Gabarito AFA: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do concurso AFA (CFOINT, CFOINF e CFOAV)

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15 min. de leitura

Confira no decorrer desta matéria o gabarito AFA extraoficial! As provas para ingresso no  Curso de Formação de Oficiais foram aplicadas neste domingo, 19 de junho.

O concurso AFA oferta 85 vagas para homens e mulheres para diversos cargos de nível médio.

Como o Gran Cursos Online está com você em todas as etapas deste concurso, em busca da aprovação dos sonhos, nossa equipe de professores realizará a correção da prova e a elaboração do gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a prova e o gabarito AFA:

Gabarito AFA: gabarito extraoficial

A equipe imparável de professores do Gran Cursos Online está preparando o gabarito AFA (extraoficial). Assim que estiver pronto disponibilizaremos aqui. Fique ligado!

Gabarito AFA: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova AFA comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Para a elaboração do gabarito extraoficial, foi utilizada a seguinte prova como referência: clique aqui para acessar

Criamos o índice abaixo para facilitar a sua navegação no momento da leitura. Dividimos por cada disciplina. Basta clicar na disciplina desejada que você vai chegar nos comentários do professor.

Gabarito AFA: Língua Inglesa

Questão 1
Gabarito da questão: B
Comentários: Antes de mais nada, trata-se de uma pergunta bastante confusa e a forma como o gráfico foi apresentado também não ajuda. O gráfico apresenta o percentual de pessoas abaixo dos 30 anos de idade que acreditam que terão tido melhor qualidade de vida do que a geração de seus pais. Sendo assim, a letra “b” discorda do gráfico, pois os resultados mostram que Índia, Brasil e Turquia foram mais otimistas se comparados aos Estados Unidos (US = United States).

Questão 2
Gabarito da questão: B
Comentários: Questão bastante difícil, primeiro porque destaca o uso de um tempo verbal que raramente é cobrado em prova, o “future perfect”, que nada mais é do que uma composição do futuro simples com “will” e o present perfect, que se caracteriza pelo auxiliar “have” e o passado particípio do verbo principal. Podemos resumir tudo isso na fórmula “will have + past participle”. Enquanto o “present perfect” se limita a ações que foram iniciadas no passado e perduram ou foram concluídas até o presente, o “future perfect” nos permite inferir que algo que ainda não aconteceu terá sido concluído em um determinado momento no futuro. Temos, então, que escolher a alternativa que melhor explica o que é o “future perfect”. E aí está o outro ponto de dificuldade da questão, a qualidade das alternativas. Por eliminação, tanto a letra “a” como a “c” podem ser descartadas por sugerirem uma ação contínua, isto é, que estará em progresso, no futuro. A letra “d” pode parecer uma forte candidata, mas soa incompleta por se limitar a dizer que é um tempo usado para falar de algo que irá acontecer, mas isso se parece mais com a própria definição do futuro simples. Se fosse “algo que terá acontecido em um dado momento no futuro”, aí sim. Portanto, a letra “b” acaba sendo a que melhor define o “future perfect”, por dizer que é um tempo usado para se “referir a algo que olharemos para trás em um certo momento do futuro”.

Questão 3 
Gabarito da questão: D
Comentários: A partir deste ponto, a prova surpreende por trazer vários textos literários, sendo o primeiro de Charles Dickens, considerado um dos maiores romancistas da Inglaterra Vitoriana do século XIX. Felizmente o vocabulário empregado não é muito difícil, mas o estilo literário pode ser mais difícil de se compreender para quem não está acostumado. O ponto-chave para matar a questão está na linha 8: “– in short, the period was so far like the present…”, pois resume a ideia principal que é de que o período passado foi parecido com o presente”. 

Questão 4
Gabarito da questão: D
Comentários: Mais uma questão baseada em outro texto literário, só que dessa vez, com vocabulário mais difícil, infelizmente. A questão quer saber qual característica (feature) o personagem Franval não possui. A letra “d” diz que seus traços de personalidade correspondem à sua aparência, o que não é verdade, uma vez que o texto diz o contrário, que por debaixo do exterior atraente, está oculto todo tipo de vício.

Questão 5 
Gabarito da questão: C
Comentários: A questão nos pede o que há de comum entre os dois últimos textos e a letra “c” é a que destaca a dualidade, isto é, o contraste entre características opostas.

Questão 6 
Gabarito da questão: A
Comentários: A alternativa que se refere a morrer “dying” é “meet my fate”, “encontrar meu destino”, literalmente.

Questão 7 
Gabarito da questão: C
Comentários: Para uma melhor interpretação do que a questão pede, recomendo ler também a linha 6, “Meus conterrâneos, os pobres de Kiltartan”, pois é a eles que as linhas 7 e 8 se referem. Isto é, eles não têm nada a perder com a guerra, independentemente de quem ganhe, assim como também não ficarão mais felizes do que antes (da guerra). A palavra “oblivious” da letra “c” refere-se justamente a esse estado de indiferença ao resultado da guerra.

Questão 8 
Gabarito da questão: B
Comentários: Veja que o texto retrata a visão de um aviador que justifica sua participação na guerra por um impulso solitário de prazer em participar de um “tumulto nas nuvens”. Não por causa da lei ou do dever, nem por causa dos homens públicos ou da torcida das multidões.

Questão 9 
Gabarito da questão: D
Comentários: O item “i” está errado porque nada no texto indica que a guerra acabou. Já o “ii” também está errado porque, apesar de se referir a um soldado que lutou na guerra, o texto não deixa claro como ele foi recrutado, uma vez que a palavra “conscript”, no inglês, sugere um alistamento compulsório, e ele pode ter sido um voluntário. O item “iii” é controverso, pois estamos falando de uma música, que tem forma e estrutura de poema, e o que aparentemente falta na linha indicada é complementado na linha seguinte. Contudo, a rigor, sim, parte do discurso foi deixado de fora da linha, no verso em questão. O item “iv” é igualmente controverso, pois embora, de fato, o padrão não é usar “did” nas afirmativas no passado, seu uso é possível para demonstrar ênfase, a qual me parece bem evidente no texto. O item “v” está errado porque “conviction” é cognato no sentido que encontramos no texto, de “convicção”. Desse modo, podemos considerar a letra “d” como resposta. Particularmente, acho que não vale a pena fazer recurso, uma vez que os pontos que levantei aqui estão numa “zona cinzenta”, de alta subjetividade, o que faz com que seja difícil fazer um recurso consistente, o que facilita à banca desconsiderá-lo.

Questão 10 
Gabarito da questão: A
Comentários: O uso de “have got to” para expressar uma necessidade, uma obrigação, é coloquial. 

Questão 11 
Gabarito da questão: A
Comentários: O narrador do texto 5 deixa claro o seu patriotismo, quer ganhar a guerra e acreditava-se que ele havia morrido na guerra. Por sua vez, o narrador do texto 4 não via valor em nada mais na sua vida e fez um balanço de seu passado, presente e futuro.

Questão 12
Gabarito da questão: C
Comentários: Entre as linhas 7 e 9 temos que Musk é famoso por causar uma disrupção calculada na sua audiência. 

Questão 13
Gabarito da questão: D
Comentários: Com base na fala de Musk, podemos supor que o piloto de caça poderá se tornar obsoleto.

Questão 14 
Gabarito da questão: B
Comentários: A letra “b” é a alternativa que melhor se relaciona com o texto, mais especificamente com o que foi dito no segundo parágrafo, de que irão sobreviver aqueles que se adaptarem, pois ser bom de manche, não será o bastante nos céus hostis do futuro.

Questão 15
Gabarito da questão: C
Comentários: O primeiro item está correto, uma vez que os projetistas têm o desafio de achar soluções que conciliam as necessidades dos pilotos e da aeronave. O segundo item está errado, pois o texto considera o piloto um fator limitante ao projeto das aeronaves modernas. O terceiro item é controverso, pois do ponto de vista do texto, que argumenta sobre o inconveniente que o piloto traz aos projetistas hoje em dia, o canopi, ou canópia, não traz benefício algum ao projeto. Pelo contrário, aumenta as chances de detecção da aeronave por radares ou pelo reflexo da luz. A vantagem aí, seria apenas do ponto de vista do piloto que, no meu entender, não é o caso. Chamo atenção ao uso de “little” em “does little to improve” na linha 27 do texto, pois na verdade quer dizer que não melhora em nada, ao invés de “melhora um pouco”, em uma tradução literal. O quarto item está correto por estar de acordo com o texto entre as linhas 24 e 25: “All of these add a significant amount of weight and cost into the aircraft”. Na ausência de uma alternativa que considere o terceiro item falso, isto é, uma sequência T-F-F-T, a melhor alternativa acaba sendo a letra “c”. 

Questão 16 
Gabarito da questão: A
Comentários: A letra “a” está correta, uma vez que após “an” vem a descrição do tipo de conversa que o texto relata: “an informal fireside chat”. A letra “b” está errada porque embora normalmente “a lot” seja equivalente a “very”, no texto vemos que em seguida há o adjetivo comparativo “simpler” e, nesse caso em particular, “very” não pode ser empregado. Por isso, cuidado ao querer ganhar tempo e julgar um item sem voltar ao texto! A letra “c” está errada porque “does” é o verbo principal “fazer” conjugado na terceira pessoa do singular. Por fim, a letra “d” está errada porque “cause” não pode substituir “causing”. Lembre-se que a forma nominal do verbo no inglês deve ser feita na forma “ing” e aí ela é evidenciada pela preposição “of” antecedente.

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Gabarito AFA: Física

Questão 17
Gabarito da questão: C
Comentários: Como a partícula está em MRUV vamos usar a Vm (velocidade média) para a partícula A:
Vm = espaço/ tempo >
Vi + Vf/2 = espaço/tempo>
> 0 + Va/ 2 = ½
então, Va = 1 m/s.

Questão 19
Gabarito da questão: C
Comentários: Façamos o seguinte:
1º caso: Q = U + KX²/2
2º caso: 2Q = U + K ( 2X)²/2
Fazendo o sistema temos:
2º – 1º, ficamos > k = 2Q/3X²

Questão 20
Gabarito da questão: D
Comentários: E´ = VARIAÇÃO DO FLUXO / TEMPO > B . VARIAÇÃO DA ÁREA/TEMPO > B . 2X.V.T/T>
E´= BV 2X
USANDO TG 30º = RAIZ DE 3 /3 = X /15 > X = 0,05 RAIZ DE 3 m.
substituindo para encontrar a força eletromotriz induzida:
E´= 2 . 0,3 . 10 . raiz de 3 . 0,01
E´= 0,06 RAIZ DE 3 Volts.

Agora utilizamos a potência mecânica:
Pot m = Pot elétrica
F operador . V = E´²/ R
F OP . 0,3 = 36 X 3 X 0,0001/1
F OPERADOR = 36 mN

Questão 21
Gabarito da questão: A
Comentários: A carga do capacitor é zero , portanto a ddp do capacitor é zero indicando assim que há passagem de corrente no ramo do capacitor. Aplicando a 1ª lei no ramo da resistência e ramo da bateria , temos que a corrente IB é = 0 e a IA é = 6 a. Agora considerando o capacitor carregado não passará corrente onde o capacitor estar, então a corrente IB e ia terão o mesmo valor = 1a.

Fazendo a relação entre a corrente ia e ib temos um função linear decrescente aplicando a mesma ddp no ramo do resistor e ramo da bateria.

Questão 22
Gabarito da questão: D
Comentários: Usando a massa reduzida = Produto das massas/soma das massas.

ACELERAÇÃO MÁXIMA DO MHS = W² x A
AMPLITUDE = L/2
AMÁX = W² x L/2

PELA 2ª LEI , TEMOS :
FR = FAT = M Amáxima >
MASSA REDUZIDA x A máxima = u X N

MR x Amáxima = u X peso
A máxima = u . mg/ massa reduzida
u . mg / massa reduzida = w². L/2
w = 2pi f , então tremos:
f = 1/ 2pi raiz de 2ug/L . ( M+m)/M.

OBS: O item aparece devido o 2 do pi elevar ao quadrado para estar dentro da raiz.

Questão 23
Gabarito da questão: D
Comentários:

1º) Utilizando a definição de momento:
Momento pseno alfa = Momento p cos de alfa
tg alfa = B/H

2º) Parte de dilatação:
Tg alfa = variação compri b – variação compri a/ comprimento inicial
h/b = 1 / variação da temperatura (coefi de dilatação b – coeficiente de dilata a)

Obs: lembrar que a fórmula da variação de comprimento = L INICIAL . COEFICIENTE DE DILATA ALFA . VARIAÇÃO DE TEMPERATURA.

Questão 24
Gabarito da questão: A
Comentários: A questão menciona que o espelho ab se movimenta na vertical em função de mhs e que projeta no ponto p a sombra ou a imagem a´b´ e pergunta qual a velocidade do ponto a´em relação ao b´ pois a velocidade da sombra ou imagem é o dobro da velocidade do objeto mas os pontos da imagem que pertencem a horizontal possuem a mesma velocidade, portanto a relativa será nula de um ponto pertencente a mesma horizontal a outro.

Questão 25
Gabarito da questão: C
Comentários:

EM A = EM B (Para envolver o H1)
ECA = EC B + EP B
3²/2 = 1²/2 + 10H1
H1 = 0,4m

EM B = EM C ( PARA ENVOLVER O H2)
Nível de referência C:
EC B + EP B = EC C

1²/2 =10 ( h1 + h2) = 7²/2
4 + 10 h2 = 24
h2 = 2 m

então agora vamos dividir:
h2/h1 = 2 / 0,4 = 5.

Questão 26
Gabarito da questão: D
Comentários:

TEMPO DILATADO = TEMPO MÉDIO / RAIZ QUADRADA X >> 15,9 . TEMPO PRÓPRIO
ALTURA PRÓPRIA = ALTURA CONTRAÍDA / RAIZ QUADRADA X>> 15,9 . 660 m

Altura própria = 10.500 m

Questão 27
Gabarito da questão: B
Comentários:

Usando o equilíbrio do cubo de gelo, temos:

E = T + PGELO
Qa + Qg = 0

ma ca .var temp + mgelo . L =0
3450.1. -16 + mg . 80 = 0
m gelo = 690 g.

Usando agora a situação de equilíbrio temos:
Mgelo . 10 + 1 = 1000.( mgelo/0,92 . 1000 ) . 10
mgelo = 1,15 kg

Houve um degelo de m´ = 460 g.

substituindo :
p´gelo + t´= E´
T´ = 0,4 N

Questão 28
Gabarito da questão: D
Comentários:

Em se falar em rigidez dielétrica, temos que o e máximo é localizado na superfície da esfera condutora, portanto temos:

EMÁXI = KQ/R²
V MÁXIMO = KQ/R
ENTÃO TEMOS:
E MÁX = V MÁX . 1/R
V MÁX = E MÁX . RAIO
ENTÃO: V MÁX = 3000000 . 0,05 > V MÁX = 150 KV

Questão 30
Gabarito da questão: B
Comentários:

Façamos assim:

Regra do triângulo retângulo para o ângulo alfa:
Tg ALFA = Hmáx/A/2
Lembre: hmáxima = Vo² sen² (teta) /2g
Alcance= Vo² sen (2 teta)/ g

Usando as fórmulas gerais da h máxima e alcance temos:
Tg alfa = ½ tg teta

Como a questão pediu a razão entre as tangentes teta e tangente alfa :
tg teta/tg alfa = 2.

Questão 31
Gabarito da questão: A
Comentários:

Usando A Fr = m.a >>>

mgsen (teta) – u mg cos ( teta) = m.a

a = g( sen teta + ucos teta)

Usando a fórmula da aceleração média temos:
t = variação da velocidade/ a
t` = variação da velocidade/a

O que muda de um tempo para outro é o ângulo de inclinação:

Então temos : raiz de 3 /2 + raiz de 3 /4 = 3 raiz de 3 /4 > t
t` = ½ + ¾ = 5/4
t/t´ = 3 raiz de ⅗.

Questão 32
Gabarito da questão: A
Comentários:

LAMBDA = V/F = 10/5 = 2 CM
LAMBDA/2 = 1 CM

Então façamos a diferença entre as fontes em oposição de fase temos:

DA – DB/ LAMBDA /2 = ( 70 – 40 ) /1 = 30 ( PAR) tendência natural interferência destrutiva.

Já que Y = 20 cm então, nem vai aumentar e nem diminuir pois lá você terá uma interferência destrutiva.

Gabarito AFA: Língua Portuguesa

Questão 33
Gabarito da questão: A
Comentários: O fato de Caminha iniciar o trecho com o comentário “até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro” demonstra que esse era o interesse em primeiro plano para o destinatário e que há, em vista da expressão “até agora”, a intenção de se continuar tal busca. Contudo, na ausência aparente desses elementos em um primeiro momento, Caminha passa a apresentar outros fatores que poderiam tornar a nova terra interessante, como suas características climáticas e seus recursos hídricos.

Questão 34
Gabarito da questão: D
Comentários: A questão indaga a alternativa incorreta. No trecho “o melhor fruto […] me parece que será salvar essa gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar”, os termos “fruto” e “semente” não são empregado em seu sentido próprio, real, denotativo, uma vez que aí se apresentam em sentido figurado, metafórico, conotativo. Disso decorre a incorreção do item D.

Questão 35
Gabarito da questão: B
Comentários: A questão indaga a alternativa incorreta. A prosopopeia ou personificação é a figura de linguagem que consiste em atribuir características humana a seres não humanos ou inanimados. No contexto do poema, a redação do termo “Sabiá” com inicial maiúscula confere certo destaque à palavra; contudo, não se atribuiu ao pássaro característica humanas. Disso decorre a incorreção do item B. 

Questão 36
Gabarito da questão: C
Comentários: Na primeira estrofe do poema, o autor efetivamente emprega o advérbio “aqui” para delimitar onde ele está (Portugal, terra do exílio, na qual ele se sente só e não há tantos encantos) e o advérbio “lá” para se referir ao Brasil (terra de origem, na qual ele tem todos os encantos). O item B pode gerar alguma polêmica, visto que, por um momento, pode parecer que os verbos “gorjear” e “cantar” são empregados como diferenciadores entre as aves de uma terra e de outro; contudo, deve-se considerar que a comparação deixa elementos implícitos: As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como [as aves gorjeiam] lá. Portanto, também no Brasil, as aves gorjeiam.

Questão 37
Gabarito da questão: B
Comentários: O prefácio apresentado ressalta o desejo do autor de contribuir para a formação moral das crianças. Efetivamente, essa é a tônica do poema quando, ao fim, sugere ao estudante que imite a grandeza da terra em que ele nasceu. Verifica-se aí o ufanismo, o orgulho pelo país como ensinamento moral que o autor direciona à criança que lê seu poema.

Questão 38
Gabarito da questão: A
Comentários: O modo imperativo expressa ordem ou pedido, e este último pode se apresentar de forma amistosa, em tom de aconselhamento ou sugestão e até súplica. No poema, o autor emprega o imperativo em tom de conselho, de sugestão, de direcionamento de atitude, de ensinamento. Nesse contexto, o tom emocional e enfático acrescentado pelo emprego dos pontos de exclamação reforçam o direcionamento apresentado.

Questão 39
Gabarito da questão: C
Comentários: O advérbio “lá” do Texto I se refere a “Entre Douro e Minho”, em contraposição à localização de Caminha, que é o Brasil. Já no Texto II, “lá” se refere ao Brasil, visto que Gonçalves Dias está em Portugal. Por isso, a primeira afirmação é falsa. O advérbio “aqui”, nos Textos I e III, faz referência ao Brasil; no Texto II, a Portugal. Daí a segunda afirmação também ser falsa. O pronome “este”, no Texto III, refere-se ao Brasil. Também fazem referência ao Brasil o advérbio “aqui”,   no Texto I, e “lá” no Texto II. Portanto, a terceira afirmação é a única correta.

Questão 40
Gabarito da questão: B
Comentários: O item B apresenta trecho da Canção do expedicionário no qual se faz menção a morro, selvas, cafezais, praias sedosas, montanhas alterosas, pampas, seringal entre outros elementos. Nesse fragmento presente no item apontado efetivamente se abrangem mais aspectos do espaço geográfico que na Canção do exílio.

Questão 41
Gabarito da questão: C
Comentários: Assim como a primeira estrofe da “Canção do exílio” faz referência da terra de origem do autor, o trecho presente no item C faz tal referência nos versos “Você sabe de onde eu venho? É de uma Pátria que eu tenho”. Além disso, verifica-se substrato emocional na apresentação de ambas as terras de origem. Por fim, a maior especificidade do diálogo entre as estrofes citadas ocorre com o emprego do trecho “Onde canta o sabiá”, presente em ambas as obras poéticas.

Questão 42
Gabarito da questão: A
Comentários: A questão indaga a alternativa incorreta. No Texto I, Pero Vaz de Caminha não caracteriza a nova terra (Brasil) como lugar de exílio, na acepção trazida pela definição apresentada pelo comando da questão, a qual é negativa, referindo-se a lugar solitário ou desagradável de habitar. Ao contrário, Caminha caracteriza o Brasil como agradável, “graciosa”, “com bons ares”.

Questão 43
Gabarito da questão: C
Comentários: O narrador do texto 5 deixa claro o seu patriotismo, quer ganhar a guerra e acreditava-se que ele havia morrido na guerra. Por sua vez, o narrador do texto 4 não via valor em nada mais na sua vida e fez um balanço de seu passado, presente e futuro.

Questão 44
Gabarito da questão: D
Comentários: Em todas as alternativas, a utilização do advérbio “não” efetivamente se relaciona a carência de personagens em vista da associação feita à primeira pessoa do plural, a qual é recurso discursivo para a inclusão do personagem que enuncia a fala: “não gosta de nós” (carência de apoio), “Nós não tem ferramenta” (carência de condições técnicas), “Terra não é nossa” (carência de posses). O item D é o único em que o advérbio “não” se mostra dissociado da ideia da carência de personagens e sim relacionado à percepção da personagem Olga.

Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários: Ao se verificarem as oposições apresentadas entre Olga e Felizardo nos vários itens, mostra-se inadequada a associação de “preguiça” ao personagem Felizardo. Isso porque, conforme se vê no texto, no início do diálogo entre os personagens, ao ser questionado por Olga se ali se trabalhava muito, Felizardo respondeu: “O que se pode.” Tal fala indica não preguiça, e sim disposição para trabalhar.

Questão 46
Gabarito da questão: D
Comentários: No discurso direto, o próprio personagem é o enunciador e fala com os vocábulos e expressões que lhe são inerentes. Isso permite ao narrador trazer as marcas da oralidade às falas do personagem. Daí a primeira afirmação ser verdadeira. O discurso indireto livre consiste na reprodução de pensamentos e/ou reflexões do personagem por parte do narrador de forma sutil, de forma que, às vezes, não se percebe prontamente com clareza se é a “voz” que ali se apresenta é a do narrador ou do personagem. É isso que se verifica nas três interrogações presentes no primeiro parágrafo. Isso implica afirmar que a segunda afirmação é verdadeira. O emprego do advérbio “cá” na expressão “cá embaixo” apresentada no texto não permite, por si só, inserir o narrador na cena narrada, assim com o termo lá embaixo também não permitiria. Eis por que a terceira afirmação é falsa.

Questão 47
Gabarito da questão: B
Comentários: Apesar de a associação de “entidade divina” ter acolhida nos termos do texto para o “Brasil com B maiúsculo”, não existe ali associação da ideia de entidade histórica ao “‘brasil’ com o b minúsculo”, e sim com o Brasil (B maiúsculo), visto que é este último que, no texto, é “algo que se soma e se alarga para o futuro e para o passado, num movimento próprio que se chama História”. 

Questão 48
Gabarito da questão: D
Comentários:  A percepção de Brasil trazida pelo Texto VI é patriótica, é “país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e, também casa”. Essa é a visão que se tem em “Minha terra” de Gonçalves Dias, em “minha terra natal/meu Brasil” de Guilherme Almeida e em “a terra em que nasceste/Boa terra” de Olavo Bilac. Por outro lado, Pero Vaz de Caminha não expressa essa visão, até porque ele não era brasileiro, e o Brasil, naquele momento histórico, não era de fato uma nação.

Concurso AFA: Redação

Como já esperado, o tema da redação trouxe uma discussão importante para a sociedade contemporânea. Espera-se que o aluno conheça a história do seu país e tenha um olhar crítico e coerente a respeito do tema abaixo. 

Padrão de resposta:

Dois séculos após a independência do Brasil

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, o domínio de Portugal, durante muitos anos, esteve presente nas relações políticas e sociais. Somente no século XIX, esse monopólio é extinto, levando o Brasil a uma outra realidade. Assim, completa-se dois séculos após a independência do país, tornando-se imprescindível analisar suas causas e consequências. 

Inicialmente, a independência do Brasil foi declarada em 1822, acontecimento que  tem relação direta com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a qual acarretou transformações profundas nas áreas cultural, comercial e econômica, e deu abertura para um processo político que resultou na independência da colônia.  Naquela época, Portugal enfrentava uma grave crise por conta da invasão francesa do período napoleônico. Assim, as negociações realizadas entre as autoridades brasileiras e portuguesas ficaram marcadas pela intransigência dos portugueses e contribuíram para aumentar a resistência dos brasileiros em relação a Portugal.

Entretanto, a independência do país só foi reconhecida pelos portugueses em 1825, por meio de um acordo realizado entre Brasil e Portugal e mediado pela Inglaterra. Dentre as consequências desse acontecimento, destacam-se: ampliação do sistema escravocrata conforme os interesses da elite econômica do Brasil; surgimento do Brasil como nação; construção do brasileiro como nacionalidade. No campo hodierno, o país vive uma disputa polícia acirrada e, ainda, luta contra a corrupção que está presente cada vez mais nas instituições. 

Portanto, a independência do Brasil é um tema amplo e deve ser trabalhado com propriedade nas escolas, já que conhecer a história do país é fundamental para a formação dos educandos. Assim, a dissolução entre Brasil e Portugal completa 200 anos e ainda traz consequências irreversíveis.

Gabarito AFA: gabarito preliminar

A divulgação do gabarito preliminar será realizada via Internet (http://ingresso.afaepcar.fab.mil.br), no dia 21 de junho de 2022.

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Gabarito AFA: recursos

O prazo para interposição de recursos ocorrerá entre os dias 21 e 22 de junho de 2022.

Os recursos quanto à formulação de questões das Provas Escritas e seus respectivos gabaritos deverão ser referentes, exclusivamente, às questões em que o candidato entenda terem sido formuladas de maneira imprópria ou cujos gabaritos apresentem incorreções.

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Gabarito AFA: próximas etapas

Após a prova objetiva as próximas etapas do concurso público são os Eventos Complementares.

Gabarito AFA: cronograma

Confira abaixo as próximas etapas do concurso AFA:

  • Divulgação do gabarito AFA (oficial): 07/07/2022
  • INSPSAU: 30/08/2022 a 16/09/2022
  • EAP: 30/08/2022 a 16/09/2022
  • TACF: 03/11/2022 a 08/11/2022
  • PHC: 22/11/2022 a 24/11/2022
  • Matrícula e início do curso: 12/01/2023

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Prova AFA: análise

Fez a prova AFA neste domingo (19/06)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

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Resumo do concurso AFA

Concurso AFA CFOINT, CFOINF e CFOAV
Situação Atual Edital publicado 
Banca organizadora Comissão Própria
Cargos Oficial intendente, Oficiais de Infantaria e Oficiais Aviadores
Escolaridade Nível médio
Carreiras Militares
Lotação Nacional
Número de vagas 85 vagas
Remuneração de R$ 1.334,00 (durante o Curso de Formação) a R$ 7.600,00 (após o Curso de Formação)
Inscrições 07/03/2022 a 23/03/2022
Taxa de inscrição R$ 90,00
Data da prova objetiva 19/06/2022
Clique aqui para ver o edital CFOINT

Clique aqui para ver o edital CFOINF

Clique aqui para ver o edital CFOAV


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