectivo adversativo, aditivo, comparativo ou conclusivo.

QUESTÃO NÚMERO 4

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: ainda que haja uma indeterminação no uso do você a partir do segundo parágrafo, o autor se dirige mais especificamente aos leitores que (já) compraram ou que pretendem comprar um carro. O autor não se dirige a quem não deseja comprar um veículo – e por isso a alternativa (B) está incorreta. Nas demais alternativas, observamos extrapolações ou reduções não adequadas ao conteúdo do texto.

QUESTÃO NÚMERO 5

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: observe bem a palavra “predominantemente”. Ainda que haja, por exemplo, comandos (injunções), o texto tem por finalidade dissertar sobre as consequências econômicas de se adquirir um veículo. Por isso, é predominantemente dissertativa.

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: o vocábulo “caráter” é masculino. Por isso, o emprego do acento grave é inadequado.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: cada “fábrica” é modificada por adjuntos adnominais (de pneus, de artefatos, de plástico, de rolamentos, de relógios etc.).

QUESTÃO NÚMERO 8

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: considero que o termo tenha significado equivalente a “seriedade”, pois não é uma consequência de qualquer tipo, mas uma consequência séria, com impactos significativos. O substantivo destacado não significa perversidade, decadência, simples consequência ou variedade.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: a expressão “entrando pelo cano” é informal. Assim, o trecho “em outros termos” introduz um registro mais informal (e traduz para esse registro o que foi dito anteriormente). O trecho não faz uma retificação, não introduz uma concessão, não faz uma ressalva e não revela uma inadequação em relação à fala do interlocutor.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: no trecho em análise, o “que” é um pronome relativo. A mesma classificação ocorre em (C). Note que nas duas formas é possível substituir o “que” por “(o)(a) qual(is)”. 

Gabarito EBSERH: Raciocínio Lógico

Aguardando comentário do professor.

Gabarito EBSERH: Legislação – SUS

Comentários da professora Natale Souza

QUESTÃO NÚMERO 21

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A única alternativa correta é a letra C. Ela está de acordo com a terceira diretriz da Resolução 453/12 – III – A participação de órgãos, entidades e movimentos sociais terá como critério a representatividade, a abrangência e a complementaridade do conjunto da sociedade, no âmbito da atuação do Conselho de Saúde.

QUESTÃO NÚMERO 22

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A Saúde é direito de todos e dever do Estado, sendo que a iniciativa privada poderá participar da assistência à saúde, de forma complementar. A letra B está incorreta, uma vez que, em casos de participação da iniciativa privada, é vedado ao SUS destinar recursos públicos para auxílio e subvenções para entidades com finalidade lucrativa.

QUESTÃO NÚMERO 23 

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: a questão aborda de forma direta, o caput do artigo 194 da Constituição Federal –  “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.”

QUESTÃO NÚMERO  24

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

Item I. Verdadeiro. Conforme o caput do  artigo 2º da Lei 8.080/90 – A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Item II. Falso. A Lei 8.080, deixa claro no parágrafo 2º do artigo 2º, que “o dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.”

Item III. Falso. De acordo com o art. 4º da Lei 8.080, o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

QUESTÃO NÚMERO 25

GABARITO PRELIMINAR: D

Comentário: Somente a alternativa D está incorreta. De acordo com a Lei 8.142/1990 – O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

Gabarito EBSERH: Legislação – Ebserh

Comentários do professor Daniel Mesquita

QUESTÃO NÚMERO 26

GABARITO PRELIMINAR: 

COMENTÁRIO: C

  1. ERRADA

 A Ebserh pode manter filiais em outros estados, conforme art. 1º,§ 1º,  da Lei nº 12.550/2011.

  1. ERRADA

A Ebserh está autorizada pelo art. 1º,§ 2º,  da Lei nº 12.550/2011, a criar subsidiárias.

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a criar empresa pública unipessoal, na forma definida no inciso II do art. 5º do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, e no art. 5º do Decreto-Lei nº 900, de 29 de setembro de 1969, denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Educação, com prazo de duração indeterminado.

§ 1º A EBSERH terá sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e poderá manter escritórios, representações, dependências e filiais em outras unidades da Federação.

§ 2º Fica a EBSERH autorizada a criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social, com as mesmas características estabelecidas no caput deste artigo, aplicando-se a essas subsidiárias o disposto nos arts. 2º a 8º , no caput e nos §§ 1º , 4º e 5º do art. 9º e, ainda, nos arts. 10 a 15 desta Lei.

  1. CORRETA

Art. 2º A EBSERH terá seu capital social integralmente sob a propriedade da União.

Parágrafo único. A integralização do capital social será realizada com recursos oriundos de dotações consignadas no orçamento da União, bem como pela incorporação de qualquer espécie de bens e direitos suscetíveis de avaliação em dinheiro.

  1. ERRADA

Conforme art. 3º da Lei nº 12.550/2011, a Ebserh tem por finalidade a prestação de serviços exclusivamente gratuitos, inseridos integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

  1. ERRADA

Conforme art. 3º, § 1º,  as atividades de prestação de serviços de assistência à saúde de que trata o caput estarão inseridas integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR: 

COMENTÁRIO: D

A alternativa INCORRETA é a D. Todas as demais reproduzem corretamente as competências elencadas na Lei nº 12.550/2011:

Art. 4º Compete à EBSERH:

I – administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;

II – prestar às instituições federais de ensino superior e a outras instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, mediante as condições que forem fixadas em seu estatuto social;

III – apoiar a execução de planos de ensino e pesquisa de instituições federais de ensino superior e de outras instituições congêneres, cuja vinculação com o campo da saúde pública ou com outros aspectos da sua atividade torne necessária essa cooperação, em especial na implementação das residências médica, multiprofissional e em área profissional da saúde, nas especialidades e regiões estratégicas para o SUS;

IV – prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres;

V – prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas; e

VI – exercer outras atividades inerentes às suas finalidades, nos termos do seu estatuto social.

QUESTÃO NÚMERO 28

GABARITO PRELIMINAR: 

COMENTÁRIO: B

A resposta dessa questão está no artigo 14 do Regimento Interno.

  1. INCORRETA- Essa é a definição do “Centro de Competência”, conforme inciso II;
  1. CORRETA

Câmara Técnica: de duração perene, atua de forma consultiva no nível tático, composta por profissionais de referência na área de atuação, analisando detalhadamente temas específicos e de grande amplitude, como padronizações técnicas e definições de melhores práticas; (inciso I)

  1. INCORRETA- Essa é a definição da “Comissão”, conforme inciso III;
  1. INCORRETA- Essa é a definição de “Comitê”, conforme inciso IV;
  1. INCORRETA- Essa é a definição de “Grupo de Trabalho”, conforme inciso VI.

QUESTÃO NÚMERO 29

GABARITO PRELIMINAR: 

COMENTÁRIO: D

A única alternativa que não corresponde a um órgão estatutário da Ebserh é a “D”, Conselho de Fomento e Colaboração. 

Art. 3º Para atendimento do objeto social da empresa, a Administração Central da Rede Ebserh terá Assembleia Geral e os seguintes órgãos estatutários:

I. Conselho de Administração;

II. Diretoria Executiva;

III. Conselho Fiscal;

IV. Conselho Consultivo;

V. Comitê de Auditoria; e

VI. Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.

QUESTÃO NÚMERO 30

GABARITO PRELIMINAR: 

COMENTÁRIO: E

Art. 4º Os princípios éticos, tais como o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais, deverão ser considerados em todas as decisões dos gestores, bem como em todos os relacionamentos empreendidos no âmbito da empresa, com o objetivo de contribuir para a construção e a consolidação da identidade da Ebserh como uma instituição que preza pela preservação da ética em todos os seus atos e instâncias.

Gabarito EBSERH preliminar

O Caderno de Questões da Prova Objetiva e o Gabarito preliminar serão divulgados no endereço eletrônico do IBFC – www.ibfc.org.br, em até 24 horas após a realização das provas.

Gabarito EBSERH: recursos

O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis, iniciando-se às 10h do primeiro dia e encerrando-se às 17h do último dia, contados a partir do dia subsequente à data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

  • Do dia 18 de dezembro até às 17 horas do dia 19 de dezembro de 2023.

Concurso EBSERH: próximas etapas

Segue o cronograma conforme o edital:

  • 17/12/2023: Divulgação do gabarito preliminar e do caderno de questões da prova objetiva
  • 18/12/2023 a 19/12/2023: Prazo para apresentação de recursos contra o gabarito preliminar e as questões.
  • 18/12/2023 a 20/12/2023: Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC

É importante ressaltar que as datas e períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações, conforme a necessidade e conveniência da Ebserh e do IBFC.

Cronograma

Entenda o cronograma:

  • Convocação da Prova Objetiva e Discursiva: 08/12/2023
  • Divulgação dos locais de provas: 11/12/2023
  • Prova Objetiva e Discursiva: 17/12/2023
  • Divulgação do gabarito preliminar e do caderno de questões da prova objetiva: 17/12/2023
  • Prazo para apresentação de recursos contra gabarito preliminar e questões da prova objetiva: 18/12 a 19/12/2023
  • Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC: 18/12 a 20/12/2023

Prova EBSERH: análise

Fez a prova da Ebserh neste domingo (17/12)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava segundo o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso EBSERH

Concurso EBSERHEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Situação atualEdital publicado
Banca organizadoraInstituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
CargosÁreas Médica, Assistencial e Administrativa
EscolaridadeNíveis Médio, Técnico e Superior
CarreirasSaúde
LotaçãoNacional
Número de vagas695 vagas + CR
Remuneraçãode R$ 2.626,01 a R$ 12.524,35
Inscrições04/10 até 31/10/2023
Taxa de inscriçãode R$ 90,00 a 110,00
Data da prova objetiva17 de dezembro de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso EBSERH – Área Administrativa
Clique aqui para ver o edital do concurso EBSERH – Área Assistencial
Clique aqui para ver o edital do concurso EBSERH – Área Médica
Retificação 1 dos editais Ebserh: requisitos, conteúdo programático e demais itens
Retificação no período das inscrições, upload dos documentos, limite de pagamento das inscrições e o requisito do cargo Profissional de Educação física.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


18 de Dezembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado