Gabarito Polícia Científica PR: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do concurso Polícia Científica PR

Avatar


26 de Junho de 2023

Confira o gabarito Polícia Científica PR extraoficial! As provas aconteceram neste domingo! Estão sendo ofertadas 16 vagas imediatas para o cargo de Agente Auxiliar de Perícia Oficial da Polícia Científica do estado do Paraná.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Polícia Científica PR:

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Luana Davico

Gabarito Polícia Científica PR: gabarito extraoficial

O gabarito concurso Polícia Científica PR extraoficial está em elaboração.

Gabarito Polícia Científica PR: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente Auxiliar da Perícia Oficial comentadas por nossos professores especialistas. Clique AQUI para acessar a prova!

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Veja abaixo os comentários das disciplinas:

Gabarito Polícia Científica PR: Língua Portuguesa

Comentários feitos pelo professor Gustavo Silva

QUESTÃO NÚMERO 01

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: A preposição “para” introduz, no trecho mencionado, a ideia de finalidade. Observe-se o trecho poderia ser desenvolvido para a oração adverbial final seguinte: para que analisasse tecidos.

QUESTÃO NÚMERO 02

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Em B, “Leonardo da Vinci” é aposto explicativo de “O mais famoso deles”. Em A, as vírgulas isolam termo denotativo de explicação; em C, separam termos de uma enumeração; em D, isolam conjunção coordenativa adversativa deslocada; em E, a vírgula separa adjunto adverbial anteposto à oração.

QUESTÃO NÚMERO 03

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: O texto de fato apresenta a informação do item E no final do segundo parágrafo. O item A é errado, pois o texto afirma que as origens da autópsia e da medicina se confundem. O item B é incorreto, pois o texto informa que a autópsia é prática que remonta à Antiguidade. Por sua vez, o item C é errado, em vista de o texto associar os primeiros registros de dissecações a Herófilo e Erasistrato. Finalmente, o item D erra em sua afirmação, pois, segundo o texto, as dissecações feitas por Galeno estavam associadas ao estudo da anatomia dos órgãos de mesma função em espécies diferentes.

QUESTÃO NÚMERO 04

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: No item D, a substituição dos parênteses por travessões constitui tão somente opção estilística de pontuação que não gera efeito sintático-semântico. O item A é errado, pois os dois-pontos no título não introduzem discurso direto, mas tão somente estabelecem associação de sentido entre os dois seguimentos. Por sua vez, o item B é incorreto, uma vez que as aspas no primeiro parágrafo destacam o significado de determinados termos. O item C também erra, pois as aspas do quinto parágrafo indicam estrangeirismo, não citação direta. Finalmente, o item E incorre em erro, já que os parênteses indicam quebra estrutural gerada por expressão acessória cuja pontuação é obrigatória.

QUESTÃO NÚMERO 05

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Efetivamente “IX” é o numeral romano correspondente a 9 em algarismo arábico.

QUESTÃO NÚMERO 06

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Na locução verbal “voltou a crescer”, o verbo auxiliar voltar traz para o verbo principal a semântica associada à ideia de crescer novamente, daí a correção do item C, que menciona o sentido de “repetição da ação de crescer”.

QUESTÃO NÚMERO 07

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: O texto de fato menciona, em seu quinto parágrafo, o lançamento do primeiro livro de anatomia humana por Vesalius, em 1543, daí a correção do item D. O item A está errado, pois o texto informa que o termo “necropsia” é de uso mais recente. Já o item B é incorreto, visto que os artistas estudavam anatomia humana para “retratarem de maneira mais precisa a figura humana”, não com o propósito de realizar cirurgias. Por sua vez, o item C erra ao afirmar que a autópsia manteve sempre o mesmo objetivo, uma vez que ela também foi usada, por exemplo, no estudo da anatomia dos órgãos e na melhoria da registro artístico do corpo humano. Finalmente, o item E incorre em erro, pois quem institui o método correto de dissecação anatômica foi Andreas Vesalius, em seu livro.

QUESTÃO NÚMERO 08

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Trata-se de questão que pode gerar polêmica, uma vez que seu gabarito, item E, é alcançado por exclusão, por ser o menos ruim entre os demais. Ocorre que, apesar de a gramática tradicional aceitar ambas as concordâncias como corretas – “baseados” e “baseadas” –, os autores são silentes em relação à semântica correspondente. Isso pode dar azo a se considerar que o uso de “baseados” atribuiria tal característica a “esboços e obras”, já o emprego da forma feminina “baseadas” caracterizaria tão só “obras”, o que, em princípio promoveria alteração de sentido.

Como dito, todavia, o item E deve ser o gabarito escolhido pela banca ante a incorreção dos demais. O item A está errado, pois o emprego de “deles” ocasionaria referência textual ao antecedente “corpos”, ocasionando prejuízo semântico ao texto. Por sua vez, o item B é incorreto, já que, no contexto, “ainda” significa também, ao passo que “Ainda que” é concessivo, expressando oposição fraca. Já o item C incorre em erro, uma vez que, embora “é reconhecido” seja estrutura de voz passiva, “por seus esboços e obras” é adjunto adverbial de causa, não agente da passiva. Finalmente, o item D está errado, uma vez que a omissão do termo “ele” não gera prejuízo sintático-semântico ao excerto.

QUESTÃO NÚMERO 09

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: No trecho destacado no item B, efetivamente, o termo “esse recurso” retoma o antecedente textual “autópsia”, daí a correção do item. O item A é errado, pois, o termo “Seus” faz referência a “autópsia (ou necrópsia)”, não “medicina”. Por sua vez, o item C é incorreto, já que “deles” se refere a “artistas”. Já o item D erra em suas sugestões de substituição, já que “onde” só poderia, no contexto, ser substituído por em que ou na qual, em vista da referência a “Universidade de Pádua”. Finalmente, o item E está errado, pois “essa ciência” retoma “autópsia”.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: E/B

COMENTÁRIO: Trata-se de questão que pode gerar polêmica de acordo com o posicionamento da banca. O emprego de inicial maiúscula mostra que “Renascimento” é substantivo próprio empregado para se fazer referência ao período histórico, motivo pelo qual a inicial maiúscula é prevista com obrigatória pela gramática. Como não há item que apresente a motivação gramaticalmente prevista, considera-se como melhor alternativa que tal inicial indica que não se trata da palavra em sua acepção típica, daí a correção do item E.

Convém, contudo, advertirmos que a banca pode considerar que a maiúscula inicial é traço estilístico que confere ênfase à palavra em questão, optando pelo item B. Apesar de tal emprego ser possível em certos contextos, não se trata da situação que se verifica no contexto não sendo, a nosso ver, o item B a resposta mais adequada para o caso.

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A forma “utilizares” é infinito pessoal flexionado na segunda pessoa do singular (tu), a qual não encontra suporte na estrutura do trecho destacado. Isso ocasionaria erro de concordância à construção.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Trata-se de questão que pode gerar polêmica, uma vez que todas as expressões assinaladas são circunstâncias temporais em princípio compatíveis com “posteriormente”. Contudo, entre elas, “Em seguida” é a única cujo sentido não específico se aproxima mais de “posteriormente”, daí a opção pelo item C como gabarito. Em todas as demais opções, a substituição prejudicaria o sentido original em vista das referências específicas que apresentam.

QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas são introduzidas por pronome relativo antecedido de pontuação. Apesar de todas as opções destacarem pronomes relativos, a única na qual se verifica pontuação imediatamente anterior ao pronome relativo é o item E. Desse modo, todas as demais alternativas apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas.

Gabarito Polícia Científica PR: Noções de Informática

Comentários feitos pelo professor Fabrício Melo.

QUESTÃO NÚMERO 14

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

14 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) A busca avançada do Google pode ser utilizada de forma a melhorar os resultados de uma busca com termos complexos. Isso ocorre com o uso de operadores específicos com os termos da busca. Supondo que você está realizando uma busca por dois termos e deseja usar operadores lógicos, qual, dentre as alternativas, apresenta dois operadores possíveis de serem utilizados no Google?

A)  “AND” e “extensão:”

B)  “OR” e “AND”

C)  “extensão:” e “naurl:”

D)  “AND” e “NOT”

E)  “OR” e “NOT”

Provável Gabarito: Letra B – Passível de recurso

Na documentação oficial do Google em: https://www.google.com/advanced_search?hl=pt-BR&fg=1

Não consta o uso do operador AND pois quando digitamos duas palavras com espaço no campo de pesquisa ele já irá interpretar a busca por uma palavra E a outra. Ou seja, o operador AND é usado de maneira implícita. A documentação acima somente consta o uso do OR.

QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

15 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Em relação ao armazenamento de dados em discos rígidos, assinale a alternativa que apresenta uma característica desse tipo de dispositivo de armazenamento.

A)  Os dados são organizados em trilhas concêntricas e cada trilha dividida em setores.

B)  Os dados são lidos pela reflexão do laser tal como um CD/DVD/Blue-Ray.

C)  A leitura das informações é similar à memória RAM.

D)  Tem o mesmo tempo de acesso de um SSD.

E)  É mais rápido que um SSD.

Provável gabarito: LETRA A.

Comentário: Um disco rígido possui uma ou várias superfícies de gravação/leitura com uma estrutura de gravação composta por cilindros, trilhas e setores.

Cilindro: definido como sendo um conjunto de

Trilhas verticalmente alinhadas e com mesmo diâmetro e compostas por

Setores que são as unidades físicas de gravação

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:  

16 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre o armazenamento de informações em um SSD.

A)  Dados são organizados em uma divisão de setores, trilhas e cilindros.

B)  É formado por uma memória do tipo ROM.

C)  É mais lento que o armazenamento em um HD.

D)  É mais rápido que uma memória RAM.

E)  No SSD, além do armazenamento real do SSD, existe uma memória auxiliar, similar a uma memória cache.

Provável gabarito: LETRA E

Comentário:

O SSD é composto por:

O controlador gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash. Formado por um processador que executa diversas tarefas no drive, é um dos principais responsáveis pela performance de um SSD. O chip é capaz de gerenciar o cache de leitura e escrita de arquivos, criptografar informações, mapear partes defeituosas do SSD para evitar corrompimento de dados e garantir uma vida útil maior da memória flash.

A memória flash guarda todos os arquivos e, diferente dos discos magnéticos dos HDs, não necessita de partes móveis ou motores para funcionar. Todas as operações são feitas eletricamente, tornando as operações de leitura e escrita mais rápidas, além de deixar o drive mais silencioso e resistente a vibrações e quedas.

QUESTÃO NÚMERO 17

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

17 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Em editores de texto como o Word, a funcionalidade de controlar alterações tem como objetivo

A)  Controlar todas as alterações e comentários realizados no texto quando duas ou mais pessoas vão editar o mesmo arquivo.

B)  Controlar quem pode editar um documento publicado na Internet.

C)  Controlar quem pode visualizar um documento publicado na Internet.

D)  Controlar quem pode acessar um documento.

E)  Gerenciar as permissões de escrita/leitura do arquivo.

Provável gabarito: LETRA A.

Comentário: Ative o recurso Controlar Alterações para mostrar edições feitas em um documento e use Mostrar Marcações para mostrar os tipos de revisão que você quer exibir.

Usar Controlar Alterações

Selecione Revisão > Controlar Alterações para ativar.

Faça edições no documento, e o Word captura todas as edições feitas.

Selecione Revisão > Controlar Alterações para desativar.

O Word deixa de fazer novas edições, e as já feitas são mantidas no documento.

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

18 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) A ferramenta pincel, presente no Word e no Excel, tem com funcionalidade

A)  Mudar as margens de uma página.

B)  Criar uma caixa de texto com fundo personalizado.

C)  Copiar a formatação de um trecho de um texto para outro trecho que está com formatação diferente.

D)  Criar uma forma abstrata para ser preenchida com alguma cor.

E)  Criar um objeto, seja ele uma fórmula, figura, animação ou WordArt.

Provável gabarito: LETRA C

Comentário: Tradicional ferramenta localizada na guia Página Inicial, grupo Área de Transferência, permite copiar a formatação de uma palavra ou um trecho de um texto e aplicar em outro local.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

19 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) O gerenciador de nomes do Excel tem como funcionalidade

A)  Nomear automaticamente os arquivos criados.

B)  Nomear automaticamente as planilhas criadas.

C)  Criar nomes aleatórios automaticamente para preencher células específicas.

D)  Nomear automaticamente fórmulas simples como média e soma.

E)  Substituir as referências a células específicas em fórmulas por nomes.

Provável gabarito: LETRA E.

Comentário: No Excel é possível alterar o nome de uma célula ou intervalo de célula. Exemplo: A célula A1 ser nomeada para GRAN. Na guia Fórmulas, grupo NOMES DEFINIDOS, temos o recurso GERENCIADOR de NOMES que irá gerenciar essas alterações.

QUESTÃO NÚMERO 20

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

20 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Analise a figura a seguir, que representa um trecho de células do Excel, em sua versão presente no Office 365, sendo que a coluna “CANDIDATO” indica o nome de uma candidato e a coluna “NOTA” indica a nota do candidato. Considerando esses dados, assinale a alternativa que apresenta uma fórmula que tenha como resultado a terceira maior nota entre os candidatos apresentados na figura.

  1. A)  =MÉDIA(C3:C11)
  2. B)  =MÁXIMO(C3:C11;3)
  3. C)  =MAIOR(C3:C11;3)
  4. D)  =TERCEIROMAIOR(C3:C11)
  5. E)  =MAIOR(C3:C11,3)

Provável gabarito: LETRA C.

Comentário: Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Você pode usar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, você pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.

=MAIOR(C3:C11;3)  Será retornado o TERCEIRO maior número do intervalo entre C3 e C11 = 8,3.

QUESTÃO NÚMERO 21

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

21 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Sobre os conceitos de backup e seus tipos completo (full), incremental e diferencial, assinale a alternativa correta.

A)  Um backup full tem como vantagem a economia de espaço necessário para a realização do backup.

B)  Um backup full é mais rápido do que um backup incremental.

C)  Um backup diferencial é mais prático que um backup incremental, uma vez que o diferencial incrementa as alterações do último backup diferencial com as novas alterações.

D)  Um backup full é mais rápido que um backup diferencial, e um backup incremental é mais rápido que um backup diferencial.

E)  Um backup diferencial analisa somente o último backup full para ver o que mudou desde o último backup

Provável gabarito: LETRA E.

Comentário: Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

QUESTÃO NÚMERO 22

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

22 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) O navegador Chrome, em uma versão atualizada, utiliza-se do recurso de preenchimento de dados pessoais e informações relevantes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma informação que pode ser preenchida automaticamente por meio desse recurso.

A)  E-mail e senha.

B)  Dados de cartão de crédito.

C)  Endereços.

D)  Fotos de redes sociais.

E)  Telefone pessoal.

Provável gabarito: LETRA D.

Comentário: É possível permitir que o Chrome preencha formulários automaticamente com as informações salvas, como seus endereços ou suas informações de pagamento. Quando você digita informações em um novo formulário on-line, o Chrome pode perguntar se você quer salvá-las.

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

23 – (AOCP/SSP-PR/POLÍCIA CIENTÍFICA/2023) Ao utilizar o Gmail para enviar um e-mail a um destinatário, você se depara com a opção de “enviar e-mails como”. Qual a funcionalidade dessa opção?

A)  Enviar e-mail com remetente oculto.

B)  Enviar e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo.

C)  Enviar e-mail com cópia para várias pessoas de forma oculta.

D)  Enviar e-mail a partir de outros endereços de e-mail.

E)  Receber e-mails.

Provável gabarito: LETRA D.

Comentário: Recurso encontrado nas configurações do GMAIL que permite o uso do GMAIL para enviar e-mail a partir de outros endereços que o usuário tenha.

Gabarito Polícia Científica PR: Matemática

QUESTÃO NÚMERO 24

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

a) O eixo das ordenadas é uma reta vertical, portanto, tem coeficiente de inclinação indeterminado. Já os pontos P(5,9) e Q(5,13) definem uma reta, cujo coeficiente de inclinação é:

m=yx=13-95-5=40

Como o coeficiente de determinação é também indeterminado, a reta formada pelos pontos P e Q é paralela ao eixo das ordenadas.

Desse modo, a reta que passa pelos pontos P e Q jamais tocará o eixo das ordenadas. Afirmação incorreta.

b) Existem duas possibilidades. Vejamos:

Afirmação incorreta.

c) Podemos calcular as distâncias com base nessa hipótese.

dPR=5-02+9-02=52+92=25+81=106

dQR=5-02+13-02=52+132=25+169=194

Veja, portanto, que as distâncias são diferentes.

d) Vamos calcular as distâncias.

dPR=5-02+9-112=52+-22=25+4=29

dPQ=13-9=4

Portanto, a distância PR é diferente da distância PQ. Logo, o triângulo não pode ser equilátero. Afirmação incorreta.

e) A área de um triângulo pode ser calculada como a metade do produto entre a sua base e a sua altura. Tomando PQ como base, a base mede:

PQ=13-9=4

Por outro lado, a altura pode ser calculada pela distância entre o ponto R e a reta suporte da base PQ.

Veja que, qualquer que seja o ponto R, como mostrado acima, a altura do triângulo será sempre igual a 5. Portanto, a sua área será:

S=bH2=4⋅52=10

Afirmação correta.

QUESTÃO NÚMERO 25

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

Vamos escrever as matrizes A e B.

A= 1-1 22-1 32-1 12-2 2-1 32-2 12-3 22-3 3-1 =0 3 8 -1 1 7 -2 1 2

B= 1+1 2.1 2.1 2.2 2+2 2.2 2.3 3+3 2.3 =2 2 2 4 4 4 6 6 6

O determinante de B é também igual a zero, porque a segunda linha de B é exatamente o dobro da primeira linha de A.

a) Pelo teorema de Binet, o determinante do produto é igual ao produto dos determinantes.

det (AB) =det A det B =det⁡(A)⋅0=0

Afirmação correta.

b) 

det A +det B =det⁡(A)+0=det (A)

det Adet B =det A -0=det A

Afirmação correta.

c) Para que a matriz A seja inversível, é necessário que seu determinante seja não-nulo.

det A =0 3 8 -1 1 7 -2 1 2

det A =0⋅1⋅2+3⋅7⋅-2+8⋅-1⋅1-8⋅1⋅-2-7⋅1⋅0-2⋅3⋅-1

det A =0-42-8+16-0+6=-28

Como o determinante de A é não-nulo, ela é inversível. Afirmação correta.

d) A matriz B tem determinante nulo, portanto, ela não é inversível. Logo, ela não pode ser a inversa de nenhuma outra matriz. Afirmação incorreta.

e) 

A+B=0 3 8 -1 1 7 -2 1 2 +2 2 2 4 4 4 6 6 6 =

A+B=0+2 3+2 8+2 -1+4 1+4 7+4 -2+6 1+6 2+6 =2 5 10 3 5 11 4 7 8

Realmente, o maior elemento da matriz A + B é igual a 11.

QUESTÃO NÚMERO 26

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

A média global pode ser calculada pela média aritmética ponderada usando como pesos o número de etapas em que o candidato tirou aquelas notas. Assim, teremos:

4⋅87%+2⋅x6=90%

Fazendo o meio pelos extremos, teremos:

∴4⋅87%+2⋅x=6⋅90%

∴348%+2⋅x=540%

∴2x=540%-348%=192%

∴x=192%2=96%

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

Para que se forme um par, a primeira carta retirada pode ser qualquer uma.

Para a segunda carta, veja que temos 5 opções (as 5 cartas restantes). Porém, somente 1 dessas cartas formaria o par com a carta retirada anteriormente.

Portanto, a probabilidade é:

P1=#fav/#totais=1/5

Tendo resolvido o primeiro par, a próxima carta retirada pode ser qualquer uma das 4 cartas restantes. A quarta carta a ser retirada, então, tem que ser o par exato dela, portanto, só há 1 opção dentre as 3 últimas restantes.

P2=#fav/#totais=1/3

Ao resolver o segundo par, as outras duas cartas finais serão necessariamente um par certinho. Logo, a probabilidade de o jogador resolver é:

P=1/5.1/3=1/15

QUESTÃO NÚMERO 28

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

Veja que o tamanho da amostra retirado para análise cresce conforme uma progressão aritmética de razão r = 0,2 mL.

Foram feitos 60 testes. Então, a amostra retirada ao final foi:

an=a1+(n-1)⋅r

a60=1+(60-1)⋅0,2=1+59⋅0,2=12,8 mL

Desse modo, a distância entre o ponto A e o ponto C será:

S=(a1+an)/2⋅n=(a1+a60/2)⋅60=(1+12,8/2)⋅60=13,8/2⋅60=414 mL

QUESTÃO NÚMERO 29

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

Dentre as funções citadas, a única função periódica é a trigonométrica. Portanto, somente a função trigonométrica se encaixaria na situação descrita.

QUESTÃO NÚMERO 30

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

O maior lado é o lado oposto ao ângulo de 120°. Com base nisso, podemos desenhar o triângulo. Como o triângulo é isósceles, sua altura é também bissetriz e mediana. Isso significa que a altura divide o maior lado ao meio e também o ângulo de 120° em dois ângulos de 60°.

Podemos calcular o menor lado do triângulo usando o seno de 60°.

QUESTÃO NÚMERO 31

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

Primeiramente, vamos escrever a equação genérica de uma equação do 1º grau.

ax+by+c=0

Então, o coeficiente de inclinação para essa reta é:

m=-b/a

Portanto, para que o coeficiente de inclinação linear seja positivo, é preciso que os coeficientes “a” e “b” tenham sinais opostos. Portanto, as letras A, B e E devem ser rejeitadas.

Entre as letras B e C, devemos ver qual delas passa pelo ponto P(0,7).

c)

3.0-2.7+14=0-14+14=0 (ok)

Portanto, o ponto P pertence à reta da letra C.

d)

3.0-2.7-14=0-14-14=-28 não

O ponto P não pertence à reta da letra D.

 

QUESTÃO NÚMERO 32

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

Primeiramente, vamos calcular o volume do cilindro como a área da base vezes a altura (H = 18 cm).

Então, vamos calcular o volume do cone que deve ser igual a 1/6 do volume do cilindro.

Vamos, então, calcular a sua altura.

Como o raio da base do cone é o mesmo raio do cilindro, podemos escrever.

QUESTÃO NÚMERO 33

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

Das pessoas que possuem sangue tipo O, vemos que 3 pessoas têm sangue tipo O com fator Rh negativo. Consequentemente, as outras 3 pessoas têm sangue tipo O com fator Rh positivo.

Sabemos que são 13 pessoas no total que possuem fator Rh positivo. Dessas, 3 pessoas possuem sangue tipo O. Portanto, as outras 10 pessoas possuem Rh positivo, mas não possuem sangue tipo O.

 

QUESTÃO NÚMERO 34

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

Veja que cada uma das letras “l” tem a chance de 50% de ser um “i” maiúsculo e 50% de chance de ser um “L” minúsculo.

Então, o leitor tem a chance de 50% de acertar cada uma das letras “l”. Como são 8 delas, a probabilidade de acertar de primeira é:

Portanto, é um pouco menor que 0,4%.

QUESTÃO NÚMERO 35

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

 

Vamos calcular o tempo necessário para a completa evaporação do frasco.

t=360/1,8 = 200 minutos

Para converter o tempo em horas e minutos, podemos usar o algoritmo da divisão por 60, já que 1 hora tem 60 minutos.

200 60
–180 3
(20)

Portanto, 200 minutos é igual a 3 horas completas e deixa resto igual a 20 minutos. Logo, o tempo necessário é de 3 horas e 20 minutos.

 

Gabarito Polícia Científica PR: Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas

QUESTÃO NÚMERO 36

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

As glândulas anexas do sistema digestório são: glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

QUESTÃO NÚMERO 37

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

O músculo braquiorradial está localizado na região anterolateral do antebraço, portanto é um componente do membro superior.

QUESTÃO NÚMERO 38

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

O osso zigomático, componente do viscerocrânio, forma a chamada “maçã do rosto”. Sua superfície externa com característica convexa lhe confere uma grande resistência contra traumas mecânicos da face.

QUESTÃO NÚMERO 39

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

O sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinal. Ele é envolto por uma tripla camada protetora chamada de meninges (dura-mater, aracnoide e pia-mater).

QUESTÃO NÚMERO: 40 

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

A figura apresenta a organização estrutural de uma célula eucariótica animal.

1 indica o citoplasma celular, região interna da célula preenchido pelo citosol formado por diversos componentes como água, íons e nutrientes. A partir do reconhecimento dessa estrutura podemos eliminar a alternativa C que afirma ser o vacúolo indicado em 1. O vacúolo é uma estrutura maior envolvida por membrana plasmática presente em células vegetais, não estando presente na célula apresentada na figura.

2 Indica na chave o núcleo celular em sua totalidade. É formado por uma membrana nuclear e é responsável por armazenar o material genético da célula. O nucléolo é a porção mais destacada dentro do núcleo responsável por processar os ribossomos, tal estrutura não foi indicada por seta na imagem, portanto, pode-se eliminar letras A e B. O cloroplasto é uma organela membranosa presente em células vegetais responsáveis pelo processo de fotossíntese e não está presente na imagem, eliminando a alternativa D.

Assim, por eliminação já obteríamos a letra E como sentença correta, o que se confirma ao observar que 3 indica a membrana plasmática, que delimita a célula e controla a entrada e saída de elementos celulares, e em 4 temos de fato a mitocôndria, organela responsável pela respiração celular e produção de energia.

Observação: Plasmalema é um dos nomes possíveis para membrana plasmática.

Gabarito Polícia Científica PR: Noções de Medicina Legal

QUESTÃO NÚMERO 41

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

Durante a necropsia de uma mulher branca com aproximadamente 24 anos, foram observadas, na inspeção cadavérica externa, várias equimoses violáceas na face e em regiões orbitárias, apresentando fratura de alguns elementos odontoides, face congesta, múltiplas placas de escoriação semilunares na face anterior e lateral direita do pescoço, equimoses e escoriações pardo-avermelhadas face posterior dos na antebraços. Pelos vestígios apresentados, as circunstâncias do crime indicam que a morte se deu por:

(A) estrangulamento e sufocação indireta, sem possibilidade de defesa da vítima. 

(B) estrangulamento e ação contusa, com possibilidade de defesa da vítima.

(C) esganadura e ação contusa, sem possibilidade de defesa da vítima.

(D) esganadura e ação contusa, com possibilidade de defesa da vítima.

(E) ação contusa, sem possibilidade de defesa da vitima

Comentários

Com base nos vestígios apresentados, é possível inferir que a morte da mulher ocorreu por estrangulamento e ação contusa, com possibilidade de defesa da vítima.

As equimoses violáceas na face e em regiões orbitárias são indicativas de lesões causadas por estrangulamento, enquanto a fratura de alguns elementos odontoides sugere a aplicação de força no pescoço. As múltiplas placas de escoriação semilunares na face anterior e lateral direita do pescoço, assim como as equimoses e escoriações pardo-avermelhadas na face posterior dos antebraços, são consistentes com ação contusa.

A presença dessas lesões indica que houve violência física exercida sobre a vítima e que ela pode ter tentado se defender. Portanto, a opção correta seria a letra (B) estrangulamento e ação contusa, com possibilidade de defesa da vítima.

Gabarito: Letra B

QUESTÃO NÚMERO 42

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

As queimaduras são lesões produzidas por agentes com temperatura elevada que, agindo sobre os tecidos, produzem alterações locais e gerais, cuja gravidade depende da sua extensão.e profundidade. Segundo classificação de a Hoffmann, as queimaduras de segundo grau são
classificadas como 

(A) lesões dolorosas que acometem a derme superficial e profunda, apresentando vesículas ou flictemas. Quando essas se rompem, a derme fica desnuda, de cor escura e, pela ação do ar, disseca-se, ostentando uma rede capilar fina e de aspecto apergaminhado.
(B) lesões pouco dolorosas que acometem a epiderme, apresentando eritema simples. O tecido subepitelial pode apresentar-se edemaciado e, no período de cura, não raramente, ocorre a descamação dos planos mais superficiais da epiderme.
(C) lesões pouco dolorosas que atingem até planos musculares. A cicatriz pode ser retrátil ou  meramente queloidiana.
(D) lesões pouco dolorosas que acometem a epiderme, apresentando eritema simples, vesículas flictemas. Quando essas ou se rompem, a derme fica desnuda e raramente ocorre a descamação dos planos mais superficiais da epiderme.
(E) lesões dolorosas que atingem até planos musculares. A cicatriz pode ser retrátil ou meramente queloidiana com formação de vesiculas ou flictemas na maioria das vezes.

 

Comentários

Essa descrição está correta e corresponde às características das queimaduras de segundo grau. Elas são dolorosas, afetam a derme superficial e profunda e apresentam a formação de vesículas ou bolhas. Quando essas bolhas se rompem, a derme fica exposta, de cor escura e com uma rede capilar fina e aspecto apergaminhado.

Gabarito: Letra A. 

QUESTÃO NÚMERO 43

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

Uma mulher jovem, 20 anos de idade, com intenção de esconder a gravidez dos familiares, expulsa o concepto dolosamente do seu ventre na 25° semana de gestação. Perante a lei, como essa situação é caracterizada?

(A) Não é crime devido ao estado puerperal da mulher. 

(B) Não se pode qualificar como crime antes de uma avaliação psiquiátrica da mulher.

(C) Crime de infanticidio.

(D) Crime de homicídio.

(E) Crime de aborto.

Comentários

Código Penal tipifica o aborto como crime, exceto em duas situações específicas: quando há risco de vida para a gestante ou quando a gravidez é resultado de estupro. Fora dessas circunstâncias, a prática do aborto é considerada crime, independentemente do estágio gestacional.

Na situação descrita, em que a mulher expulsa dolosamente o feto de seu ventre na 25ª semana de gestação, não estão presentes as exceções legais que permitiriam a realização do aborto de forma legal. Portanto, perante a lei, essa conduta é caracterizada como crime de aborto.

Gabarito: Letra E

QUESTÃO NÚMERO 44

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

É possível realizar a dosagem de álcool no cadáver desde que ainda não tenham surgido os fenômenos de putrefação. Nos casos de morte violenta, principalmente em acidente de trânsito, a dosagem deve ser realizada, preferencialmente,

(A) na saliva. 

(B) no sangue.

(C) no suor.

(D) na urina.

(E) no liquor.

Comentários 

A dosagem de álcool no sangue é considerada a forma mais confiável e precisa de verificar a presença e a quantidade de álcool no organismo de uma pessoa, inclusive em casos de morte. O álcool é absorvido pela corrente sanguínea e sua concentração no sangue pode ser medida por meio de análises laboratoriais específicas.

Enquanto a saliva, o suor, a urina e o liquor podem fornecer algumas informações sobre a presença de álcool no corpo, a dosagem no sangue é considerada o método padrão e mais confiável para determinar a quantidade de álcool presente, especialmente em casos de morte.

Gabarito: Letra B

QUESTÃO NÚMERO 45

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

Um adulto jovem, 19 anos e do sexo masculino, tem relação sexual, com conjunção carnal, com uma menor de 13 anos de idade com consentimento da menor. Considerando exposto, o jovem praticou 

(A) ato lícito.

(B) atentado violento ao puder.

(C) sedução de manor.

(D) estupro

(E) relação sexual consensual

Comentários

O crime de estupro é definido no Código Penal brasileiro, no artigo 213. Ele se caracteriza pela prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou sem o consentimento da vítima.

O crime de estupro é considerado um delito contra a dignidade sexual e a autodeterminação sexual da vítima. É um crime grave e possui penas severas, podendo variar de 6 a 10 anos de reclusão, podendo ser aumentada em casos de circunstâncias agravantes, como quando resulta em lesão corporal grave ou morte, quando é praticado por mais de uma pessoa ou quando a vítima é vulnerável, como uma pessoa menor de 14 anos, incapaz de consentir.

Gabarito: Letra D

QUESTÃO NÚMERO 46

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

Tanatologia Médico-Legal é a parte da Medicina Legal que estuda a morte e as suas repercussões na esfera jurídico-social. Para constatar a certeza da morte, é necessária a observação cuidadosa dos fenômenos cadavéricos abióticos imediatos e abióticos consecutivos. Diante do exposto, é correto afirmar que é um fenômeno cadavérico abiótico consecutivo

(A) esfriamento do cadáver

(B) abolição da motilidade e do tônus muscular

(C) perda da sensibilidade

(D) perda da consciência.

(E) cessação da respiração

Comentários

Diante do exposto, é correto afirmar que o fenômeno cadavérico abiótico consecutivo é a (B) abolição da motilidade e do tônus muscular.

Após a morte, ocorre a interrupção das atividades vitais do organismo, levando a uma série de alterações no corpo. Os fenômenos cadavéricos abióticos imediatos são aqueles que ocorrem logo após a morte, enquanto os fenômenos cadavéricos abióticos consecutivos são aqueles que se manifestam em um estágio posterior.

A abolição da motilidade e do tônus muscular é um fenômeno cadavérico abiótico consecutivo que ocorre após a morte. Os músculos perdem sua capacidade de contração, levando à imobilidade completa do corpo. Essa ausência de movimento muscular é um importante sinal da morte e pode ser observada durante a avaliação médico-legal do cadáver.

Os demais itens mencionados nas alternativas são fenômenos relacionados à morte, porém, estão mais associados aos fenômenos cadavéricos abióticos imediatos. Por exemplo, o esfriamento do cadáver (A) ocorre logo após a morte devido à perda da termorregulação corporal, enquanto a perda da sensibilidade (C) e da consciência (D) são fenômenos que ocorrem no momento da morte. A cessação da respiração (E) também é um fenômeno imediato, uma vez que a parada respiratória é um dos sinais iniciais da morte.

Gabarito: Letra B

QUESTÃO NÚMERO 47

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

Assinale a alternativa que apresenta um dos sinais iniciais do processo de putrefação cadavérica causado pela produção de gás das bactérias intestinais.

(A) Bolhas epidérmicas abdominais.

(B) Livores ou hipóstases abdominais. 

(C) Circulação Póstuma de Brouardel.

(D) Descolamento da epideme.

(E) Mancha verde abdominal.

Comentários

As bolhas epidérmicas abdominais são um dos sinais iniciais do processo de putrefação cadavérica. Durante a decomposição do corpo, as bactérias intestinais começam a produzir gases como resultado da fermentação dos alimentos não digeridos no trato gastrointestinal.

Esses gases começam a se acumular no abdômen, causando distensão e formação de bolhas na pele. Essas bolhas podem se manifestar principalmente na região abdominal, mas também podem ocorrer em outras áreas do corpo.

À medida que o processo de putrefação avança, as bolhas epidérmicas podem se expandir e se tornar mais evidentes, resultando em um aspecto inchado e anormal do cadáver. Além disso, o gás liberado pelas bactérias intestinais também pode causar um odor característico de decomposição.

Portanto, as bolhas epidérmicas abdominais são um sinal importante que os médicos legistas observam durante a análise de um cadáver para determinar o estágio e a progressão da putrefação cadavérica. Esses sinais ajudam na investigação forense e na determinação do tempo e das circunstâncias da morte.

Gabarito: Letra A

QUESTÃO NÚMERO 48

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

A rigidez cadavérica não se restringe apenas ao diagnóstico de morte, mas também diz respeito à determinação do tempo aproximado da morte. A respeito da rigidez cadavérica, assinale alternativa INCORRETA. a

(A) Pela Lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar nos músculos de face e do pescoço, seguindo para membros superiores, tronco e membros inferiores.

(B) A rigidez cadavérica desaparece com o início dos fenômenos de putrefação.
(C) A rigidez é um fenômeno físico-químico em um estado de contratura muscular, devido à ação dos produtos catabólicos (do metabolismo do tecido muscular.

(D) A rigidez cadavérica é resultado de muitos fatores, entre eles o excesso de oxigênio celular que é responsável pela produção de ATP (adenosina trifosfórica) tendo como resultado final a glicólise aeróbica e o acúmulo de ácidos graxos.

(E) A teoria química de Brucke e Kuhne atribui à rigidez cadavérica a coagulação da miosina das fibrilas do músculo.

Comentários

A alternativa (D) é a incorreta.

Após a morte, ocorre uma interrupção do suprimento de oxigênio aos tecidos. Sem oxigênio, as células não conseguem realizar o processo de produção de energia por meio da respiração aeróbica, que depende do oxigênio. Como resultado, ocorre um acúmulo de ácido lático nos tecidos, devido à glicólise anaeróbica, um processo de produção de energia na ausência de oxigênio.

Esse acúmulo de ácido lático leva à acidificação do meio intracelular, causando a coagulação das proteínas contráteis, como a miosina, e resultando na rigidez dos músculos. Portanto, a rigidez cadavérica é um fenômeno causado pela falta de oxigênio celular após a morte.

Gabarito: Letra D

QUESTÃO NÚMERO 49

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: 

Na anatomia do abdome, da sua superfície até os órgãos internos, sequencialmente, encontram-se:

(A) epiderme, derme, tela subcutânea, fáscia profunda, músculos, peritônio e órgãos abdominais. 

(B) epiderme, derme, fáscia profunda, tela subcutânea, músculos, peritônio e órgãos abdominais. 

(C) epiderme, derme, fáscia profunda, tela subcutânea, peritônio, músculos e órgãos abdominais.

(D) epiderme, derme, peritônio, tela subcutânea, músculos e órgãos abdominais.

(E) epiderme, derme, peritônio, fáscia profunda, tela subcutânea, músculos, peritônio e órgãos abdominais.

Comentários

Na anatomia do abdome, da superfície em direção aos órgãos internos, encontram-se sequencialmente:

Pele (epiderme e derme)

Tela subcutânea (camada de tecido adiposo abaixo da pele)

Fáscia profunda (camada de tecido conjuntivo que envolve os músculos abdominais)

Músculos abdominais (como o reto do abdome, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdome)

Peritônio (membrana serosa que reveste a cavidade abdominal)

Órgãos abdominais (como estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, glândulas suprarrenais, bexiga urinária, útero e ovários em mulheres, e próstata em homens)

Essa é a ordem geral dos componentes anatômicos do abdome, do externo ao interno. É importante mencionar que a localização dos órgãos pode variar ligeiramente entre os indivíduos.

Gabarito: Letra A

QUESTÃO NÚMERO 50

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

O corpo humano é sustentado pelos ossos, dentre eles, os da coluna vertebral. A estrutura anatômica entre as vértebras, que funciona como coxins lubrificados e previne o desgaste desses ossos denomina-se
(A) disco epifisário.

(B) disco romboide.

(C) disco intervertebral.

(D) menisco.

(E) cartilagem hialina.

Comentários 

A estrutura anatômica entre as vértebras, que funciona como coxins lubrificados e previne o desgaste desses ossos, denomina-se disco intervertebral.

Gabarito: Letra C

QUESTÃO NÚMERO 51

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a Resolução CFM nº 1.480, de 08 de agosto de 1997, dispondo sobre novos critérios de constatação de morte encefálica. De acordo com essa resolução, os intervalos mínimos entre duas avaliações clínicas e eletroencefalográficas necessárias para a caracterização de morte encefálica são definidos pelo(a)

(A) peso da vítima.

(B) sexo da  vítima

(C) idade da  vítima

(D) altura da  vítima

(E) raça da  vítima

Comentários

Ainda de acordo com o CFM, os intervalos mínimos entre as duas avaliações clínicas necessárias para a caracterização da morte encefálica serão definidos por faixa etária: de 7 dias a 2 meses incompletos – 48 horas; de 2 meses a 1 ano incompleto – 24 horas; de 1 ano a 2 anos incompletos – 12 horas e acima de 2 anos – 6 horas.

Gabarito: Letra C

QUESTÃO NÚMERO 52

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

A Traumatologia ou Lesonologia Médico-Legal estuda as lesões e os estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, tratando também das diversas modalidades de energias causadoras desses danos. Conforme a Traumatologia, a lesão causada pela ação de um instrumento perfurante (exemplo: chave de fenda) em abdome é de energia de ordem

(A) física.

(B) mecânica.

(C) química.

(D) biológica.

(E) bioquímica.

Comentários 

Conforme a Traumatologia, a lesão causada pela ação de um instrumento perfurante, como uma chave de fenda, no abdômen é de energia de ordem (B) mecânica. A energia mecânica está relacionada ao movimento e à aplicação de força física sobre os tecidos do corpo, resultando em danos estruturais, como perfurações e lacerações. Nesse caso, a lesão é provocada pela energia mecânica transferida para os tecidos durante o evento traumático.

Gabarito: Letra B

Gabarito Polícia Científica PR: Redação e Comunicação Oficial

QUESTÃO 53

GABARITO: C

COMENTÁRIOS

a. O item está correto. A redação oficial requer princípios basilares que se interrelacionam. Clareza, impessoalidade, objetividade, concisão, coesão e coerência. A clareza é o mais importante deles, pois permite que o destinatário entenda o que está sendo comunicado. Qualquer princípio  respeitado colabora para a clareza textual.

b. O item está correto. Como exposto no item anterior, redação oficial requer princípios basilares que se interrelacionam: clareza, impessoalidade, objetividade, concisão, coesão e coerência.

c. O item está ERRADO. Jamais pessoalidade e subjetividade são permitidas nas comunicações oficiais.  Isso fere os princípios da objetividade e da impessoalidade.  Lembremo-nos de que é redação oficial PORQUE É O PODER PÚBLICO, VIA SERVIDORES, QUE REDIGE TEXTO DE CORRESPONDÊNCIA OU NORMATIVOS SEMPRE PARA SERVIR O PÚBLICO. Portanto os assuntos são de ordem administrativa e voltados para o funcionamento dos órgãos.

d. O item está correto. A padronização estética, linguística e estrutural  dão uniformidade aos expedientes.

e. O item está correto. De acordo com o Manual de Comunicação Oficial Escrita do Estado do Paraná, um texto oficial, além de ser estruturado de forma adequada e comunicar um conteúdo coerente, precisa tratar do assunto de forma respeitosa. Para isso, deve-se evitar o uso de expressões consideradas chulas, ríspidas ou ofensivas. Esse cuidado com a linguagem é o que se chama de polidez. A polidez na escrita pressupõe um cuidado com o vocabulário utilizado e, sobretudo, com os efeitos de sentido que o texto pode produzir.

QUESTÃO 54

GABARITO : E

COMENTÁRIOS

a. O item está errado. Uma vez redigida, a ata não pode sofrer nenhum tipo de alteração. Ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. É documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser redigida de maneira que não possa ser modificada posteriormente.

b. O  item está errado. Na ata não se fazem parágrafos ou alíneas, escreve-se tudo seguidamente para evitar que nos espaços em branco se façam acréscimos.

c. O item está errado. É recomendável (e não obrigatório) que a ata seja assinada por todas as pessoas presentes à reunião; em alguns casos, assinam somente aqueles que a presidiram e seu conteúdo é dado à publicidade para conhecimento dos interessados ou para fins de legalização.

d. O item está errado. Todo documento apresenta título, do contrário não sabemos de que expediente se trato. No caso da ata, abaixo segue sua estrutura.

  1. título; b) assunto; c) dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso); d) local da reunião; e) pessoas presentes, devidamente qualificadas (conselheiros, professores, delegados etc.); f) presidente e secretário dos trabalhos; g) ordem do dia (discussões, votações, deliberações etc.); h) fecho.

e. O item está correto. É uma característica da ata apresentar dia, mês, ano e hora da reunião por extenso.

 

QUESTÃO 55

GABARITO: B

COMENTÁRIOS

a. O item está errado. Correio Eletrônico (e-mail), na Administração Pública, é uma correspondência, com caráter oficial, utilizada para comunicação interna e externa, podendo configurar-se em documento (quando a informação estiver contida no corpo do texto) e/ou em um instrumento que permite o envio de documentos anexos.

b. O item está  correto. De acordo com o Manual de Comunicação Oficial Escrita do Estado do Paraná, o e-mail , na Administração Pública, é uma correspondência, com caráter oficial, utilizada para comunicação interna e externa, podendo configurar-se em documento (quando a informação estiver contida no corpo do texto) e/ou em um instrumento que permite o envio de documentos anexos.

c. O item está errado. O texto de correio eletrônico constitui-se de vocativo, a quem é dirigida a mensagem (geralmente por meio de um pronome de tratamento, escrito por extenso; em alguns casos, utiliza-se o cargo ou função).

d. O item está errado. Em qualquer comunicação oficial, inclusive,  e-mail, deve-se utilizar linguagem compatível com a comunicação oficial, evitando-se tratamentos informais como “Olá”, “Oi”, “Querido(a)”, “Abraços”, “Beijos”.

e. O item está errado. A identificação do remetente, nome, cargo/função ou setor/departamento,   é  obrigatória.

 

Gabarito Polícia Científica PR: Noções de Criminalística

QUESTÃO NÚMERO 56

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

CPP, Art. 160 Paragrafo Único: O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

QUESTÃO NÚMERO 57

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

CPP, Art. 6. Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: I. Dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.

E assim é iniciada a cadeia de custódia com a preservação do local do crime

QUESTÃO NÚMERO 58

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

“Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos relativos ao crime ou à identidade do criminoso.” JOSÉ DEL PICCHIA (1947)

QUESTÃO NÚMERO 59

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

O Princípio da Interpretação, também conhecido por Princípio de Kirk, pode ser enunciado pela frase “Dois objetos podem ser indistinguíveis, mas nunca idênticos”.

QUESTÃO NÚMERO 60

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

CPP, Art. 158-E: Todos os Institutos de Criminalística deverão ter uma central de custódia destinada à guarda e controle dos vestígios, e sua gestão deve ser vinculada diretamente ao órgão central de perícia oficial de natureza criminal.

QUESTÃO NÚMERO 61

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

Os métodos de busca de vestígios mais utilizados e listados na literatura são: linha, linha cruzada, espiral ou quadrante.

QUESTÃO NÚMERO 62

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

Local relacionado: É todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que propicie ser relacionado, ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial. O carro utilizado de enquadra nessa descrição.

QUESTÃO NÚMERO 63

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

O fio de cabelo com o bulbo capilar (raiz) tem o DNA Nuclear, aquele que permite a identificação direta do indivíduo. Caso o fio venha sem o bulbo (o que acontece por exemplo quando cortamos o cabelo no salão) só será possível identificar o DNA Mitocondrial. O DNA mitocondrial é aquele que está presente nas mitocôndrias e é herdado da mãe.

QUESTÃO NÚMERO 64

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

CPP. Art. 175. Serão sujeitos a exame os instrumentos empregados para a prática da infração, a fim de se lhes verificar a natureza e a eficiência.

QUESTÃO NÚMERO 65

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

As letra A, B, D e E são verificações de interesse periciais em crimes de incêndio. A letra C não!

Gabarito: Letra C

Gabarito Polícia Científica PR: Noções de Física

QUESTÃO NÚMERO 66

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

O projétil atinge a parede com a seguinte energia cinética:

Logo o trabalho realizado pela força resultante que a parede exerce sobre o projétil até parar (Ecfinal = 0) é a variação da Energia cinética (Teorema da Energia Cinética).

QUESTÃO NÚMERO 67

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

ANTES DE COLISÃO

Somente o projétil se movimenta com velocidade v.

Conservando a quantidade de movimento temos:

 

QUESTÃO NÚMERO 68

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

Aplicando as forças conhecidas.

Aplicando a condição de equilíbrio e considerando o ponto fixo em B, temos:

QUESTÃO NÚMERO 69

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

Analisando cada alternativa.

a) Errada.

Substituindo t = 0 na função horária, temos:

b)  Correta.

c)   O movimento é do tipo retilíneo e uniforme.

d) A aceleração é nula, pois é um MRU.

e)   A aceleração é nula, pois é um MRU.

QUESTÃO NÚMERO 70

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

Analisando cada alternativa, temos:

a)   Errada.

A área do gráfico de 0 a 3 s será o deslocamento do corpo, logo:

b)   Errada.

Observe que de 3 a 5 s a velocidade do móvel é constante, logo o movimento é uniforme.

c) Errada

Se o movimento é uniforme, a aceleração é igual a zero, consequentemente pela 2ª lei de Newton a força resultante também será zero.

d) Correta.

e) Errada.

No instante t = 9 s a velocidade que é igual a 4 m/s.

Gabarito Polícia Científica PR: Legislação

QUESTÃO NÚMERO 71

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

A) Errada. Alternativa traz o conceito de função conforme o art. 2º, III, da Lei 18.008/2014.

B) Errada. Alternativa traz o conceito de promoção conforme o art. 2º, VI, da Lei 18.008/2014.

C) Errada. Alternativa traz o conceito de classe conforme o art. 2º, IV, da Lei 18.008/2014.

D) Certa. Alternativa traz o conceito de progressão conforme o art. 2º, VII, da Lei 18.008/2014.

E) Errada. Alternativa traz o conceito de  vencimento ou vencimento básico conforme o art. 2º, X, da Lei 18.008/2014.

QUESTÃO NÚMERO 72

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

A) Errada. Não exclui décimo terceiro vencimento conforme art. 17, I, da Lei 18.008/2014.

B) Certa. O subsídio exclui a percepção do adicional de periculosidade (art. 22, XI, da Lei 18.008/2014) .

C) Errada. Não exclui diária conforme art. 17, III, da Lei 18.008/2014.

D) Errada. Não exclui auxílio-alimentação conforme art. 17, X, da Lei 18.008/2014.

E) Errada. Não exclui indenização por remoção conforme art. 17, V, da Lei 18.008/2014.

QUESTÃO NÚMERO 73

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

A) Errada. Nos termos do art. 41 da Lei 6.174/1970: “a posse terá lugar no prazo de trinta dias da publicação”. 

B) Errada. Nos termos do art. 189 da Lei 6.174/1970: “Ao servidor que, no desempenho de suas atribuições, se deslocar da respectiva sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a diárias, a título de indenização das parcelas de despesas extraordinárias com pousada e alimentação, conforme dispuser em regulamento”.

C) Errada. Nos termos do art. 240 da Lei 6.174/1970: “Depois de estável, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento, para o trato de interesses particulares”. 

D) Errada. Nos termos do art. 286 da Lei 6.174/1970: “Pelo exercício de suas atribuições, o funcionário responde civil, penal e administrativamente”.

E) Certa. Nos termos do art. 301, I, da Lei 6.174/1970: “Presceverá: I – em dois anos, a falta sujeita às penas de repreensão ou suspensão;”

QUESTÃO NÚMERO 74

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

Nos termos do art. 124, II, “b” da Lei 6.174/1970, Joana será EXONERADA, pois as condições de estágio probatório não foram satisfeitas.

QUESTÃO NÚMERO 75

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

Conforme o art. 5º, LXXIII, da CF/1988, “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”.

QUESTÃO NÚMERO 76

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

De acordo com o art. 1º, da CF/1988, “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I – a soberania; II – a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político”.

QUESTÃO NÚMERO 77

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

A) Errada. Nos termos do art. 9º da Constituição do Estado do Paraná: “Cabe ao ESTADO explorar, diretamente ou mediante concessão, a ser outorgada após licitação pública, os serviços locais de gás canalizado, na forma da Lei”.

B) Errada. Nos termos do art. 13, XIV, da Constituição do Estado do Paraná: “Compete ao Estado, CONCORRENTEMENTE com a União, legislar sobre: XIV – proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência;”

C) Errada. Nos termos do art. 27, III, da Constituição do Estado do Paraná: ” o prazo de validade do concurso público será de até DOIS anos, prorrogável, uma vez, por igual período”;

D) Certa. Alternativa de acordo com o art. 66, IV, da Constituição do Estado do Paraná.

E) Errada. Nos termos do art. 75 da Constituição do Estado do Paraná: “O controle externo, a cargo da Assembléia Legislativa, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado”

QUESTÃO NÚMERO 78

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

(F) Alternativa errada. Segundo o art. 2º do ECA: “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.

(V) Alternativa de acordo com o art. 19-A do ECA: “A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude”.

(V) Alternativa de acordo com o art. 33 do ECA: “A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais”.

(V) Alternativa de acordo com o art. 42 do ECA: “Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil”. 

QUESTÃO NÚMERO 79

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

A) Errada. Trata-se de princípio institucional conforme o art. 4º, III, da Lei 21.117/2022.

B) Errada. Trata-se de princípio institucional conforme o art. 4º, II, da Lei 21.117/2022.

C) Certa. O planejamento estratégio e sistêmico é diretriz norteadora da atividade de Polícia Científica do Paraná conforme o art. 5º, II, da Lei 21.117/2022.

D) Errada. Trata-se de princípio institucional conforme o art. 4º, XV, da Lei 21.117/2022.

D) Errada. Trata-se de princípio institucional conforme o art. 4º, XIV, da Lei 21.117/2022.

QUESTÃO NÚMERO 80

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

De acordo com o art. 6º, I, “e”, da Lei 21.117/2022, a Corregedoria da Polícia Científica está no Nível de Direção.

Gabarito Polícia Científica PR: Redação

Professor: Gustavo Silva

O tema de redação era mais do que esperado, já que a temática da proteção de dados na internet permeia a discussão no cenário atual.

Como consta na proposta de redação, a banca exigiu um texto dissertativo-argumentativo em que o candidato deve organizar suas ideias por meio de uma introdução, dois desenvolvimentos e conclusão, ou seja, utilizando quatro parágrafos.

Informações que poderiam ser utilizadas:

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.

No âmbito da LGPD, o tratamento dos dados pessoais pode ser realizado por dois agentes de tratamento, o Controlador e o Operador. Além deles, há a figura do Encarregado, que é a pessoa indicada pelo Controlador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, o Operador, os(as) titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Tema fundamental trabalhado pela Lei, o tratamento de dados diz respeito a qualquer atividade que utiliza um dado pessoal na execução da sua operação, como, por exemplo: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

A lei tem regras específicas para a interação de aplicações da internet com crianças e adolescentes, que se baseiam nos mesmos princípios gerais da necessidade e da compatibilidade. Se o menor de idade entra na rede para jogar palavras cruzadas, dele não se poderá pedir, por exemplo, que forneça acesso à lista de contatos, à localização, à câmera e ao microfone. O sigilo de alguns dados dos pais poderá ser quebrado para alertá-los sobre contatos inconvenientes na web.

A entrada em vigor da LGPD nesta sexta-feira (18) ocorreu devido à aprovação pelo Senado da MP 959/2020 (PLV 34/2020) no final de agosto. O texto original da medida previa o adiamento da vigência da LGPD para o fim do período de calamidade pública, conforme estabelecido no artigo 4º do PLV. Contudo, em atendimento à questão de ordem e a solicitações de lideranças partidárias, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, declarou a prejudicialidade desse dispositivo, que passou a ser considerado “não escrito” no projeto, transformado na Lei 14.058, de 2020. Davi lembrou que, em maio, o Senado aprovou destaque do PDT e do MDB que mantinha a vigência da LGPD para agosto de 2020.

Não há previsão de nenhuma penalidade a empresas e pessoas quanto à entrada em vigor da LGPD. A Lei 14.010, de 2020 adiou de 1º de janeiro de 2021 para 1º de agosto de 2021 a vigência das sanções que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), ainda pendente de instalação, pode aplicar nos órgãos, entidades e empresas que lidam com o tratamento de dados.

O governo federal já aprovou a estrutura regimental e o quadro de cargos da ANPD, mas a nomeação do Conselho Diretor e do diretor-presidente terão de passar pela aprovação do Senado.

Gabarito Polícia Científica PR: gabarito preliminar

O gabarito preliminar e o caderno de questões da Prova Objetiva serão divulgados 1 (um) dia após a aplicação da Prova Objetiva, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

Gabarito Polícia Científica PR: recursos

Caberá interposição de recurso, devidamente fundamentado, ao Instituto AOCP, no prazo de 2 (dois) dias úteis da publicação do gabarito preliminar.

Gabarito Polícia Científica PR: próximas etapas

As próximas etapas de avaliação são:

  • 2ª: Avaliação Psicológica – de caráter Eliminatório;
  • 3ª: Avaliação de Títulos – de caráter Classificatório; e
  • 4ª: Avaliação Médica – de caráter Eliminatório.

Prova Polícia Científica PR: análise

Fez a prova da Polícia Científica PR neste domingo (25/06)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso Polícia Científica PR

Concurso Polícia Científica PR Polícia Científica do Paraná
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Auxiliar de Perícia e Auxiliar de Necropsia
Escolaridade Nível médio/técnico
Carreiras Segurança Pública
Lotação Paraná
Número de vagas 16 vagas
Remuneração R$ 4.323,44
Inscrições 02/03/2023 a 18/05/2023
Taxa de inscrição de R$ 120,00
Data da prova objetiva 25/06/2023
Clique aqui para ver o Edital Polícia Científica PR
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de Junho de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado